Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: DR1982Mas o cliente oagou o soalho ou soalho +aplicação adiantado?
    É que se pagou apenas o soalho que provavelmente vai receber, é normal pagar antes de receber as coisas, qualquer compra que se faça costuma ser assim.
    Pagar soalho mais o trabalho adiantado é que já são outros 500

Só o soalho como é lógico.
    Regra geral é 50% do valor do mesmo para inicio de produção e os remanescentes 50% antes de sair da fábrica.
    Neste caso foi a totalidade porque o soalho está pronto para ser entregue de imediato.
  2.  # 2

Colocado por: Bragas V

Desculpe João, mas neste caso o estranho é você achar que fez alguma coisa de mais..
    sim, a menos que desaparece-se com o dinheiro, o Cliente ia dar conta e ia :)
  3.  # 3

Colocado por: Joao Dias
    Só o soalho como é lógico.
    Regra geral é 50% do valor do mesmo para inicio de produção e os remanescentes 50% antes de sair da fábrica.
    Neste caso foi a totalidade porque o soalho está pronto para ser entregue de imediato.
    nada de mais normal, esta a pagar algo que lhe vai ser entregue!
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  4.  # 4

Desculpe João, mas neste caso o estranho é você achar que fez alguma coisa de mais..

Eu não acho nada de mais. Mas acredite que a grande maioria far-se-ia de desentendido ou esquecido. E aqui, só pela minha experiência quer pessoal quer profissional, estou mais do que certo do que estou a dizer.
    Se pensa que não, fico feliz por si. Vive num mundo melhor que o meu…
  5.  # 5

Curioso, todos os nossos clientes até hoje pagaram sempre as tranches de adjudicação tim por tim tim como foram acordadas e NENHUM foi mal servido. Bem pelo contrário. E só aqui do fórum já ultrapassamos as duas centenas de clientes servidos.
    Ainda ontem vendi um soalho de 30k. Se calhar vou eu pagá-lo ao fornecedor com o meu capital próprio queres ver. Á conta desses facilitismos muitos caíram com estrondo arrastando outros tantos atrás.
    Já tenho preocupações que cheguem com os trabalhos em si. Dispenso chatices de tesouraria.

Agora, há gente séria e gente séria. Quer um exemplo recente.
    No final do Mês passado um cliente enviou-me um valor de adjudicação no dia 27. No dia 28 reparei que o pagamento tinha sido feito em duplicado. Imediatamente enviei um e-mail para o cliente a perguntar se queria de facto pagar a totalidade da fatura ou se tinha sido engano.
    Devolvi imediatamente o valor que estava a mais. E essa foi a minha única preocupação nessa manhã.
    Só quero o que é meu. Á conta desta atitude, que a tive porque faz parte do ADN desta casa encararmos a vida pessoal e profissional com o máximo de seriedade, só este cliente vai-me assegurar pelo menos mais duas obras “simpáticas”.
    Resumindo, se encontrarem gente séria e com o histórico imaculado, podem pagar adiantado á vontade que nenhum mal virá ao mundo.
    Podem fazê-lo com tudo o que mexe? Seguramente que não!!

João não vale a pena justificar se.
    O João tem a sua forma de trabalhar e corre-lhe bem eu também tenho a mim e sempre me correu bem.
    O meu concelho que vale o o que vale vai ser sempre o mesmo independentemente do profissional ou empresa que é nunca pagar adiantado ponto final.
    Não vale a pena discutirmos o que já discutimos diversas vezes.
  6.  # 6

Se pensa que não, fico feliz por si. Vive num mundo melhor que o meu…

Os prevaricadores são a exceção e não a regra..
  7.  # 7

Os prevaricadores são a exceção e não a regra..

Já agora, e porque estou prestes a começar uma obra aqui em casa, qual é a regra?
    O empreiteiro compra o material e faz a obra e eu só lhe dou dinheiro quando estiver tudo pronto?
    Pago agora metade e quando a obra estiver feita pago o resto?
    Pago tudo agora?
    O empreiteiro diz que deve demorar 5 a 6 semanas, pago em 5 ou 6 vezes?
  8.  # 8

Colocado por: LMigAlves

Já agora, e porque estou prestes a começar uma obra aqui em casa, qual é a regra?
    O empreiteiro compra o material e faz a obra e eu só lhe dou dinheiro quando estiver tudo pronto?
    Pago agora metade e quando a obra estiver feita pago o resto?
    Pago tudo agora?
    O empreiteiro diz que deve demorar 5 a 6 semanas, pago em 5 ou 6 vezes?

Não há regras para isto mas na minha opinião é:
    No final de cada mês o empreiteiro apresenta as contas do que está executado você verifica e paga pode fazer o mesmo de 15 em 15 dias ou a semana.
    Nunca pague é adiantado pague só o que está executado.
  9.  # 9

Colocado por: Telhado
    O meu concelho que vale o o que vale vai ser sempre o mesmo independentemente do profissional ou empresa que é nunca pagar adiantado ponto final.

Em 2014 fiz algumas obras em casa.
    Tinha-me mudado em 2011 para o Algarve, não conhecia ninguém do ramo da construção aqui na zona.
    O banco aprovou o crédito para obras, mas iam libertando o dinheiro á medida que ia apresentando a obra feita.
    Tanto da parte das cozinhas, como da parte dos alumínios, tive de pagar 50% adiantado, na data da encomenda.
    Os outros 50% paguei, em ambos os casos, no fim de estar tudo pronto.

Por sorte tive um amigo que me disse "eu transfiro 20.000 € para a tua conta, fazes as obras e quando o banco te der o dinheiro pagas-me".
    Seria justo que eu pedisse a alguém para fazer a obra sem adiantar algum dinheiro quando o próprio banco aprovou um crédito, ficou com uma hipoteca e só libertava o valor depois de ver a obra feita?
    O banco com uma garantia (hipoteca) não adiantava e as pessoas que não me conheciam de lado nenhum iam instalar cozinha ou alumínios de milhares de euros?

Um contrato de prestação de serviços pressupõe logo de início a boa fé entre as partes.
    É baseado na confiança.
    Se eu não confio em pôr dinheiro na mão de quem vai fazer o serviço, como posso exigir/pedir que a outra parte confie em mim?
  10.  # 10

Nunca pague é adiantado pague só o que está executado.

Eu até concordo com isso, mas dependendo dos valores envolvidos e do tempo de execução.
    Também compreendo quando do outro lado dizem "são 10.000€ de material, tem de adiantar 5.000€ para fazer a encomenda".
    Não estou a falar do valor de mão de obra.
    No meu caso o empreiteiro até me disse que provavelmente na próxima semana começa a obra e nem sequer me falou em dinheiro nenhum.
    Mas se entretanto ele me disser que para encomendar o material tenho de "me chegar á frente" digo-lhe o quê?
    "não, só no fim da obra pronta!" e depois ficamos aqui num impasse e o telhado por fazer?

Há tanta gente que já foi enganada, dos dois lados, que é natural haver precauções, dos dois lados.
  11.  # 11

Em 2014 fiz algumas obras em casa.
    Tinha-me mudado em 2011 para o Algarve, não conhecia ninguém do ramo da construção aqui na zona.
    O banco aprovou o crédito para obras, mas iam libertando o dinheiro á medida que ia apresentando a obra feita.
    Tanto da parte das cozinhas, como da parte dos alumínios, tive de pagar 50% adiantado, na data da encomenda.
    Os outros 50% paguei, em ambos os casos, no fim de estar tudo pronto.

Por sorte tive um amigo que me disse "eu transfiro 20.000 € para a tua conta, fazes as obras e quando o banco te der o dinheiro pagas-me".
    Seria justo que eu pedisse a alguém para fazer a obra sem adiantar algum dinheiro quando o próprio banco aprovou um crédito, ficou com uma hipoteca e só libertava o valor depois de ver a obra feita?
    O banco com uma garantia (hipoteca) não adiantava e as pessoas que não me conheciam de lado nenhum iam instalar cozinha ou alumínios de milhares de euros?

Um contrato de prestação de serviços pressupõe logo de início a boa fé entre as partes.
    É baseado na confiança.
    Se eu não confio em pôr dinheiro na mão de quem vai fazer o serviço, como posso exigir/pedir que a outra parte confie em mim?

Paga com a entrega e quando estiver pronto paga o restante qual o problema?
    Eu só defendo que não se deve pagar adiantado nada mais.
    Como vê o próprio banco só paga quando está executado.
    Eu já fiz duas casas e algumas obras de remodelação e em nenhuma paguei adiantado estava executado pagava no imediato.
    Vou começar em novembro com umas obras num imóvel que é de família numa terra que não conheço ninguém nem ninguém me conhece fui à net procurar empresas de construção da zona que me parecessem credíveis e quando a pessoa responsável pelo processo pediu orçamento já lá iam todas as condições que na parte dos pagamentos básicamente é está executado e aprovado pelo responsável é pago em 48h.
    Das 4 empresas que se pediu preço 3 responderam e ninguém reclamou nem colocou objecções.
    O orçamento adjudicado são 143k chave na mão.
  12.  # 12

Como vê o próprio banco só paga quando está executado.

O banco não pagou nada... acredite ;)
    Emprestou mas só libertou o dinheiro quando a obra estava pronta.
    O que eu queria dizer era, na visão de quem presta o serviço.
    "Então o banco tem uma hipoteca e não liberta o dinheiro e eu vou lá pôr 10.000€ de alumínios assim sem receber nada?"
  13.  # 13

O banco não pagou nada... acredite ;)
    Emprestou mas só libertou o dinheiro quando a obra estava pronta.
    O que eu queria dizer era, na visão de quem presta o serviço.
    "Então o banco tem uma hipoteca e não liberta o dinheiro e eu vou lá pôr 10.000€ de alumínios assim sem receber nada?"

Quando tiver os alumínios para entregar paga simples.
  14.  # 14

Eu compreendo o seu ponto de vista.
    E, em obras como a que está em causa neste tópico/discussão até poderá ser a mais indicada (sendo que é tão válida como qualquer outra, desde que seja previamente acordado pelas partes antes).
    No meu caso foram obras de curta duração, coisas feitas á medida, entre os 50% iniciais e a obra feita foi uma semana, quer na cozinha, quer nos alumínios.
    Achei normal, principalmente na parte dos alumínios, porque depois de cortados, não tinham outra utilização, devido ás medidas das portas e janelas, próprias de construções de outrora e que já não se usam.

Hoje em dia há oficinas que para lhe darem o orçamento de uma reparação num automóvel cobram x% só pelo orçamento.
    Há imobiliárias que, para lhe irem mostrar um imóvel para venda, lhe cobram 50€...
  15.  # 15

Esta conversa já é (mto) velha aqui no fórum.
    Em abstrato, também concordo em pagar somente depois do trabalho feito.
    Mas há profissionais que simplesmente não aceitam isso, provavelmente porque também já foram enganados.
    Julgo que o importante é encontrar um equilibro que dê confiança às duas partes, mas adequado ao negócio em questão.
    Por exemplo, não me passaria pela cabeça pagar 30% adiantados ao meu empreiteiro.
    O meu empreiteiro pediu-me 5k adiantados para encomendar o ferro, eu aceitei e depois fui pagando à medida que a obra foi avançando.
    O meu serralheiro só me pediu pagamento depois de ter os alumínios e vidros parcialmente montados em obra, surpreendeu-me pela positiva, confiou em mim.
    Enfim, tem de haver equilíbrio e ponderação nos esquemas de pagamentos das diferentes empreitadas.
  16.  # 16

Lá estão as conversas para embalar meninos, mas um particular que nunca comprou nada, chega a uma empresa de caixilharia, num orçamento de 15000€ e diz que paga metade do material que esteve em produção umas 4 ou 6 semanas, no momento da entrega em obra, que ainda por cima o material nem sequer dá para aproveitar para outro cliente?

Vocês andam a sonhar acordados.
    Concordam com este comentário: Joao Dias, jorgealves
  17.  # 17

Colocado por: VarejoteLá estão as conversas para embalar meninos, mas um particular que nunca comprou nada, chega a uma empresa de caixilharia, num orçamento de 15000€ e diz que paga metade do material que esteve em produção umas 4 ou 6 semanas, no momento da entrega em obra, que ainda por cima o material nem sequer dá para aproveitar para outro cliente?

Cada um trabalha como quer assim como cada cliente escolhe com que quer trabalhar.
  18.  # 18

Cada um trabalha como quer assim como cada cliente escolhe com que quer trabalhar.

O problema é que isso serve para promotores ou alguma empresa que já seja cliente da casa etc., não funciona para um paraquedista que apareceu através do fórum da casa, que ninguém conhece de lado nenhum e quer pagar 50% das caixilharias com entrada em obra.
    Concordam com este comentário: jorgealves
  19.  # 19

Colocado por: VarejoteLá estão as conversas para embalar meninos, mas um particular que nunca comprou nada chega a uma empresa de caixilharia, num orçamento de 15000€ e diz que paga metade do material que esteve em produção umas 4 ou 6 semanas, no momento da entrega em obra, que ainda por cima o material nem sequer dá para aproveitar para outro cliente?

Eu acredito que possa haver empresas a fazer isso... eu é que não as conheço :)

Em 2001 remodelei uma cozinha de um apartamento na Cruz de Pau e só paguei uns meses depois da obra feita... porque o empreiteiro é meu cunhado e cada vez que lhe falava em pagar ele dizia "ainda nem fiz as contas".
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  20.  # 20

Eu acredito que possa haver empresas a fazer isso... eu é que não as conheço :)

Em 2001 remodelei uma cozinha de um apartamento na Cruz de Pau e só paguei uns meses depois da obra feita... porque o empreiteiro é meu cunhado e cada vez que lhe falava em pagar ele dizia "ainda nem fiz as contas".

O meu serralheiro recebeu tudo depois de pronto, apesar de ter pedido uma percentagem quando foi para produção, o serralheiro mecânico, já tinha os Portões instalados há tempos e dizia de depois falávamos, tive de andar atrás dele para fecharmos as contas.

Outros que entraram em obra, paguei com o trabalho pronto.

0.0473 seg. NEW