Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros colegas de fórum,

    O meu terreno tem uma rampa de acesso em terra e na qual é muito difícil subir e descer com os carros nesta altura das chuvas. A diferença entre a estrada e o terreno não chega a 3 metros e tem um comprimento de cerca de 15 metros (a contar com uma parte onde é preciso dar uma curva).

    A minha ideia seria fazer estacionamento no terreno mais ou menos como mostra o croqui: fazer uma estrada e nivelar a zona de parqueamento, colocar um portão a abrir para fora e vegetação para privacidade.




    Ainda não decidi que material quero colocar na zona de parqueamento (mas estou a pensar em algo que mantenha a permeabilidade do terreno).

    Contudo o meu problema para agora prende-se com a rampa: será possível fazer algo facilmente transitável para carros ligeiros com esta inclinação? E que material devo utilizar? Se for permeável, tanto melhor!

    Já me sugeriram tout-venant mas creio que o carro vai derrapar muito na mesma.

    Deixo aqui uma visão do street view antiga e uma foto do topo da rampa actualmente para dar uma ideia melhor:





    Um grande obrigado desde já!
  2.  # 2

    Acho que primeiro terá de desviar a água da chuva dessa rampa, pelo menos a maior parte.
    Pelas fotos dá-me ideia que a água se junta toda a descer a rampa, fica enlameado e abre regueiras.
    Por outro lado, colocar calçada, cimento, asfalto, qualquer coisa que não fique mole com a água.
    Dá ideia (pelas fotos) que os muros também não têm drenagem nenhuma, o terreno vai absorvendo a água e não tem para onde a drenar.
  3.  # 3

    Bom dia,

    No entretanto, irei chamar uma máquina para fazer as fundações para um muro e quero aproveitar para dar seguimento à questão da rampa e estacionamento. Vamos por partes:

    No estacionamento, como ainda é uma área grande e quero minimizar custos e manter o índice de permeabilidade do solo estava a pensar colocar pavimento apenas na área onde as rodas do carro tocam. Mas surgem-me logo duas questões: que material usar no pavimento (tinha pensado em pavet mas creio que isso implica uma base e não sei como "segurar o material" para não se espalhar na terra. Além disso, na zona onde não coloque pavet, devo colocar grelhas de enrelvamento?

    Depois, sobre a rampa: aqui não sei que material usar e creio estar mais limitado: ou cimento com aquelas "arestas" que normalmente se vê nas rampas de acesso a garagens ou cimento com brita que depois é lavado para que as pedras de brita criem uma superfície rugosa. Confesso que não adoro nenhuma solução e queria perceber o que existe no mercado e o que recomendam.

    Deixo também algumas fotos novas que dão para ver ambas as áreas. Obrigado!
      IMG-20231121-WA0006.jpg
      IMG-20231121-WA0008.jpg
      IMG-20231121-WA0007.jpg
  4.  # 4

    Então, vamos cá a mais uma actualização:

    Isto é talvez um dos maiores problemas cá por casa. A rua é muito apertada e a garagem não dá para os carros todos. A somar a isto, o acesso é super difícil em dias de chuva. Assim, isto é uma das coisas que quero resolver o quanto antes.

    Para o estacionamento e após alguma matemática... terei que escolher uma solução barata. É uma área muito grande para estar a pavimentar e as grelhas de enrelvamento não me parece que fossem ter grande sucesso com as quantidades de chuva que se fazem sentir por aqui.

    Portanto, para a área de estacionamento estava a pensar em pedir à máquina para tirar alguma terra e nivelar (deixando alguma inclinação no sentido do muro, para que a água escorra para aí) e depois colocar:
    - Manga geotêxtil;
    - Brita N1;

    E tenho três questões:
    - Devo colocar touventant debaixo da brita?
    - Quantos cms de brita devo colocar? Estava a pensar em 10cm;
    - Fará sentido utilizar algum tipo de grelha de enrelvamento/estabilização? Estive a ver e os preços por m2 ultrapassam muito facilmente os 20euros.


    Portanto a questão do estacionamento está mais ou menos resolvida. A grande questão é com a rampa.

    A rampa mede aproximadamente 7 metros de comprimento (dá para esticar um pouco mais) e deverá subir cerca de 2.5 metros. Mesmo puxando um pouco de cada lado, estou a olhar para um acesso com uma inclinação de 20 a 30% e que pretendo que seja utilizado diariamente por automóveis com tração dianteira. Considerando a inclinação, creio que só será possível com algo cimentado mas tenho de fazer alguma preparação para esse trabalho e gostava de poder utilizar o acesso enquanto o tempo não seca para cimentar. Assim, tenho as seguintes questões:
    - Quantos cms de toutvenant devo colocar como base? Estava a apontar para uns 10cm, compactados;
    - Quantos cms de cimento consideram que seja razoável?
    - Será que se adquirir grelhas de enrelvamento e colocar brita, a rampa se torna transitável ou será apenas jogar dinheiro fora?

    Claro que se alguém tiver sugestões sobre como resolver este problema de maneira mais fácil, estou muito interessado!
    Um obrigado!
  5.  # 5

    Boas, para ser mais acessivel e para servir de base para qualquer solucao futura. Seja betao, calcada, pave etc É aplicar tout venant compactado. Provavelmentw vai aplicar uma vez e irá abater num sitio ou outro com o passar dos carros e vai acrescentando onde necessario. Pode e deve aplicar manta geotextil por baixo para nao aparecer ervas.
    Para a rampa depende do seu orcamento e da sua preferência estetica. Mas betao seria a melhor solucao... minimamente 10 15cms de betao e malha sol como e uma zona com algum uso/"transito".

    A curto prazo - Tout venant
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tgferreira
  6.  # 6

    Obrigado RaphaelRico-const. Acho que então irei mandar vir umas carrinhas de tout-venant no dia em que vier a máquina (assim usa-se logo a máquina para o colocar no sítio certo).

    Agora, para evitar problemas no futuro:
    Esta rua não tem grelhas de escoamento de água. A única coisa que tem é um tubo no chão, do outro lado da estrada do início da rampa. Como todo o terreno para cima é inclinado, deveria tentar acomodar esta questão!

    No muro, não tem qualquer tubos para deixar sair a água. Se fizer uns buracos com um martelo de um lado ao outro e colocar tubos, será que ajuda a resolver?
    Depois acho que coloco umas grelhas ou no mínimo uns tubos debaixo do tout venant para deixar a água passar!
  7.  # 7

    não percebi a lógica do muro abrir para fora. à partida não pode abrir um portão sobre o espaço público. Um dia alguém se magoa e você será o culpado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tgferreira
  8.  # 8

    O motivo do portão abrir para fora é que para dentro é a subir: portanto teria que ou alisar a zona onde o portão vai abrir (e aí não ter gradiente) ou colocar dobradiças e motores específicos para abrir e subir (o que complica). Pensava que podia abrir para fora porque já vai estar no terreno: estou a pensar colocar o portão ao cimo da rampa portanto (a meu ver, de um leigo) completamente fora daquilo que é público. Ou mesmo já sendo dentro do terreno (por vários metros), a legislação não o permite?

    Obrigado caro Nuno!
  9.  # 9

    Colocado por: tgferreiraO motivo do portão abrir para fora é que para dentro é a subir: portanto teria que ou alisar a zona onde o portão vai abrir (e aí não ter gradiente) ou colocar dobradiças e motores específicos para abrir e subir (o que complica). Pensava que podia abrir para fora porque já vai estar no terreno: estou a pensar colocar o portão ao cimo da rampa portanto (a meu ver, de um leigo) completamente fora daquilo que é público. Ou mesmo já sendo dentro do terreno (por vários metros), a legislação não o permite?

    Obrigado caro Nuno!


    Se estiver já dentro do seu terreno, parto do principio que a rampa é sua, não tem problema.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tgferreira
  10.  # 10

    Colocado por: tgferreiraO motivo do portão abrir para fora é que para dentro é a subir (...)


    O portão não pode ser de correr? Se abrir para fora, deverá prever uma zona do seu terreno para a qual o portão possa abrir, tipo uma espécie de entrada em semi-circulo.

    Esse topo da rampa precisa de um rego aberto perpendicularmente e uma caleira para encaminhar as águas, nem que seja para uma das laterais da mesma. A água a descer pela rampa irá degradá-la.
    Concordam com este comentário: joni
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tgferreira
  11.  # 11

    A rampa é efectivamente minha portanto fico feliz em saber que estou protegido!

    Portão de correr não dá porque não há local para ele correr. Só se fosse seccionado e de correr ao mesmo tempo mas volto ao problema de um portão a subir: aumenta drasticamente a complexidade e terei mais problemas de manutenção.

    Segunda-feira vem a máquina e pelo menos parte do material pelo que isto vai acontecer rápido - e ainda bem, é uma dor de cabeça descomunal como está agora.

    Estava a pensar, para canalização de águas em fazer o seguinte:

    No muro alto, abrir vários buracos e colocar lá alguns tubos de PVC.
    No chão (rampa), enterrar vários tubos de PVC (ou outro material) que a atravessem de uma ponta à outra, com alguma inclinação para que a água tenha um local para ir para a estrada sem ser atravessando o tout venant.

    No estacionamento acho que não tenho de fazer nada. Creio que o tout venant é permeável e espero que a água se infiltre na terra. Acho que se tiver problemas terei que abrir uma grande vala algures para o meio e fazer uma daquelas caixas para onde se canaliza a água das chuvas e onde eventualmente é absorvida.

    Se alguém vir um enorme erro, peço por favor que me diga!

    Um grande obrigado!
  12.  # 12

    Eu no seu lugar, mudaria por completo a abordagem que esta a fazer.

    Onde tem o muro junto ao poste, partia-o, pedia a uma maquina para remover essa coluna de terra, e avançaria uns 5 ou 6 metros. Fazia a garagem, nesse local escavado, com um portão directo para a rua, e depois cobria novamente a cobertura da garagem com a terra. Ficava estilo cave. A nova estrutura da cave seria também o novo muro de contenção de terras que você partiu inicialmente para avançar com a garagem.

    Depois o acesso à habitação seria feito por uma escadaria lateral, até à varanda de cima, ou directamente ao piso térreo que imagino que essa casa tenha.

    Isto permitiria ter toda a parte de cima do terreno como um jardim livro de carros ou outras áreas betonadas. 100% jardim sem carroças.

    Tout venant nessa rampa com essa inclinação, vai andar constantemente a varrer a estrada quando vierem as enxurradas. Isso a ser feito bem, gasta muito dinheiro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tgferreira
  13.  # 13

    Colocado por: NostradamusEu no seu lugar, mudaria por completo a abordagem que esta a fazer.

    Onde tem o muro junto ao poste, partia-o, pedia a uma maquina para remover essa coluna de terra, e avançaria uns 5 ou 6 metros. Fazia a garagem, nesse local escavado, com um portão directo para a rua, e depois cobria novamente a cobertura da garagem com a terra. Ficava estilo cave. A nova estrutura da cave seria também o novo muro de contenção de terras que você partiu inicialmente para avançar com a garagem.

    Depois o acesso à habitação seria feito por uma escadaria lateral, até à varanda de cima, ou directamente ao piso térreo que imagino que essa casa tenha.

    Isto permitiria ter toda a parte de cima do terreno como um jardim livro de carros ou outras áreas betonadas. 100% jardim sem carroças.

    Tout venant nessa rampa com essa inclinação, vai andar constantemente a varrer a estrada quando vierem as enxurradas. Isso a ser feito bem, gasta muito dinheiro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:tgferreira


    Olá!

    Efectivamente vejo várias vantagens na sua proposta mas não vou seguir com esta por vários motivos (pelo menos de maneira exactamente igual e para já):

    Em primeiro lugar, pretendo manter o acesso ao terreno. Ainda é um bocadinho grande (para os meus standards, tem cerca de 2500 metros quadrados) e poderei algum dia precisar de lá chegar com maquinaria. Além disso, considero importante conseguir chegar com um veículo ao nível principal de habitação da casa - quer para o dia-a-dia (em compras) mas também para coisas excepcionais mas que vão acontecendo: entrega de materiais de construção, lenhas, etc. Mas se calhar a sua sugestão propõe manter a rampa e simplesmente abrir um buraco para o carro. Se sim, poderia ser um bom compromisso mas não me resolve o problema de estacionamento que tenho agora: basta ter dois convidados em carros diferentes e deixa de haver lugar para estacionar. Por acaso já tenho uma garagem imediatamente ao lado de onde propõe mas embora dê para colocar dois automóveis, fica apertado e eu preciso do espaço para as ferramentas e carocas pelo que só lá estaciono um diariamente.

    Quanto ao custo: a sua solução tem vantagens mas acho que também tem um custo bastante elevado. Neste momento para conseguir combater o problema da inclinação só tenho duas soluções: ou aumento ao máximo o comprimento da rampa ou desço a quota até onde esta se eleva. Como tenho um limite máximo no comprimento (que bem feito, se calhar poderá ter uns 12-14 metros), terei que remover terra e creio que conseguiria uma inclinação na casa dos 15% Agora algo me diz que não estou a medir isto bem porque no terreno como está (terra, buracos, relva e pedras) e com tempo seco sobem carros com apenas tração dianteira e sem grande problema. Parece-me que estou a medir o comprimento apenas num eixo (vendo de cima) e não considerando a ligeira curva que será necessário fazer e onde eventualmente também se pode incluir uma parte a subir!

    Mas aponta um bom problema: manter o tout venant no sítio em dias de chuva. A intenção será cimentar por cima mas para já resta-me tentar compactar bem, pensar bem nos caminhos para a água e cimentar assim que o tempo o permita!

    De tarde venho cá deixar um croqui do que penso fazer para a água!
 
0.0166 seg. NEW