Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Esta inversão da cozinha com a copa parece muito interessante e torna a copa bastante mais útil que a proposta original.
    É um conceito muito moderno. Gosto.

Mas sendo ponto de passagem obrigatório, a mobília da copa deverá ser da mesma gama que a cozinha, o que irá encarecer.

A zona da pérgola também traz vida a algo que estava amorfo. Mas tb não se podem descurar os custos.
    • ilopes
    • 7 novembro 2023 editado

# 2

Colocado por: marco1Foi pena o ilopes já não estar por aqui.
    aproveitei uma fase morta no meu trabalho e entusiasmei-me
    fica aqui um estudo, embora sem a afinação rigoroso de um projeto completo, da cave e do rc
    sem modificar muito as premissas do projeto
    Concordam com este comentário:Nostradamus,Mhzn672,Fresias,joni,JoseMBOliveira

Olá marco1, peço imensa desculpa mas não tenho conseguido vir aqui ao fórum, estes últimos dias têm sido mt complicados. Agora vinha aqui ver se havia mais comentários e deparei-me com o seu extraordinário trabalho, não tenho palavras suficientes para lhe agradecer, nao é qualquer pessoa que se empenhava desta forma e despendia do seu tempo para ajudar uma desconhecida. Deixe-me dizer-lhe que adorei as suas sugestões, só posso mesmo agradecer verdadeiramente a sua dedicação e ajuda. De facto tanto a primeira solução como a segunda, a da cozinha invertida estão muito boas, já para não falar nas zonas exteriores, a entrada da casa está muito bonita, faz muito mais sentido ter a entrada direta, sem passar pelo escritório e também as zonas verdes mais desafogadas, adorei a ideia das escadas, a casa fica com mais luz natural pois as janelas voltadas a poente tiram maior partido da exposição solar, está mesmo muito bonita, obrigada!!!! A casa fica muito mais leve mais fluída, vejo-me a morar aqui. Amanhã vou ver melhor no meu portátil pois no telemóvel é sempre mais limitado. O que lhe posso dizer.... só posso mesmo agradecer genuinamente. Nao sei onde o marco exerce a sua atividade mas se fosse perto de mim adjudicava-lhe este projeto.
    Concordam com este comentário: IronManSousa, sousa80, NielsBohr
    • ilopes

# 3

Colocado por: marco1qual o indice de construção e se tem algum limite para área de implantação?

Respondendo tardiamente às suas questões: sao 112,86 m2 de area de implantação e area total de construção sao cerca de 386m2. A cave atual esta com cerca de 50m2 mas estamos a discutir a mais valia de ter a cave do tamanho da casa ou perto disso. Aqui a verdadeira limitação é mm a area de implantação que é pequena face à dimensão do terreno mas sao as regras da UOPG, acho que é assim q se chama.
    • ilopes

# 4

Colocado por: marco1já equacionou (olhando para este 3D) em trocar os portões e assim fazer o acesso das pessoas em linha reta até á entrada da casa sem estar a passar em frente ao escritório?

Eu tb preferia essa solução mas tendo em conta que existe uma árvore em frente à casa, mesmo alinhada com o escritório, esta inviabiliza por completo colocar o acesso à cave do lado direito, isto claro no EP que o meu Arquitecto desenhou, no seu estudo esta questão nao se coloca já que a entrada faz-se pelo lado poente da casa.
  2.  # 5

Colocado por: marco1pois, não se conhece exatamente as premissas do ilopes para a dinamica copa/cozinha, pode ser várias coisas e várias hipoteses
    no entanto o espaço pode já lá estar.
    Concordam com este comentário:Mhzn672,JoseMBOliveira

Não querendo open space para mim, esta é a melhor solução para a cozinha.
    Parabéns ao Marco ;)
    Concordam com este comentário: ilopes
  3.  # 6

bom dia ilopes
    como pode ver no meu perfil estou em Oeiras.
    De qualquer maneira o seu caso mexeu com o bichinho e tambem não é bom ver as pessoas atrapalhadas, assim dentro do que sei fazer tentei ajudar. Deve ver se consegue chegar a bom porto com o seu arquiteto que certamente estará já muito por dentro de várias questões, caso não seja possivel logo se verá, :)
  4.  # 7

apenas para acrescentar que mediante as vivencias e necessidades de cada um, as hipoteses podem ser sempre várias
    Concordam com este comentário: SAPM
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ilopes
  5.  # 8

Colocado por: marco1apenas para acrescentar que mediante as vivencias e necessidades de cada um, as hipoteses podem ser sempre várias

Olá marco1,

Infelizmente eu moro "longe" o bastante para não ser fácil adjudicar-lhe o projeto, mas acredite... A cada versão que partilha cada vez gosto mais... É incrível a sua generosidade. O que o marco1 fez com base nas poucas informações que partilhei aqui é verdadeiramente notável. É impressionante como conseguiu criar um projeto tão incrível sem sequer ter tido uma única conversa comigo. O seu talento e capacidade como arquiteto são evidentes em cada detalhe desta planta, e isso é ainda mais admirável considerando as limitações de informação que tinha.

O seu gesto não se restringe somente a "oferecer" um projeto, mas também é uma demonstração de empatia e altruísmo.

Neste mundo louco, o seu gesto é um lembrete de que a compaixão e a bondade ainda estão muito vivas. A sua ajuda vai além das palavras e do desenho da planta. Uma vez mais, obrigada do fundo do meu coração pela sua incrível contribuição. Estou verdadeiramente grata por ter cruzado o meu caminho com alguém tão gentil e talentoso.
  6.  # 9

Colocado por: marco1apenas para acrescentar que mediante as vivencias e necessidades de cada um, as hipoteses podem ser sempre várias
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ilopes

A opção da direita sem dúvida seria a melhor para mim.
  7.  # 10

Colocado por: ilopesInfelizmente eu moro "longe" o bastante para não ser fácil adjudicar-lhe o projeto

Hoje a distância não se mede em KM mas em clicks e disponibilidade.
    No ato de projetar, a empatia criada entre projetista e DO é fundamental para o resultado.
    Esta empatia não necessita obrigatoriamente de presenças físicas. Hoje os emails e eventualmente as reuniões on line ou os simples telefonemas são suficientes para obter bons resultados nestes campos.
    A distancia do projetista à câmara é igualmente um não problemas pois já muito poucas câmaras fazem atendimentos ou consultas presenciais.
    Concordam com este comentário: marize
  8.  # 11

No entanto, o arquiteto deve fazer visitas ao terreno antes e acompanhar a obra durante.. e isso não se faz por reuniões on-line.

Percebo que as distâncias estejam reduzidas pela tecnologia, mas há coisas que ainda tem que ser presenciais.
  9.  # 12

Colocado por: Bragas Ve acompanhar a obra durante.

Normalmente não se quer gastar dinheiro nisso.

Colocado por: Bragas Vo arquiteto deve fazer visitas ao terreno antes

Sim, é fundamental... Mesmo tendo os clientes noutros paises, e o projecto a ser desenvolvido em território nacional, a mais de 300km da minha sede, é essencial.
  10.  # 13

Colocado por: Bragas VNo entanto, o arquiteto deve fazer visitas ao terreno

Verdade, mas numa primeira fase e para estudos prévios, o street view faz milagres.

Colocado por: Bragas Ve acompanhar a obra durante..

Era o ideal mas por norma não há orçamento para isso, já basta o que têm que pagar ao comedor do fiscal
    • ilopes
    • 23 março 2024 editado

# 14

Olá a todos,
    Tenho andado meio off nestes últimos tempos mas gostava de partilhar convosco as últimas notícias sobre o meu projeto.

Depois de discutir as propostas do Marco1 com o meu marido encontrei alguma resistência por parte dele, especialmente pelo acesso à garagem, e acabámos por chegar a um consenso sobre a configuração que deixo em anexo. A ideia de individualizar a cozinha da sala caíu. Não se pode ter tudo e eu tive de fazer escolhas... Entretanto o projeto ja foi entregue na Câmara e aguardo aprovação. Ainda não há especialidades também, no entanto com o projeto de arquitetura ja estou a pedir orçamentos, ainda que muito high level. O valor de construção com tudo incluído (incliu piscina 8x4) ronda os 400k€ já com IVA, mas tb já me deram estimativas de 500K€, valor este que no meu caso está completamente fora de questão.
    Entretanto na memória descritiva estão lá alguns materiais que vao ser aplicados. Infelizmente, sendo eu pessoa que gosta de ter o controlo de tudo, ha muita coisa que me falta conhecimento para avaliar se é ou não é a melhor opção. Vai ser seguramente uma grande jornada que espero sinceramente que corra bem e sem grandes desvios.

Espero nos próximos dias / meses ir partilhando convosco a minha experiência, o meu processo de aprendizagem e obter os vossos insights neste processo que se prevê longo e desafiador.

Bem-haja a todos e bom fds.
      Screenshot_20240323_140406.jpg
      Screenshot_20240323_140341.jpg
      Screenshot_20240323_140310.jpg
  11.  # 15

Tente aproveitar a escada exterior para fazer de arrumos. Apesar de ter uma boa garagem é um espaço interessante para pôr coisas mais "sujas" - corta relvas, mangueiras, etc etc
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ilopes
  12.  # 16

Colocado por: marco1pois, não se conhece exatamente as premissas do ilopes para a dinamica copa/cozinha, pode ser várias coisas e várias hipoteses
    no entanto o espaço pode já lá estar.
    Concordam com este comentário:Mhzn672,JoseMBOliveira

Marco, na sua proposta, no wc social aplicou um resguardo com porta de abertura para dentro do duche. Pergunto se é uma situação viável pois no meu ponto de vista seria melhor resguardo com porta de correr. Pergunto, uma vez que tenho na minha wc social social exactamente a mesma situação porém a porta de acesso ao wc é de correr em cassete libertando mais espaço interior que a de abrir. Sempre achei por uma questão de acessibilidade que as portas do resguardo deveriam abrir para o lado de fora.
  13.  # 17

Colocado por: chris50dddeveriam abrir para o lado de fora.

Se for para fora, pinga água...
  14.  # 18

Colocado por: ricardo.rodrigues
    Se for para fora, pinga água...

Pois ate aí eu já tinha chegado... mas caso alguem desmaie dentro do duche, como abre a porta caso a mesma so abra para dentro?
  15.  # 19

ilopes

tem de viver com isso
    acho apenas que....bem primeiro que chegue á cozinha....

chris

naquela wc a porta do duche abrir para fora ou para dentro vai ter sempre o problema se desmaiar pois tem de contar com a porta de entrada da wc, portanto como diz o melhor é mesmo por de correr com os seus problemas inerentes de mau funcionamento passado uns tempos para alem da parte estetica.
  16.  # 20

Colocado por: marco1acho apenas que....bem primeiro que chegue á cozinha....

É isso... quando existirem compras para colocar na copa/despensa a caminhada é jeitosa. Ou então vai direto pela porta exterior da copa...
    Compreendo que nem sempre é fácil gerir o espaço/formato disponível (que muitas é ditado pelo lote em si), mas eu sou da opinião de que todos (ou a maioria) dos compartimentos de cada piso deveriam ser mais facilmente acessíveis de um ponto central (formação estrela digamos), ao invés de ser obrigado a transpor vários espaços até ao pretendido (neste caso por ex., para chegar à copa, terá de forçosamente percorrer um corredor / sala / cozinha / copa).

0.0296 seg. NEW