Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Colocado por: JoaoAdamastor

Essa é a minha outra grande preocupação. Estes são os problemas que eu consigo identificar... e os que não são óbvios para mim?
    compreendo, depois quando se apanha alguns ratos, põe-se em dúvida tudo o resto, se estará bem’ou mal… percebo perfeitamente…
    Veja essa questão das pontes termicas no betão aparente, duvido que tenha sido pensado, até porque supostamente aos olhos da legislação térmica certas pontes térmicas não contam, por isso…
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoaoAdamastor
  2.  # 62

Colocado por: DR1982e porque é que isso não vem melhor detalhado em’projeto?

Porque os nossos projetos são todos chapa 7.
    Porque demora mais 2 minutos copiar um pormenor
    Porque não há coordenação de projetos
    Porque as nossas fiscalizações são a porcaria que são
    Porque os DO quando ouvem o empreiteiro a dizer:
    "Se é para o fiscal andar todos os dias a arranjar problemas, levanto o estaleiro e vou-me embora."
    Ficam sem chão e permitem tudo e mais um par de botas
    Concordam com este comentário: Neon
  3.  # 63

Colocado por: zedasilva
    Porque os nossos projetos são todos chapa 7.
    "Se é para o fiscal andar todos os dias a arranjar problemas, levanto o estaleiro e vou-me embora."
    quem projeta e quem fiscaliza é que esta a por a cabeça no cepo como se costuma dizer, porque o faz? Porque nem que cai a culpa morre solteira.
  4.  # 64

João, ´só contratou projeto de licenciamento?

Sim, alteração de loteamento e licenciamento com especialidades.

Após 2 anos e 2 meses encontra-se tudo aprovado mas com muitas chatices.

Já lhe contei que o arquiteto ia colocar uma rampa de 45% e justificou dizendo que o que não faltam são estradas com essa inclinação, inclusive era a mesma inclinação que a R. 31 de Janeiro no Porto?

Quando eu o confrontei com o fato de não haver nenhuma estrada com essa inclinação e que só conseguiria subir a rampa com um todo-o-terreno, o que ele disse? - ah... por isso é que eu lhe coloquei um jipe no 3D...
  5.  # 65

Colocado por: DR1982quem projeta e quem fiscaliza é que esta a por a cabeça no cepo como se costuma dizer, porque o faz?

Porque compensa.
    Porque quando há problemas raramente lhe são imputadas responsabilidades
    Porque ...
    Concordam com este comentário: DR1982
  6.  # 66

Colocado por: JoaoAdamastorpor isso é que eu lhe coloquei um jipe no 3D...

Ou seja, a coisa já nasceu torta e há muito que o João percebeu que certamente não iria correr bem.
    Alguma vez equacionou rescindir o contrato e procurar outro técnico que lhe transmitisse mais confiança?
  7.  # 67

Colocado por: zedasilva"Se é para o fiscal andar todos os dias a arranjar problemas, levanto o estaleiro e vou-me embora."

Olhe eu andei a pedir vários orçamentos e houve quem me dissesse que o fiscal só serve para aumentar o orçamento, porque tem de incluir o valor do suborno que o empreiteiro paga ao fiscal...

Ou seja, a coisa já nasceu torta e há muito que o João percebeu que certamente não iria correr bem.
    Alguma vez equacionou rescindir o contrato e procurar outro técnico que lhe transmitisse mais confiança?

Sim, já existe uma falta de confiança quase inicial. Pensei várias vezes, mas pensei sempre - quem me pode garantir que o próximo técnico faz melhor? Agora está feito.
  8.  # 68

Porque compensa.
    Porque quando há problemas raramente lhe são imputadas responsabilidades
    Porque ...
    Concordam com este comentário:DR1982
    Porque os engenheiros estão habituados a que o que dizem é lei, não estão habituados a terem outros técnicos a verificar o trabalho deles.
    • Neon
    • 15 setembro 2023

# 69

Colocado por: zedasilvaPorque os nossos projetos são todos chapa 7.

Concordo em absoluto com tudo e acrescento

Que um projeto de execução é imprescindível a uma qualidade de construção

Mas o projeto de execução não interessa a ninguem, porque
    - dá um trabalho **** aos autores de projeto e ao coordenador
    - é de um custo exorbitante e o dono de obra não tem nenhum interesse em o pagar
    - é vinculativo para o empreiteiro e retira-lhe margem de manobra para as aldrabices

Logo junta-se a fome com a vontade de comer
    Concordam com este comentário: zedasilva
  9.  # 70

Colocado por: Neon

Concordo em absoluto com tudo e acrescento

Que um projeto de execução é imprescindível a uma qualidade de construção

Mas o projeto de execução não interessa a ninguem, porque
    - dá um trabalho **** aos autores de projeto e ao coordenador
    - é de um custo exorbitante e o dono de obra não tem nenhum interesse em o pagar
    - é vinculativo para o empreiteiro e retira-lhe margem de manobra para as aldrabices

Logo junta-se a fome com a vontade de comer
    Pois,
    Mas se os de licenciamento são uma desgraça,
    Pagar um projeto de execução não será para ter desgraça e meia? Neste caso aqui o engenheiro simplesmente ca*ou para a arquitetura e fez como bem lhe apteceu,
    Depois a arquitetura que se adapte…
  10.  # 71

Colocado por: JoaoAdamastorhouve quem me dissesse que o fiscal só serve para aumentar o orçamento,

Quer o DO queira quer não, tem sempre que pagar a alguém para assumir essa função.
    É evidente que o DO não valoriza esse serviço ou os projetos não permitem que o técnico desempenhe as funções para que foi contratado, o melhor é mesmo ter uma fiscalização de 500€
    • Neon
    • 15 setembro 2023

# 72

Colocado por: DR1982Pagar um projeto de execução não será para ter desgraça e meia? Neste caso aqui o engenheiro simplesmente ca*ou para a arquitetura e fez como bem lhe apteceu,

Isso implica responsabilidade para alguém.
    Se celebrou um contrato, se as incongruências tem implicações em termos financeiros para si e se tem um responsável identificado. Tem matéria para ser ressarcido a bem ou a mal.

Se por contrario não tem onde se agarrar, não há nada a fazer.
  11.  # 73

Colocado por: NeonSe celebrou um contrato, se as incongruências tem implicações em termos financeiros para si e se tem um responsável identificado. Tem matéria para ser ressarcido a bem ou a mal.

Para isso é que servem os seguros de responsabilidade civil dos técnicos.
    Só não erra quem não trabalha e uma falha qualquer um pode ter
    Concordam com este comentário: JoaoAdamastor
  12.  # 74

Colocado por: zedasilvaPara isso é que servem os seguros de responsabilidade civil dos técnicos.
    Só não erra quem não trabalha e uma falha qualquer um pode ter

Verdade, mas quando os erros são muitos e recorrentes, é incompetência.
    • Neon
    • 15 setembro 2023

# 75

Colocado por: JoaoAdamastorVerdade, mas quando os erros são muitos e recorrentes, é incompetência.

Muitas vezes é.

Mas eu estou em crer que maioritariamente é a despreocupação e a noção de que em obra é que se resolve tudo.
    E cumulativamente nenhuma consequência se verifica.

O que não deixa de ser errado e uma falta de brio.
    Concordam com este comentário: JoaoAdamastor, zedasilva
  13.  # 76

Este tipo de situação continua a ser recorrente porque raramente os DO levam isto às últimas consequências.
    Enquanto isso não for comum, a despreocupação irá continuar
  14.  # 77

já estamos em 2023 e ando pelo menos á 10 anos a dizer que o paradigma dos projetos/construção mudou mas as mentalidades de uma forma mais inocente ou não , não mudam.
    a construção por via de nova legislação, novas exigencias, novos sistemas mudou muito, antes bastava umas simples plantas para a camara mais umas especialidades chapa e depois em obra fazia-se sempre igual mais divisão menos divisão, azulejo mais claro ou mais escuro mas o processo era sempre o mesmo, os empreiteiros faziam a obra e os projetistas nem conheciam a obra. Muitas vezes mesmo o DO contatava primeiro era o empreiteiro, metia-se uns bonecos na camara e depois o DO lá se entendia com o empreiteiro.
    os projetos eram baratos e sempre a aviar.
    tudo mudou mas os anos passam e é o que se vê, e torno a dizer, não há inocentes no meio disto tudo ou sejam as culpas são de todos os intervenientes quer por ignorância ( o que tambem já não é desculpa pois basta ir á net) quer por oportunismos aqui e ali roçando a ilegalidade e a fraude. Solução?
    não há soluções 100% infaliveis mas tudo pode ser melhor racionalizado/ garantido, apostando não nos preços da uva mijona mas em orçamentos justos, sondando bem os técnicos, descriminar muito bem tudo, bons contratos, etc...não é fácil
    antes um DO pagava a um projetista ( não arquiteto ) e comia o que vinha, depois só os arquitetos é que podiam assinar e tudo lhes foi exigido ao mesmo preço dos bonecos do desenhador, claro que deu raia. Claro que no meio disto tudo sempre houe/ há exceções mas de uma forma geral é este o panorama.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  15.  # 78

É verdade que não há inocentes, mas tb é verdade que muitos DO se metem a jeito.
    Há sempre aquela esperança que com eles vai ser diferente
  16.  # 79

Colocado por: DR1982e porque é que isso não vem melhor detalhado em’projeto?

Colocado por: DR1982Ando a fazer um prédio de 6 andares no Porto e o Dono disse logo, esqueça o projeto que eu é aue sei o que leva

quando dizes isto ainda perguntas ?
  17.  # 80

Colocado por: marco1Claro que no meio disto tudo sempre houe/ há exceções mas de uma forma geral é este o panorama.
    Eu até posso estar muito enganado, mas cá vai a minha opinião….
    Nisto das especialidades a grande maioria dos técnicos espetam com chapa 5 aos clientes, é o como sempre se fez e já está, porque raros serão os DO que pedem mais e como tal não ha necessidade de fazer melhor.

0.0297 seg. NEW