Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Prezados companheiros do fórum,

    Exponho a situação no sentido de avaliar a vossa(s) sempre bem vindas opiniões/sugestões.

    Cabe-me procurar a melhor solução de impermeabilização para o terraço de um imóvel que recentemente adquiri.
    Anexo imagens de forma a vos elucidar melhor.

    Pressupostos:
    - Imóvel construído na década de 1980
    - Em 1998 colocaram uma tela asfáltica
    - Em 2004 colocaram a cerâmica existente

    Procuro avaliar a melhor solução no terraço para resolver o problema das infiltrações que danificaram todo o teto e algumas paredes do imóvel.
      Interior 3.jpg
      Exterior 5.jpg
      Exterior 4.jpg
    • size
    • 4 novembro 2023

     # 2

    Autêntica desgraça...

    Se calhar, a melhor solução será sacar tudo fora e efectuar uma nova e eficiente impermeabilização com tela asfáltica.
    Consultar um bom empreiteiro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jcruz
  2.  # 3

    Estive a falar com umas pessoas e de uma forma geral recomendam tela asfáltica ou uma Membrana Impermeabilizante. Outras sugestões?
  3.  # 4

    Se essa cerâmica estiver bem aderida não necessita de retirar, pode impermeabilizar e colocar nova cerâmica por cima. Retire apenas o rodapé, coloque bandas de reforço nesses pontos singulares e no final aplique nova cerâmica em cima e rodapé.
    Existem N soluções no mercado, desde SIKA, MAPEI, SCHLÜTER, WEBER, etc...
    Concordam com este comentário: zedasilva
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jcruz
  4.  # 5

    Arrancar tudo
    Tela asfáltica
    XPS 5cm no minimo
    Tijoleira

    No interior do teto, colocar teto falso com 10cm lã de rocha
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jcruz
  5.  # 6

    Comentaram a respeito de um produto inovador no mercado e em que os resultados ao que parece dão garantias. Alguém ouviu falar de uma Membrana de borracha Sure Seal EPDM?
  6.  # 7

    Banha da cobra existe não porque existe alguém que a venda mas sim porque existe alguém que a compre
    Concordam com este comentário: ming.impiedoso
  7.  # 8

    Caso o acabamento pretendido seja cerâmico, tem a solução SCHLUTER DITRA.

    https://eurobuild.pt/terracos-e-ceramica-impermeabilizacao-sem-patologias/
  8.  # 9

    Colocado por: bettencourta existe não porque existe alguém que a venda m


    Meu caro o seu comentário é de alguém que comprou e ficou desapontado?
  9.  # 10

    Colocado por: paulosArrancar tudo
    Tela asfáltica
    XPS 5cm no minimo
    Tijoleira

    No interior do teto, colocar teto falso com 10cm lã de rocha
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Jcruz


    Melhor ainda..PIR 10 Cm, tela asfáltica 30+40,lajetas pousadas com pés
  10.  # 11

    Colocado por: Jcruz

    Meu caro o seu comentário é de alguém que comprou e ficou desapontado?


    Nada disso.
  11.  # 12

    Colocado por: paulosArrancar tudo
    Tela asfáltica
    XPS 5cm no minimo
    Tijoleira

    No interior do teto, colocar teto falso com 10cm lã de rocha
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Jcruz


    Tijoleira por cima do XPS?
  12.  # 13

    Colocado por: Atlas Eurobuild

    Tijoleira por cima do XPS?


    Floormate
  13.  # 14

    Colocado por: paulos

    Floormate

    Para que efeito? E a lã de rocha? O OP parece que o quer é impermeabilizar e não fazer um bunker térmico... Nunca percebi a cena de isolar por dentro e por fora. Quais são as vantagens?
  14.  # 15

    Não vejo o porque não usar floormate, malha sol, cimento e por fim a tijoleira.

    Isolar por dentro só para diminuir a inercia termica ou se não tiver cota suficiente para usar mais cm de isolamento por fora.

    Na minha casa será colocado 5+5cm de EPS no telhado plano mas por dentro do teto falso irei colocar lã mineral de 10cm, pois é no teto que mais calor se perde. Além disso irá quebrar mais os possíveis ruídos das chuvas.
  15.  # 16

    Certo, mas porque razão quer diminuir a inércia térmica em primeiro lugar? E depois, porque razão pretende adicionar mais peso à laje?
    Sobre a sua casa, qual a razão por optarem por EPS em vez do XPS? Preço? Como é a impermeabilização?
  16.  # 17

    Colocado por: Vítor MagalhãesCerto, mas porque razão quer diminuir a inércia térmica em primeiro lugar? E depois, porque razão pretende adicionar mais peso à laje?
    Sobre a sua casa, qual a razão por optarem por EPS em vez do XPS? Preço? Como é a impermeabilização?

    Como vou ter AC e o calor sobe, para mim faz sentido diminuir a inércia do teto para aquecer mais rápido.

    Não percebi o adicionar mais peso na lage.

    Sobre XPS ou EPS, não sei, o empreiteiro acho que coloca EPS só quando chegar a altura é que vou ver.

    A impermeabilização vai ser feita com tela PVC por cima do isolamento.
  17.  # 18

    Colocado por: paulosComo vou ter AC e o calor sobe, para mim faz sentido diminuir a inércia do teto para aquecer mais rápido.
    Se vai colocar AC, mais uma razão para ter inércia térmica, caso contrário vai gastar mais energia para manter a temperatura por falta de "baterias" térmicas para acumularem a temperatura.

    Colocado por: paulosNão percebi o adicionar mais peso na lage.
    Está a propor ao OP em colocar XPS e depois uma betonilha armada sobre o terraço, isto significa mais peso para a laje existente.

    Colocado por: paulos

    Sobre XPS ou EPS, não sei, o empreiteiro acho que coloca EPS só quando chegar a altura é que vou ver.

    A impermeabilização vai ser feita com tela PVC por cima do isolamento.
    O XPS tem uma muito maior resistência à compressão, considerando que vai colocar EPS, parece-me uma solução desadequada e que em caso de manutenção ou mesmo aplicação da impermeabilização tem tudo para dar cabo do isolamento.
  18.  # 19

    Colocado por: Vítor MagalhãesSe vai colocar AC, mais uma razão para ter inércia térmica

    Em teoria sim mas na prática nem sempre é assim.
    Por norma quando se decide por uma solução de AC é porque se quer uma solução de aquecimento/arrefecimento esporádico e rápido.
    Ou seja é para DO que chegam a casa às 8 da noite e querem ali 2/3 horas de aquecimento até irem para a cama.
    Os fins de semana são meia dúzia durante o ano em que necessitam de um pouco mais.
    Para este tipo de utilização, ter inercia térmica até é contraproducente.
    É aqui que muitos projetos falham. São prescritas soluções que nem sempre se adequam às vivencias e utilizações que os DO vão fazer da casa.
  19.  # 20

    Colocado por: zedasilva
    Em teoria sim mas na prática nem sempre é assim.
    Por norma quando se decide por uma solução de AC é porque se quer uma solução de aquecimento/arrefecimento esporádico e rápido.
    Ou seja é para DO que chegam a casa às 8 da noite e querem ali 2/3 horas de aquecimento até irem para a cama.
    Os fins de semana são meia dúzia durante o ano em que necessitam de um pouco mais.
    Para este tipo de utilização, ter inercia térmica até é contraproducente.
    É aqui que muitos projetos falham. São prescritas soluções que nem sempre se adequam às vivencias e utilizações que os DO vão fazer da casa.

    Exatamente esse o meu pensamento.
 
0.0185 seg. NEW