Iniciar sessão ou registar-se
    • Faja
    • 12 outubro 2023

# 61

Colocado por: carlota74Faja , se começar agora já não consegue o mesmo preço. O que era há dois anos já não é hoje. Seja zé da carrinha ou não.
    Acho mesmo que o inicio será nos 1250€/m2...

Comecei em setembro do ano passado.
    Conseguia da mesma forma... e foi uma casa construida para "viver" se fosse para vender podia ter feito ainda mais barato!
  1.  # 62

Colocado por: Pedro Barradas
    Isso não existe... basta ter area acima dos 6.5m2, condições de iluminação e ventilação natural e pé-direito legal para compartimento de habitação que é considerado um quarto.

A minha moradia é um T2+1 e só tem um WC.
    A área do escritório é de 9 mt2,com uma janela virada para a rua e tem o pé direito igual ao da restante casa.
  2.  # 63

Colocado por: zepedro1972

A minha moradia é um T2+1 e só tem um WC.
    A área do escritório é de 9 mt2,com uma janela virada para a rua e tem o pé direito igual ao da restante casa.

Projeto de 2022 e terminada à 2 meses.
  3.  # 64

Açores é outro país , ainda não existe a concertação de preços na construção...
  4.  # 65

Colocado por: zepedro1972

Projeto de 2022 e terminada à 2 meses.

e? acha que se quisessem ser mauzinhos não lhe tinham indeferido isso seguindo as regras do RGEU ?
    o seu projeto foi instruido na camara a referir T2 + 1 ? de certaza que não, isso regulamentarmente não existe.
  5.  # 66

Colocado por: DR1982dar dá, é preciso é pragmatismo.
    Esta por exemplo sem ilha/ península, um retângulo perfeito portanto, sem churrasqueira, garagem, piscina e por ai fora é possível por 100k, pelo menos em algumas zonas do país
      67E4B2B5-5C84-4D4A-AFFE-F968598C262F.jpeg

É tudo muito fácil na teoria, mas a maioria derrapa e às vezes derrapa bem, se não é por aumentos desta vida ou por imprevistos sérios é porque vão se lembrando de outros desejos e bem que é, porque se é para construir para mim que seja algo que goste, é mais do que natural mudar de ideias, é mais do que natural chegar à loja e dizer que só vai até 20€ m2 pra cerâmica da wc mas depois apaixona-se por uma de 30€, dizer que vai meter flutuante mas depois apercebe-se que secalhar um soalho de madeira ficava prá vida e muito melhor por mais uns quantos euros... é tudo muito subjectivo. Eu remodelei recentemente a wc aqui de casa e foi muito isso, queriamos tudo simples e depois começámos a ver o que havia no mercado e acabámos por decidir gastar mais para meter coisas que realmente gostávamos.
  6.  # 67

Colocado por: Vítor MagalhãesIsto faz lembrar aquele pessoal que vai comprar um carro e apresentam-lhe o preço base e depois os extras... Qual é o problema de comprarem o carro com os para-choques e os espelhos sem ser à cor da carroçaria, do AC ser manual e do rádio não ter um TFT da moda?
    O pessoal bitola sempre tudo pelo mais bonito e mais não sei o quê... Escolham cerâmicas de 10€, WCs de 500€, cozinhas de 2000€, etc...
    Não é assim tão difícil havendo um objetivo bem definido. A treta dos 1000-1500€/m2 é um valor pré-concebido na cabeça de muitos que não conhecem a vasta realidade fora do fórum.
    Concordam com este comentário:powerPT,Pedro Barradas

Mas Vitor uma casa não é um carro, embora haja muita malta que dá mais valor ao carro do que a casa é certo, mas a casa tende a ser um bem carregado de muito mais energia emocional, portanto a menos que o orçamento seja mesmo apertado é rara a ave que não gasta um bocadinho mais quando se trata do seu lar. Eu nestas questões prefiro ser logo directa, a construção está cara e cada vez menos vai ser para qualquer um, e um orçamento de 100K, é, a meu ver, curto demais para um T3. Se o autor do post disser que 100K é a bitola e tem carteira pra aguentar os deslizes é outra história, mas é dificil, e cada vez vai ser mais construir "barato".
  7.  # 68

Colocado por: desofiapedroÉ tudo muito fácil na teoria, mas a maioria derrapa e às vezes derrapa bem

Derrapa por 2 motivos principais.
    Maus projetos, onde 50% da culpa é dos DO
    "Já agoras" onde 100% da culpa é do DO
    Se não há dinheiro não há vícios.
    Ao preço a que hoje está o dinheiro, investir em processos que evitem as derrapagem é investimento com retorno bastante significativo.
    Faz-me confusão ver DO a serem aliciados a investir 400k 500K em coisas que não valem 250K
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro
  8.  # 69

Colocado por: desofiapedro

É tudo muito fácil na teoria, mas a maioria derrapa e às vezes derrapa bem, se não é por aumentos desta vida ou por imprevistos sérios é porque vão se lembrando de outros desejos e bem que é, porque se é para construir para mim que seja algo que goste, é mais do que natural mudar de ideias, é mais do que natural chegar à loja e dizer que só vai até 20€ m2 pra cerâmica da wc mas depois apaixona-se por uma de 30€, dizer que vai meter flutuante mas depois apercebe-se que secalhar um soalho de madeira ficava prá vida e muito melhor por mais uns quantos euros... é tudo muito subjectivo. Eu remodelei recentemente a wc aqui de casa e foi muito isso, queriamos tudo simples e depois começámos a ver o que havia no mercado e acabámos por decidir gastar mais para meter coisas que realmente gostávamos.

Compreendo o seu ponto de vista e de certa forma identifico-me nos mesmo por diversas vezes, mas para outras que implicam maior ponderação consigo manter a serenidade e racionalidade em manter-me dentro do plano. E isto vai um pouco daquilo que cada um privilegia com base nas próprias vivências.
    Vejo pessoal que quer quartos com 15-20 m2, para mim isso é impensável, o mesmo se passa com dar mais de 100€ por uma simples misturadora de WC, grandes envidraçados, etc... Eu mesmo que tivesse um orçamento ilimitado custa-me imenso fazer esse tipo de investimento por achar um completo exagero e no final acaba ser só para mostrar aos vizinhos/transeuntes ou nas reuniões familiares. É a minha forma de ver as coisas e são alguns de vários exemplos que poderia enumerar.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  9.  # 70

Colocado por: zedasilva
    Derrapa por 2 motivos principais.
    Maus projetos, onde 50% da culpa é dos DO
    "Já agoras" onde 100% da culpa é do DO
    Se não há dinheiro não há vícios.
    Ao preço a que hoje está o dinheiro, investir em processos que evitem as derrapagem é investimento com retorno bastante significativo.
    Faz-me confusão ver DO a serem aliciados a investir 400k 500K em coisas que não valem 250K
    Estas pessoas agradeceram este comentário:desofiapedro

Deveria ser assim, mas infelizmente continua-se a dar o passo maior do que a perna e por essa razão os preços do imobiliário estão como estão.

Eu não considero que seja melhor contar trocos até ao fim do mês do que viver uma vida mais desafogada para se poder investir em coisas que nos dão mais prazer. Eu não considero ter prazer passar o dia inteiro dentro de casa a admirar o soalho de 100€/m2 ou as misturadoras de 600€.
    Concordam com este comentário: desofiapedro, HAL_9000, Matisofi
  10.  # 71

Colocado por: Vítor Magalhães
    Compreendo o seu ponto de vista e de certa forma identifico-me nos mesmo por diversas vezes, mas para outras que implicam maior ponderação consigo manter a serenidade e racionalidade em manter-me dentro do plano. E isto vai um pouco daquilo que cada um privilegia com base nas próprias vivências.
    Vejo pessoal que quer quartos com 15-20 m2, para mim isso é impensável, o mesmo se passa com dar mais de 100€ por uma simples misturadora de WC, grandes envidraçados, etc... Eu mesmo que tivesse um orçamento ilimitado custa-me imenso fazer esse tipo de investimento por achar um completo exagero e no final acaba ser só para mostrar aos vizinhos/transeuntes ou nas reuniões familiares. É a minha forma de ver as coisas e são alguns de vários exemplos que poderia enumerar.

Claro, compreendo a 100%, e por isso é que somos tão diversos e ainda bem que é, se não n tinha graça, mas repare Vitor que secalhar um DO como você... há poucos! Eu sou daquelas que felizmente quando chega a hora da obra já tenho tudo planeado e decidido, mas até lá chegar eu já sai dos 50 para os 100 xD eu tinha decidido por um painel de duche simples do Leroy por 250 euros e acabei com um do dobro do preço da Profiltek, o tal já agora... uma wc que podia ter sido uns 4mil euros/5mil foi 7mil por já agoras e por imprevistos graves (1000 foram os imprevistos, outros 1000 foram o pinterest). Por isso é que digo que no meu caso, e diria que em 80% dos casos de DOs um orçamento destes não chega porque os já agoras existem, e porque os imprevistos existem. Á data de hoje e da maneira que isto anda... acho arriscado!
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  11.  # 72

Aceita o orçamento e avança com a obra de 100k€ com iva.

Passado uns tempos abre outro tópico a pedir ajuda que o empreiteiro está a pedir mais dinheiro para acabar a obra, quando já tem quase tudo recebido, ou a meio da obra desapareceu.

Eu também na remodelação não tinha intenções/previsões de gastar mais de 80k€ e na realidade passou os 100k€.

Também não estive na encolha é verdade.
  12.  # 73

Para um comum DO gerar poupança na construção teoricamente terá que 'fugir' ao personalizado. Terá de 'escolher' a opção 'o mais standard' possível.
    Para efetivamente poupar terá de se haver € e proceder à compra e armazenamento desses itens.

O tema aqui é que todos os intervenientes da construção 'navegam à vista' ou seja todos os orçamentos dados contêm diferentes factores que encarece o valor do mesmo. Seja o custo dos materiais, da mão de obra, etc. Não há 'fornecedore' que 'compre' e armazene materiais que só irá aplicar daqui a 1 ou 2 anos. Ele não é nenhum banco, logo todos os intervenientes irão 'comprar' os materiais fazer quando efetivamente precisar dos mesmos. Logo os orçamentos dados têm de ser ajustados.

Num cenário de subida de preço, quando mais cedo comprar (teoricamente) mais poderá ganhar (ou poupar), o problema é que não há € para o fazer.
  13.  # 74

certo, eu sei bem o que isso é, contudo quando não ha folga orçamental e a escolha é entre um cerâmico de 10€m2 ou nada, entre uma casa de 100k ou nada, a decisão é facil de tomar…
    Nao digo que seja fácil, mas nao me parece impossível.
    Ja se viu por ai em outros topicos que ha sanitas a 50€ e roupeiros do leroy a 100€, entre isso e nada…
  14.  # 75

Mas querem fazer uma casa ou uma barraca?

Que é isso sanitas a 50€, a Polo Zoom com tanque, custa agora 130€.
    Preço simpático e boa qualidade.

Isso do fazer baratinho e sem "nada" é de início, depois vem sempre o "já agora" e o "quando o enxoval não vai com a noiva, não vai mais" depois vai lá a família em romaria ver a obra, dá mais uns bitaites e toma lá mais um pequeno upgrade.

Quando vão a ver, já escalou e bem.
  15.  # 76

Colocado por: VarejoteMas querem fazer uma casa ou uma barraca?

Isso do fazer baratinho e sem "nada" é de início, depois vem sempre o "já agora" e o "quando o enxoval não vai com a noiva, não vai mais" depois vai lá a família em romaria ver a obra e dá mais uns bitaites e toma lá mais um pequeno upgrade.

se nao houver dinheiro nao ha vício.
    Uma sanita de 50€ serve exatamente para o mesmo fim da de 130€ uso o exemplo da sanita para dizer que ha opções para todas as carteiras praticamente.
    Ha blocos de portas a menos de 100€, flutuante e cerâmica a 7€ m2,
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  16.  # 77

Claro, compreendo a 100%, e por isso é que somos tão diversos e ainda bem que é, se não n tinha graça, mas repare Vitor que secalhar um DO como você... há poucos! Eu sou daquelas que felizmente quando chega a hora da obra já tenho tudo planeado e decidido, mas até lá chegar eu já sai dos 50 para os 100 xD eu tinha decidido por um painel de duche simples do Leroy por 250 euros e acabei com um do dobro do preço da Profiltek, o tal já agora... uma wc que podia ter sido uns 4mil euros/5mil foi 7mil por já agoras e por imprevistos graves (1000 foram os imprevistos, outros 1000 foram o pinterest). Por isso é que digo que no meu caso, e diria que em 80% dos casos de DOs um orçamento destes não chega porque os já agoras existem, e porque os imprevistos existem. Á data de hoje e da maneira que isto anda... acho arriscado!
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães

Sofia, a explicação pelas minhas escolhas é essencialmente porque eu valorizo mais o espaço exterior da habitação, não necessariamente o aspeto da casa, quer dizer gosto de arquitetura simples e tradicional, mas a envolvência propriamente dita. O jardim/horta/quintal, um bosque/pomar/pinhal, etc... Prefiro sujar as mãos na horta ou de serrim numa qualquer bricolagem e sentar-me num alpendre a admirar um final de tarde do que propriamente estar sentado na sala a ver televisão ou a navegar na internet.
  17.  # 78

Acredito que o problema posso ser eu que sou pouco exigente e um mau cliente, mas foi assim que fui educado e é assim que me sinto bem. Tiro muito mais prazer a ver algo modesto crescer que foi criado por mim do que propriamente admirar algo mais complexo e deslumbrante que tenha sido criado por outros.
  18.  # 79

Colocado por: VarejoteMas querem fazer uma casa ou uma barraca?

Isso do fazer baratinho e sem "nada" é de início, depois vem sempre o "já agora" e o "quando o enxoval não vai com a noiva, não vai mais" depois vai lá a família em romaria ver a obra, dá mais uns bitaites e toma lá mais um pequeno upgrade.

Na minha terra existem os seguintes ditados:

-Quem não tem cão, caça com gato!
    -Quem manda vir, paga!

Portanto esses "problemas" ficam logo resolvidos 😎
    Concordam com este comentário: DR1982, desofiapedro
    • Faja
    • 12 outubro 2023

# 80

Se eu consegui com roupeiros de 1800€, cozinha a medida de 8500 sem eletrodomesticos, ceramica de 30€mt2, portas interiores de 650€, e possivel sim!
    Concordam com este comentário: DR1982

0.0312 seg. NEW