Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: DR1982isso funciona muito bem na teoria, na prática tenho as minhas duvidas

    DR com esse feitio, nem a gorda do 11ºB haveria de querer alguma coisa consigo.
    Ó homem você tem que tomar banho com sal dos himalaias e fazer um alinhamento dos chacras.
  2.  # 2

    Zedasilva, vai-me desculpar o comentário, mas metade das dúvidas do DR vem de posturas como a sua.

    Não estou a dizer que está errado.. estou a dizer que se este mundo da construção já é complicado para um DO, você não facilita nada..
  3.  # 3

    Colocado por: Bragas Vmetade das dúvidas do DR vem de posturas como a sua.


    Colocado por: Bragas Vse este mundo da construção já é complicado para um DO, você não facilita nada..

    Quer particularizar?
    Terei todo o gosto em tentar explicar
  4.  # 4

    O zedasilva, fruto da sua experiência, encontra defeitos em tudo.. logo, é natural que um DO, inseguro como o DR, tenha cada vez mais incertezas e mais dúvidas..
  5.  # 5

    humm não me parece ser o caso Bragas

    DR pois se ele pura e simplesmente que tinha 65 Kg e atravessasse a ponte que dizia que aguentava até 80 Kg, já estava lá no outro lado e descansado da vida.
  6.  # 6

    Colocado por: Bragas VO zedasilva, fruto da sua experiência, encontra defeitos em tudo..

    A minha função neste fórum é basicamente de alerta para aquilo que possa estar menos bem.
    Ou seja alertar DO apar eventuais não conformidades que possam existir nas suas obras.
    Ainda assim, sempre que possível, tento explicar os porquês e dar algumas soluções.

    Colocado por: Bragas Vé natural que um DO, inseguro como o DR, tenha cada vez mais incertezas e mais dúvidas..

    E está no seu direito
    O problema do DR é não querer perceber que não existem obras perfeitas.
    Mesmo com orçamentos folgados, há sempre uma ou outra coisa que DO, técnicos e executantes são obrigados e condescender e relevar.
    O DR está apostado em ter uma obra imaculada em todos os itens.
    Isso não existe e ele não quer acreditar
    Como tal sente-se frustrado e acaba por disparar em todas as direções e culpar tudo e todos.
    Concordam com este comentário: marco1, Bragas V
  7.  # 7

    Colocado por: DR1982o DO pode pagar até projetos para a cor do parafuso, se der para o torto paga o DO na mesma

    Qualquer forista menos experiente que leia este comentário irá pensar que afinal os projetos apenas servem para o DO gastar dinheiro, que a realidade das obra nada tem a ver com o que está nos projetos.
    Ora isto não é verdade!
    Os projetos servem para que a realidade das obra tenha sido previamente pensada, estudada e solucionada.

    Tomemos como exemplo a realidade do DR.
    O projeto dele de nada lhe vai servir pelo simples facto de ter sido idealizado sem que ele tenha fechado assuntos.
    O DR não sabe se vai ter paredes em betão se em alvenaria manhosa
    O DR não sabe se vai ter desvão aberto ou fechado
    O DR não sabe se vai ter ...

    O DR neste momento não tem certezas de nada. Como tal o seu projeto até pode estar imaculado que na realidadde não lhe vai servir para coisa nenhuma.
  8.  # 8

    Colocado por: DR1982Eu nem era para comentar porque o off topic ja vai longo, mas cá vai…
    É muito bonito defenir tudo antes de começar, mas ha certas situações onde é pedido uma percentagem à cabeça e se o dinheiro for maioritariamente de crédito já não dá por aí…
    Ainda ha uns dias tive um carpinteiro a dizer-me o seguinte “posso te dar uma estimativa para agora, tar a dar orçamento ao certo para entrar em obra daqui a um ano ou é perder tempo ou tenho de colocar uma margem para alguma subida de preço.”
    Ja tive varios profissionais a dizer “mais para a altura vê-se” desde serralharias a eletricistas, e de certa forma até compreendo, que não queiram perder tempo com algo que ainda não saiu do papel sequer…


    Mas, espere lá, essa malta toda que diz que "mais para a altura se vê" ou tem agenda vazia ou corre o risco de não ficar com a obra, pk apresenta um valor "para agora" e está pronto para entrar na obra, mas o DO pode não aceitar. É mt estranho vir com esse tipo de conversa, tão estranho como a margem para uma subida de preço, e se descer?
  9.  # 9

    Colocado por: DR1982É muito bonito defenir tudo antes de começar, mas ha certas situações onde é pedido uma percentagem à cabeça e se o dinheiro for maioritariamente de crédito já não dá por aí…

    DR e o que é que o facto de as coisas estarem definidas tem a ver com os possíveis executantes pedirem ou não adiantamentos?
    Antes pelo contrario, se as coisas estiverem definidas e aquando da consulta do mercado o DO verificar que aquela especialidadde sai fora do seu orçamento ainda está a tempo de redefinir as coisas para que mais tarde não seja confrontado com as tão faladas derrapgens.

    Colocado por: DR1982Ainda ha uns dias tive um carpinteiro a dizer-me o seguinte “posso te dar uma estimativa

    E qual o mal disso?
    Vamos supor que o DR tem lacados, portas até ao teto, madeiras maciças no piso e mais um par de botas
    O carpinteiro dá-lhe uma estimativa de 50
    O DR como só estava a prever gastar 10, fica logo em alerta que se calhar é preciso fazer algumas alterações.
    Ou aumenta o seu orçamento ou reduz as mariquices.
    Está ainda a tempo de fazer alterações sem gastos
    Agora imagine que não faz nada disso. avança com a estrutura rebocos etc.
    Vai pedir orçamento para as porta até ao teto e descobre que afinal não tem dinheiro para isso. O problema é que o resto da obra já está executada para ter portas até ao teto.
    Em resumo ou gasta dinheiro nas portas ou gasta dinheiro a alterar os vãos
    A isto chama-se falta de gestão e planeamento por parte do DO, que tem como consequência que este acabe por ser enrrabu
    Concordam com este comentário: lpetinga, Caarabina, luisvv, jorgealves
  10.  # 10

    Colocado por: marco1humm não me parece ser o caso Bragas

    DR pois se ele pura e simplesmente que tinha 65 Kg e atravessasse a ponte que dizia que aguentava até 80 Kg, já estava lá no outro lado e descansado da vida.


    Colocado por: zedasilvaO problema do DR é não querer perceber que não existem obras perfeitas.
    Mesmo com orçamentos folgados, há sempre uma ou outra coisa que DO, técnicos e executantes são obrigados e condescender e relevar.
    O DR está apostado em ter uma obra imaculada em todos os itens.
    Isso não existe e ele não quer acreditar
    acredito sim, nao andasse eu nas obras diariamente, simplesmente o que parece que vocês ainda nao perceberam é que eu não aceito os erros/problemas por resolver só porque sim, essa é o meu problema se quiserem assim lhe chamar.
    Eu aceito erros, mas tenho de ter a certeza que não dá ou nao compensa fazer de outra forma, aceitar tudo enmais alguma coisa só porque sim, não é pra mim.
  11.  # 11

    Colocado por: zedasilvaO DR neste momento não tem certezas de nada.
    E porque é que será que isso acontece, pense lá, entretanto nao vou alimentar a discussão sobre o meu projeto aqui, naonfaz sentido.
  12.  # 12

    Colocado por: zedasilva
    DR e o que é que o facto de as coisas estarem definidas tem a ver com os possíveis executantes pedirem ou não adiantamentos?
    Antes pelo contrario, se as coisas estiverem definidas e aquando da consulta do mercado o DO verificar que aquela especialidadde sai fora do seu orçamento ainda está a tempo de redefinir as coisas para que mais tarde não seja confrontado com as tão faladas derrapgens.


    E qual o mal disso?
    Vamos supor que o DR tem lacados, portas até ao teto, madeiras maciças no piso e mais um par de botas
    O carpinteiro dá-lhe uma estimativa de 50
    O DR como só estava a prever gastar 10, fica logo em alerta que se calhar é preciso fazer algumas alterações.
    Ou aumenta o seu orçamento ou reduz as mariquices.
    Está ainda a tempo de fazer alterações sem gastos
    Agora imagine que não faz nada disso. avança com a estrutura rebocos etc.
    Vai pedir orçamento para as porta até ao teto e descobre que afinal não tem dinheiro para isso. O problema é que o resto da obra já está executada para ter portas até ao teto.
    Em resumo ou gasta dinheiro nas portas ou gasta dinheiro a alterar os vãos
    A isto chama-se falta de gestão e planeamento por parte do DO, que tem como consequência que este acabe por ser enrrabu
    Concordam com este comentário:lpetinga,Caarabina,luisvv
    escolhe tudo e mais um par de botas, faz execução ao milímetro, chega à hora H leva com um aumento considerável, pega na execução e acende o lume com ela.
    O dinheiro que gastou na execução serviu de que? Gastou meia duzia de milhares para que?
    Uma estimatiVa de 50 facilmente se traduz num orçamento de 70 ou 80 na hora da verdade.
  13.  # 13

    As obras são trabalho de equipa e ainda com alguma duração temporal - às vezes não se pensa claramente sobre este item.
    Donos de Obra, projectistas, técnicos, entidades licenciadoras, fiscalização, construtores - entidades distintas e que se entrelaçam.

    Aqui foi referido algo super importante:

    Colocado por: zedasilva

    (...) não existem obras perfeitas.
    Mesmo com orçamentos folgados, há sempre uma ou outra coisa que DO, técnicos e executantes são obrigados e condescender e relevar.
  14.  # 14

    Colocado por: zedasilvahá sempre uma ou outra coisa que DO, técnicos e executantes são obrigados e condescender e relevar.
    Claro, uns fazem-no poraue realmente não é imprtante, outros porque não querem perder tempo e outros porque nao sabem mais
  15.  # 15

    Sinceramente acho que o DR, á imagem de muitos nós, perdeu foi um bocado na fé dos profissionais deste ramo tal o caudal de erros identificados diariamente aqui no fórum. O DR está preocupado com assuntos, como qualquer DO estaria preocupado, que deveriam ser relegados para os vários intervenientes da obra.
    Como é que se avança com uma obra se não se confia em ninguém? Os preços hoje são A amanhã são B, o Zé da carrinha faz assim, o promotor faz assado, o fiscal custa 20k, não ter fiscal vai custar 40. Não é fácil
  16.  # 16

    Colocado por: FabioCaseiroSinceramente acho que o DR, á imagem de muitos nós, perdeu foi um bocado na fé dos profissionais deste ramo tal o caudal de erros identificados diariamente aqui no fórum. O DR está preocupado com assuntos, como qualquer DO estaria preocupado, que deveriam ser relegados para os vários intervenientes da obra.
    Como é que se avança com uma obra se não se confia em ninguém? Os preços hoje são A amanhã são B, o Zé da carrinha faz assim, o promotor faz assado, o fiscal custa 20k, não ter fiscal vai custar 40. Não é fácil


    Mas o DR trabalha na construção, não é farmacêutico, devia saber mais ou menos como a banda toca.
    Concordam com este comentário: Joves
  17.  # 17

    Colocado por: Varejote

    Mas o DR trabalha na construção, não é farmacêutico, devia saber mais ou menos como a banda toca.
    Concordam com este comentário:Joves
    por saber como a banda toca é que sei que ha sempre erros em obra, se sair já com erros de projeto terá esses mesmos erros mais os que acontecerão em obra.
    E por isso é que também sei que a melhor forma da coisa ficar bem é ser mais fácil fazer bem do que mal, de outra forma nao ha fiscalização ou velinhas que salve a coisa.
  18.  # 18

    Colocado por: DR1982E porque é que será que isso acontece, pense lá,

    Para esta "guerra" já dei o que tinha a dar.
    O DR tem a sua opinião, ainda que não concorde, respeito-a.
    Como tal, siga para BINGO!
    Concordam com este comentário: DR1982
  19.  # 19

    Colocado por: FabioCaseiroSinceramente acho que o DR, á imagem de muitos nós, perdeu foi um bocado na fé dos profissionais deste ramo
    então quando naôha concenso entre técnicos, quando ha opiniões tão diferentes, como se consegue confiar?
    Ou confiamos naquele que nos der mais jeito? :)
    Até aqui no fórum temos varios exemplos de como naonse conseguem entender entre eles, um diz alhos outro diz bogalhos…
    E depois a desculpa do costume é sempre a mesma “tem aquilo qie pagou”, como se alguém pedisse um mau serviço, enfim
  20.  # 20

    Colocado por: DR1982então quando naôha concenso entre técnicos, quando ha opiniões tão diferentes, como se consegue confiar?

    Só poderia haver consenso entre técnicos se a construção fosse um processo mecânico e standarizado. Coisa que não é.
    Tomemos como exemplo uma laje de piso com 5x6
    Uma laje aligeirada é uma excelente solução
    Uma laje maciça é uma excelente solução
    Uma laje alveolar é uma excelente solução

    E agora?
    Qual delas é a melhor para o DR?
    Depende de tanta coisa. A começar no orçamento do DR e a acabar no uso que ele pretende dar a essa laje daqui a 10 anos
 
0.0400 seg. NEW