Colocado por: marrocoNuma moradia, sem escritório, qual o tamanho que deve ter um quarto, de modo a ter uma boa arrumação(armário) e local para estudo para um jovem?
Colocado por: marrocoTamanho ideal de uma IS acessível?
Colocado por: marroco1,2m largura para um corredor é bom?
Colocado por: DR1982Acho que um quarto de criança deve ter no mínimo 3X3 menos do que isso já é curto
Colocado por: RCFe o quarto com 3x3 chega perfeitamente para colocar uma cama de casal até…
e a criança cresce... e rapidamente deixa de ser criança
Colocado por: marco1DRfalzva de 3X3 livres…
se a casa no geral tiver pouca arrumação, é um drama ter quartos muito pequenos, não se consegue arrumar quase nada e utilizar o quarto para algo que não seja dormir apenas. Se eu fosse construir pelo menos "daria" a um filho 12 m2
Colocado por: marco1cada um sabe de si.pois mas
eu sei o que é em 10 m2 dormir, trabalhar, arrumar e arquivar algo, não é fácil.
Colocado por: marrocoNeste momento, o meu budget é de 200k/220k.
Colocado por: marrocoPosto isto, abaixo deixo o meu esboço e gostaria da vossa opinião? O que mudavam? o que está em falta? o que acrescentavam?
Colocado por: N Miguel Oliveira
Olá,
Já averiguou se pode abrir as janelas dos quartos a apenas 3m do limite do lote?
É que eu nunca vi isso assim... nem mesmo quando é loteamento.
O facto de dizer que pode implantar até 3m, não significa que possa abrir qualquer tipo de janelas...
Em principio, só janelas de espaços se serviços, tipo corredores, WCs, escadas, etc... Janelas assim de quartos ou salas, sinceramente só vi serem aceites de fossem um vão secundário desse mesmo espaço, e que fosse fixo, ou que apenas abrisse o suficiente para ventilar, mas sem ser de passagem o vão principal do quarto. Creio que terá que respeitar 5m, e não 3. Mas lá está... com a legislação ambigua que temos, já nem digo nada.
Quanto ao resto, nada a dizer. Não serve de nada sem ter essa planta no seu contexto, topografia, orientação das vistas, etc.
Sala voltada a norte?
Evite levar desenhos ao Arquitecto, arrisca-se a apanhar um daqueles sem sentido crítico, que simplesmente passa a limpo esse esquema.
Colocado por: pvieira91
Tive esse mesmo problema no ano passado. Fui obrigado a recuar 2m. Janelas de compartimentos habitacionais têm de estar a 5m
Colocado por: Ruikode
Teve de fazer essa correção ainda em fase de projeto, certo?
No meu caso, também tenho um afastamento de 3m numa lateral, na qual tenho janelas de zonas de circulação e uma janela da sala e outra de um estudio. O projeto está aprovado, sem qualquer tipo de retificação durante a sua análise, logo presumo que posso ficar tranquilo... será a tal questão de que em cada câmara se utiliza interpretações diferentes possivelmente.
Colocado por: RuikodeNo meu caso, também tenho um afastamento de 3m numa lateral, na qual tenho janelas de zonas de circulação e uma janela da sala e outra de um estudio.
Colocado por: N Miguel Oliveira
Além da legislação. Ter um quarto com um muro a 3m da janela não é grande pistola... até porque eventualmente poderá colocar ali umas sebes ou assim... por causa da privacidade, que roubam mais uns centimetros também...