Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: mafs4960

arrumo não, mas no meu caso tenho 2 quartos, 2 vestiários, 3 WC, 2 corredores, 1 escritório, 1 hall, 1 sala de estar/estar e 1 cozinha climatizados por conforto. depois tenho 1 quarto, 1 vestiário, 1 WC e 1 lavandaria climatizados para mostrar aos amigos. para mim não faz sentido ter uma VMC a funcionar e não ter tudo à mesma temperatura.

mesmo assim, quase que aposto que o consumo de 13 AC's a climatizar a 21.5ºC é superior ao da minha BC a casa toda.

Fatura de 10 de outubro a 10 de novembro com 499 kWh.

Esse período foi verão este ano
    Concordam com este comentário: mafs4960
    •  
      taunus
    • 17 dezembro 2024 editado
    Colocado por: Pereira_89Novas TAR's
    Estas pessoas agradeceram este comentário:eu,mafgod
      img_1_1734381893065.jpg

Que espetáculo. Vou já comprar o bacalhau com a poupança. Mais valia terem ficado quietos
    Concordam com este comentário: pfov, Pereira_89, Cvera
  2. Já agora, também vou partilhar os meus consumos que não são excelentes.

A casa (a zona climatizada) tem cerca de 100 metros quadrados e não tem isolamento a não ser alguma lã de rocha que poisei no chão do sótão. As janelas são em madeira e vidro simples e metade tem paredes grossas (entre 60 e 70cm) e a outra metade, parede mais moderna de prai 30cm mas igualmente sem caixa de ar ou isolamento.

Tenho 3 aparelhos de AC instalados (escritório, sala e quarto) que até climatizam qb bem a casa. Diria que se colocasse um extra na cozinha, teria a casa toda à mesma temperatura. Estão ligados 24h (excepto o quarto enquanto durmo, por preferência pessoal) mas têm um horário que vai ajustando as temperaturas. Com AC, gastei 211kWh este mês.

Além de AC, tenho um recuperador a lenha na cozinha e no WC uso um toalheiro e um ventilador quando vou aos banhos. O recuperador é ligado em média uma a duas vezes por semana e este ano comprei 2 metros cúbicos de lenha (mas só me entregaram 1.1 metros...).

No geral, dá para estar mas não estou tão confortável quanto alguns relatos que vou vendo por aqui.

No ano passado, em Dezembro e apenas com AC, gastei 645kWh (mas não me lembro como estava configurado em termos de temperaturas).
  3. Qualquer tipo de aquecimento a lenha e um negocio de ****.
    Isso da 'lenha gratis' nao existe.
    O meu sogro tambem tem lenha gratis. A 'lenha gratis' dele e ir ao mato cortar uns pinheiros. Neste processo, tem de investir em motoserra em condicoes e tem o rachador no trator. Demora em media para todo este processo para ter lenha para o inverno todo no minimo uns 3/4 dias que tira de ferias/folgas se nao mais e precisa sempre de ajuda. Depois todos os dias e preciso carregar lenha da arrecadacao para o piso de cima, um mimo.
    O recuperador esta ligado aos radiadores, entao consegue manter a casa toda quente e nao so uma divisao. Mas alguem acorda a meio da noite para ir meter lenha no recuperador? E se nao tiver ninguem em casa durante o dia, estao a espera de chegar a casa e encontrar a casa quente? :) Querer sequer comparar com quem tem aquecimento por BC que mantem a temperatura quente de forma constante e agradavel... Alem de que o futuro e bombas mais eficientes e eletricidade mais barata para quem possa investir em fontes renovaveis.

O meu pai tambem andou uns anos nessa da lenha. E tambem comprava barato, 30e o m3. Na altura tambem tinha a mesma atitude de alguma malta deste topico... tambem dizia que 'so' gastava X por Inverno, ate comecar a fazer as contas. O problema da maior parte das pessoas e que nao faz contas nem regista o consumo real.

Lenha, pellets, nao vale minimamente a pena. O conforto e inferior (tem mais picos), da mais trabalho (e preciso carregar a lenha) e mais caro que uma solucao de AC ou BC (mesmo para quem tem 'lenha gratis').
    Concordam com este comentário: mafs4960, Bruno.Alves
  4. Eu tenho aquecimento a lenha e gasto entre 250 e 300 euros por ano. compro o M3 a 45€, posta em casa. Aquece a casa e agua do AQS.
    O deposito da lenha fica a 10 metros do re-abastecimento.
    Confesso que adoro o sistema apesar de ter de limpar a lareira 2x por semana. A casa tem 5 anos e se fosse contruir novamente , voltaria a colocar o mesmo sistema.

Tenho AC no escritorio nos anexos e não gosto, é um mal necessário.
  5. Colocado por: ricardoantunesEu tenho aquecimento a lenha e gasto entre 250 e 300 euros por ano.

So se engana a si proprio :) Se gasta tao pouco e porque nao usa como um verdadeiro sistema para climatizar e aquecer aguas. Provavelmente tem uma resistencia a aquecer a agua e outro sistema de climatizacao noutros sitios. Ou vive bem com um certo desconforto termico.

Colocado por: ricardoantunesConfesso que adoro o sistema apesar de ter de limpar a lareira 2x por semana.

E chamar o limpa chamines todos os anos, e carregar a lenha para o sitio, etc etc etc

Colocado por: ricardoantunesA casa tem 5 anos e se fosse contruir novamente , voltaria a colocar o mesmo sistema.

Gostos nao se discutem, lamentam-se!
    Nao faz qualquer sentido em construcao nova meter um sistema que depende de queimar lenha... mas cada um com a sua. Cada um gosta do que gosta.
  6. A casa tem muito conforto termico. Não entendo como é que alega isso sem conhecer a casa. Gasto cerca de 6M3/ano de lenha e é mais do que suficiente. Acender a lareira dia sim dia não nos dias mais menos e todos os dias nos dias mais frios é suficiente. A lareira tem uma rentabilidade de 78%, o que não sendo a melhor do mercado, não é nada má.

O limpa chaminés, é ano sim, ano não, e aproveito a vinda dele para vir fazer a manutenção dos painéis solares e sistema de AQS.

Para mim nada bate a chama para ter ambiente. O unico ónus que tenho é carregar a lenha 10 metros e limpar a lareira 2x por semana.
  7. Colocado por: ricardoantunesPara mim nada bate a chama para ter ambiente.

La esta... gostos...

Colocado por: ricardoantunesA casa tem muito conforto termico. Não entendo como é que alega isso sem conhecer a casa.

Nesse caso, tambem ia gastar muito pouco com uma bomba de calor. Uma bomba de calor e muito mais eficiente que qualquer sistema a lenha. Estupidamente mais eficiente. Agora se mete 3 cavacas a queimar quando chega a casa e a casa e quando acorda a casa a 19o nao o incomoda, e outra conversa. E se fossemos apenas para este tipo de utilizacao pontual, entao nada bate o AC.

Podem fazer muitos argumentos relativamente ao uso de lenha... o unico argumento que nao cola, e o da 'eficiencia'. E o sistema mais ineficiente que ha.
  8. Colocado por: ricardoantunesPara mim nada bate a chama para ter ambiente.

A minha esposa dizia o mesmo... isso e que se negava a viver numa casa em que não abrisse as janelas para arejar.
    Agora com o PRH e a VMC assume que nunca tivemos tanto conforto na vida.

Trabalho por turnos e ter sempre a casa toda à mesma temperatura é formidável. Até nunca mais tive frio ao sentar na sanita 💩😂😂😂
    Concordam com este comentário: Cvera
    • eu
    • 17 dezembro 2024
    E não é que a Plenitude cumpriu mesmo com os vouchers amazon ?
  9. tenho isto com tarifa social na plenitude.

o simulador da G9 é fiável? é que dá-me uma poupança de 12€...
      energia.png
    • pkasa
    • 17 dezembro 2024 editado
    Colocado por: pkasaAderi hoje à G9 talvez por sete meses.
    O futuro o dirá...

Foi rápido, 2 dias
    Recebi a confirmação hoje
    Contrato activo
    • pfov
    • 17 dezembro 2024
    Colocado por: euE não é que a Plenitude cumpriu mesmo com os vouchers amazon ?

Já nem sou cliente plenitude e recebi 50€ ontem em voucher amazon
  10. Colocado por: euE não é que a Plenitude cumpriu mesmo com os vouchers amazon ?

Estiveste os dois meses com eles?
    Concordam com este comentário: Na_mouch
  11. Epa uns gastam 3 dias na mata e tėm aquecimento de graça no inverno , outros trabalham uma semana para pagar o aquecimento daquele mês.

E não sei como diz m que as pessoas se enganam a elas próprias, os aquecimentos a lenha hoje em dia são económicos. A lenha é menos suscetível a alterações de preço do que a electricidade.

https://executivedigest.sapo.pt/noticias/duches-a-quatro-euros-noruega-pode-cortar-ligacoes-de-eletricidade-com-o-resto-da-europa/

E o conforto psicológico de ver a chama a arder é imbatível.

Agora eu pessoalmente não preciso de aquecimento a dormir e sim de manhã a casa está mais fria mas também não nos afecta assim tanto. Aliás se está mesmo fria,(aconteceu 3x em 4 anos e pode ter sido psicológico) coloca se uns paus no recuperador e a sala fica quente em 15 minutos.

Tem o inconveniente de transportar lenha e limpar cinzas mas não é pormenor que me afecte.

Gostos são gostos e apoio o meu. Ainda bem que gostam do vosso.
  12. Colocado por: DacepaEpa uns gastam 3 dias na mata e tėm aquecimento de graça no inverno , outros trabalham uma semana para pagar o aquecimento daquele mês.

E não sei como diz m que as pessoas se enganam a elas próprias, os aquecimentos a lenha hoje em dia são económicos. A lenha é menos suscetível a alterações de preço do que a electricidade.

https://executivedigest.sapo.pt/noticias/duches-a-quatro-euros-noruega-pode-cortar-ligacoes-de-eletricidade-com-o-resto-da-europa/

E o conforto psicológico de ver a chama a arder é imbatível.

Agora eu pessoalmente não preciso de aquecimento a dormir e sim de manhã a casa está mais fria mas também não nos afecta assim tanto. Aliás se está mesmo fria,(aconteceu 3x em 4 anos e pode ter sido psicológico) coloca se uns paus no recuperador e a sala fica quente em 15 minutos.

Tem o inconveniente de transportar lenha e limpar cinzas mas não é pormenor que me afecte.

Gostos são gostos e apoio o meu. Ainda bem que gostam do vosso.

Extremismo de opiniões, cher ami. Quando as pessoas não se limitam a ser factuais e entram no campo das opiniões está tudo estragado. Neste caso é a mesma coisa. A minha é maior que a tua...
  13. Acho que sou o menos extremista nesta troca de ideias. Só digo que funciona para mim e que as coisas não são tão preto e branco como dizem, especialmente ao nível da economia.
    Já também aqui dei de barato que o meus sistema é mais trabalhoso.
    Mas pelos vistos se não for eléctrico não é bom (e sou pessoa de BC e painéis solares).
    Tenha um bom dia mein Freund.
  14. Colocado por: DacepaE não sei como diz m que as pessoas se enganam a elas próprias, os aquecimentos a lenha hoje em dia são económicos. A lenha é menos suscetível a alterações de preço do que a electricidade.

Vamos la ver... se meter o seu recuperador a lenha a trabalhar como uma bomba de calor (24/7) gasta 300e em lenha numa semana.
    Isto nao sao opinioes... sao factos. O recuperador a lenha e de muito longe o meio menos eficiente de aquecimento.
    Isso e como estarmos aqui a discutir que bom bom e o mercedes 190d e os motores atuais nao prestam...

Obviamento que no fim do dia e sempre uma questao de gostos. Para quem gosta de ter trabalho com manutencao, a carregar troncos, quem tem espaco para armazenar a lenha, quem gosta do 'ambiente', quem nao valoriza necessariamente manter uma temperatura estavel ao longo do dia, quem nao passa o dia todo em casa, ou simplesmente quem gosta de ver uma lareira a arder faz muito bem em usar um recuperador a lenha. Simplesmente nao podem e dizer que o fazem por questoes de preco, porque sai sempre muito mais caro para a mesma utilizacao. Obviamente que se usam 3 cavacas ao fim do dia nao gastam 1000e em lenha... mas para isso metem o ar condicionado a trabalhar 2h ao final do dia e gastam 15e de eletricidade por mes.

Alias... eu passo o dia em casa, num T3 com ar condicionado. Costuma estar ligado no escritorio durante o dia e ao final do dia em algumas divisoes. O consumo relativamente a um mes sem AC costuma pular 200kwh. Esta utilizacao costuma durar ai 2 a 3 meses mais frios e depois ocasionalmente em outros dias de meses nao tao frios. Estamos a falar ao preco de 17 centimos o kwh de um gasto para aquecimento durante o inverno/outono de pouco mais de 100e. Num uso equivalente ao da lenha. O meu pai num uso semelhante onde metia lenha ao final do dia quando chegava a casa, nunca gastou menos de 250 a 300e de lenha por inverno... quando nao era mais. O meu sogro nao compra lenha porque vai busca-la, mas caso a comprasse nao lhe chegava provavelmente 500/600e ou ate mais, ja que o recuperador esta ligado muito tempo. Isto para dizer que nao estou simplesmente a atirar para o ar. Ja fizemos varias vezes os calculos, ja falamos com muita gente em situacao semelhante, e nem ha discussao. Lenha/pellets pode ter muitas vantagens. Eficiencia nao e uma delas
  15. Colocado por: Dacepamein Freund

Fui criado numa aldeia transmontana onde a lareira só aquecia pela frente e as costas ficavam frias. Acordava de manhã com uma carrada de orvalho em cima dos cobertores. Hoje tenho a casa com 200m2 úteis climatizada com AC e não é por isso que venho para aqui dizer que é o melhor sistema. Tenho de me cingir a factos kWh, kWh e €, €... Nem vale a pena estar para aqui a falar de sensações térmicas já que não são factos. Há quem goste de uma boa lareira, há quem goste de dormir "climatizado", há quem goste de dormir com os pés de fora. Tenho dito.
    Concordam com este comentário: powerPT

3.2985 seg. NEW