Colocado por: Pickaxe
E em janeiro tem tudo definido? se tiver não há problema nenhum, o problema é que o pessoal vai definindo as coisas conforme a obra vai andando.
Colocado por: NostradamusPor acaso até não acho que seja excessivo para os DO que gostam de escolher e discutir as diversas as diversas especialidades com os varios intervenientes, demorarem 30 meses a construir.
A única forma de se construir em 10 meses em Portugal era
Colocado por: zedasilvaUma moradia com 300 m2 não tem mais de 10 a 12 meses de trabalhos.
O problema é que nas nossas obras não existe qualquer tipo de gestão. Uma atividade só se começa a programar quando a anterior acaba, temos meses e meses de obra parada, trabalhos com rendimentos de 50% e às vezes até menos.
Com este tipo de gestão é normal que as obras se perlonguem no tempo
Colocado por: N Miguel OliveiraEra passar esses 30 meses a escolher, ANTES de começar a obra.
Colocado por: Nostradamusvai-lhes parecer sempre muito pequeno.
Colocado por: NostradamusMuitos 3D "não" transmitem verdadeiramente o tamanho real das coisas :
Colocado por: Nostradamus
O problema é que maior parte das pessoas não tem capacidade para fazerem uma projecção espacial do como vai ficar a obra e as divisões, antes da volumetria concluída. Dai ser complicado os DO fazerem muitas destas escolhas antecipadamente, (30 meses antes), com base de algo "abstrato".
Muitos 3D "não" transmitem verdadeiramente o tamanho real das coisas : vai-lhes parecer sempre muito pequeno.
Vocês arquitectos sabem bem disso. Ainda existe uma quantidade louca de gente com ideias pré definidas a achar que precisam de 250m², ou WC com 8m² ou suites de 20m².
Colocado por: jorgealves
muitas mas mesmo muitas vezes sou confrontado com obras em curso que somente se procura orçamentos quando se devia entrar em obra
Colocado por: arturandresilvao que me disse foi ligue-me quando estiver a iniciar a obra!
Colocado por: arturandresilvaum primeiro contacto via telefone para tirar dúvidas
Colocado por: arturandresilvaligue-me quando estiver a iniciar a obra???????
Colocado por: Jorgealvessomente se procura orçamentos quando se devia entrar em obra
Colocado por: arturandresilvado qual o Jorge até nem se lembrava porque imagino que tem orçamentos de 40k na gaveta com farturacomentário despropositado pois esclareci as duvidas que me foram colocadas da mesma forma que faço com qualquer contato que recebo,
Colocado por: DR1982É muito bonito defenir tudo antes de começar, mas ha certas situações onde é pedido uma percentagem à cabeça e se o dinheiro for maioritariamente de crédito já não dá por aí…está a misturar duas coisas muito diferentes:
Colocado por: jorgealvesestá a misturar duas coisas muito diferentes:concordo, contudo umas coisas levam as outras, pode prever instalar PRH e chegar à hora e nao haver orçamento e ter de adaptar…
uma é a solução técnica que no meu ponto de vista é essencial estar definida desde o 1º dia.
outra é o valor dessa solução que evidentemente sem obra nem definição temporal não tem valor fixo.
Colocado por: DR1982Claro que o ideal é ter tudo definido o quanto antes, mas basta haver um imprevisto significativo durante a estrutura que la se vai o PRH ou o soalho, ou a pedra nos wcs
Colocado por: marco1isso funciona muito bem na teoria, na prática tenho as minhas duvidas.
estava para não me meter mas esta sua frase é um choque
precisamente, se as coisas estiverem definidas é para que seja possivel serem exequiveis em obra, se surge um imprevisto é porque não foi cumprido o que estava ou deveria estar definido e bem projetado.
ainda assim mesmo com imprevistos pode haver sempre solução para os problemas.
Colocado por: marco1homem prevenido vale por dois.ora ai esta, veja la do que lhe serviu ser tão prevenido
mas há uma piada que diz que havia uma ponte que só aguentava com 80 kg, o homem até pesava só 65 Kg mas era tão prevenido que chegou a meio da ponte e ela caiu, pois homem prevenido valia por dois.