Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde! Tenho uma dúvida e não encontro resposta em lado nenhum. Se eu, como senhorio, fizer um contrato de 5 anos com o inquilino, fico sujeito a uma taxa de imposto de 15% em vez dos 25% se o contrato fosse inferior a 5 anos. A minha dúvida é a seguinte: se o inquilino cessar o contrato antes dos 5 anos, por exemplo ao fim de 3 anos, eu terei de pagar os 10% de diferença de imposto dos 3 anos que ele lá esteve? Obrigado.
  2.  # 2

    Não, se o contrato terminar por iniciativa do inquilino não tem qualquer problema.
    Concordam com este comentário: Supporter
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Salgado96
  3.  # 3

    Colocado por: CarvaiNão, se o contrato terminar por iniciativa do inquilino não tem qualquer problema.


    Obrigado Carvai...não conseguia encontrar essa informação em lado nenhum. Sei que se for por iniciativa do senhorio terei de pagar a diferença mas por iniciativa do inquilino não sabia como se processava. Obrigado pela ajuda.
    • NAV
    • 4 novembro 2023

     # 4

    Boas, vou aproveitar este topico , porque até tem um titulo condizente :)

    Se se fizer uma adenda a um contrato de arrendamento existente, de 1 ano, renovável, para contrato não renovável de 5 anos:
    1- Poderá passar a ter "só" 15% de tributação autónoma segundo as novas regras do "mais habitação"?
    2- Ou, é necessário rescindir contrato e iniciar um novo de 5 anos?

    Obrigado desde já
  4.  # 5

    Em principio pode alterar, no site da AT tem lá um campo para alterações. Depois tem de ir ao outro campo e confirmar que é um contrato de longa duração. Mas em caso de dúvida use a linha de apoio que ás vezes funciona.
    Concordam com este comentário: Salgado96
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NAV
  5.  # 6

    Já agora, se alguém me esclarecer duas dúvidas que me surgiram agradeço:

    - se o contrato for de 5 anos paga 15% de imposto sobre a renda ou tem de ser superior a 5 anos?

    - tendo atestado multiusos com incapacidade temporária superior a 60%, tenho isenção do imposto sobre o arrendamento dos meus imóveis?

    Obrigado
  6.  # 7

    Já agora, se alguém me esclarecer duas dúvidas que me surgiram agradeço:

    - se o contrato for de 5 anos paga 15% de imposto sobre a renda ou tem de ser superior a 5 anos?

    - tendo atestado multiusos com incapacidade temporária superior a 60%, tenho isenção do imposto sobre o arrendamento dos meus imóveis?

    Obrigado
 
0.0122 seg. NEW