Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,somos 3 herdeiros eu e os meus 2 tios ( o meu pai faleceu) o meu avô faleceu e a minha avó está viva ,fizeram arranjo um ao outro, sempre vivi com a minha avó,a cerca de um ano juntei me e sai da casa dela, entretanto em conversa com ela decidi começar a remodelar a casa e ir para lá morar com a minha companheira,já gastamos algum dinheiro,agora a avó queria segurarme a casa e o valor que gastei,vou tomar conta dela até a morte,ou seja a algum papel em k ninguém me possa tirar a casa?? Sei k existe o tal chamado terço,mas a questão aqui e se chega às partilhas e eu ainda não tiver o valor deles para lhe dar?? A algum papel ou assim k ela possa fazer em k ninguém me tire a casa,,claro depois tenho k dar aos tios a parte deles,,mas isto está A fazerme confusão..de hoje para amanhã ficar sem casa e sem o dinheiro que lá gastei
  2.  # 2

Está a gastar dinheiro num imóvel que apenas é coproprietário em 1/6, quando a avó falecer, passará a 1/3, vai ter sempre de chegar a acordo com os outros coproprietários, que eventualmente também podem querer lá colocar os herdeiros deles.

Quer ficar com a totalidade do imóvel, mas se não tem como lhes pagar, vai ter problemas certamente.
  3.  # 3

Colocado por: FfggtgA algum papel ou assim k ela possa fazer em k ninguém me tire a casa,,claro depois tenho k dar aos tios a parte deles,,mas isto está A fazerme confusão..de hoje para amanhã ficar sem casa e sem o dinheiro que lá gastei

sim há, chama-se escritura. Compra a parte dos seus tios e fica com a casa toda. Se não tiver dinheiro, terá que fazer como 99% dos portugueses e ir pedir dinheiro ao banco.
  4.  # 4

A avó pode deixar em testamento a quota disponível. Já é uma ajuda.
  5.  # 5

Colocado por: rjmsilvaA avó pode deixar em testamento a quota disponível. Já é uma ajuda.

É uma ajuda para depois andar tudo em tribunal.
  6.  # 6

Só que depois a casa vai ser avaliada por um valor superior por causa das obras que o OP está a fazer não? Ou seja, ao fazer as obras, depois vai ter de pagar mais aos tios pelas partes deles!? O melhor era comprar já.
  7.  # 7

Ou seja, você quer roubar os seus familiares dos 2/3 que não possui. :)

Já agora, paga renda? Porque se vive de graça numa casa onde apenas é dono de 1/6, as melhorias que faz é como se fosse a renda, pronto, fica pago.
  8.  # 8

Colocado por: palmstrokeOu seja, você quer roubar os seus familiares dos 2/3 que não possui. :)

Já agora, paga renda? Porque se vive de graça numa casa onde apenas é dono de 1/6, as melhorias que faz é como se fosse a renda, pronto, fica pago.

Que comentário com mais falta de gosto.
    Concordam com este comentário: diouf_matos
  9.  # 9

Colocado por: SalvadorP

Que comentário com mais falta de gosto.

Se o meu comentário fosse mentira, havia forma de dar volta à coisa. Mas a lei não deixa. E a lei protege-nos de quem? Dos espertalhões e ladrões.
  10.  # 10

Colocado por: palmstrokeOu seja, você quer roubar os seus familiares dos 2/3 que não possui. :)

O User em momento nenhum mostrou querer apropriar-se de tudo ("algum papel ou assim k ela possa fazer em k ninguém me tire a casa,,claro depois tenho k dar aos tios a parte deles,,mas isto está A fazerme confusão..de hoje para amanhã ficar sem casa e sem o dinheiro que lá gastei")!

Se não pagar renda até me parece justo tendo em conta que estão a cuidar de uma pessoa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo13112023
  11.  # 11

Jesus christ, há gente que fala para não estar calada.
  12.  # 12

Seja como for o assunto tem de ser falado com os filhos da senhora e não só o neto a fazer umas habilidades.

Fez obras na casa, pediu autorização aos tios, foi morar lá para casa com a namorada, pediu autorização aos tios? Os tios são coproprietários e também têm filhos certamente.

Podem chegar a acordo, vive na casa, não paga a renda, mas cuida da avó.

Isto tem de ser falado e acordado, não é à tromba estendida.
    Concordam com este comentário: palmstroke
  13.  # 13

Colocado por: arturandresilva
    O User em momento nenhum mostrou querer apropriar-se de tudo! Se não pagar renda até me parece justo tendo em conta que estão a cuidar de uma pessoa.

Vive de graça, subsidia-se da reforma, e quer ficar com os 2/3 dos outros familiares. Parece-me uma transacção... vantajosa. Só quem nunca passou por isto é que ainda acredita em anjinhos.
  14.  # 14

Colocado por: VarejoteSeja como for o assunto tem de ser falado com os filhos da senhora e não só o neto a fazer umas habilidades.

Fez obras na casa, pediu autorização aos tios, foi morar lá para casa com a namorada, pediu autorização aos tios? Os tios são coproprietários e também têm filhos certamente.

Podem chegar a acordo, vive na casa, não paga a renda, mas cuida da avó.

Isto tem de ser falado e acordado, não é à tromba estendida.
    Concordam com este comentário:palmstroke

Posso estar a dizer uma estupidez, mas se a senhora ainda é viva e está no seu perfeito juízo tem de pedir alguma autorização aos herdeiros para fazer o que lhe apetecer da casa ou consultar com quem pode ou quer viver? acho que aqui a questão não é essa sinceramente mas posso estar a ver mal.
  15.  # 15

Posso estar a dizer uma estupidez, mas se a senhora ainda é viva e está no seu perfeito juízo tem de pedir alguma autorização aos herdeiros para fazer o que lhe apetecer da casa ou consultar com quem pode ou quer viver? acho que aqui a questão não é essa sinceramente mas posso estar a ver mal.

O imóvel neste momento pertence à herança indivisa, com vários coproprietários, pela parte do falecido, naturalmente que a senhora não decide sozinha.
    Principalmente a beneficiar um dos coproprietários.

Tem de ser por comum acordo.
    Concordam com este comentário: marize
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ffggtg
  16.  # 16

Colocado por: Varejote

O imóvel neste momento pertence à herança indivisa, com vários coproprietários, naturalmente que a senhora não decide sozinha.
    Principalmente a beneficiar um dos coproprietários.

Tem de ser por comum acordo.

Desculpe onde leu que pertence à herança indivisa? Quando morre o marido não passa para a esposa a totalidade? Não conheço o funcionamento mas pensei que seria assim.
  17.  # 17

ok fui ler: Quando um marido falece, os bens dele são distribuídos entre os herdeiros. A esposa é considerada meeira, ou seja, tem direito a metade dos bens deixados pelo falecido. Se o casal tiver filhos, a outra metade será para eles
  18.  # 18

Desculpe onde leu que pertence à herança indivisa? Quando morre o marido não passa para a esposa a totalidade? Não conheço o funcionamento mas pensei que seria assim.

Claro que não, se o imóvel é do marido e esposa 50% cada, o marido morre é aberta a herança, neste caso a dividir por 4, cônjuge e 3 descendentes, como 50% são do sobrevivo herda mais 1/4 do imóvel, os restantes 1/6.

Neste momento a senhora tem 62.5% do imóvel, os restantes 12.5% cada.

Um dia mais tarde quando o óbito da senhora, será a totalidade a dividir pelos 3 herdeiros, vivos ou não, como neste caso, o neto já responde pelo pai falecido.
  19.  # 19

Seja como for, o rapaz estava a perguntar se havia alguma maneira de fazer a coisa e demonstrou interesse em resolver o assunto de forma justa. Estar a chamar-lhe ladrão ou acusá-lo de estar a explorar a avó é de uma falta de gosto enorme.
    Ele apenas estava a perguntar. Eu compreendo que se está a cuidar da avó (eu também cresci, fui educado e vivi com a minha avó) e quer deixar a casa a jeito de viverem lá os 3, é normal querer aferir formas de se precaver de não ir para a rua se a avó falecer. Eu não acredito que tenho de estar a defender a pessoa.

Compreendo que se explique ao OP os trâmites legais que existem ou que não existem, agora estar a fazer acusações infundadas ou a insultar o rapaz é muito triste.
    Concordam com este comentário: arturandresilva, silvaf, diouf_matos, Doncar, Dom, sisu
  20.  # 20

Da minha parte não estou a acusar ninguém, o que digo é que as decisões têm de ser acordadas por todos os coproprietários.

Senão quando a senhora os fechar os olhos, vai dar barracada.

0.0204 seg. NEW