Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: BztracensUma coisa é certa, pelo menos nos grandes centros urbanos e locais de interesse no litoral os preços pouco ou nada vão mexer, basta ver a quantidade de transações por parte de estrangeiros...

Acredito no mesmo, mas o tempo tratará de demonstrar se temos razão ou não
    Concordam com este comentário: Bztracens, NLuz
  2. Boas, aproveito este tópico para procurar conselhos e opiniões, eu com 32 anos e a minha mulher com 29, seria sensato comprar casa agora, ou mais vale esperar? Moro no Algarve, e os preços das casas estão um disparate, mas também não quero estar a viver em casas que não são minhas o resto da vida. Tenho amigos construtores que dizem que o preço das casas vai descer, mas se nem na pandemia desceu, também duvido que desça agora. Desde já obrigado
    • AMVP
    • 7 setembro 2022
    • AMVP
    • 7 setembro 2022
    • AMVP
    • 7 setembro 2022
    Colocado por: Wally89Tenho amigos construtores que dizem que o preço das casas vai descer, mas se nem na pandemia desceu, também duvido que desça agora. Desde já obrigado

Se eles dizem, podem ter razão.
    A pandemia provocou excesso de liquidez, agora pretende-se controlar a inflação e estamos a atravessar um choque energético, a Alemanha está a sofre e deve sofrer mt mais, e tudo o que vem por arrasto. Os seus amigos podem ter razão embora... o excesso de liquidez ainda não despareceu do mercado.
    • AMVP
    • 7 setembro 2022
    para quem por aqui há uns tempos questionava uma user quando ela referi o potencial de risco de falências..

https://eco.sapo.pt/2022/09/07/produtores-de-metais-pedem-medidas-para-enfrentar-inverno-de-vida-ou-morte/
    • rxpt
    • 7 setembro 2022
    Colocado por: AMVPProblema a ser resolvido em 3, 2, 1...

https://eco.sapo.pt/2022/09/07/toda-a-gente-tem-direito-a-viver-nas-zonas-mais-caras-de-lisboa-diz-secretaria-de-estado/

Isso é só estúpido, principalmente falar em viver nas zonas mais caras do país. Agora devia era de haver formas de equilibrar a balança entre o acesso á habitação do típico português vs estrangeiros/investidores.

O estado nisso podia simplesmente remover IMTs e taxinhas principalmente para jovens ou na compra da primeira habilitação permanente.
  3. Colocado por: Wally89Boas, aproveito este tópico para procurar conselhos e opiniões, eu com 32 anos e a minha mulher com 29, seria sensato comprar casa agora, ou mais vale esperar? Moro no Algarve, e os preços das casas estão um disparate, mas também não quero estar a viver em casas que não são minhas o resto da vida. Tenho amigos construtores que dizem que o preço das casas vai descer, mas se nem na pandemia desceu, também duvido que desça agora. Desde já obrigado

Eu acho que o que faria na tua situação era procurar com tempo se aparecer uma casa que gostes e seja bom negocio avançava.
  4. Colocado por: Wally89Boas, aproveito este tópico para procurar conselhos e opiniões, eu com 32 anos e a minha mulher com 29, seria sensato comprar casa agora, ou mais vale esperar? Moro no Algarve, e os preços das casas estão um disparate, mas também não quero estar a viver em casas que não são minhas o resto da vida. Tenho amigos construtores que dizem que o preço das casas vai descer, mas se nem na pandemia desceu, também duvido que desça agora. Desde já obrigado

Olá,
    Procure um terreno pequeno mas na zona que goste.
    Construa pequeno, com poucas divisões, simples, com medidas repetidas, etc.
    Pense a casa como que se fosse para vender.
    Não tenha pressa, dê tempo aos seus técnicos e não suponha, o que não souber pergunte. Sempre.
    Boa sorte.
    Concordam com este comentário: pguilherme, AMVP, zedasilva
  5. N Miguel Oliveira, tem a certeza que não o convenço a fazer um projecto para estas bandas? 😅
    • Rico
    • 7 setembro 2022
    Será possível isto??
    • rxpt
    • 7 setembro 2022
    Colocado por: RicoSerá possível isto??
      Screenshot_20220907-211426_Facebook.jpg

O céu é o limite
  6. É simples, os juros vão continuar a subir até a inflação voltar a estar próxima dos 2%.
  7. Se chegarem aos 3% 4% e houver "ruído", provavelmente saem mais umas moratórias.
    • AMG1
    • 7 setembro 2022
    Talvez nao tenham de ir muito longe em materia de tx de juros. A vontade de provocar uma recessão é tão forte, que talvez a tenham mais cedo do pensam.
    Se o custo elevado da energia der lugar (p.e. por vontade do pirómano de Moscovo) a uma escassez muito acentuada desses produtos.
    Ele parece esperar que o frio do inverno "amacie" o apoio europeu a Ucrânia, mas se isso nao acontecer...
  8. Colocado por: WarrenGÉ simples, os juros vão continuar a subir até a inflação voltar a estar próxima dos 2%.

quando pararem de subir bem antes da taxa de inflação estar a 2% estarei aqui :)
  9. Colocado por: pguilhermeN Miguel Oliveira, tem a certeza que não o convenço a fazer um projecto para estas bandas?

:)

Então só pintam o pior cenário possível por essas bandas, assim desmotiva logo ehehhe
    É sempre uma mais valia que os técnicos, empreiteiros, fornecedores sejam o mais "locais" possível, por todas as razões e mais algumas. Certamente na sua zona e no Algarve (do Wally89) não faltarão bons profissionais, é preciso é procurá-los. Então Arquitectos e Engenheiros, é o que mais há.

O que não invalida o trabalho à distância que em certos casos é perfeitamente possível. Ainda há pouco tempo fui visitar um terreno a 9'000kms de casa para um projecto. Depende dos casos.
  10. eu abdicava de muita coisa para ir amortizando a divida do credito a habitação todos criticavam c ,que isso era estupido e tal .

Pois e .. sempre me ensinaram paga aquilo que deves o mais rápido possível .

vai haver muita gente com a corda no pescoço se chegar a esse percentual
  11. Colocado por: Reduto25eu abdicava de muita coisa para ir amortizando a divida do credito a habitação todos criticavam c ,que isso era estupido e tal .

Pois e .. sempre me ensinaram paga aquilo que deves o mais rápido possível .

vai haver muita gente com a corda no pescoço se chegar a esse percentual
    Isso nunca é estupido se os rendimentos permitirem taxas de poupança significativa.

Agora quem anda sempre na corda bamba, mais vale ter 10k para uma emergência do que abatê-los no CH.

Se chegar ao 5%, é bom que o estado tenha muita habitação social disponível, porque bem vai precisar.
  12. Quem anda na corda bamba, não tem certamente 10k no colchão.

0.5414 seg. NEW