Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

na minha ótica os DO quando procuram um arquiteto vão de olhos fechados...

muitos DO acatam tudo o que os arquitetos dizem e depois quando a casa fica pronta, não era bem aquilo que os DO idealizavam

daí eu querer inteirar me ao máximo sobre algumas questões pertinentes de um projeto que é o maior investimento monetário na vida das pessoas
    Concordam com este comentário: Captoas
  2.  # 42

as explicações que lhe vão dar aos seus olhos fechados são as mesmas que vai ter por aqui
    por exemplo um corredor: a lei regra geral fala em 1.10, 1.20, e em certas situações muito curtas 90cm portanto...não é nada do outro mundo
    uma casa de banho acessivel pode ter várias dimensões depende da necessidade e do espaço disponivel até pode 2.10 X 2.40
    um quarto pode ter 2 m de cama+80 cm + aparador/bancada/secretária em frente com 40cm = 3.2 m e no outro sentido: roupeiro 60cm + 80 + 1.4 (larg. cama)+ 80 = 3.60
    portanto será o marroco a fazer opções perante as soluções que lhe apresentarem.
    apenas tem que se preocupar em exigir ao projetista que a coisa seja regulamentar, seja qual for a escolha.
  3.  # 43

e como perguntar se jantes de 17 polegadas são boas para um carro. Depende, claro.
  4.  # 44

Colocado por: marrocoNuma moradia, sem escritório, qual o tamanho que deve ter um quarto, de modo a ter uma boa arrumação(armário) e local para estudo para um jovem?

Depende das porporções, 12 a 14m2 de area útil (inclui area ocupada pelo armário)

Colocado por: marrocoTamanho ideal de uma IS acessível?

Depende das proporções, cerca 5m2 de área útil

Colocado por: marroco1,2m largura para um corredor é bom?

Pode ter 1.1m, depende... pode ser exigido 1.20m, devido a condicionantes com a lei das acessibilidades.. depende.
    • Faja
    • 3 outubro 2023

# 45

Quarto com 3,5x3,5 limpos, sem contar com arrumos de roupa e
    suficiente, corredor de 1,1 tambem e suficiente
  5.  # 46

Acho que um quarto de criança deve ter no mínimo 3X3 menos do que isso já é curto
    • RCF
    • 3 outubro 2023

# 47

Colocado por: DR1982Acho que um quarto de criança deve ter no mínimo 3X3 menos do que isso já é curto

e a criança cresce... e rapidamente deixa de ser criança
  6.  # 48

Colocado por: RCF
    e a criança cresce... e rapidamente deixa de ser criança
    e o quarto com 3x3 chega perfeitamente para colocar uma cama de casal até…
  7.  # 49

DR

se a casa no geral tiver pouca arrumação, é um drama ter quartos muito pequenos, não se consegue arrumar quase nada e utilizar o quarto para algo que não seja dormir apenas. Se eu fosse construir pelo menos "daria" a um filho 12 m2
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  8.  # 50

ou 10.50m2 + area do roupeiro embutido...
    Concordam com este comentário: marco1, diouf_matos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: psergio57
    • DR1982
    • 3 outubro 2023 editado

# 51

Colocado por: marco1DR

se a casa no geral tiver pouca arrumação, é um drama ter quartos muito pequenos, não se consegue arrumar quase nada e utilizar o quarto para algo que não seja dormir apenas. Se eu fosse construir pelo menos "daria" a um filho 12 m2
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas
    falzva de 3X3 livres…
    Eu tenho previstos com 3.50 de profundidade e 3.40 de largura livres e se fosse agora ou se mexer na planta mudava pra perto dos 3X3 livres… chega perfeitamente e daqui a meia duzia de anos é menos espaço vazio a ganhar pó…
    Ha tabtas opções, encostar uma cama, colocar uma cama num nível superior, etc etc
    Principalmente nós, que usamos os quartos apenas para dormir e somos adeptos de poucos móveis.
  9.  # 52

cada um sabe de si.
    eu sei o que é em 10 m2 dormir, trabalhar, arrumar e arquivar algo, não é fácil.
  10.  # 53

Colocado por: marco1cada um sabe de si.
    eu sei o que é em 10 m2 dormir, trabalhar, arrumar e arquivar algo, não é fácil.
    pois mas
    Colocado por: marrocoNeste momento, o meu budget é de 200k/220k.
  11.  # 54

Já eu acho q os quartos não devem ser quadrados.
    Concordam com este comentário: marco1, lfmrr
  12.  # 55

Colocado por: marrocoPosto isto, abaixo deixo o meu esboço e gostaria da vossa opinião? O que mudavam? o que está em falta? o que acrescentavam?

Olá,
    Já averiguou se pode abrir as janelas dos quartos a apenas 3m do limite do lote?
    É que eu nunca vi isso assim... nem mesmo quando é loteamento.
    O facto de dizer que pode implantar até 3m, não significa que possa abrir qualquer tipo de janelas...
    Em principio, só janelas de espaços se serviços, tipo corredores, WCs, escadas, etc... Janelas assim de quartos ou salas, sinceramente só vi serem aceites de fossem um vão secundário desse mesmo espaço, e que fosse fixo, ou que apenas abrisse o suficiente para ventilar, mas sem ser de passagem o vão principal do quarto. Creio que terá que respeitar 5m, e não 3. Mas lá está... com a legislação ambigua que temos, já nem digo nada.

Quanto ao resto, nada a dizer. Não serve de nada sem ter essa planta no seu contexto, topografia, orientação das vistas, etc.
    Sala voltada a norte?

Evite levar desenhos ao Arquitecto, arrisca-se a apanhar um daqueles sem sentido crítico, que simplesmente passa a limpo esse esquema.
  13.  # 56

Colocado por: N Miguel Oliveira

Olá,
    Já averiguou se pode abrir as janelas dos quartos a apenas 3m do limite do lote?
    É que eu nunca vi isso assim... nem mesmo quando é loteamento.
    O facto de dizer que pode implantar até 3m, não significa que possa abrir qualquer tipo de janelas...
    Em principio, só janelas de espaços se serviços, tipo corredores, WCs, escadas, etc... Janelas assim de quartos ou salas, sinceramente só vi serem aceites de fossem um vão secundário desse mesmo espaço, e que fosse fixo, ou que apenas abrisse o suficiente para ventilar, mas sem ser de passagem o vão principal do quarto. Creio que terá que respeitar 5m, e não 3. Mas lá está... com a legislação ambigua que temos, já nem digo nada.

Quanto ao resto, nada a dizer. Não serve de nada sem ter essa planta no seu contexto, topografia, orientação das vistas, etc.
    Sala voltada a norte?

Evite levar desenhos ao Arquitecto, arrisca-se a apanhar um daqueles sem sentido crítico, que simplesmente passa a limpo esse esquema.

Tive esse mesmo problema no ano passado. Fui obrigado a recuar 2m. Janelas de compartimentos habitacionais têm de estar a 5m
  14.  # 57

Colocado por: pvieira91
    Tive esse mesmo problema no ano passado. Fui obrigado a recuar 2m. Janelas de compartimentos habitacionais têm de estar a 5m

Teve de fazer essa correção ainda em fase de projeto, certo?
    No meu caso, também tenho um afastamento de 3m numa lateral, na qual tenho janelas de zonas de circulação e uma janela da sala e outra de um estudio. O projeto está aprovado, sem qualquer tipo de retificação durante a sua análise, logo presumo que posso ficar tranquilo... será a tal questão de que em cada câmara se utiliza interpretações diferentes possivelmente.
  15.  # 58

Colocado por: Ruikode
    Teve de fazer essa correção ainda em fase de projeto, certo?
    No meu caso, também tenho um afastamento de 3m numa lateral, na qual tenho janelas de zonas de circulação e uma janela da sala e outra de um estudio. O projeto está aprovado, sem qualquer tipo de retificação durante a sua análise, logo presumo que posso ficar tranquilo... será a tal questão de que em cada câmara se utiliza interpretações diferentes possivelmente.

Se o projeto está aprovado, nada a temer então. Siga
  16.  # 59

Colocado por: RuikodeNo meu caso, também tenho um afastamento de 3m numa lateral, na qual tenho janelas de zonas de circulação e uma janela da sala e outra de um estudio.

Lá está, depende de como é o vão, e que utilização tem o espaço, e se há outros vãos nesse mesmo espaço. No seu caso, parece-me pacifico.

Sendo o único vão dum quarto ou sala, e se não houver nada escrito no alvará de loteamento sobre este tema dos vãos em concreto, o que costumo ver é que exigem que se recue o vão para os 5m. Fazendo reentrância na fachada por exemplo.

Além da legislação. Ter um quarto com um muro a 3m da janela não é grande pistola... até porque eventualmente poderá colocar ali umas sebes ou assim... por causa da privacidade, que roubam mais uns centimetros também...
  17.  # 60

Colocado por: N Miguel Oliveira
    Além da legislação. Ter um quarto com um muro a 3m da janela não é grande pistola... até porque eventualmente poderá colocar ali umas sebes ou assim... por causa da privacidade, que roubam mais uns centimetros também...

Sim, absolutamente.
    Neste caso os quartos estão no piso 1 e as suas janelas estão voltadas a frente e traseiras da casa, e apenas uma janela da circulação voltada para essa lateral. No piso 0 as divisões que referi antes (sala e estudio) tem as suas principais janelas/portas também posicionadas como nos quartos, mas existem essas janelas secundárias na lateral, basicamente para reforço de luz solar...
    A bom rigor até estão a 4mts do muro, mas sempre me foi indicado que seriam os 3mts necessários, sem mais quaisquer limitações.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira

0.0236 seg. NEW