Iniciar sessão ou registar-se
    • size
    • 29 setembro 2023

     # 1

    Colocado por: wrobelek

    São um administrador interno e uma empresa externa.
    O problema foi apresentado em todas as reuniões de condomínio, e consta das atas de todas as reuniões, sem qualquer efeito há mais de dois anos.
    Queixei-me dezenas de vezes por email, não tendo recebido sequer resposta.


    Mas consta da ata o quê ?
    Uma deliberação para a situação ser reparada ?
    Ou apenas a sua queixa ?
  1.  # 2

    Faça uma média dos possíveis consumos das áreas comuns e depois o condómino faz-lhe esse pagamento anualmente, facilitava todos e sem custos para todos - inclusive para si na montagem de nova ligação independente. Mas isso também depende do ambiente entre condóminos.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  2.  # 3

    Colocado por: polomotionfacilitava todos e sem custos para todos - inclusive para si na montagem de nova ligação independente. Mas isso também depende do ambiente entre condóminos.

    Ou rever o Quadro electrico com um circuito dedicado à iluminação das parte comuns, incluindo um medidor de energia (às custas do condomínio, obviamente), de modo a aferir os gastos da mesma e assim imputar ao condomínio.
  3.  # 4

    por exemplo
    https://www.shelly.com/en/products/shop/shelly-pro-1pm

    ou este com visor.
    https://www.shelly.com/en/products/shop/shelly-pro-4-pm

    Ambos permitem monitorização através da App. Precisa de wi-fi.
  4.  # 5

    Colocado por: polomotionFaça uma média dos possíveis consumos das áreas comuns e depois o condómino faz-lhe esse pagamento anualmente, facilitava todos e sem custos para todos - inclusive para si na montagem de nova ligação independente. Mas isso também depende do ambiente entre condóminos.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas


    Eu ofereci essa solução, mas o condomínio recusa fazer qualquer pagamento, quer pelas contas quer por qualquer intervenção ou instalação de aparelho para medir.
    Não há diálogo possível, por isso procuro saber qual a entidade que possa fiscalizar.
  5.  # 6

    incrivel uma situação de extorsão e sequestro
    a meu já não é algo civil mas criminal
    não percebo porque não foi já por exemplo a um julgado de paz
    • hangas
    • 29 setembro 2023 editado

     # 7

    Colocado por: wrobelekEu ofereci essa solução, mas o condomínio recusa fazer qualquer pagamento, quer pelas contas quer por qualquer intervenção ou instalação de aparelho para medir.


    O condomínio são voces todos. Mas claro se a maioria tem luz nas escadas e ainda por cima sem custos, enquanto isso não for um problema para todos, vai ser apenas um problema para si.

    Eu percebo a sua preocupação com a segurança. Mas parece que todos os restantes se estão a aproveitar dessa sua preocupação.
    Mas se calhar é preferivel deixar a sua luz exterior da porta sempre acesa, para si e para a sua vizinha da frente, e apagar a luz aos restantes.
  6.  # 8

    Se a ligação está dentro do seu apartamento não é possível colocar um disjuntor no seu quadro só para isso e assim poder mantê-lo desligado sem afetar a sua casa?
  7.  # 9

    Quantas frações são?
  8.  # 10

    É uma situação estranha, mas não havendo elevador, estimo que o consumo de electricidade nem chegue a 4€ mensais. Tente reaver esse montante.
    • size
    • 29 setembro 2023

     # 11

    Mais uma dica para fazer sentir na pele, durante algum tempo, dos restantes condóminos, o inconveniente da ligação indevida na sua fração.

    Se existir um horário uniforme da família de entrada e saída do prédio, poderia optar por mandar instalar no seu quadro, um programador diário de interrupção do fornecimento de energia às escadas, escolhendo os períodos OFF apropriados, aqueles que a família não necessita das escadas.

    Além do horário programado, o aparelho dispõe de um interruptor para, pontualmente, tornar ON a luz às escadas, em caso de necessidade extra
      zzx.png
  9.  # 12

    Colocado por: sizeMais uma dica para fazer sentir na pele, durante algum tempo, dos restantes condóminos, o inconveniente da ligação indevida na sua fração.

    Se existir um horário uniforme da família de entrada e saída do prédio, poderia optar por mandar instalar no seu quadro, um programador diário de interrupção do fornecimento de energia às escadas, escolhendo os períodos OFF apropriados, aqueles que a família não necessita das escadas.

    Além do horário programado, o aparelho dispõe de um interruptor para, pontualmente, tornar ON a luz às escadas, em caso de necessidade extra
      zzx.png


    Está é uma boa solução só ligar quando necessita.
    As vezes pode custar mas mais vale cortar o mal pela raiz vai ver que aí o assunto é logo resolvido.
  10.  # 13

    E a sua conta da luz não é elevada?
    Eu desligava quando soubesse que não ia precisar, por exemplo quando chegar a cada o casal, nas férias era certo desligar isso tudo...
    Sem ir a tribunal não vai ter soluções
    • AMVP
    • 29 setembro 2023

     # 14

    Desculpe, mas ninguém no prédio se incomoda com a situação? Diz que há décadas que vão rodando o contador que alimenta a energia nas escadas, mas como é que isso é possível? E sendo, pq razão agora não alternam?
  11.  # 15

    eu desligava isso hoje mesmo
  12.  # 16

    Não percebo porque considera a proposta de um interruptor por wifi ser descabida. Tanto você como outros utilizadores por si escolhidos poderão utilizar a mesma app/conta, permitindo assim utilizar luz quando bem entender, mantendo-se desligada em todos os outros momentos.
  13.  # 17

    Colocado por: treker666Não percebo porque considera a proposta de um interruptor por wifi ser descabida. Tanto você como outros utilizadores por si escolhidos poderão utilizar a mesma app/conta, permitindo assim utilizar luz quando bem entender, mantendo-se desligada em todos os outros momentos.


    Wifi? Telemóvel? Há mais de 60 anos que foram inventados os automáticos de escada.

    Quem necessita de luz, carrega no botão de pressão, a luz acende 1 minuto ou mais, depois desliga automaticamente.

    Só volta a ligar quando alguém voltar a carregar no botão e caso não tenha Telemóvel, consegue acender a luz na mesma.
    Espetáculo.
  14.  # 18

    Colocado por: VarejoteWifi? Telemóvel? Há mais de 60 anos que foram inventados os automáticos de escada.

    Como faz ao chegar a casa? A não ser que se refira a manter a situação actual onde todos utilizam a energia do 3º andar ou então não percebi mesmo o seu comentário.
  15.  # 19

    Colocado por: treker666
    Como faz ao chegar a casa? A não ser que se refira a manter a situação actual onde todos utilizam a energia do 3º andar ou então não percebi mesmo o seu comentário.


    Provavelmente a instalação já está feita, só está é a vir de casa do Op.

    E com ou sem wifi a energia vem na mesma de casa do op.
  16.  # 20

    Acho que é necessário ter a coragem de desligar, se não causar incómodo aos outros habitantes, vão continuar a ignorar o problema. Use uma lanterna durante uma semana ou duas se necessário for, mas não aceite simplesmente a situação!
 
0.0232 seg. NEW