Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: ilopesOra, dito isto.... aceitam MBway? :D

    Isso fica registado
    Ou paga em dinheiro vivo ou em géneros
    Aceitamos galinhas, leitões, hortaliça, vinho, azeite e aboboras.
    • ilopes
    • 14 outubro 2023 editado

     # 2

    Olá a todos...

    Feedback da tal reunião com o arquitecto:

    Infelizmente as coisas não são assim tao simples cono chegar, inverter.... existem as questoes de estrutura q n permitem fazer algumas das sugestões que eu levava. Inverter a sala de estar com a sala de jantar tem a questão da lareira pelo meio. Inverter as sala faria com q o tubo da lareira passasse para o quarto,exatamente na zona da cama.

    Pensei entao, "ok inverte-se o quarto com o closet e wc!" Pois, aí ficamos com o problema da porta... nao dava para entrar a nao ser que ele mudasse tudo tudo mesmo. Ou seja, estou bem capaz de abdicar da lareira. Entretanto, o Arq deu-me os argumentos dele para ter feito as coisas desta forma, até compreendo mas sinceramente estou um pouco desapontada pq claro, n quero uma casa de sonho pq sei q nao a posso ter, mas gostava de me sentir confortável com aquilo que é possível ter. A cozinha de facto não está de todo alinhada com o q considero uma cozinha funcional. Esta opção tem muito pouco espaço de bancada e não dá para ter bancada maior pq todas as paredes têm blockers.. portas, janelas.... para fazer as coisas de forma diferente provavelmente teria de abdicar da lavandaria ou ficar uma lavandaria interior, sem porta para a rua, o que tb n me deixa feliz. Estou capaz de ir para o Sketchup pra fazer algumas simulações, nao ha nada como testar.

    A questao aqui nao é só fazer una casa para mim, é fazer uma casa que seja atrativa para venda, pois mais tarde se a quiser vender terei mais ou menos difoculdade em fazê-lo, dependendo do tipo de opções que escolha agora, por exemplo:ter ou nao ter cozinha em open space com as salas?! Eu posso nao valorizar mas o mercado, neste momento, valoriza e aqui pode ser um fator de desvalorização. Nao a estou a querer construir com esse propósito imediato mas não sei o dia de amanhã.

    Quando tiver a novas plantas com as alterações possíveis de serem feitas, partilho. Até la vou partir a cabeça a pensar como poderia resolver este problema da cozinha, ou tentar mentalizar-me q terá de ficar assim :((((
  2.  # 3

    Ilopes regra geral tudo se consegues, haja imaginação! Não aceito que um cliente se conforme com um projecto que não gosta nem que eu tenha de fazer dezenas de estudos. Enquanto o cliente e eu não estivermos satisfeitos com a solução o projecto não está fechado. Vai ver que o seu arquitecto vai conseguir, por vezes achamos que não dá mas depois dá!
    Quanto à cozinha o melhor seria criar ambas as soluções, uma cozinha open e quando quer espaço individualizado corre umas portas e encerra-o. Muitas pessoas preferem assim e é facilmente concretizado.
    Quanto à localização da lareira…porque não esta ficar nas costas do fogão aproveitando a mesma chaminé?
    Eu como não gosto nada de chaminés aproveito sempre que posso as mesmas prumadas. Fica maior sim mas prefiro uma chaminé com presença do que uma plantação de “cogumelos” na cobertura.
    Muita sorte!
    Concordam com este comentário: marco1, ilopes
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ilopes
  3.  # 4

    tenho observado já em vários casos que certos "colegas" tem uma enorme relutância em alterar os seus projetos mesmo que esteja uma ...e os argumentos são muitos fracos só mesmo para quem...
    então vai-se condicionar um layout de uma casa por causa da extração de uma lareira?
    uma lareira que até faz mais sentido estar no miolo da casa e não numa parede exterior
    diz que era preciso inverter em cima a suite, não é nada preciso, passar um tubo com 20 de diametro , haja imaginação e vontade
    agora aquela solução de cozinha com boa área mas com aquela mezinha lá dentro de sem comunicação de jeito com a mesa de jantar realmente é um must desse arquiteto
    outras coisas mais seria de dizer, tal como no 1ºandar aqueles janelões que só vão por o 3D lindinho mas que lixam o layout dos quartos que atá tem as portas em cima da cabeceira das camas ...
    enfim tal como o zedasilva já referiu começo a ficar deveras preocupado com cereta fornada de arquitetos na nossa praça.
    Concordam com este comentário: NTORION, ECCandy, ilopes, matavelhos
  4.  # 5

    Colocado por: marco1tenho observado já em vários casos que certos "colegas" tem uma enorme relutância em alterar os seus projetos mesmo que esteja uma ...e os argumentos são muitos fracos só mesmo para quem...
    então vai-se condicionar um layout de uma casa por causa da extração de uma lareira?
    uma lareira que até faz mais sentido estar no miolo da casa e não numa parede exterior
    diz que era preciso inverter em cima a suite, não é nada preciso, passar um tubo com 20 de diametro , haja imaginação e vontade
    agora aquela solução de cozinha com boa área mas com aquela mezinha lá dentro de sem comunicação de jeito com a mesa de jantar realmente é um must desse arquiteto
    outras coisas mais seria de dizer, tal como no 1ºandar aqueles janelões que só vão por o 3D lindinho mas que lixam o layout dos quartos que atá tem as portas em cima da cabeceira das camas ...
    enfim tal como o zedasilva já referiu começo a ficar deveras preocupado com cereta fornada de arquitetos na nossa praça.
    Concordam com este comentário:NTORION

    Alterar dá trabalho, e outro aspecto é quase como ir ao médico e mencionar os exames wue quer fazer ou normalmente com X medicação melhoro.
    Infelizmente em Portugal temos a mente pouco aberta, das coisas que este fórum me ajudou a ver foi mesmo este aspecto.
    Felizmente por aqui vejo arquitectos com outra mentalidade
    • ilopes
    • 14 outubro 2023 editado

     # 6

    Colocado por: ECCandyIlopes regra geral tudo se consegues, haja imaginação! Não aceito que um cliente se conforme com um projecto que não gosta nem que eu tenha de fazer dezenas de estudos. Enquanto o cliente e eu não estivermos satisfeitos com a solução o projecto não está fechado. Vai ver que o seu arquitecto vai conseguir, por vezes achamos que não dá mas depois dá!
    Quanto à cozinha o melhor seria criar ambas as soluções, uma cozinha open e quando quer espaço individualizado corre umas portas e encerra-o. Muitas pessoas preferem assim e é facilmente concretizado.
    Quanto à localização da lareira…porque não esta ficar nas costas do fogão aproveitando a mesma chaminé?
    Eu como não gosto nada de chaminés aproveito sempre que posso as mesmas prumadas. Fica maior sim mas prefiro uma chaminé com presença do que uma plantação de “cogumelos” na cobertura.
    Muita sorte!
    Concordam com este comentário:marco1,ilopes
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ilopes
    Eu própria tinha sugerido a lareira passar para essa parede precisamente porque nao gosto que uma lareira me estrague uma parede inteira. A lareira é um complemento da casa nao uma peça de arte, pelo menos a que tenciono ter.

    Tem toda a razão ECCandy, tenho de elencar tudo e pedir para o arquitecto puxar pela parte mais engenhosa e criativa.

    Relativamente à cozinha, inicialmente quando tive a primeira reunião fiz questão de deixar uma lista de requisitos, e curiosamente, um dos requisitos era esse mesmo que mencionou, ter umas portas de correr que permitissem a abertura / fecho, tipo painéis, que permitissem abrir e fechar em função da necessidade, tornando o espaço integrado com a sala de jantar ou individualizado. Mas a primeiríssima proposta nao tinha nada a ver com isto e sinceramente, nao sendo arquiteta mas tendo o meu sentido crítico, achei q tinha erros graves de Arquitetura. Entrada da cozinha pela sala?! Entretanto recebi onde a segunda versão que também ainda nao resolve.
      IMG-20231013-WA0005.jpg
  5.  # 7

    Colocado por: marco1tenho observado já em vários casos que certos "colegas" tem uma enorme relutância em alterar os seus projetos mesmo que esteja uma ...e os argumentos são muitos fracos só mesmo para quem...
    então vai-se condicionar um layout de uma casa por causa da extração de uma lareira?
    uma lareira que até faz mais sentido estar no miolo da casa e não numa parede exterior
    diz que era preciso inverter em cima a suite, não é nada preciso, passar um tubo com 20 de diametro , haja imaginação e vontade
    agora aquela solução de cozinha com boa área mas com aquela mezinha lá dentro de sem comunicação de jeito com a mesa de jantar realmente é um must desse arquiteto
    outras coisas mais seria de dizer, tal como no 1ºandar aqueles janelões que só vão por o 3D lindinho mas que lixam o layout dos quartos que atá tem as portas em cima da cabeceira das camas ...
    enfim tal como o zedasilva já referiu começo a ficar deveras preocupado com cereta fornada de arquitetos na nossa praça.
    Concordam com este comentário:NTORION,ECCandy,ilopes


    Marco, ja tendo as dimensões da casa e as limitações/ condicionantes, vou eu debruçar-me sobre o sketchup e criar algumas alternativas completamente diferentes para ver se encaixM melhor. Quando adquiri o terreno o mesmo ja tinha um projeto pre aprovado mas n tinha cave. Optei por entregar o projeto a um arquiteto que aqui na zona até é bastante regerenciado. Acredito na qualidade do seu trabalho, talvez precise de mais tempo e inspiração.

    Em relação as janelas tou 1000% de acordo, até eu ja tinha percebido isso... a estética nao pode unxa condicionar a funcionalodade e flexibilidade.

    Temos mesmo de rever aqui varias coisas.

    Obrigada a si e a todos pelos valiosos comentarios
  6.  # 8

    Realmente esta segunda solução também não satisfaz. Demasiado espaço perdido no topo do corredor… a rampa da garagem não precisa de ser tão larga, podendo ser aproveitada de outra forma. Puxe pelo arquitecto, tem tudo para conseguir uma solução mais harmoniosa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ilopes
  7.  # 9

    Colocado por: ilopes
    .... existem as questoes de estrutura q n permitem fazer algumas das sugestões que eu levava.

    Quando se refere a questões estruturais, é apenas a interferência com a lareira? Não me parece assim tão difícil encontrar um compromisso, e nem considero isso um problema estrutural. No meu caso também tenho um desencontro entre a posição do recuperador na sala e a área de closet em cima, mas isso dá para ser corrigido entre pisos (até um certo limite claro). Até mesmo as verdadeiras questões estruturais, como o projeto de estabilidade podem ter diversas soluções, portanto com vontade tudo pode ser facilmente resolvido nesta fase.
    Compreendo a questão das limitações do terreno, em forma e dimensões, mas de resto tudo é possível.

    Na questão da sala, acho que já muito foi sugerido e bem. Isto é tudo muito subjetivo e condicionado pelo estilo de vida de cada um de nós, mas eu optei por eliminar a zona de sala de jantar, e integrar na cozinha, com uma boa mesa. Irei ter uma cozinha maior que a sala de estar, e para mim é a forma perfeita de utilizar aqueles espaços. A experiencia diz-me que (no meu caso, e de quem me rodeia), a sala de jantar é algo se se utiliza ocasionalmente (raramente mesmo) e por esse motivo é espaço precioso desperdiçado, quando por outro lado a cozinha é um espaço muito utilizado todos os dias, o verdadeiro espaço de convívio.

    Relativamente à suite, independentemente de trocar o closet com o wc (que me parece que iria funcionar), não consigo gostar da porta do wc a abrir diretamente para o quarto (quase para a cama), e dou preferência a uma solução em que o acesso seja através do closet. Mais reservado, mais discreto com descargas de autoclismo a meio da noite se for caso disso...



    Colocado por: ilopes
    A questao aqui nao é só fazer una casa para mim, é fazer uma casa que seja atrativa para venda, pois mais tarde se a quiser vender terei mais ou menos difoculdade em fazê-lo


    Pois, é compreensível mas discordo. Mais uma vez entramos nas questões de gosto e necessidades pessoais, por isso não me leve a mal. Essa é uma forma de pensar que agrega argumentos a grande parte dos profissionais da construção civil para aumentar os preços do mercado imobiliário. É óbvio que um imóvel é considerado um investimento, mas para uns é um investimento financeiro, enquanto para outros é um investimento contabilizado sob a forma conforto, realização, é um investimento emocional. E o que acontece é que uma construção é altamente inflacionada porque amanhã pode ser vendida e geral um lucro considerável. Um construtor nunca vai atribuir um preço a determinada obra tendo em mente que aquilo é o investimento e o realizar de um sonho de uma vida para aquele cliente. Como dizem, é o mercado a funcionar... as pessoas que se lixem.
    • ilopes
    • 15 outubro 2023 editado

     # 10

    Quando se refere a questões estruturais, é apenas a interferência com a lareira?


    Olá Ruikode, não, eu tinha pedido para aumentar um pouco o espaço da cozinha, roubando uns cm à sala mas aquela parede esta alinhada com a de cima e também com uns pilares que dão sustentação .. nãos ei explicar bem. logo nao deu para fazer isso.

    mas eu optei por eliminar a zona de sala de jantar, e integrar na cozinha, com uma boa mesa. Irei ter uma cozinha maior que a sala de estar, e para mim é a forma perfeita de utilizar aqueles espaços.


    Faz sentido.... agora deixou-me a pensar...


    Relativamente à suite, independentemente de trocar o closet com o wc (que me parece que iria funcionar), não consigo gostar da porta do wc a abrir diretamente para o quarto (quase para a cama), e dou preferência a uma solução em que o acesso seja através do closet. Mais reservado, mais discreto com descargas de autoclismo a meio da noite se for caso disso...


    Por acaso ainda nem tinha chegado aí, estou bloqueada no piso 0, mas de facto olhando bem... tem igualmente razão, Mais um ponto para anotar...

    Pois, é compreensível mas discordo. Mais uma vez entramos nas questões de gosto e necessidades pessoais, por isso não me leve a mal. Essa é uma forma de pensar que agrega argumentos a grande parte dos profissionais da construção civil para aumentar os preços do mercado imobiliário.


    Não me interprete mal, talvez eu não me tenha explicado bem... a casa é para mim e eu valorizo demasiado o conforto para por as questões estéticas / comerciais acima disso, no entanto quero que seja uma casa apelativa também, porque ninguém sabe o dia de amanhã e se por algum motivo a precisar de a vender, evidentemente quanto mais atrativa ela for mais facilidade terei em vendê-la.

    Obrigada pela sua partilha
    IL
  8.  # 11

    Colocado por: ilopesOlá Ruikode, não, eu tinha pedido para aumentar um pouco o espaço da cozinha, roubando uns cm à sala mas aquela parede esta alinhada com a de cima e também com uns pilares que dão sustentação .. nãos ei explicar bem. logo nao deu para fazer isso.

    O alinhamento de paredes não são um problema em si (por norma as paredes não são elementos estruturais), e nestes casos é mais uma questão de "esconder" os pilares que limita determinadas opções. É um jogo de compromissos...


    Colocado por: ilopesNão me interprete mal, talvez eu não me tenha explicado bem...

    Claro que não interpreto mal, da mesma forma que o meu comentário nem foi uma critica negativa ao que disse, mas mais um "desabafo" generalizado. É possivelmente a frustração de ver os valores da construção tão elevados, influenciados por tudo e por nada, quando também estou na situação de esperar construir em breve 😁.

    Insista mais na sua análise ao projeto, irá conseguir afinar mais detalhes. E muito importante, tente visualizar o espaço já construido, imagine-se a utilizar as áreas da casa. Eu faço muito esse exercício, e já corrigi muito detalhe que no final faz a diferença. E mesmo assim, possivelmente em obra poderá existir alguma afinação (mas que se paga caro nessa altura).

    Boa sorte 👍
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ilopes
    • ilopes
    • 31 outubro 2023 editado

     # 12

    Ja tenho novas plantas, duas novas propostas:
    Proposta B: manter a sala de jantar do lado esquerdo.

    Proposta C: Trocar a sala de jantar com a sala de estar, face à proposta inicial.

    Ambas contemplam a colocação da porta de acesso ao wc da suite dentro do closet.

    Estas duas novas propostas resolveram algumas coisas mas prejudicaram outras, a lareira continua a ser um calcanhar de Aquiles, nao consigo gostar da parede onde encosta a cama e reduzir 20cm à copa inviabiliza tirar o aproveitamento que tinha idealizado, tendo em conta q a porta que dá para a rua impede a colocação uma linha de moveis de apoio na parede perpendicular (simulei no site do Ikea).

    No fundo os ganhos não são substanciais...o que acham?
    Seguem as imagens da proposta B e noutro post a C, (n sei pq n consigo meter mais do que três imagens no mesmo post....)
      Screenshot_20231031-211237_Adobe Acrobat.jpg
      Screenshot_20231031-211154_Adobe Acrobat.jpg
    • ilopes
    • 31 outubro 2023 editado

     # 13

    Proposta C:
      Screenshot_20231031-211455_Adobe Acrobat.jpg
      Screenshot_20231031-211443_Adobe Acrobat2.jpg
  9.  # 14

    ilopes
    tanto tempo para chegar apenas a isto?
    -para que serve tanto miolo na cozinha ( espaço entre bancadas) que desperdício de área
    -um lavatório da cozinha com o sistema de porta de correr no miolo da parede? está um pouco á pele
    -para que serve tanta varanda para aquele quarto ( fica bem no 3D ?) mais valia fazer era uns roupeiros para o lado do corredor e então já podia ter no rc o fogão na bancada oposta pois a chamine podia passar por um modulo desses roupeiros
    -a lareira fica bem ali ou não devia trocar com a tv?
    -duas folhas de correr no closet?
    - a wc social dos anos 80, bastava "roubar" um pouco á lavandaria para fazer algo mais atual
    - não estou a ver qual será a wc acessivel
    Concordam com este comentário: ilopes
  10.  # 15

    Colocado por: marco1para que serve tanto miolo na cozinha ( espaço entre bancadas) que desperdício de área

    Só pode ser para colocar uma mesa, mas 2,15 tb vai ficar curto.

    Colocado por: marco1porta de correr no miolo da parede? está um pouco á pele

    Essa e as outras 3, além de encarecer bastante (comparado com uma normal), é difícil ter tomadas ou interruptores.
    Concordam com este comentário: ilopes
  11.  # 16

    A copa... para que motivo tão funda!? É qua a IS social, necessita de uns 20cm extra em profundidade ( aquela base de duche, está restrita, sem qq necesidade...
    E tanto a copa como a Is, bem que ajudava terem mais 10 a 20cm de largura extra. A Cozinha, tma´bem não me parece haver necessidade de tanto espaço entre bancadas....
    Concordam com este comentário: NielsBohr
  12.  # 17

    Colocado por: marco1para que serve tanta varanda para aquele quarto ( fica bem no 3D ?) mais valia fazer era uns roupeiros para o lado do corredor e então já podia ter no rc o fogão na bancada oposta pois a chamine podia passar por um modulo desses roupeiros


    Refere-se à suite? Desculpe, n percebi


    Colocado por: marco1-a lareira fica bem ali ou não devia trocar com a tv?


    Pois tb n entendo porque é que nao está do outro lado, e sinceramente o impacto que isso tem no quarto, na parede onde encosta a cama tb n me agrada muito.


    Colocado por: marco1duas folhas de correr no closet?


    Pois... por um lado fica mais arejado mas por outro tb sai mais caro, duas portas de correr...



    Colocado por: marco1a wc social dos anos 80, bastava "roubar" um pouco á lavandaria para fazer algo mais atual


    Refere-se ao facto de nao ter janela e ter uma base de duche pequena? Eu sinceramente não gostava de roubar espaço à copa, até queria aumentar, o ter reduzido 20 cm a copa inviabiliza a colocação dos móveis que estava a idealizar.



    Colocado por: marco1não estou a ver qual será a wc acessivel


    Nao me parece que uma cadeira de rodas entre ali.
  13.  # 18

    Mas entre a proposta B e C qual vos parece melhor? Eu gosto mais da última, em que ha uma porta da cozinha para a sala de refeições e a sala de estar esta logo á entrada. Parece-me mais "arrrumado".
  14.  # 19

    claro que entre as duas é a C, mas sinceramente nem uma nem outra, isso para mim precisava de "mais bom" trabalho.
  15.  # 20

    Colocado por: marco1claro que entre as duas é a C, mas sinceramente nem uma nem outra, isso para mim precisava de "mais bom" trabalho.


    É de ir as lágrimas... confesso q n tou a ter criatividade tambem para pensar numa solução melhor. Sinto q ou me conformo com uma destas propostas ou então tenho de arranjar outro arquitecto e perco o amor ao dinheiro que ja investi, sem a garantia de que arranjo algo melhor. Tou mt confusa, precisava de me sentar ao lado do arquitecto e ir fazendo ajustes em tempo real, pq esperar 2 ou 3 semanas sempre que peço uma alteração é demasiado tempo...
 
0.0287 seg. NEW