Iniciar sessão ou registar-se
    • fmmf
    • 3 outubro 2023

     # 1

    Boa tarde caros,

    Estou neste momento à procura da minha habitação.
    Depois de alguma procura encontrei uma moradia T3 perto do centro da cidade em que moro.
    As construções vão começar agora e fiquei interessado na casa mas, o que me deixou um pouco pé atrás foi que a pessoa com quem falei disse que era necessário fazer crédito para construção.

    O que me foi passado foi que agora teria de adiantar 10% e depois o banco ir dando o restante do dinheiro por tranches.
    O que me deixa pé atras é que depois de ler vários testemunhos posso ter que ter mais dinheiro do meu lado do que tenho disponivel neste momento.

    Alguem passou pelo mesmo pode dar a sua opinião?

    Obrigado
  1.  # 2

    Esse método é muito utilizado.

    Salvaguarde sempre:
    - os pagamentos das tranches ocorrem sempre após a obra realizada;
    - mediante emissão de faturas;

    Ou seja, você da 10% de entrada, quando a estrutura tiver pronta, pede uma vistoria, o banco liberta 30%, você solicita a fatura e faz o pagamento..
    O seu risco assim está sempre nos 10%.

    Convém é haver confiança mútua.
  2.  # 3

    Colocado por: Bragas VEsse método é muito utilizado.

    Salvaguarde sempre:
    - os pagamentos das tranches ocorrem sempre após a obra realizada;
    - mediante emissão de faturas;

    Ou seja, você da 10% de entrada, quando a estrutura tiver pronta, pede uma vistoria, o banco liberta 30%, você solicita a fatura e faz o pagamento..
    O seu risco assim está sempre nos 10%.

    Convém é haver confiança mútua.


    Nestes casos, o terreno está em nome de quem? Tem que ser em nome do Do, certo? Senão não há acesso ao crédito. Ou estou enganado?

    É que se assim for, ainda tem que comprar o terreno primeiro.
    • fmmf
    • 3 outubro 2023 editado

     # 4

    Colocado por: matavelhos

    Nestes casos, o terreno está em nome de quem? Tem que ser em nome do Do, certo? Senão não há acesso ao crédito. Ou estou enganado?

    É que se assim for, ainda tem que comprar o terreno primeiro.


    Pelo que me foi passado (sem certezas pois ainda não me informei bem) isto é um contrato de empreitada. E tem umas clausulas que ainda me vou informar pois tambem ainda nao percebi mas, deixo aqui para alguem que perceba:

    EXCLUÍDOS
    Movimentação de terra (escavação)
    Aquecimento Central (Pré-instalação da rede de aquecimento com painel solar)
    O levantamento da licença de construção e plano de segurança fica a cargo do dono de obra, bem como
    licenças de utilização, taxas municipais urbanização e licenças de ocupação de vias públicas, caso haja
    necessidade.
    Todos os pedidos de ligações de redes de abastecimento de água e vistorias de eletricidade, telefone,
    certificação energética, acústica e gás também ficam a cargo do dono de obra.
  3.  # 5

    Colocado por: fmmfMovimentação de terra (escavação)

    Dependendo do tipo de projeto e do tipo de estrutura, ainda pode ser um valor bastante significativo.

    Colocado por: fmmfPelo que me foi passado (sem certezas pois ainda não me informei bem) isto é um contrato de empreitada.

    Um contrato de empreitada é feito entre o DO e o empreiteiro.
    O promotor é empreiteiro?
    Para o fmmf ser DO o terreno e os projetos tem que estar em seu nome
    • fmmf
    • 3 outubro 2023 editado

     # 6

    Colocado por: zedasilva
    Dependendo do tipo de projeto e do tipo de estrutura, ainda pode ser um valor bastante significativo.


    Um contrato de empreitada é feito entre o DO e o empreiteiro.
    O promotor é empreiteiro?
    Para o fmmf ser DO o terreno e os projetos tem que estar em seu nome


    Obrigado pela sua ajuda.
    O terreno nao vai estar em meu nome até ao final da obra pelo que percebi
    Eu apenas tive conhecimento disto hoje e liguei para o anuncio em questão.
    Isto é atraves de uma imobiliaria que está a promover o anuncio mas, o agente queria marcar reunião e, eu não vou marcar reunião sem saber todos os pontos.
    Pelo que estou a perceber todos esses custos vão ser meus certo?
  4.  # 7

    Colocado por: fmmfO terreno nao vai estar em meu nome até ao final da obra pelo que percebi

    Se o terreno não vai estar em seu nome, os projetos também não, logo o fmmf não é o Dono de Obra
    Não sendo DO não tem que assumir custos nenhuns.
    Pare ser mais um daqueles esquemas que no final fica sem dinheiro e sem obra
    Concordam com este comentário: matavelhos, NielsBohr
  5.  # 8

    Colocado por: fmmfPelo que estou a perceber todos esses custos vão ser meus certo?

    Certo, com vantagem de como não é Dono de Obra não tem poder nenhum na mesma. Ou seja, paga e reza para que as coisas não corram muito mal
    • fmmf
    • 3 outubro 2023

     # 9

    Colocado por: zedasilva
    Se o terreno não vai estar em seu nome, os projetos também não, logo o fmmf não é o Dono de Obra
    Não sendo DO não tem que assumir custos nenhuns.
    Pare ser mais um daqueles esquemas que no final fica sem dinheiro e sem obra


    Obrigado pela ajuda, sou completamente inculto neste assunto.

    Na realidade o que me deixou pé atras é o construtor precisar do meu dinheiro para construir...
    É daqueles negocios que tanto pode correr muito bem como muito mal
  6.  # 10

    Colocado por: fmmfÉ daqueles negocios que tanto pode correr muito bem como muito mal

    Peça uma copia do tal contrato de empreitada e do caderno de encargos para analisar.
    Depois venha cá que lhe explicamos aquilo com que pode contar
    • fmmf
    • 3 outubro 2023

     # 11

    Colocado por: zedasilva
    Peça uma copia do tal contrato de empreitada e do caderno de encargos para analisar.
    Depois venha cá que lhe explicamos aquilo com que pode contar


    Neste momento so tenho o caderno de encargos (o resto foi falado por chamada) mas vou anexar para quem perceber dar uma vista de olhos
  7.  # 12

    "As construções vão começar agora e fiquei interessado na casa mas, o que me deixou um pouco pé atrás foi que a pessoa com quem falei disse que era necessário fazer crédito para construção."

    Afinal as construções não estão a começar. Só começam depois do construtor encontrar quem financie a obra.
    O banco faz um crédito sem que o fmmf seja dono do terreno? Que contrapartidas é que vai ter que dar ao banco?
  8.  # 13

    Colocado por: fmmfNeste momento so tenho o caderno de encargos

    Isso não é um Caderno de encargos, são 5 folhas A4 de coisa nenhuma.
  9.  # 14

    8.5 Extras Geral
    Projectores (a escolher em valor de até 15€/projector) Quantos?
    Roupeiros (1 módulo com 3 gavetões e duas prateleiras por unidade) Quantos?
    Pré-instalação de ar condicionado Onde?
    Cozinha mobilada Mobilada com quê?
  10.  # 15

    fmmf
    O caderno de encargo é para uma habitação multifamiliar.
    O que viu é uma moradia isolada ou é um condomínio fechado?
    • fmmf
    • 3 outubro 2023

     # 16

    Colocado por: zedasilvafmmf
    O caderno de encargo é para uma habitação multifamiliar.
    O que viu é uma moradia isolada ou é um condomínio fechado?


    Sao moradias em banda
  11.  # 17

    Colocado por: fmmfSao moradias em banda

    Muito provavelmente o terreno não passa para seu nome porque o terreno e as infraestruturas são comuns a todas as moradias.
    • fmmf
    • 3 outubro 2023

     # 18

    Colocado por: zedasilva
    Muito provavelmente o terreno não passa para seu nome porque o terreno e as infraestruturas são comuns a todas as moradias.


    E será possivel pedir crédito para construção sem o terreno em meu nome?
  12.  # 19

    Colocado por: fmmfE será possivel pedir crédito para construção sem o terreno em meu nome?

    É como se estivesse a comprar um apartamento.
    Na realidade não está a comprar uma moradia mas uma fração num conjunto de moradias
    • RCF
    • 3 outubro 2023

     # 20

    Colocado por: fmmfIsto é atraves de uma imobiliaria que está a promover o anuncio mas, o agente queria marcar reunião e, eu não vou marcar reunião sem saber todos os pontos.

    Fuja disso!
    Concordam com este comentário: Bragas V
 
0.0252 seg. NEW