Colocado por: N Miguel OliveiraO que justifica que PT seja diferente dos demais?Por curiosidade, tem alguma estatística de sustente isto? Que em Portugal se constrói maior?
Colocado por: HAL_9000Por curiosidade, tem alguma estatística de sustente isto? Que em Portugal se constrói maior?
Colocado por: HAL_9000No entanto o meu salário hoje é muito semelhante ao que tinha em 2010, antes de começarem os cortes da moda à lá troica. Ou seja se eu continuasse à espera e a poupar, para não recorrer a crédito, o que ia acontecer é que o dinheiro que tinha ia desvalorizando, as casas cada vez mais caras e eu em vez de trabalhar 20 anos para a pagar ia andar 40.
Faz sentido? A mim não faz.
Colocado por: N Miguel OliveiraTenho apenas os projectos que fiz, onde vivi, os imoveis que vejo e os que visito... e fora muito poucas excepções, todas as "minhas estatisticas" apontam no mesmo sentido sem dar lugar as grandes dúvidas.
Colocado por: N Miguel OliveiraPois. Aqui e o detalhe é que você parece ter desistido de aumentar o seu salário.Eu desistir não desisti. Mas a minha carreira está bloqueada pela geração de 60-70, e tão cedo não terei oportunidade, até porque estou a competir com todos da minha geração e seguintes por um número muito limitado de vagas.
Colocado por: N Miguel OliveiraOs juros, seguros, IMI, manutenção, etc etc também o são se quer ver as coisas por esse prisma.Sim, mas o imobiliário tende a valorizar com os anos. O aluguer não é dinheiro deitado fora, se for um valor confortável por assim dizer. Por isso fui inquilino por cerca de 12 anos. O problema é que há zonas do país, onde não existem rendas por um valor confortável.
Colocado por: N Miguel OliveiraMas é um tema que não me apetece desenvolver sinceramente. Cada um saberá de si. Há muitos modos de viver. Não chegariamos a outra conclusão além dessa.Basicamente é isto.
Colocado por: HAL_9000em zonas urbanas ou rurais?
Colocado por: HAL_9000Aliás nos EUA, e de acordo com as paletes de programas de remodelações em casas americanas que a nossa TV nos oferece,
Colocado por: HAL_9000A média salarial atual deve rondar os 1500 e o salário mínimo está nos 700
Colocado por: HAL_9000. A média salarial atual deve rondar os 1500 e o salário mínimo está nos 700. Ou seja passou-se de uma relação de 4:1 para uma de 2:1.
Colocado por: HAL_9000
O problema é que o modo como está estruturado o nosso mercado de trabalho, a progressão salarial é extremamente difícil
Colocado por: HAL_9000Aqui o que não falta são exemplos de casas construídas nas décadas de 40, 50, 60, 70 que são minúsculas. Casas grandes construíram-se essencialmente depois da década de 90.
Colocado por: HAL_9000É que eu na AML tb moro num T2 de 65m2, e é relativamente vulgar por aqui.
Colocado por: N Miguel OliveiraE ainda vai com sorte. Ainda há uns meses saiu um noticia do JN anunciando que um Arq. ganha em média 800 e tal paus, média a incluir os Sizas desta vida veja lá. Pelo que se a sua anda nos 1500 já não é nada mau.
Colocado por: HAL_9000O problema é que há zonas do país, onde não existem rendas por um valor confortável.
Colocado por: AMVPPara que? Gosto?
Colocado por: N Miguel OliveiraFaltam promotores, gente com disponibilidade para investimento no mercado do arrendamento.
Colocado por: N Miguel Oliveira
Pois, para mim é a melhor profissão do mundo. Acho que estando consciente do que se quer, não é obstáculo algum.
Colocado por: AMVPSabe, eu sou mais da folha de excel (da area das financas) entao comeco logo a fazer contas e acabo sempre com a mesma questao : para que? :)
Colocado por: N Miguel Oliveira
A minha mulher também é da sua área, mas nem sempre ganha a lógica ou a matemática. Arq. é como outra coisa qualquer, de pouco adianta estar a chorar, é decidir o que se quer fazer e ganhar e fazer com que isso aconteça.
A minha irmã já é de artes plásticas e acha o mesmo que eu. São áreas que lhe abre muito o horizonte. Formou-se, nunca precisou de patrão, o mercado é global, da Califórnia à Austrália. A arq. não é bem assim, mas quase.
O desenho é linguagem universal.
Colocado por: N Miguel OliveiraO que justifica que PT seja diferente dos demais?
Colocado por: HAL_9000Aliás nos EUA, e de acordo com as paletes de programas de remodelações em casas americanas que a nossa TV nos oferece, as casas tb n parecem nada, mas mesmo nada pequenas.