Colocado por: TicMicO certificado energético não é a etiqueta que dão quando instalam os equipamentos?
Colocado por: TicMicVou precisar de pedir novo certificado energético para concorrer ao fundo?
Colocado por: TicMicVou precisar de pedir novo certificado energético para concorrer ao fundo?
j) A instalação de bombas de calor que envolva o manuseamento de gases fluorados deve
ser realizada por empresa instaladora2
reconhecido(s) para o efeito, conforme
evidenciado por respetivo certificado emitido por entidade competente para o efeito
autorizada pela APA – Agência Portuguesa do Ambiente (https://apambiente.pt).
2 Ou por técnico instalador, se a empresa fornecedora não fizer instalação.
Colocado por: argoNo fim da página do aviso
https://www.fundoambiental.pt/apoios-prr/c13-eficiencia-energetica-em-edificios/05c13-i012023-paes-2023-1-aviso.aspx
adicionaram informação relevante, nomeadamente, Orientações Técnicas Específicas.
Típico, definir novas regras do jogo quando já todos foram a jogo. Faz lembrar os jogos do berlinde na infância.
Colocado por: manelvcparece que afinal as bombas de calor AQS tem mesmo que ser instaladas por empresa
Colocado por: Varejote
Não mudou nada, monobloco sem intervenção em gases fluorados, não necessita técnicos em gases fluorados.
Colocado por: vf74Continua a saga
Ao ler documentos técnicos surgiu uma dúvida, refere num ponto que as bateria têm de ter capacidade de no mínimo 150% da potência de pico do sistema de geração de energia (kWp).
O nosso sistema tem 4kw.
A bateria que me instalaram foi de 5kw.
Pelo que entendo deveria ser de 6kw
Quando sairam aqueles detalhes técnicos?
Eles dão exemplo de uma sistema de 3kw que a bateria deveria ter entre 4.5kw e maximo 7.5
Colocado por: manelvc
E eu não disse que tinha de ser em gases fluorados... Era sobre a questão de poder ser instalada pelo próprio
Colocado por: vf74Ao ler documentos técnicosnão sei o que andou a ler, mas o que refere não tem qualquer sentido tecnico, quanto muito num determinado e especifico caso pode ser assim mas não é nem de perto uma regra a respeitar ou seguir.
Colocado por: jorgealvesnão sei o que andou a ler, mas o que refere não tem qualquer sentido tecnico, quanto muito num determinado e especifico caso pode ser assim mas não é nem de perto uma regra a respeitar ou seguir.
Colocado por: jorgealvesnão sei o que andou a ler, mas o que refere não tem qualquer sentido tecnico, quanto muito num determinado e especifico caso pode ser assim mas não é nem de perto uma regra a respeitar ou seguir.