Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: alexandrapinheiroe quando começaram a gatinhar começaram as preocupações: só se aproximavam das escadas.

    Aos 3 anos já sobem e descem as escadas sozinhos. Até lá, nada que uma daquelas grades temporárias não resolva.
    Há motivos fortes para se fazer uma casa terrea, mas este não creio que seja um deles.

    Colocado por: DR1982a tendência ao que parece é para que fiquem cada vez até mais tarde em casa…

    Com um quarto em baixo, dá para os pais irem para lá e os miúdos (já crescidos) ficam no piso de cima, por exemplo.

    Mas eu tb não sou apologista de ficar com a mesma casa para o resto da vida.
    A casa é apenas uma casa e existe para nos servir. A vida muda ao longo do tempo, tal como as nossas necessidades e o agregado familiar. Passado uns anos os miúdos provavelmente até mudam de cidade/país... não faz sentido ficar preso a uma casa, numa determinada localização, com uma determinada configuração.

    Quando os filhos são pequenos, compra-se uma mono volume. Quando estão casados e só restam os velhotes, compra-se um cabrio de 2 lugares (ou um carrinho mais pequeno para apanhar os netos ocasionalmente, vá) :)
  2.  # 2

    Colocado por: rguerreiro79

    o problema é mesmo este, as pessoas protegem-se demais e depois nem escadas conseguem subir. O truque é combater a perda de massa muscular e envelhecer com mais força, ao forçar o corpo vão estar mais preparados.

    Claro que podem acontecer acidentes e outras situações inesperadas, mas hoje em dia existem várias formas de ter elevadores dentro de casa. Para quem constroi de raiz e tem vários pisos melhor mesmo é prever um local para instalação de elevador caso seja inevitável no futuro.
    certo, mas ao construír de raiz, não tendo limitações de espaço, acho que é preciso bons motivos para ter escadas sem necessidade…
    Concordam com este comentário: diouf_matos
  3.  # 3

    Colocado por: pguilhermeuma daquelas grades temporárias não resolva.
    mas ha sempre a preocupação de se a grade ta fechada, e se nao a abrem, etc etc…

    Colocado por: pguilhermeCom um quarto em baixo, dá para os pais irem para lá e os miúdos (já crescidos) ficam no piso de cima, por exemplo.
    então no caso de ser uma casa com suite/closet e tal esse que seja em baixo para os donos da casa usufruírem dele.
  4.  # 4

    Colocado por: DR1982certo, mas ao construír de raiz, não tendo limitações de espaço, acho que é preciso bons motivos para ter escadas sem necessidade…
    Concordam com este comentário:diouf_matos

    Não tendo limitações de espaço é à vontade do freguês.

    Mas por exemplo na zona AML a maior parte dos terrenos vai exigir mais de um piso.

    Existem pessoas que pagam para ir para o ginásio qual o problema de pagar para ter escadas em casa se dai advir maior privacidade, melhor vista, melhor segmentação das áreas da casa, menos zona impermeabilizada, etc

    Não percebo a fobia das escadas, existem escadas em todo o lado da sociedade.
    Concordam com este comentário: powerPT
  5.  # 5

    Colocado por: rguerreiro79
    Não tendo limitações de espaço é à vontade do freguês.

    Mas por exemplo na zona AML a maior parte dos terrenos vai exigir mais de um piso.

    Existem pessoas que pagam para ir para o ginásio qual o problema de pagar para ter escadas em casa se dai advir maior privacidade, melhor vista, melhor segmentação das áreas da casa, menos zona impermeabilizada, etc

    Não percebo a fobia das escadas, existem escadas em todo o lado da sociedade.
    Concordam com este comentário:powerPT
    nao se trata de fobia de escadas, simplesmente quando ha possibilidade de nao as ter acho que é preferível.
    Quando o terreno obriga a escadas é um não assunto.
    Concordam com este comentário: IronManSousa
  6.  # 6

    Colocado por: DR1982mas ha sempre a preocupação de se a grade ta fechada, e se nao a abrem, etc etc…

    Como disse: não me parece uma razão sólida mudar o plano/arquitectura/layout/espaços/vivência de uma casa - que tem uma vida de muitas décadas - só pq durante uns meses os pais se possam preocupar com a possibilidade do filho consegue abrir uma fechadura especificamente "à prova de crianças".

    A que tive, fechava automaticamente e não era fácil de abrir.

    Mais facilmente ocorrem acidentes quando as mesas e balcões ficam ao nível da cabeça, mas ainda se continuam a usar, certo? 😅
    E portas de batente, apesar da possibilidade de facilmente se esmagar um dedo.
    E varandas, mesmo em casas térreas, que possam estar num terreno inclinado. Tanta coisa...

    Como desvantagens em ter 2 pisos vejo:
    - Ter que subir e descer, pelo menos uma vez por dia (será realmente uma desvantagem?)
    - Mais chato na mudança/transporte de móveis
    - Mais chato se a lavandaria estiver no piso inferior
    - Dificuldade em caso de imobilidade física (acidente, doença, velhice...)
    - Ter 2 portões a vedar a escada, enquanto os putos tiverem naquela idade

    Como vantagens:
    - Menor implantação
    - Melhor eficiência térmica
    - Potencialmente melhores vistas (pelo menos do próprio terreno)
    - Separação mais fácil entre zonas sociais e privadas
    - Mais fácil obter privacidade, quer dos vizinhos, quer de quem está no terreno e até de quem está dentro de casa
    - Pessoalmente, gosto de não haver um acesso directo do exterior (tb se aplica às crianças: será que as janelas dos quartos dos filhos ficaram mesmo trancadas? 😅)
    - Talvez mais difícil de entrar bicharada para os quartos?
    Concordam com este comentário: rguerreiro79
  7.  # 7

    Todas essas vantagens que fala, para mim perdem todo o valor comparado com a possibilidade de correr a casa toda durante toda a vida, quer seja por ficar numa cadeira de rodas, por ter partido uma perna e andar de canadianas, ou em velho por causa da bengala ou andarilho:)

    Eu embora tenha mais de 1500m2, com uma casa de dois pisos ficava com mais espaço, mais desafogada dos lados tal como gostava, e com vistas a partir de la do alto, (que foi se calhar a minha maior luta), mas nunca foi sequer hipótese por causa do que falei atras.

    Por muitos elevadores ou plataformas que existam, nao é a mesma coisa, e a maior parte das pessoas que conheço com casas de dois andares já em alguma parte da vida disseram “se fosse hoje, fazia tudo térreo”.
    Mas tambem admito que o digam em alguns casos porque os projetos nao ajudaram nada em resolver alguns dos problemas das casas de dois pisos.
    Concordam com este comentário: tiagodiaf, mafgod, NTORION
  8.  # 8

    Evidentemente que há gostos para tudo. Mas é sempre bom trocar ideias e pontos de vista. Daí ter perguntado especificamente o que consideram como vantagem.

    Pessoalmente, não vejo vantagens em "correr a casa toda" a toda a hora (qual a ideia/propósito?).
    A zona dos quartos não é para ter grandes corrupios, na minha opinião. É uma zona que se quer reservada.

    Como disse - e repito - eventuais dificuldades de mobilidade em velhice é um não assunto.
    Até lá, ou mesmo que seja esse o motivador, muda-se de casa. Esse conceito de casa para a vida é algo com o qual não me alinho. Hoje tenho determinados requisitos, e tenho determinadas soluções. Quando mudar de requisitos, mudo de soluções. Mas admito que esta mentalidade e possibilidade não seja para todos.

    Colocado por: DR1982Mas tambem admito que o digam em alguns casos porque os projetos nao ajudaram nada em resolver alguns dos problemas das casas de dois pisos.

    Nem mais.
    Como já deve estar farto de saber, a maior parte dos projectos não são muito bons. Provavelmente a maioria desses casos devem-se precisamente a projectos débeis e a conceitos pouco pensados.

    Pergunto: quantas vezes partiu uma perna, para isso ser um assunto com tanto peso? :)

    E se na casa térrea não for garantida privacidade franca, (quem estiver na piscinas poder espreitar para dentro dos quartos, ou o acesso do quarto ter linha de vista para a entrada, e coisas assim) preferia subir escadas com umas canadianas durante uns meses, uma dia que parta uma perna, do que me sentir exposto sempre que tenho visitas enquanto lá viver.
  9.  # 9

    Colocado por: pguilhermeAté lá, ou mesmo que seja esse o motivador, muda-se de casa.


    Colocado por: pguilhermeMas admito que esta mentalidade e possibilidade não seja para todos.
    Lá está, como acredito que a maior parte dos que constrói encaram a casa como sendo para a vida toda, a casa térrea ganha mais força.


    Colocado por: pguilhermePergunto: quantas vezes partiu uma perna, para isso ser um assunto com tanto peso? :)
    parti uma com 8 anos e não foi nada bom subir e descer escadas ao colo durante quase 3 meses.

    Claro que pode dizer que foram uns meses, ou que se poe uma grade nas escadas por causa dos miudos, ou que se muda de casa em caso de extrema necessidade devido à mobilidade e por ai fora, e tem razão.

    Mas eu não acho que valha a pena ficar sujeito a tudo isso num terreno que permita uma casa térrea.
  10.  # 10

    Colocado por: DR1982Mas eu não acho que valha a pena ficar sujeito a tudo isso num terreno que permita uma casa térrea.

    Sem desprimor dos bons projectos que resolvam tudo num único piso, este argumento funciona para os dois lados: não vale a pena ficar sujeito a todas as desvantagens (que serão vividas todos os dias), apenas para o eventual caso de partir uma perna (que poderá nunca acontecer) 😉

    Mas mantenho a pergunta: a preferência pela térrea é só mesmo pelas eventuais possibilidades de
    ficar numa cadeira de rodas, por ter partido uma perna e andar de canadianas, ou em velho por causa da bengala ou andarilho
    ?

    Provavelmente há um apelo muito maior que me está a escapar.
  11.  # 11

    Colocado por: DR1982“se fosse hoje, fazia tudo térreo”.

    Toda a minha vida ouvi esta expressão.

    Na primeira casa, que é 90% RC, tenho um estúdio e WC com 30m2 no 1° andar, das maiores asneiras que fiz na vida. Só lá vai alguém para limpar. Ainda por cima tem uma varanda que se farta de acumular lixo, na maioria com proveniência no telhado.
  12.  # 12

    Colocado por: pguilhermeMas mantenho a pergunta: a preferência pela térrea é só mesmo pelas eventuais possibilidades de
    É por todos os contras que as escadas têm…
    Seja em caso de mobilidade reduzida, com crianças, com o subir descer as mesmas com cestos de roupa caso tenha as maquinas em baixo, com o facto de nao ter os quartos todos juntos…

    Tal como disse atrás, numa situação de uma casa de 3 quartos, em que um deles é suite principal como faz a divisão ?
    Suite principal em baixo e os outros em cima e enquanto os miúdos sao pequenos anda pra baixo e pra cima durante a noite?
    Suite principal em cima e um dos quartos em baixo, e quem é o que fica em baixo?
    E mais tarde abandona a suite principal para não subir escadas e fica em baixo se calhar na idade onde ate quer mais sossego?
  13.  # 13

    DR
    aqui ninguem está a tentar convencer ( impor) ninguém de nada, não precisa de argumentar mais as "suas" escolhas.
    olhe eu pessoalmente adoro escadas, há muita gente que não gosta.
  14.  # 14

    Colocado por: DR1982Suite principal em baixo e os outros em cima e enquanto os miúdos sao pequenos anda pra baixo e pra cima durante a noite?

    Você gosta de complicar. Nesse caso a criança dorme no quarto dos pais.
  15.  # 15

    Colocado por: marco1DR
    aqui ninguem está a tentar convencer ( impor) ninguém de nada, não precisa de argumentar mais as "suas" escolhas.
    olhe eu pessoalmente adoro escadas, há muita gente que não gosta.
    Eu respondi ao que foi perguntado, sobre quais as vantagens de uma casa térrea vs 2 pisos.
    • vitess
    • 20 novembro 2023 editado

     # 16

    Pdima esta planta sim está melhor. Reveja a entrada. A planta da minha casa tem algumas semelhanças. A casa é grande, se quiser acabamentos a condizer, cuidado com os custos disso, não se fie nas estimativas de certos arquitetos.
    Boa sorte com esse projeto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pdima
  16.  # 17

    Colocado por: Pickaxe
    Você gosta de complicar. Nesse caso a criança dorme no quarto dos pais.
    ou você de simplificar… tem filhos?
    A minha mais velha hoje com 5 anos volta e meia da-lhe ataques de tosse, e vomita.
    Quando nos apercebemos que esta a tossir lá vamos nos a correr tentar leva-la a tempo para acasa de banho.
    O quarto é ao lado, se fosse no piso de cima nem valia a pena correr, mais valia levar logo o lençol lavado.

    É só um exemplo
    Concordam com este comentário: arturandresilva
    •  
      marco1
    • 20 novembro 2023 editado

     # 18

    Colocado por: vitessPdima esta planta sim está melhor. Reveja a entrada. A planta da minha casa tem algumas semelhanças. A casa é grande, se quiser acabamentos a condizer, cuidado com os custos disso, não se fie nas estimativas de certos arquitetos.
    Boa sorte com esse projeto.

    apetece-me dizer que não se deve fiar em certos DO,
    deve ser o arquiteto que quer 4 suites, um vão envidraçado de mais de 6 m e outras coisas mais por exemplo ter uma boa área de pala a proteger uma parede de garagem sem janelas (€€€) serve para quê?
    sinceramente acho esse cometário desnecessário, tomar a arvore pela floresta, tanto mais que por aqui são muitas vezes os arquitetos que alertam para os custos de certas opções que aqui aparecem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pdima
  17.  # 19

    Colocado por: DR1982A minha mais velha hoje com 5 anos volta e meia da-lhe ataques de tosse, e vomita.

    Por cá tenho uma assim. O irmão não comia mas tb n vomitava...esta come bem mas QQ coisa vomita, e mesmo sem grande tosse à noite volta e meia tem dessas de vomitar.

    Esta noite passada volta e meia tossia, ia lá sentava-a e tal, passava... Às tantas foi piorando, decidi pegar ao colo e trazer para ao pé de mim, vinha com ela ao colo, mandou um grande arroto, que pensei q vinha tudo fora, e ela meio sonolenta diz para mim "caaaalma"... Claro passado 2 minutos veio tudo fora, mas já estava no lavatório...
  18.  # 20

    Marco1
    Não achei desnecessário, pelo contrário. Estou a alertar por experiência própria. Tive uma muito má experiência nesse sentido.
    Não se pode sentir ofendido, há muitos profissionais bons e muitos maus.
    E os que andam por aqui gostam de ajudar.
 
0.0295 seg. NEW