Iniciar sessão ou registar-se
    • DR1982
    • 21 novembro 2023 editado

     # 101

    Colocado por: NTORION
    Por cá tenho uma assim. O irmão não comia mas tb n vomitava...esta come bem mas QQ coisa vomita, e mesmo sem grande tosse à noite volta e meia tem dessas de vomitar.

    Esta noite passada volta e meia tossia, ia lá sentava-a e tal, passava... Às tantas foi piorando, decidi pegar ao colo e trazer para ao pé de mim, vinha com ela ao colo, mandou um grande arroto, que pensei q vinha tudo fora, e ela meio sonolenta diz para mim "caaaalma"... Claro passado 2 minutos veio tudo fora, mas já estava no lavatório...
    Nem mais, já para não falar quando estão doentes, aí ca por casa são os dois… ora levanta por um, ora levanta por outro…

    Por isso, não acho nada prático uma solução como descrevi atrás de ter dois quartos em cima e um em baixo.
    Num solução de dois pisos para mim já teria de ter 3 quartos em cima, e um outro quarto em baixo com respetiva wc para uma eventualidade, ou seja ja teria de ter mais uma suite.
  1.  # 102

    Colocado por: NTORIONToda a minha vida ouvi esta expressão.

    Na primeira casa, que é 90% RC, tenho um estúdio e WC com 30m2 no 1° andar, das maiores asneiras que fiz na vida. Só lá vai alguém para limpar. Ainda por cima tem uma varanda que se farta de acumular lixo, na maioria com proveniência no telhado.

    Ora, se ninguém vai a esse estúdio, é porque não faz falta. E isso seria verdade quer estivesse no piso 1 ou no piso 0, pelo que parece ser um problema do programa funcional.
    Mais correctamente, poderia dizer: "se fosse hoje, não tinha feito nenhum estúdio".

    Colocado por: DR1982Seja em caso de mobilidade reduzida, com crianças, com o subir descer as mesmas com cestos de roupa caso tenha as maquinas em baixo, com o facto de nao ter os quartos todos juntos…

    Se o plano térreo estiver bem pensado e houver espaço suficiente e desafogado no terreno, quase todas as vantagens de ter 2 pisos podem ser anuladas.

    Mas caso não esteja (o que me parece fácil acontecer):
    - Prejudicar a utilização diária do imóvel em detrimento de uma eventual redução temporária de uma mobilidade, não parece ser equilibrado (largas décadas de tempo de vida do imóvel versus 2/3 meses de canadianas que podem nunca vir a acontecer)

    - Acartar cestos de roupa é chato, sem dúvida. A única forma de resolver seria com uma lavandaria no mesmo piso. É melhor do que na garagem pois esta é suja, mas sai mais caro.

    - Até certa idade, as crianças devem ficar no mesmo piso dos pais, claro. Ter um quarto no piso 0, para além da questão da velhice (nessa altura os filhos podem ficar sozinhos lá em cima, até quando vêm visitar com os netos), pode ser útil entretanto, caso costume receber familiares ou amigos de fora.

    Colocado por: DR1982E mais tarde abandona a suite principal para não subir escadas e fica em baixo se calhar na idade onde ate quer mais sossego?

    Na idade que quer mais sossego e tem problemas de mobilidade por velhice, quem vai estar em casa para desassossegar?
    Fecha o piso de cima e fica com uma casa mais pequena e com mais frentes.

    Se nessa altura uma casa mais pequena serve melhor, lá está, pode equacionar mudar-se de casa, para uma com características mais adequadas às necessidades do momento, quiçá mais perto dos filhos, etc.
    Concordam com este comentário: Aizen
  2.  # 103

    Colocado por: pguilhermeMas caso não esteja (o que me parece fácil acontecer):
    Caso isso aconteça uma casa de 2 pisos é uma opção totalmente valida como é óbvio… as diferenças entre uma e outra não são gritantes ao ponto de ser quase obrigatório ter uma casa térrea, ha soluções tal como ja foi mencionado ao longo dos comentários.

    Contudo, o que venho a dizer é que havendo terreno suficiente para construir uma casa térrea sem grandes limitações, acho que a casa de 2 pisos perde força nessa situação.

    Colocado por: pguilhermeNa idade que quer mais sossego e tem problemas de mobilidade por velhice, quem vai estar em casa para desassossegar?
    muitas das vezes até algum para cuidar da própria pessoa, que convém ficar no mesmo piso pelos mesmos motivos das crianças em pequenas.
  3.  # 104

    Bom... conversa "fiada". Há gostos para tudo, condicionantes para muita coisa.
    E tal como cuecas cada um tem a sua.
    Portanto... a meu ver... (e foi a opção que segui).
    Dois quartos em baixo. 1 quarto e 1 escritório em cima.
    As descendências partilham o quarto do piso 0 até 1 delas ser autónoma para subir e descer escadas porque tem boas perninhas, quer quarto sozinho.
    O escritório em cima também porque só deve ser preciso enquanto podemos subir escadas... depois... das duas três, ou passa para o quarto do piso 0 e a outra descendência para cima ou "abandona-se"...
  4.  # 105

    Colocado por: DR1982muitas das vezes até algum para cuidar da própria pessoa, que convém ficar no mesmo piso pelos mesmos motivos das crianças em pequenas.

    Fogo... se em velhice for preciso alguém dormir no mesmo piso por essa razão, diria que o melhor é ter mesmo outro tipo de acompanhamento.

    Colocado por: DR1982as diferenças entre uma e outra não são gritantes ao ponto de ser quase obrigatório ter uma casa térrea, ha soluções tal como ja foi mencionado ao longo dos comentários.

    Isto.
    As diferenças não são gritantes. Muito menos ao ponto de dizer que uma delas será sempre um arrependimento e que a outra traz sempre uma vantagem insuperável.
  5.  # 106

    Colocado por: pguilhermeFogo... se em velhice for preciso alguém dormir no mesmo piso por essa razão, diria que o melhor é ter mesmo outro tipo de acompanhamento.
    aqui. A zona houve um caso caricato, uma casa de dois piso, a dona da casa com os seus 60’e poucos anos deixou de dormir no piso de cima com o marido para ficar com a mae de 90 e poucos no R/C, entretanto o marido morreu primeiro que a mae, inclusive a própria filha que cuidava da mae também…

    Colocado por: pguilhermeIsto.
    As diferenças não são gritantes. Muito menos ao ponto de dizer que uma delas será sempre um arrependimento e que a outra traz sempre uma vantagem insuperável.
    certo, mas acha que neste caso em concreto se justifica fazer uma casa de 2 pisos? Que foi daí que começou a discussão? Voltando ao tópico…
  6.  # 107

    Colocado por: DR1982certo, mas acha que neste caso em concreto se justifica fazer uma casa de 2 pisos? Que foi daí que começou a discussão? Voltando ao tópico…

    Eu apenas respondi aos pontos de vista extremistas e absolutistas, para trazer alguma moderação e equilíbrio aos argumentos :)
    •  
      marco1
    • 21 novembro 2023 editado

     # 108

    DR
    neste caso em concreto tanto se justifica fazer tudo em rc como em 2 pisos, ou pensa que só há uma maneira correta ou mais correta do que a outra, ...neste caso?
    é uma opção e seja uma ou outra terá que ter um desenho a todos os niveis que a sustentem de forma eficaz, funcional, agradável, pratica, estetica, técnica etc.....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pdima
  7.  # 109

    Colocado por: marco1DR
    neste caso em concreto tanto se justifica fazer tudo em rc como em 2 pisos, ou pensa que só há uma maneira correta ou mais correta do que a outra, ...neste caso?
    é uma opção e seja uma ou outra terá que ter um desenho a todos os niveis que a sustentem de forma eficaz, funcional, agradável, pratica, estetica, técnica etc.....
    neste caso em concreto o DO parece ter preferência por apenas um piso, e isso põe logo termo à coisa, penso.

    Claro que nada impede o DO de aqui fazer dois pisos e fica bem na mesma, o que eu acho é que nao se pode dizer que uma casa de dois pisos é tão prática como uma de 1 piso.
    Mas ha lugar para todo o tipo de casas como é óbvio
    Concordam com este comentário: Pdima
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pdima
  8.  # 110

    Nem mais.

    Colocado por: DR1982neste caso em concreto se justifica fazer uma casa de 2 pisos

    Isto até assume que uma forma é necessariamente melhor que a outra.
    Na verdade só se poderá avaliar qual o melhor caso com os detalhes concretos que o arquitecto terá, bem como com os estudos que apresentar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pdima
 
0.0238 seg. NEW