Iniciar sessão ou registar-se
    • AMVP
    • 14 junho 2022

# 441

Colocado por: NMGSOu seja, uma das formas de resolver isto é consumir o menos possível, o que acaba por ser o efeito das taxas e da própria inflação que tira capacidade de compra a cada dia que passa.

Sendo que a baixa do consumo conduz a contração das economias e depois é necessário baixar os juros para estimular a procura, é um ciclo.
    O segredo está no q.b., é como na culinária!
    Concordam com este comentário: NMGS, micasasucasa
  1.  # 442

A 2ª casa que comprei (da 1ª não me lembro) em 1990 a taxa de juro era 20,5%. Na altura aluguei-a a um estudante que foi pagar pouco mais do que pagava por um quarto. E a renda pagava a prestação e ainda sobrava uns trocos. Passado 10 anos vendia pelo dobro que tinha custado e já estava toda paga. Tempos do escudo...
    • eu
    • 14 junho 2022

# 443

Colocado por: Carvaiem 1990 a taxa de juro era 20,5%

Na altura até havia um sistema de prestações crescentes ao longo do empréstimo, porque era habitual que os salários tivessem aumentos de dois dígitos todos os anos.

E era habitual vender um carro mais caro (em valor absoluto) do que o valor de compra.

O escudo e a célebre política de o desvalorizar para "aumentar a competitividade das exportações". ;(
  2.  # 444

Colocado por: CarvaiA 2ª casa que comprei (da 1ª não me lembro) em 1990 a taxa de juro era 20,5%.
    E qual era o aumento que tinha anualmente no seu salário? É que agora só se aumenta a taxa de juro. A parte dos salários está esquecida ha quase duas décadas.
    Concordam com este comentário: eu
  3.  # 445

Colocado por: eu
    O escudo e a célebre política de o desvalorizar para "aumentar a competitividade das exportações". ;(

Nada de novo ainda hoje em muitos Países. Muitos têm de mudar o nome á moeda devido ás enormes desvalorizações. E tirando alguns casos pontuais sobrevivem na boa - caso do Brasil p.ex.
  4.  # 446

• acj
    • 14 junho 2022

# 447

Colocado por: SirruperCoitado do CR7. Até ele está a sofrer com o aumento dos preços.
    https://www.hiper.fm/custo-duplicou-jornal-revela-imagens-e-detalhes-da-nova-mansao-de-cristiano-ronaldo/

É organizar uma campanha de angariação ou rifas sei lá, para ajudar o homem coitado...
  5.  # 448

Colocado por: SirruperCoitado do CR7. Até ele está a sofrer com o aumento dos preços.
    https://www.hiper.fm/custo-duplicou-jornal-revela-imagens-e-detalhes-da-nova-mansao-de-cristiano-ronaldo/

E ainda não recebeu o nosso orçamento. Quando receber se calhar ainda vai ter de jogar mais uns anitos.
    Quando chegar ao valor final vou multiplicar no mínimo por 10. É a minha grande oportunidade de ajudar a Nação.
    Parece que já estou a ver as paragonas na Cmtv... Orçamento da Fino Oficio obriga CR7 a adiar reforma :)
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  6.  # 449

Colocado por: HAL_9000A parte dos salários está esquecida ha quase duas décadas.

Treta.
  7.  # 450

Acho que foi mais por estar a mudar constantemente o projecto. Estes ricos, nunca sabem o que querem :)
  8.  # 451

reunião de emergência do ECB por causa da chacina do mercado de obrigações.

não se preocupem, vão vir charters de fundos e compram os imóveis todos.

e para os mais curiosos, o mercado de obrigações do japão levou um circuit breaker hoje :)
    Concordam com este comentário: NMGS
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
    • NMGS
    • 15 junho 2022

# 452

Colocado por: buraburamonoreunião de emergência do ECB por causa da chacina do mercado de obrigações.

não se preocupem, vão vir charters de fundos e compram os imóveis todos.

e para os mais curiosos, o mercado de obrigações do japão levou um circuit breaker hoje :)
    Concordam com este comentário:NMGS
    Estas pessoas agradeceram este comentário:eu

Os preços vão continuar a subir! Vão sim, nas mtics e nas mensalidades!
  9.  # 453

Só para um enquadramento histórico, juros de títulos de tesouro maturidade 2 anos USA.

Maior variação de 5 dias desde os anos 80

edit: uma coisa que não vejo muita gente a falar é a velocidade a que os juros sobem. é muito diferente uma variação de 2% ao longo de 2 anos e uma variação de 2% em 2 meses.
    Concordam com este comentário: vmontalvao, NMGS
    • NMGS
    • 15 junho 2022

# 454

https://expresso.pt/economia/2022-06-14-Divida-portuguesa-juros-ja-estao-acima-de-3.-Medina-enfrenta-linha-vermelha-dos-7-daqui-a-um-ano-44bce0f1

Para o caso português, o regresso, no verão do próximo ano, a juros acima de 7% traz à memória a famosa ‘linha vermelha’ traçada pelo então ministro das Finanças, Teixeira dos Santos.

Vamos esperar pelo próximo ano ou pedir já o apoio?
  10.  # 455

Colocado por: rjmsilvaTreta.
    Eu ainda não trabalho há 20 anos, o facto é que desde que trabalho que sinto que a cada ano perco poder de compra, logo estarei a ganhar menos e termos proporcionais ao aumento do custo de vida.

O silva nos últimos 20 anos teve um aumento proporcional ao aumento do custo de vida? (nem falo das taxas de inflação publicadas, porque essas nem têm em conta a habitação por exemplo).

O que é certo e sabido é que desde 1999, a produtividade aumentou 14% e a remuneração real apenas 6%.
  11.  # 456

Colocado por: HAL_9000Eu ainda não trabalho há 20 anos, o facto é que desde que trabalho que sinto que a cada ano perco poder de compra, logo estarei a ganhar menos e termos proporcionais ao aumento do custo de vida.

O silva nos últimos 20 anos teve um aumento proporcional ao aumento do custo de vida? (nem falo das taxas de inflação publicadas, porque essas nem têm em conta a habitação por exemplo).

O que é certo e sabido é que desde 1999, a produtividade aumentou 14% e a remuneração real apenas 6%.

Trabalho desde 2007 , só em 2010 comecei a ganhar um salário que considerava justo , passado 12 anos ganho mais 100€ e sinto que estou a ganhar metade ...no entanto no nosso paìs aparecem novos milionários a cada ano que passa .
    È esta a realidade para a maioria das pessoas.
    Concordam com este comentário: HAL_9000
    • Rico
    • 15 junho 2022

# 457

EURIBOR a 12 meses já vai em 1%. Não sei onde vamos parar!!
  12.  # 458

Colocado por: RicoEURIBOR a 12 meses já vai em 1%. Não sei onde vamos parar!!
    Sim esta subida repentina é mesmo de arrepiar, ainda antes de o BCE mexer nas taxas de juro.
  13.  # 459

Será esta a melhor altura para vender imóvel ou será melhor manter o arrendamento, visto prever se um aumento na ordem dos 7% em 2023!
    Concordam com este comentário: ferreiraj125
  14.  # 460

Colocado por: HAL_9000Sim esta subida repentina é mesmo de arrepiar, ainda antes de o BCE mexer nas taxas de juro.

Essa subida já está cotada no mercado. O problema é se é a primeira de muitas...

0.1594 seg. NEW