Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: Pickaxe
    E em janeiro tem tudo definido? se tiver não há problema nenhum, o problema é que o pessoal vai definindo as coisas conforme a obra vai andando.
    Concordam com este comentário:diouf_matos
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Fresias

O problema acho que não é o DO ter tudo definido, (que por acaso está tudo alinhavado) o problema por exemplo é o do pladur ter que entrar na obra a 25 de Agosto e só aparece a 30 de Outubro, as caixilharias quando as começam a fazer já deviam era estar prontas, etc e tal.
    Mas claro isto sou eu a falar e nem sequer comecei, acredito piamente que se vocês os entendidos dizem que se consegue fazer, é porque se faz. Só espero ter essa sorte 😁

Ao autor do tópico espero que consiga resolver esta situação da forma mais vantajosa para si e que num futuro próximo possa colocar aqui fotos da sua magnífica casa para nós apreciarmos 😉
    Concordam com este comentário: diouf_matos
  2.  # 2

Colocado por: NostradamusPor acaso até não acho que seja excessivo para os DO que gostam de escolher e discutir as diversas as diversas especialidades com os varios intervenientes, demorarem 30 meses a construir.

A única forma de se construir em 10 meses em Portugal era

Não. Era passar esses 30 meses a escolher, ANTES de começar a obra. Ia ver, que nem precisava de 30, nem 20 nem 10 para escolher tudo, nem a obra demorava mais que um ano.

O problema mesmo é o desenrasca crónico e o vamos indo vamos vendo do começar-se uma obra sem saber quanto é que ela vai custar ao certo... pois só se encomenda quando é preciso.
    Concordam com este comentário: Ruikode
  3.  # 3

Colocado por: zedasilvaUma moradia com 300 m2 não tem mais de 10 a 12 meses de trabalhos.
    O problema é que nas nossas obras não existe qualquer tipo de gestão. Uma atividade só se começa a programar quando a anterior acaba, temos meses e meses de obra parada, trabalhos com rendimentos de 50% e às vezes até menos.
    Com este tipo de gestão é normal que as obras se perlonguem no tempo

Excelente resumo.
  4.  # 4

tenho obras em curso para todos os gostos, mas as que correm melhor são sem duvida aquelas que esta tudo definido antes de se mexer no terreno,

depois existem as outras

muitas mas mesmo muitas vezes sou confrontado com obras em curso que somente se procura orçamentos quando se devia entrar em obra
  5.  # 5

Colocado por: N Miguel OliveiraEra passar esses 30 meses a escolher, ANTES de começar a obra.

O problema é que maior parte das pessoas não tem capacidade para fazerem uma projecção espacial do como vai ficar a obra e as divisões, antes da volumetria concluída. Dai ser complicado os DO fazerem muitas destas escolhas antecipadamente, (30 meses antes), com base de algo "abstrato".

Muitos 3D "não" transmitem verdadeiramente o tamanho real das coisas : vai-lhes parecer sempre muito pequeno.

Vocês arquitectos sabem bem disso. Ainda existe uma quantidade louca de gente com ideias pré definidas a achar que precisam de 250m², ou WC com 8m² ou suites de 20m².
    Concordam com este comentário: Caarabina, N Miguel Oliveira, Ruikode
  6.  # 6

Colocado por: Nostradamusvai-lhes parecer sempre muito pequeno.

Concordo. Acho que para quem nao trabalhe com volumes de espaços fica muito dificil imaginar como vai ficar e ha sempre uma certa desconfiança que possa ficar pequeno demais.

Mas visitar outras obras em construçao da muito jeito porque se vai ambientando à dimensao dos espaços.
    Outra coisa tambem é o espaço vazio sem mobiliario e com mobiliario que fica bastante diferente em termos de area util.
    A mim deixa me um pouco de cabeça à roda fazer este tipo de exercicio. O que me ajuda bastante é visitar obras
    Concordam com este comentário: fm2023
  7.  # 7

Colocado por: NostradamusMuitos 3D "não" transmitem verdadeiramente o tamanho real das coisas :

Há muitas outras ferramentas que podem ajudar à causa além de 3Ds ou desenhos de pormenor. Realidade virtual, maquetas, plantas à escala real, 3Ds com outros ângulos, etc etc. Mas naturalmente têm um preço associado também.

É um facto que muita gente não entende bem os desenhos ou 3D porque tem dificuldade em imaginar o espaço ou situações relacionadas com a ergonomia. Não saber não tem mal nenhum isso por si só. Cada pessoa tem habilidades e azelhices em muitas outras coisas. Mas se não consegue há que pedir ajuda, e eventualmente pagar por isso também. Nada mais normal.

Para isso existem os Arquitectos.

Mesmo as lojas de materiais, há décadas que têm showrooms a simular espaços de cozinhas, WCs, etc... que são os mais pequenos e dificeis de entender eventualmente.
    Concordam com este comentário: Caarabina
  8.  # 8

Colocado por: Nostradamus

O problema é que maior parte das pessoas não tem capacidade para fazerem uma projecção espacial do como vai ficar a obra e as divisões, antes da volumetria concluída. Dai ser complicado os DO fazerem muitas destas escolhas antecipadamente, (30 meses antes), com base de algo "abstrato".

Muitos 3D "não" transmitem verdadeiramente o tamanho real das coisas : vai-lhes parecer sempre muito pequeno.

Vocês arquitectos sabem bem disso. Ainda existe uma quantidade louca de gente com ideias pré definidas a achar que precisam de 250m², ou WC com 8m² ou suites de 20m².
    Concordam com este comentário:Caarabina,N Miguel Oliveira

Desculpe, mas não sei o que é que a ausência de noção de tamanho tem a ver com a antecipação da escolha e orçamentarão dos materiais..

Ou então percebi mal..
  9.  # 9

Colocado por: jorgealves
    muitas mas mesmo muitas vezes sou confrontado com obras em curso que somente se procura orçamentos quando se devia entrar em obra

Curioso! Liguei-lhe recentemente a dar continuidade a um primeiro contacto via telefone para tirar dúvidas (do qual o Jorge até nem se lembrava porque imagino que tem orçamentos de 40k na gaveta com fartura) e o que me disse foi ligue-me quando estiver a iniciar a obra!
  10.  # 10

Colocado por: arturandresilvao que me disse foi ligue-me quando estiver a iniciar a obra!

Iniciar a obra é uma coisa, outra coisa bem diferente é iniciar uma das partes da obra.
    Agora já nem vale a pena ligar, que clientes destes não interessam a ninguém.
    Concordam com este comentário: jorgealves
  11.  # 11

Colocado por: arturandresilvaum primeiro contacto via telefone para tirar dúvidas

Colocado por: arturandresilvaligue-me quando estiver a iniciar a obra
    ???????
    eu escrevi uma coisa muito diferente
    Colocado por: Jorgealvessomente se procura orçamentos quando se devia entrar em obra

Colocado por: arturandresilvado qual o Jorge até nem se lembrava porque imagino que tem orçamentos de 40k na gaveta com fartura
    comentário despropositado pois esclareci as duvidas que me foram colocadas da mesma forma que faço com qualquer contato que recebo,

segundo me recordo, enviei-lhe uma proposta vinculativa e sem haver obra em curso nada mais existia a fazer, desde que tenha ouvido bem o que lhe expliquei,

mas aparentemente não reteve nada............
  12.  # 12

O Jorge tem provas dadas de ser um excelente profissional. E eu estou bem resolvido com o que disse.
    Concordo consigo: "tenho obras em curso para todos os gostos, mas as que correm melhor são sem duvida aquelas que esta tudo definido antes de se mexer no terreno"
    Concordam com este comentário: marize
  13.  # 13

Eu nem era para comentar porque o off topic ja vai longo, mas cá vai…
    É muito bonito defenir tudo antes de começar, mas ha certas situações onde é pedido uma percentagem à cabeça e se o dinheiro for maioritariamente de crédito já não dá por aí…
    Ainda ha uns dias tive um carpinteiro a dizer-me o seguinte “posso te dar uma estimativa para agora, tar a dar orçamento ao certo para entrar em obra daqui a um ano ou é perder tempo ou tenho de colocar uma margem para alguma subida de preço.”
    Ja tive varios profissionais a dizer “mais para a altura vê-se” desde serralharias a eletricistas, e de certa forma até compreendo, que não queiram perder tempo com algo que ainda não saiu do papel sequer…
  14.  # 14

Colocado por: DR1982É muito bonito defenir tudo antes de começar, mas ha certas situações onde é pedido uma percentagem à cabeça e se o dinheiro for maioritariamente de crédito já não dá por aí…
    está a misturar duas coisas muito diferentes:
    uma é a solução técnica que no meu ponto de vista é essencial estar definida desde o 1º dia.

outra é o valor dessa solução que evidentemente sem obra nem definição temporal não tem valor fixo.
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues, Pickaxe
  15.  # 15

Colocado por: jorgealvesestá a misturar duas coisas muito diferentes:
    uma é a solução técnica que no meu ponto de vista é essencial estar definida desde o 1º dia.

outra é o valor dessa solução que evidentemente sem obra nem definição temporal não tem valor fixo.
    Concordam com este comentário:ricardo.rodrigues
    concordo, contudo umas coisas levam as outras, pode prever instalar PRH e chegar à hora e nao haver orçamento e ter de adaptar…
    O mesmo se pode dizer para uma sanita suspensa por exemplo…
    Claro que o ideal é ter tudo definido o quanto antes, mas basta haver um imprevisto significativo durante a estrutura que la se vai o PRH ou o soalho, ou a pedra nos wcs
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  16.  # 16

Colocado por: DR1982Claro que o ideal é ter tudo definido o quanto antes, mas basta haver um imprevisto significativo durante a estrutura que la se vai o PRH ou o soalho, ou a pedra nos wcs

estava para não me meter mas esta sua frase é um choque
    precisamente, se as coisas estiverem definidas é para que seja possivel serem exequiveis em obra, se surge um imprevisto é porque não foi cumprido o que estava ou deveria estar definido e bem projetado.
    ainda assim mesmo com imprevistos pode haver sempre solução para os problemas.
  17.  # 17

No meu caso, antes de começar o desaterro já tinha 90% das especialidades entregues, e praticamente todos os materiais escolhidos ou comprados..

Não escolhi nenhuma especialidade pelo preço, por isso, no contacto prévio/inicial para obter um orçamento com a obra ainda no papel, consegui decidir quem queria que fizesse a obra..

Atenção.. não estou a dizer que não olhei ao preço, mas escolhi mais pela confiança transmitida e feedback de outros clientes, do que pelo preço..

Depois, quando eu me apercebia que faltavam 2/3 meses para entrar a referida especialidade, pedia uma atualização do orçamento para os dias de hoje e se continuasse a interessar, informava da previsão de entrada em obra.

Tem corrido bem..

Houve uma ou outra indefinição, mas nada com impacto nos prazos.. tipo de focos, modelo das sanitas (sabendo eu que queria suspensas).. alguma dúvida num ou noutro cerâmico…
  18.  # 18

Colocado por: marco1
    estava para não me meter mas esta sua frase é um choque
    precisamente, se as coisas estiverem definidas é para que seja possivel serem exequiveis em obra, se surge um imprevisto é porque não foi cumprido o que estava ou deveria estar definido e bem projetado.
    ainda assim mesmo com imprevistos pode haver sempre solução para os problemas.
    isso funciona muito bem na teoria, na prática tenho as minhas duvidas.
    Porque mesmo que a coisa dê para o torto quem paga é o DO, o DO pode pagar até projetos para a cor do parafuso, se der para o torto paga o DO na mesma
  19.  # 19

homem prevenido vale por dois.
    mas há uma piada que diz que havia uma ponte que só aguentava com 80 kg, o homem até pesava só 65 Kg mas era tão prevenido que chegou a meio da ponte e ela caiu, pois homem prevenido valia por dois.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  20.  # 20

Colocado por: marco1homem prevenido vale por dois.
    mas há uma piada que diz que havia uma ponte que só aguentava com 80 kg, o homem até pesava só 65 Kg mas era tão prevenido que chegou a meio da ponte e ela caiu, pois homem prevenido valia por dois.
    ora ai esta, veja la do que lhe serviu ser tão prevenido

0.0366 seg. NEW