Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: zedasilva500€
    os de encher chouriços também valem?

Colocado por: zedasilvaAinda que fosse, tinha a vantagem de poder ir para obra mais descansado e depois com tempo ia pedir esses 2 ou 3k mais prejuízos associados a quem os provocou
    OK
  2.  # 2

Colocado por: DR1982os de encher chouriços também valem?

Pelos visto o DR pagou bastante mais e acabou por ter um projeto igual aos de encher chouriços.
  3.  # 3

Colocado por: zedasilva
    Pelos visto o DR pagou bastante mais e acabou por ter um projeto igual aos de encher chouriços.
    Se o user vai refazer o projeto não deveria aproveitar para fazer um em condições ?
    Digo eu
  4.  # 4

Colocado por: DR1982Se o user vai refazer o projeto não deveria aproveitar para fazer um em condições ?

Pelo que entendi ele apenas necessita de reduzir a espessura das lajes para garantir espaço no teto falso.
    Já lhe disseram que isso era possível garantindo todos os regulamentos.
    O user não precisa de um projeto imaculado e otimizado ao mais ínfimo pormenor, precisa apenas que lhe deem uma solução para um problema.
    Os projetos são como as gaj.. senhoras, não existem exemplares sem defeitos. Existem uns que provavelmente para o senso comum são mais interessantes que outros mas haverá sempre um "se"
    O chico que era feito com restos e a gorda do 11ºB também tinham os seus encantos ainda que não fossem o suprassumo dos projetos de ser humano.
    O chico era o verdadeiro projeto do CYPE. O pai e mãe meteram lá uns dados no programa e olha foi o que saiu.
    Já a gorda via-se que mesmo sendo um resultado do CYPE, houve ali preocupação de dar uns retouques finais no resultado.
    Provavelmente estaria um bocadinho sobredimensionada mas tirando isso não era caso para não se conseguir dormir descansado por causa dos pesadelos
  5.  # 5

Colocado por: zedasilvaProvavelmente estaria um bocadinho sobredimensionada

Colocado por: zedasilvanão era caso para não se conseguir dormir descansado por causa dos pesadelos
    sobretudo se não formos nós a ter de a manter :)
  6.  # 6

DR
    Quer projetos XPTO?
    Também se arranja, fiber glass rebar, já trabalhou?
    São varões de fibra de vidro em cores **** para fiscais e trolhas ainda mais ****
      x.jpg
  7.  # 7

dasss
    Já não se pode dizer ma ri cas nesta chafarica?
  8.  # 8

Colocado por: zedasilvaDR
    Quer projetos XPTO?
    Também se arranja, fiber glass rebar, já trabalhou?
    São varões de fibra de vidro em cores **** para fiscais e trolhas ainda mais ****
      x.jpg
    a 500 paus arranje-me ai uns 3, assim depois escolho o que tiver imagens mais bonitas.
    Nunca trabalhei com essa coisa, mas ha quem diga que é o futuro, pelo menos quem vende 😂
  9.  # 9

Hoje temos soluções para quase todas as bolsas com qualidade muito aceitável.
    Não podemos é ser fundamentalista ao achar que umas são melhores que as outras.
    Concordam com este comentário: DR1982
  10.  # 10

Acha que a câmara irá reparar que a casa está mais alta 10 ou 15cm?
    Os loteamentos definem cérceas muito baixas para as exigências actuais. Ainda que haja algum problema (que duvido), é facilmente justificável e no máximo faz uma alteração ao alvará de loteamento mais tarde.

Outra solução é diminuir a altura da platibanda, caso exista.
    Concordam com este comentário: zedasilva, RUIOLI
  11.  # 11

Colocado por: zedasilva
    Pelo que entendi ele apenas necessita de reduzir a espessura das lajes para garantir espaço no teto falso.

Este é a situação atual.

No piso 0 temos um pé direito de 2,4m e 15 cm de teto falso. Esses 15 cm não são suficientes e, mesmo que fossem, 2,4m de pé direito é pouco. Eu estou a tentar que ele me retire 5 cm na laje do piso 1 que seriam distribuídos pelo teto falso e pé direito do piso 0. Ainda assim fico com um pé direito que não é o ideal. Mas o Eng Civil projetista tem a lata de me dizer que não sou flexível quando no projeto de arquitetura está estabelecido um pé direito de 2,5m. O tipo é um grande idiota.

Os outros pisos já estão okay.
      30.png
  12.  # 12

2,40m para mim é pouco, em open space então...
    Concordam com este comentário: Nostradamus
  13.  # 13

A maior parte das lajes que faço na Suíça têm 20cms de espessura, vale o que vale.
  14.  # 14

JoãoA.
    afinal o que é que está aprovado?

o seu corte tem ali erros
  15.  # 15

Colocado por: marco1JoãoA.
    afinal o que é que está aprovado?

o seu corte tem ali erros

O seu B é o que está aprovado e é a imagem que usei na minha figura. Só adicionei as indicações das espessuras adaptadas (de acordo com o projeto de estabilidade), mas sem alterar as espessuras na imagem. A figura do seu C é efetivamente o que eu pretendia representar. Nos seus desenhos só lhe falta 1 cm na platibanda. Penso que não há erros nos valores.

Mas pronto, basicamente é isso. B é a arquitetura e C é o que se pode fazer respeitando o projeto de estabilidade e as cotas do projeto de arquitetura.
  16.  # 16

Assim de repente
    o arquiteto nunca deveria ter feito 3 piso a piso, é pouco muito pouco ( no minimo 3.10 atualmente), é do tempo da avozinha onde não havia tetos falsos, depois tambem ao fazer as contas com a laje de 20 cm deveria ter confrontado ( ele o arquiteto) o engenheiro para esse facto.
    não alertou e ai o engenheiro fez o trabalho chapa e "quer" uma laje de 30 cm marimbando-se para os pés direitos da arquitetura
    portanto falta de coordenação desses profissionais e muito mau trabalho.
    há várias formas de dar a volta a isso:
    1- o arquiteto verificar se pode subir a laje do piso 1 e a de cobertura pois tem folga pois a platibanda esconde e tem altura para acomodar isso, portanto seguindo o engenheiro com a tal laje (exagerada) de 30 cm e não alterado a altura da platibanda não criando problemas com a camara.
    2-o engenheiro reduzir a laje para 20 cm ou até menos ( 15cm) fazendo laje maciça e até acabando com vigas interiores o que dá muito jeito para passar coisas no teto falso mas significa alterar o projeto de estruturas
    3-e mais umas quantas mas mexendo mais.
    importa ter um pe direito com um minimo de 2.5 e o teto falso com a maior espessura possivel
    já agora as vigas de bordadura dos balanços escusam de ter 30 cm de largura, é só gastar € podem ser uns bochechos com 15 cm
    3-
    Concordam com este comentário: RUIOLI, zedasilva
  17.  # 17

1-Segundo o arquiteto não pode sem uma alteração ao alvará de loteamento, porque já não vai respeitar as cotas definidas (por ele próprio quando fez a última alteração) e infelizmente eu penso que ele tem razão.

2-Estamos a falar em pelo menos mais 50k de custos. Dá para fazer um projeto novo e ainda sobra muito.

Mas concordo com tudo o que disse.
  18.  # 18

não entendo isso das cotas do alvará, está lá escrito explicitamente que de piso a piso tem de ter 3 m ?
    ainda assim várias camaras dão uma tolerancia pois sabem e compreendem que as casas hoje em dia precisam de mais por causa dos tetos falsos, o seu arquiteto está muito "blindado", repare que não mexe na altura da platibanda. E até mesmo feito em "obra" é dificil depois de executada isso ser verificado.
    2-mais 50K para fazer lajes maciças de 20 ou mesmo de 15 cm? que exagero, e tambem como já disse anteriormente mesmo de abobadilha 30 é uma enormidade
    é só incompetência atras de incompetência.
  19.  # 19

Colocado por: marco1não entendo isso das cotas do alvará, está lá escrito explicitamente que de piso a piso tem de ter 3 m ?
    ainda assim várias camaras dão uma tolerancia pois sabem e compreendem que as casas hoje em dia precisam de mais por causa dos tetos falsos, o seu arquiteto está muito "blindado", repare que não mexe na altura da platibanda. E até mesmo feito em "obra" é dificil depois de executada isso ser verificado.

Essa foi a minha primeira sugestão mas o arquiteto refutou logo dizendo que teríamos de fazer uma alteração ao alvará de loteamento porque ele indicou as cotas de todos os pisos no alvará de loteamento (provavelmente desnecessariamente). Na minha opinião este arquiteto tenta definir pormenores desnecessários para posteriormente, se o cliente os desejar alterar, ameaçar que o cliente tem de lhe pagar aditamentos.
    Já os erros que são da parte dele, é tudo fácil, é só colocar no livro de obra e não é preciso aditamentos para nada.
    Ele é um trapalhão aldrabão e terei de validar isto com a Câmara Municipal. Se ele me estiver a mentir será mais um elemento que usarei contra ele.

Colocado por: marco12-mais 50K para fazer lajes maciças de 20 ou mesmo de 15 cm? que exagero, e tambem como já disse anteriormente mesmo de abobadilha 30 é uma enormidade

Confesso que o número 50k veio da boca do Eng Civil projetista. Mas o empreiteiro também avisou que iria "custar uma fortuna". Posso tentar obter valores mais precisos.

Colocado por: marco1
    1. é só incompetência atras de incompetência.

E aldrabice atrás de aldrabice. Estou a tentar obter orçamentos para mudar de equipa e vou validar várias afirmações destes senhores com a Câmara Municipal. Se efetivamente tiver de gastar mais 1 cêntimo com projetos, isto avançará para tribunal e queixas nas ordens.
  20.  # 20

Colocado por: JoaoAdamastorEstou a tentar obter orçamentos para mudar de equipa

Colocado por: JoaoAdamastorSe efetivamente tiver de gastar mais 1 cêntimo com projetos, isto avançará para tribunal e queixas nas ordens.

Se o objetivo não é fazer novos projetos, para que é que quer mudar a atual equipa?
    Na prática eles não têm mais nenhuma intervenção na obra, nem o João vai necessitar mais deles.

Acho que o João está a fazer um tempestade num copo de água.
    É verdade que a sua equipa de projeto foi incompetente e deve ser responsabilizada por isso. Mas se houver bom senso o João pode iniciar a obra com os projetos que tem.
    Já falou com o seu fiscal sobre isso?
    Em obra, sobe a laje de piso os (cm) que necessitar. se for preciso compensa isso depois na platibanda
    Ninguém da câmara vai medir aquilo ao centímetro.

A sua equipa de projeto deveriam ter sido os primeiros a dizer-lhe isso.
    Um erro qualquer um pode cometer mas quando confrontado com ele devemos tentar tudo para o resolver.
    É com os erros que vamos evoluindo e para a sua equipa este erro deveria ser encarado como uma oportunidade de nos próximos projetos agir de forma diferente.

Se o João for para a câmara com estas duvidas, corre os risco de ter que alterar os projetos todos e daqui a meia dúzia de anos ainda está na fase de projetos

Não é uma situação agradável mas perante ela temos que procurar soluções e não ainda mais problema
    Envolva o seu fiscal neste processo que certamente o irá orientar de forma a não criar ainda mais areia na engrenagem
    Concordam com este comentário: ECCandy, RUIOLI

0.0412 seg. NEW