Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 501

Colocado por: euUma das lições que o ocidente aprendeu nos últimos 3 anos é que o modelo vigente de globalização (excessiva dependência da China) foi um erro colossal.

Não foi só a dependência da China que foi um erro colossal.
    Foi também a dependência da Russia em termos energéticos.

Para mim vamos começar a ver uma tendência para "desmamar" da dependência dessas duas potências e começar a termos produtos made in EU.

Serão mais caros? Sim, sem dúvida.

Mas se calhar acabamos um pouco com esta cultura de "xinezices", onde tudo é barato, descartável e quebra num instante.
    Concordam com este comentário: vmontalvao, eu
    • NMGS
    • 16 junho 2022

# 502

Colocado por: t1ger

Estamos em risco de não cumprir as obrigações dos compradores de certificados de aforro/tesouro?

Por enquanto o risco mais imediato é Portugal ver o seu financiamento mais caro, ou seja, com a subida do "juro" no mercado secundário é como um crédito habitação, é preciso mais dinheiro para obter um novo crédito e uma maior prestação mensal. Sendo um estado esse dinheiro vem dos impostos, ou seja vamos todos pagar mais e ser mais taxados para pagar este aumento dos juros e teremos menos qualidade de vida.
  2.  # 503

Colocado por: NMGS

Por enquanto o risco mais imediato é Portugal ver o seu financiamento mais caro, ou seja, com a subida do "juro" no mercado secundário é como um crédito habitação, é preciso mais dinheiro para obter um novo crédito e uma maior prestação mensal. Sendo um estado esse dinheiro vem dos impostos, ou seja vamos todos pagar mais e ser mais taxados para pagar este aumento dos juros e teremos menos qualidade de vida.

Infelizmente é o que estamos habituados. Para o estado não cumprir os certificados de aforro/tesouro tinha que estoirar completamente?
    • NMGS
    • 16 junho 2022

# 504

Infelizmente é o que estamos habituados. Para o estado não cumprir os certificados de aforro/tesouro tinha que estoirar completamente?

Como alguém dizia em cima é difícil isso acontecer, são produtos "relativamente seguros", seria quase a última linha. Esse cenário a acontecer ou a UE tinha acabado ou estava em vias de acabar, é porque estávamos sozinhos e de regresso ao escudo. Já existiram muitas crises e os mercados continuaram, agora não podemos é negar este momento e continuar na bolha que está tudo bem.
  3.  # 505

A divida do Estado aos privados é uma pequena percentagem da divida total. Quando os Estados entram em default deixam de pagar ás grandes entidades financeiras. E aí as coisas complicam-se como aconteceu á Argentina e outros países mais pequenos. E é também um risco que a Rússia está a correr.
  4.  # 506

Colocado por: HAL_9000Sim esta subida repentina é mesmo de arrepiar, ainda antes de o BCE mexer nas taxas de juro.

Sem problema.

As pessoas depois da crise de 2008 já aprenderam.

Todos leram a FINE, souberam poupar e investir o seu dinheiro e, sobretudo, souberam viver abaixo das suas possibilidades.

O que é isso da Euribor aumentar? "Piners" :)
  5.  # 507

Colocado por: lardocelar

Sem problema.

As pessoas depois da crise de 2008 já aprenderam.

Todos leram a FINE, souberam poupar e investir o seu dinheiro e, sobretudo, souberam viver abaixo das suas possibilidades.

O que é isso da Euribor aumentar? "Piners" :)
    Sim sim, tantos que caso a prestação suba uns 100€ ja comem batatas com batatas...
    Concordam com este comentário: lardocelar, Vítor Magalhães
  6.  # 508

Colocado por: DR1982Sim sim, tantos que caso a prestação suba uns 100€ ja comem batatas com batatas...
    Concordam com este comentário:lardocelar

Estava a ser irónico como é óbvio ;)
  7.  # 509

Colocado por: lardocelarTodos leram a FINE, souberam poupar e investir o seu dinheiro e, sobretudo, souberam viver abaixo das suas possibilidades.
    Acredita mesmo que as pessoas viviam acima das suas possibilidades?

As pessoas podem fazer isso tudo, não altera o facto de precisarem na mesma de uma casa para viver, e os preços estarem como estão. Até podem conseguir pagar uma subida de 2-3%, mas vão perder qualidade de vida em algum lado algumas em todo lado, vão trabalhar para pagar gasóleo, casa e comida.

Eu nisso não coloco diretamente a culpa nas pessoas, porque as pessoas consomem o que lhes metem à disposição. Quando o próprio está está endividado até ao pescoço....

BTW continuo a dizer que deveria ser obrigação do estado fornecer literacia financeira aos seus cidadãos, mas ao invés disso continuo-me a espantar. Ainda ontem em conversa com um colega meu, a trabalhar há 3 anos, e ainda não fazia ideia porque razão as empresas ofereciam sempre ordenados brutos e não ordenados líquidos (que segundo ele era muito mais fácil).
    Concordam com este comentário: ferreiraj125
    • ibyt
    • 17 junho 2022

# 510

Colocado por: HAL_9000Ainda ontem em conversa com um colega meu, a trabalhar há 3 anos, e ainda não fazia ideia porque razão as empresas ofereciam sempre ordenados brutos e não ordenados líquidos (que segundo ele era muito mais fácil).

Não podem porque é ilegal.
    • eu
    • 17 junho 2022

# 511

Colocado por: HAL_9000BTW continuo a dizer que deveria ser obrigação do estado fornecer literacia financeira aos seus cidadãos, mas ao invés disso continuo-me a espantar. Ainda ontem em conversa com um colega meu, a trabalhar há 3 anos, e ainda não fazia ideia porque razão as empresas ofereciam sempre ordenados brutos e não ordenados líquidos (que segundo ele era muito mais fácil).

Eu não subscrevo essa ideia de que a culpa é exclusiva do Estado.

Nunca como hoje existiu tanta informação acessível aos cidadãos. E que tal se fossem os cidadãos a ter a iniciativa de se informarem devidamente?
    • eu
    • 17 junho 2022 editado

# 512

Colocado por: ibyt
    Não podem porque é ilegal.

A questão fundamental não é essa. O salário líquido depende de muitos fatores da própria vida pessoal do trabalhador. Dois trabalhadores a receber o mesmo salário bruto podem receber um salário líquido muito diferente.
  8.  # 513

A culpa pode nao ser exclusiva do estado, mas nao seria mai por exemplo que fosse obrigatório todos ps creditos serem a taxa fixa.
    Claro que cada um pode e tem o dever o pelo menos devia informar se antes de contratar algo tão importante como um crédito habitação, mas muitos nao tem capacidade para tal, outros nao querem, e outros ainda deixam se levar pelas imobiliárias ou gestores bancarios que querem é ganhar p deles como qualquer um de nos
    Concordam com este comentário: HAL_9000, ferreiraj125
    • ibyt
    • 17 junho 2022

# 514

Colocado por: euA questão fundamental não é essa. O salário líquido depende de muitos fatores da própria vida pessoal do trabalhador. Dois trabalhadores a receber o mesmo salário bruto podem receber um salário líquido muito diferente.

É verdade. E ainda é ilegal qualquer acordo entre o funcionário e a entidade patronal que estabeleça um valor para o salário líquido.
  9.  # 515

Colocado por: ibytNão podem porque é ilegal.
    Eu sei. Mas mais grave que isso ele não entendia porque que o salário liquido dele podia ser diferente do meu, mesmo se recebermos o mesmo salário bruto. Isto para uma pessoa com mestrado é de uma ignorância atroz e infelizmente revelador da nossa iliteracia financeira. Como é que uma pessoa que não sabe calcular o salário liquido, vai saber ler em condições uma FINE?
  10.  # 516

Caros colegas floristas, não me aparece o tópico "0 futuro de Portugal" alguém sabe o que se passa?
  11.  # 517

Colocado por: carlosj39Caros colegas floristas, não me aparece o tópico "0 futuro de Portugal" alguém sabe o que se passa
    O autor do tópico tinha pedido para apagar. A administração, deve ter acedido.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    • ibyt
    • 17 junho 2022

# 518

Colocado por: carlosj39Caros colegas floristas, não me aparece o tópico "0 futuro de Portugal" alguém sabe o que se passa?

O utilizador que o criou pediu para que fosse apagado.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  12.  # 519

Portugal não tem futuro, foi isso que aconteceu.
    Concordam com este comentário: eu, HAL_9000, Ruipsm
  13.  # 520

Colocado por: euEu não subscrevo essa ideia de que a culpa é exclusiva do Estado.

Nunca como hoje existiu tanta informação acessível aos cidadãos. E que tal se fossem os cidadãos a ter a iniciativa de se informarem devidamente?
    Eu não disse que era exclusiva do estado. Disse que o estado deveria ter esse dever.

Infelizmente muitas pessoas são muito pouco interessadas. Interessam-se pelo seu trabalho, pela família, desporto, umas séries e pouco mais. Isto é gravoso se pensarmos que toda gente tem o mesmo poder de decisão com o seu voto. Uns votam porque estão minimamente informados, outros votam porque "olha aquele senhor é sorridente, acho que é bom PM", ou por "clubite".

Daí que alguns cidadão saibam que o valor que estão a pagar por uma casa esteja dentro do aceitável, e outros acedam a pagar aquilo que a imobiliária publicita como sendo "um bom valor".
    Concordam com este comentário: ferreiraj125

0.0182 seg. NEW