Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: Reduto25ir amortizando a divida do credito a habitação todos criticavam c ,que isso era estupido e tal

Tal como na escola, é importante perceber o que se está a fazer em vez de se limitar a uma copia verbatim das cábulas dos outros.

Desde há muitos anos que amortizar o CH é uma má jogada. Mas porquê? Esta é a parte importante de perceber.
    Porque se pegar no capital que usaria para a amortização, mas em vez de amortizar, aplicar num outro investimento, quase certamente que terá maiores rendimentos (e provavelmente MUITO maiores) do que pagaria de juro pelo CH.
    A vantagem seria essa. A diferença entre o rendimento que obteve no novo investimento e o que paga de juros em CH.

O tipo de investimento que poderá fazer, tendo em conta uma possível futura amortização de "urgência" do CH, seria algo que pudesse facilmente ser liquidado. Um aspecto a ter em conta.

Ter qualquer volume minimamente significativo de dinheiro estacionado no banco, é a pior jogada de todas. Está a perder pela inflacção e está a perder porque não o dinheiro não está a trabalhar.
    Especialmente quando os juros são baixos, com azar ainda paga para ter o dinheiro no banco.

Posto isto, não me estou a referir ao que possa ter no banco para os movimentos do dia a dia nem algum montante de segurança, para fazer face a uma despesa que tenha de ser paga no momento. Mas mesmo isso, 10k parece excessivo para a maior parte das pessoas, que deve equivaler a uns 7 ou 8 ordenados.

Se os juros CH começarem a rivalizar outros investimentos e, só por isso, aumenta o risco financeiro, então faz sentido a amortização.

tl;dr
    Pense por si, questione o que lê, faça perguntas concretas, faça as contas e decida a melhor estratégia para o seu caso.
  2. Colocado por: Reduto25eu abdicava de muita coisa para ir amortizando a divida do credito a habitação todos criticavam c ,que isso era estupido e tal .

Pois e .. sempre me ensinaram paga aquilo que deves o mais rápido possível .

vai haver muita gente com a corda no pescoço se chegar a esse percentual

Acredito que com uma taxa de 2,5% já vai haver muitos com corda no pescoço.
    O mais incrível é que tirando aqui o fórum, não vejo mais ninguém dos muitos que conheço preocupado com isso nem a abdicar de nada para os tempos duros que se avizinham
    Concordam com este comentário: mafgod, Valeria
    • AMVP
    • 8 setembro 2022
    Colocado por: RuipsmO mais incrível é que tirando aqui o fórum, não vejo mais ninguém dos muitos que conheço preocupado com isso nem a abdicar de nada para os tempos duros que se avizinham

Esse é um grande mistério para mim. Parece que desligaram o cérebro ou então estão cheios de dinheiro, não sei.
    • AMVP
    • 8 setembro 2022
    há um aspeto relevante, sabe-se lá porquê ninguém quer assumir que é pobre. nas reportagens televisivas, por norma, todos dizem que o estado tem de ajudar as famílias mais pobres mas vão logo esclarecendo que não é o caso deles, pelo que em Portugal é de facto muitos ricos ou as pessoas não querem dizer que são pobres, como se não fossemos, em geral, todos pobres.
  3. 3 em cada 4 portugueses recebem menos de 1000€

entretanto as remaxes e as eras com recordes de vendas. é uma festa.

e dizem-me que a única alternativa a construir moradias e comprar mercedes cor ratazana com dinheiro dos bancos é ir para debaixo da ponte. ok :clown:
  4. .
  5. Colocado por: RuipsmO mais incrível é que tirando aqui o fórum, não vejo mais ninguém dos muitos que conheço preocupado com isso nem a abdicar de nada para os tempos duros que se avizinham
    Acredito que grande parte das pessoas não percebe sequer como é que funcionam juros do CH. Em Junho um colega meu teve um aumento de 50 euros na prestação e começou a ficar preocupado porque tinha de arranjar um segundo emprego se tivesse novo aumento em julho. Tinha Euribor 12m. Isso diz muito sobre a literacia financeira.

Acredito que há pessoas que como ainda não tiveram o aumento, acham que afinal isto não está assim tão mau.
    Concordam com este comentário: ferreiraj125
    • AMVP
    • 8 setembro 2022
    Colocado por: HAL_9000Acredito que há pessoas que como ainda não tiveram o aumento, acham que afinal isto não está assim tão mau.

Não têm cérebro? É que se calhar é esse o problema, temos uma população acéfala, o que explica muita coisa.
  6. Colocado por: buraburamono3 em cada 4 portugueses recebem menos de 1000€

Também li essa notícia há uns dias.
    E, pelos vistos, 1 em cada 4 recebe apenas o ordenado mínimo.

Jornal de Notícias: Três em cada quatro trabalhadores ganham menos de mil euros

Diário de Notícias

Entre comprar e arrendar, é uma consideração legítima, não só porque não há bem para poder alienar (e o dinheiro pago vai pelo cano) mas tb pq arrendar costuma ser significativamente mais caro face a uma prestação de CH.

Por outro lado, as perspetivas da continuação ininterrupta da subida de preços já astronónicos de construção e imobiliário encontram nestes dados um duro oponente.
  7. Colocado por: Ruipsm

Acredito que com uma taxa de 2,5% já vai haver muitos com corda no pescoço.
    O mais incrível é que tirando aqui o fórum, não vejo mais ninguém dos muitos que conheço preocupado com isso nem a abdicar de nada para os tempos duros que se avizinham
    Concordam com este comentário:mafgod

a maioria das pessoas anda ao ritmo das notícias da TV, que têm um lag de meses, às vezes um ano ou mais. só agora é que aparecem mais notícias sobre a inflação, quando o problema começou no início de 2021.
    quando chegar o pânico máximo à TVI e convidarem o paulo portas para dar palestras, já sabem que o problema está resolvido.
  8. Colocado por: buraburamonodizem-me que a única alternativa a construir moradias e comprar mercedes cor ratazana
    quem falou na ponte fui eu e nunca mencionei os Mercedes, isso é o buraburamono a mandar larachas para dar dar força ao seu argumento.

Contudo não me deu nenhuma alternativa ao CH se:
    - os ordenados são tão baixos, que se tiver um rendimento médio nacional ( e não tiver pais ricos) só consegue poupar dinheiro para uma casa quando tiver 50-60 anos.
    - não existem casas no mercado de arrendamento, e as que as há na sua maioria pratica rendas inflacionadas.
    - por diversos factores o valor das casas está um absurdo.

As pessoas iriam morar onde? Está resposta é que não me deu

Outra coisa é dizer que muita gente não sabe gerir o seu dinheiro nem sabe reconhecer que vem aí uma crise de proporções épicas. E aí concordo consigo
  9. Colocado por: HAL_9000Acredito que há pessoas que como ainda não tiveram o aumento, acham que afinal isto não está assim tão mau.

E depois o impacto não é imediato... Tudo isto tem muita inércia.
  10. Colocado por: AMVPNão têm cérebro?
    em janeiro passado conclui que efectivamente o teem, mas que já não está habituado a pensar.
  11. Colocado por: buraburamono

a maioria das pessoas anda ao ritmo das notícias da TV, que têm um lag de meses, às vezes um ano ou mais. só agora é que aparecem mais notícias sobre a inflação, quando o problema começou no início de 2021.
    quando chegar o pânico máximo à TVI e convidarem o paulo portas para dar palestras, já sabem que o problema está resolvido.

expectativas de taxa de inflação daqui a 1/2/3 anos nos USA.

reparem há quanto tempo foi o pico de preocupação...

na europa é um bicho um bocado diferente por causa da energia. mas isso também não é com juros que vai ao sítio.
  12. Colocado por: AMVPhá um aspeto relevante, sabe-se lá porquê ninguém quer assumir que é pobre. nas reportagens televisivas, por norma, todos dizem que o estado tem de ajudar as famílias mais pobres mas vão logo esclarecendo que não é o caso deles, pelo que em Portugal é de facto muitos ricos ou as pessoas não querem dizer que são pobres, como se não fossemos, em geral, todos pobres.

Completamente de acordo. Por exemplo, nunca ouvimos ninguém a dizer que o carro ou a TV que comprou foi mau ou má. Por dentro não podiam estar mais arrependidos mas nunca o afirmam.

Vou dar um exemplo muito prático, tenho vários amigos que vão ver os Coldplay, muitos (ou todos) com CH e que vão sentir o aumento nos próximos meses e não os vejo minimamente preocupados com o futuro. Alguns, até acredito que com mais ou menos facilidade vão conseguir pois ainda não tem filhos e ganham razoável, outros não sei como vão fazer. Filhos, casa e carro para pagar, mas eles lá sabem.
    Gostava de ir ver mais uma vez Rammstein por exemplo e tinha € para poder fazer isso, mas daqui por um ano vamos estar bem piores do que estamos actualmente, não tenho dúvidas não vou gastar 200€ num concerto, nem pensar. Podia mas tendo em conta o que nos espera é um contra senso na minha óptica
  13. Colocado por: HAL_9000quem falou na ponte fui eu e nunca mencionei os Mercedes, isso é o buraburamono a mandar larachas para dar dar força ao seu argumento.

Contudo não me deu nenhuma alternativa ao CH se:
    - os ordenados são tão baixos, que se tiver um rendimento médio nacional ( e não tiver pais ricos) só consegue poupar dinheiro para uma casa quando tiver 50-60 anos.
    - não existem casas no mercado de arrendamento, e as que as há na sua maioria pratica rendas inflacionadas.
    - por diversos factores o valor das casas está um absurdo.

As pessoas iriam morar onde? Está resposta é que não me deu

Outra coisa é dizer que muita gente não sabe gerir o seu dinheiro nem sabe reconhecer que vem aí uma crise de proporções épicas. E aí concordo consigo

calma calma, isto é o meu estereótipo do tuga alavancado, não era direcionado para ninguem em específico :)

o poder de compra e a produtividade são um problema enorme por cá. o meu ponto é que não é com créditos e dinheiro fácil que a coisa vai ao sítio. até diria que vai agravar a longo prazo.
    as pessoas têm que viver dentro das possibilidades, que infelizmente cá são baixas.
  14. Colocado por: buraburamono
    as pessoas têm que viver dentro das possibilidades, que infelizmente cá são baixas.

Completamente de acordo. E depois querem fazer vida como se ganhassem o dobro do que na realidade ganham
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, *cc
  15. https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/portugal-e-o-pais-da-europa-ocidental-com-o-mais-baixo-rendimento-liquido-de-salarios

Enquanto isto não mudar (ver também cargas fiscais no gráfico), não conseguimos de todo competir para adquirir habitação e já há mercados em portugal que estão abertos ao mundo. Houve n factores que tornaram o imobiliário muito mais que um produto local.
  16. Colocado por: buraburamonoas pessoas têm que viver dentro das possibilidades, que infelizmente cá são baixas
    concordo o problema é que as nossas possibilidades por cá não permitem resolver o problema da habitação em tempo útil sem recorrer a CH.

Obviamente que há pessoas que receberam a casa de presente/herança e outras que até teem bons rendimentos e em 10 anos conseguem comprar uma casita. O felizmente são uma minoria

Mas também concordo que muita gente gasta dinheiro sem acautelar devidamente o futuro. Isso tb é fruto da nossa fraca literacia financeira.
  17. Colocado por: AMVP
    Esse é um grande mistério para mim. Parece que desligaram o cérebro ou então estão cheios de dinheiro, não sei.
    Quem tiver a euribor a 12 meses como eu por exemplo, ainda nao levou a pancada pelo que ainda nao é hora de estar preocupado

0.4984 seg. NEW