Iniciar sessão ou registar-se
    • lmcaet
    • 18 julho 2023 editado

# 41

.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Kronnuz
  1.  # 42

Vinha a ouvir na rádio que moradores fora de Lisboa e Porto terão uma majoração. Penso não ter ouvido mal
  2.  # 43

Colocado por: abacate1está oficialmente aberto
    https://www.fundoambiental.pt/apoios-prr/c13-eficiencia-energetica-em-edificios/05c13-i012023-paes-2023-1-aviso.aspx
    Estas pessoas agradeceram este comentário:lmcaet

Dois pontos:
    1- o material vai aumentar de preço;
    2- Continua a haver uma terra de ninguém

Pelo que percebi da descrição do site é que apenas são elegíveis os edifícios com licença de habitação até 31.12.2006, inclusive.

Ou seja, todos os que tiveram licença de construção sem estar obrigados a determinados requisitos térmicos e técnicos (penso que essas obrigações são de 2006) por serem projectos de 2003 ou 2004 mas só tiveram licença de habitação em 2007 ou posteriores, estão excluídos deste programa.

Por um lado ainda não eram obrigados a esses requisitos técnicos e por isso não os têm mas já não podem concorrer ao programa porque já tiveram licença de utilização após Dez de 2006... Não era mais fácil/adequado terem determinado a data pela licença de construção?
    • AMVP
    • 18 julho 2023

# 44

Colocado por: KronnuzVinha a ouvir na rádio que moradores fora de Lisboa e Porto terão uma majoração. Penso não ter ouvido mal

Não ouviu, têm uma majoração os proprietários de imóveis fora dos distritos de Lisboa e Porto, não sei a razão mas tb não deve interessar saber.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Kronnuz
  3.  # 45

Quem tem licença de habitação depois de 2006 não é ilegível?
    • AMVP
    • 18 julho 2023

# 46

Colocado por: Beira Interior PowerPelo que percebi da descrição do site é que apenas são elegíveis os edifícios com licença de habitação até 31.12.2006, inclusive.

entende-se que "O Programa de incentivos abrange edifícios de habitação existentes, unifamiliares, bem como
    frações autónomas de edifícios multifamiliares licenciados para habitação até 31 de
    dezembro de 2006, inclusive." é a licença de utilização, é isso?
  4.  # 47

Colocado por: AMVP
    entende-se que "O Programa de incentivos abrange edifícios de habitação existentes, unifamiliares, bem como
    frações autónomas de edifícios multifamiliareslicenciados para habitaçãoaté 31 de
    dezembro de 2006, inclusive." é a licença de utilização, é isso?

Sim, parece-me que sim. Licenciado para habitação/licença de habitação é a referência à mais correcta e legal designação de autorização de utilização habitacional

Se tiver uma licença de construção de 2004 e uma licença de habitação de Jan de 2007(autorização de utilização para habitaçao), já não é abrangido pelo programa. Para mim, deixa ali uma terra de ninguém muito grande (projectos licenciados antes de 2006 e só com licença de habitação posterior a dez 2006).
  5.  # 48

Colocado por: rantomasQuem tem licença de habitação depois de 2006 não é ilegível?

Exacto.

Faço a citação do que está no site

ÂMBITO GEOGRÁFICO E SETORIAL

O Programa de incentivos abrange edifícios de habitação existentes, unifamiliares, bem como frações autónomas de edifícios multifamiliares licenciados para habitação até 31 de dezembro de 2006, inclusive.

O Aviso aplica-se a todo o território nacional (Continente e Regiões Autónomas da Madeira e Açores).
    • AMVP
    • 18 julho 2023

# 49

Colocado por: Beira Interior Power

Sim, parece-me que sim. Licenciado para habitação/licença de habitação é a referência à mais correcta e legal designação deautorização de utilização habitacional

Se tiver uma licença de construção de 2004 e uma licença de habitação de Jan de 2007(autorização de utilização para habitaçao), já não é abrangido pelo programa. Para mim, deixa ali uma terra de ninguém muito grande (projectos licenciados antes de 2006 e só com licença de habitação posterior a dez 2006).

Imagine as AUGIs, construídas na década de 70 legalizadas, mt delas, depois de 2006 sendo que algumas sempre pagaram impostos como habitação. Pronto, é o que é.
  6.  # 50

E sinceramente, 30.000.000,00 € parece-me uma dotação pequena, muito pequena mesmo.

Se houvesse 30.000 candidaturas (o que no nosso parque habitacional não é nada de especial), o valor médio de candidatura por apoio (janelas, isolamentos, paíneis, etc.) seria de 1.000 €...

Sinceramente, parece mais um programa de propaganda que outra coisa...
  7.  # 51

Imagine as AUGIs, construídas na década de 70 legalizadas, mt delas, depois de 2006 sendo que algumas sempre pagaram impostos como habitação. Pronto, é o que é.

Nem estava a pensar nessas situações disruptivas. Estava a pensar na situação normal de todos os que foram construídos entre 2005 e 2006 (sem estarem sob a exigência de determinadas regras, portanto ainda de uma forma normal como se tivessem a ser construídos nos anos 90) mas só foram concluídos em 2007/emitida licença de habitação em 2007.

Deve haver dezenas de milhares de apartamentos e moradias nessa situação.
  8.  # 52

Se bem que levando a pontuação da língua portuguesa à regra, diria que são 2 condições, e o prazo apenas se aplica à segunda condição, pois só existe uma vírgula... para o prazo ser aplicado às 2 condições, a seguir à palavra multifamiliares teria de existir uma vírgula também.
    • AMVP
    • 18 julho 2023

# 53

Colocado por: Beira Interior PowerE sinceramente, 30.000.000,00 € parece-me uma dotação pequena, muito pequena mesmo.

Se houvesse 30.000 candidaturas (o que no nosso parque habitacional não é nada de especial), o valor médio de candidatura por apoio (janelas, isolamentos, paíneis, etc.) seria de 1.000 €...

Sinceramente, parece mais um programa de propaganda que outra coisa...

Já nem me recordo de quanto foram os outros, embora me pareça que irão abrir outro aviso mas isso nunca se sabe
  9.  # 54

Não ouviu, têm uma majoração os proprietários de imóveis fora dos distritos de Lisboa e Porto, não sei a razão mas tb não deve interessar saber.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Kronnuz

Os condomínios também têm...
    Naturalmente que a larga maioria dos condomínios são em Porto e Lisboa.
    Quiseram foi deixar de fora quem têm moradias antigas em Lisboa e Porto (possivelmente as famílias com dinheiro). Já se sabe como é que se pensa neste país, em relação aos "ricos"...
    • AMVP
    • 18 julho 2023

# 55

Colocado por: Beira Interior PowerDeve haver dezenas de milhares de apartamentos e moradias nessa situação.

Diria que mais moradias, mas sim tb há frações habitacionais.
    Concordam com este comentário: mafgod
    • AMVP
    • 18 julho 2023

# 56

Colocado por: Beira Interior Power

Os condomínios também têm...
    Naturalmente que a larga maioria dos condomínios são em Porto e Lisboa.
    Quiseram foi deixar de fora quem têm moradias antigas em Lisboa e Porto (possivelmente as famílias com dinheiro). Já se sabe como é que se pensa neste país, em relação aos "ricos"...

Pelo que percebi, só têm se tb tiverem concorrido a apoios do FA no âmbito das medidas para os condomínios.
    Quanto a moradias de riscos no distrito de Lisboa eu diria que poderá estar enganado pois será a zona do país onde existem mais augis, em resultado da forte migração dos anos 60 e 70.
  10.  # 57

Colocado por: rantomas

Se bem que levando a pontuação da língua portuguesa à regra, diria que são 2 condições, e o prazo apenas se aplica à segunda condição, pois só existe uma vírgula... para o prazo ser aplicado às 2 condições, a seguir à palavra multifamiliares teria de existir uma vírgula também.

Ainda não li o Aviso (nem vou ler tão cedo) e o Aviso é que interessa. De qualquer modo, parece-me que essa distinção entre habitação unifamiliar e plurifamiliar não teria sentido.
    O que teria sentido era fixar a data pela licença de construção (que é nessa data que se verificam os requisitos legais e regulamentares da construção) e não pela licença de habitação (que é meramente a "entrega da chave do já aprovado anteriormente").

Claro que isto não é 100% assim (há telas finais, alterações em obra, etc.) mas penso que se percebe o que quero dizer.
    • AMVP
    • 18 julho 2023 editado

# 58

Essa do distrito de Lisboa e Porto deverá ter uma outra razão qualquer
  11.  # 59

Pelo que percebi, só têm se tb tiverem concorrido a apoios do FA no âmbito das medidas para os condomínios.
    Quanto a moradias de riscos no distrito de Lisboa eu diria que poderá estar enganado pois será a zona do país onde existem mais augis, em resultado da forte migração dos anos 60 e 70.

Quanto às AUGIS sim, então Loures e Margem Sul... De qualquer modo, uma moradia ali na Margem Sul, junto à Aroeeira vale agora quase 1 milhão ("é RICO!")

Mas penso que a ideia era Lisboa e Porto cidades. Mas não tenho a certeza, li na diagonal. Bem, vou deixar de falar não vá está a induzir alguém em erro por estar a ler na diagonal.
  12.  # 60

Mas já podemos submeter a candidatura?

0.0895 seg. NEW