Iniciar sessão ou registar-se
  1. Bem, eu acho que ainda ninguém percebeu.. ou as notícias têm-me passado ao lado. O que me lembra que devo subscrever um jormal em nome da catraia, que fez 15 anos há dias.
  2. O ano passado mudei 3 vezes de potência contratada..

No caso da EDP até pode efetuar via aplicação todos os dias se quiser..

Edit: comentário com duas páginas de atraso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: djouze
  3. Colocado por: pcspinheiroMas é preciso estar com atenção aos preços do indexado. Ou a este tópico. De um mês para o outro pode não compensar.

Qual o sweet spot do omie para mudar?
  4. Pelo que tenho lido abaixo dos 50€/MWh
  5. Em que altura deixou de compensar o indexado no ano passado? Penso que foi por volta de Junho, mas não tenho certeza.
    A acontecer o mesmo este ano, é preciso estar atento para fazer a mudança assim que se justificar, senão lá se vai toda a poupança destas semanas/meses…
  6. o chatGPT diz 70€

Para determinar a partir de que valor do preço da eletricidade no mercado grossista (OMIE) compensa optar por um tarifário indexado, é essencial comparar o custo total de um tarifário indexado com o de um tarifário fixo.

🧮 Cálculo do custo total no tarifário indexado
    O custo final de um tarifário indexado inclui:

Preço OMIE: Preço médio diário do mercado grossista.

Perdas em baixa tensão (BT): Aproximadamente 14%.

Custo de Gestão de Sistemas (CGS): Cerca de 0,01 €/kWh.

Margem de comercialização (K): Cerca de 0,01 €/kWh.

Tarifas de acesso às redes (TAR): Cerca de 0,06 €/kWh.
    erse.pt

Assim, o preço final por kWh no tarifário indexado pode ser estimado pela fórmula:

Preço final = (Preço OMIE × (1 + 14%)) + 0,01 + 0,01 + 0,06
    erse.pt

Por exemplo, se o preço OMIE for 0,10 €/kWh (100 €/MWh):

Preço final = (0,10 × 1,14) + 0,01 + 0,01 + 0,06 = 0,114 + 0,01 + 0,01 + 0,06 = 0,194 €/kWh

📊 Comparação com tarifários fixos
    Os tarifários fixos em Portugal apresentam preços médios por kWh que variam entre 0,15 € e 0,19 €, dependendo do fornecedor e do tipo de tarifa (simples ou bi-horária) .
    Goldenergy

✅ Determinação do "sweet spot"
    Para que o tarifário indexado seja mais vantajoso do que o fixo, o preço final calculado anteriormente deve ser inferior ao preço do tarifário fixo.

Vamos determinar o preço OMIE máximo que permite que o tarifário indexado seja competitivo:

Preço final indexado = (Preço OMIE × 1,14) + 0,01 + 0,01 + 0,06

Queremos que este preço final seja inferior a, por exemplo, 0,16 €/kWh (160 €/MWh):

(Preço OMIE × 1,14) + 0,08 ≤ 0,16

Preço OMIE × 1,14 ≤ 0,08
    ECO
    +2
    erse.pt
    +2
    coopernico.org
    +2

Preço OMIE ≤ 0,08 / 1,14 ≈ 0,070 €/kWh (70 €/MWh)

Portanto, se o preço OMIE estiver abaixo de 70 €/MWh, o tarifário indexado será mais económico do que um tarifário fixo de 0,16 €/kWh.

📈 Situação atual do mercado
    De acordo com os dados mais recentes:

Preço médio diário em Portugal: 6,92 €/MWh .

Preço médio anual acumulado: 63 €/MWh .
    Ren Website Root
    +4
    Ren Website Root
    +4
    omie.es
    +4
    omie.es

Estes valores estão significativamente abaixo do "sweet spot" de 70 €/MWh, indicando que, atualmente, o tarifário indexado é mais vantajoso.

📝 Conclusão
    Com base nos dados atuais, se o preço médio do OMIE estiver consistentemente abaixo de 70 €/MWh, optar por um tarifário indexado pode resultar em poupanças na fatura de eletricidade.

Se desejar, posso ajudá-lo a comparar tarifários específicos ou a analisar o seu perfil de consumo para determinar a melhor opção para si.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: R3volution, bluthunder82, SCCorreia
  7. Colocado por: ricardoantuneso chatGPT diz 70€
    Estas pessoas agradeceram este comentário:SCCorreia

Isto porque ele usa os 16cents/kWh como referência e deveria usar os cerca de 14,5cents da G9, por exemplo.
  8. Assim já muda para 57€

📊 Objetivo
    Queremos saber qual o preço máximo no OMIE (€/MWh) a partir do qual o tarifário indexado deixa de compensar, quando comparado com um tarifário fixo de 0,145 €/kWh.

🧮 Fórmula do preço final num tarifário indexado
    Pre
    c
    ¸
    o final
    =
    (
    OMIE
    1,14
    )
    +
    0,01
    +
    0,01
    +
    0,06
    Pre
    c
    ¸

o final=(OMIE×1,14)+0,01+0,01+0,06

Simplificando:

Pre
    c
    ¸
    o final
    =
    (
    OMIE
    1,14
    )
    +
    0,08
    Pre
    c
    ¸

o final=(OMIE×1,14)+0,08
    Queremos que este preço seja igual ou inferior a 0,145 €/kWh:

(
    OMIE
    1,14
    )
    +
    0,08

0,145
    (OMIE×1,14)+0,08≤0,145
    OMIE
    1,14

0,065
    OMIE×1,14≤0,065
    OMIE

0,065
    1,14

0,057

/
    𝑘
    𝑊

=
    57

/
    𝑀
    𝑊

OMIE≤
    1,14
    0,065

≈0,057€/kWh=57€/MWh
    ✅ Conclusão
    Se pagas 0,145 €/kWh num tarifário fixo, **só compensa mudar para um tarifário indexado quando o preço do OMIE estiver abaixo de cerca de 57 €/MWh.

Colocado por: taunus

Isto porque ele usa os 16cents/kWh como referência e deveria usar os cerca de 14,5cents da G9, por exemplo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bluthunder82
  9. A EDP tem uma campanha a 13,40 cêntimos: https://www.edp.pt/media/l0hntrvw/tarifarios-digital.pdf

Portanto, a quanto o ChatGPT diz para este valor?
  10. ✅ Conclusão
    Se estás num tarifário fixo de 13,4 cêntimos/kWh, só compensa mudar para indexado se o OMIE estiver abaixo de ~47 €/MWh.

Colocado por: powerPTA EDP tem uma campanha a 13,40 cêntimos:https://www.edp.pt/media/l0hntrvw/tarifarios-digital.pdf

11. Colocado por: powerPTPelo que tenho lido abaixo dos 50€/MWh

^^^
  12. Colocado por: powerPTA EDP tem uma campanha a 13,40 cêntimos:https://www.edp.pt/media/l0hntrvw/tarifarios-digital.pdf

Esses tarifários podem ficar com eles... são daqueles que tentam impingir tudo e mais um par de calças
  13. Com a Galp & Continente estou a pagar por 6,9 kVA

dia: 0,5672 - 10% = 0,51048€
    kWh: 0,1465 - 10% = 0,13185€

para 570 kWh a fatura foi de 122,48€ - 11,87€ = 110,61€

+ descontos nos postos de abastecimento Galp (pelo menos -14 cent. litro Cartão Continente + desconto na aplicação Mundo Galp).
  14. Colocado por: mafs4960Com a Galp & Continente estou a pagar por 6,9 kVA

dia: 0,5672 - 10% = 0,13185€
    kWh: 0,1465 - 10% = 0,51048€

para 570 kWh a fatura foi de 122,48€ - 11,87€ = 110,61€

+ descontos nos postos de abastecimento Galp (pelo menos -14 cent. litro Cartão Continente + desconto na aplicação Mundo Galp).

Tem algo trocado aqui...
  15. Colocado por: bluthunder82Tem algo trocado aqui...

só esteve trocado durante 20 segundos após a publicação... tem jeito para fiscal.
  16. Colocado por: mafs4960
    só esteve trocado durante 20 segundos após a publicação... tem jeito para fiscal.

Prefiro deixar isso para quem sabe.
    O meu comentário foi mais de para o "alertar" que tinha isso trocado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafs4960

3.9658 seg. NEW