Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: N Miguel OliveiraO que justifica que PT seja diferente dos demais?
    Por curiosidade, tem alguma estatística de sustente isto? Que em Portugal se constrói maior?
  2. Colocado por: HAL_9000Por curiosidade, tem alguma estatística de sustente isto? Que em Portugal se constrói maior?

Tenho apenas os projectos que fiz, onde vivi, os imoveis que vejo e os que visito... e fora muito poucas excepções, todas as "minhas estatisticas" apontam no mesmo sentido sem dar lugar as grandes dúvidas.

As casas novas em Portugal tendem sempre a serem maiores, com mais quartos, mais compartimentos, maiores dimensões uteis, com garagem, na maioria dos casos para mais que um veiculo, etc etc... que fora.

Fora, parecem-me que os loteamentos e blocos de apartamentos apostam mais na rentabilidade, na densificação de agregados/fogos por m2, as casas com menos pisos, de implantação mais simples e mais contida. Por oposição à valorização e partilha dos espaços comuns, públicos ou semi-privados.

Vale o que vale.
    No final, não me idêntico nada com a ideia que em PT é que é caro porque somos pobrezinhos. Acho sinceramente que os problemas com alojamento não diferem tanto assim, à excepção do defasamento entre querer e poder dos portugueses.
  3. Colocado por: HAL_9000No entanto o meu salário hoje é muito semelhante ao que tinha em 2010, antes de começarem os cortes da moda à lá troica. Ou seja se eu continuasse à espera e a poupar, para não recorrer a crédito, o que ia acontecer é que o dinheiro que tinha ia desvalorizando, as casas cada vez mais caras e eu em vez de trabalhar 20 anos para a pagar ia andar 40.

Faz sentido? A mim não faz.

Pois. Aqui e o detalhe é que você parece ter desistido de aumentar o seu salário.

Eu percebo perfeitamente a ideia que de muitos acham que "aluguer" é deitar dinheiro fora. Está no seu direito. Mas não concordo nada com isso. Os juros, seguros, IMI, manutenção, etc etc também o são se quer ver as coisas por esse prisma.

Mas é um tema que não me apetece desenvolver sinceramente. Cada um saberá de si. Há muitos modos de viver. Não chegariamos a outra conclusão além dessa.
  4. Colocado por: N Miguel OliveiraTenho apenas os projectos que fiz, onde vivi, os imoveis que vejo e os que visito... e fora muito poucas excepções, todas as "minhas estatisticas" apontam no mesmo sentido sem dar lugar as grandes dúvidas.

Mas nos países em que viveu e trabalhou, foi maioritariamente em zonas urbanas ou rurais? É que eu na AML tb moro num T2 de 65m2, e é relativamente vulgar por aqui. Já onde fiz a casa os 270m2, parece uma casa de bonecas quando comparada com muitas construídas em outros tempos na mesma zona. Sim, antes era mais barato construir. Mas isso o antes não me interessa nada, porque o agora é que me afeta a mim.
    Antes também se reformavam aos 49 anos e com uma reforma superior ao último salário. Era o que era, havia um bolo e toda a gente comia, agora há umas migalhas.

Em turismo já fui a diversos países, e nas zonas mais afastadas das cidades, o que não faltam são casas grandes tb. Aliás nos EUA, e de acordo com as paletes de programas de remodelações em casas americanas que a nossa TV nos oferece, as casas tb n parecem nada, mas mesmo nada pequenas. Está bem que são de madeira, mas ainda assim.

Aqui o que não falta são exemplos de casas construídas nas décadas de 40, 50, 60, 70 que são minúsculas. Casas grandes construíram-se essencialmente depois da década de 90.
  5. Colocado por: N Miguel OliveiraPois. Aqui e o detalhe é que você parece ter desistido de aumentar o seu salário.
    Eu desistir não desisti. Mas a minha carreira está bloqueada pela geração de 60-70, e tão cedo não terei oportunidade, até porque estou a competir com todos da minha geração e seguintes por um número muito limitado de vagas.

Quando fazemos as apostas na nossa formação, baseamo-nos na realidade corrente (a média salarial dos profissionais da minha área quando eu entrei para a faculdade era de cerca de 2000 euros, quando o salário mínimo eram 400). O problema é que nos 5 anos que andei na faculdade, houve uma degradação brutal de condições laborais. A média salarial atual deve rondar os 1500 e o salário mínimo está nos 700. Ou seja passou-se de uma relação de 4:1 para uma de 2:1.

Posso mudar para carreiras que pagam melhor, e para as quais tenho qualificações. Mas para além de ser igualmente difícil integrar essas carreiras, ter de mudar completamente o mindset, elas implicariam horários de trabalho ainda mais brutais e teria de sacrificar o tempo com a família (não estou disposto a isso).
    Até lhe digo mais, penso seriamente mudar para uma carreira que me vai pagar substancialmente menos, mas em que eu tenha mais tempo para aproveitar a vida.

O problema é que o modo como está estruturado o nosso mercado de trabalho, a progressão salarial é extremamente difícil, independentemente do mérito que tenha. Isso melhora se te tornares absolutamente indispensável/notável numa determinada área, mas até lá chegar....é preciso resiliência (para aqueles que não são génios inatos, que também os há).
  6. Colocado por: N Miguel OliveiraOs juros, seguros, IMI, manutenção, etc etc também o são se quer ver as coisas por esse prisma.
    Sim, mas o imobiliário tende a valorizar com os anos. O aluguer não é dinheiro deitado fora, se for um valor confortável por assim dizer. Por isso fui inquilino por cerca de 12 anos. O problema é que há zonas do país, onde não existem rendas por um valor confortável.

Colocado por: N Miguel OliveiraMas é um tema que não me apetece desenvolver sinceramente. Cada um saberá de si. Há muitos modos de viver. Não chegariamos a outra conclusão além dessa.
    Basicamente é isto.
  7. Colocado por: HAL_9000em zonas urbanas ou rurais?

Para a minha comparação uso situações similares naturalmente.

Colocado por: HAL_9000Aliás nos EUA, e de acordo com as paletes de programas de remodelações em casas americanas que a nossa TV nos oferece,

Pena só passarem porcaria, desde o gémeos, aos docs de alfandegas e crimes... Podiam era passar a metade boa de programas, aquela que "ensina" alguma coisa. Incrivel a mentalidade deles, com programas diários com ideias novas, startups, produtos novos, debates financeiros, análises aos gráficos e noticias sobre real estate, como montar empresa, gestão, inovação, etc... é toda outra mentalidade.

A diferença do tamanho e tipologia é apenas a minha percepção, tudo me aponta para isso. Naturalmente não me refiro à casinha portuguesa dos anos 60 ou 70, mas à actual, feita de raíz.
    Repare, não estou a criticar, apenas acho interessante este tema da área (porque está de facto muito ligada à minha profissão). A curiosidaďe leva-me a perguntar. Como vive o HAL num T2 de 65m2, e passa para uma casa com o triplo do tamanho? O que justificou isso? O quarto a mais do T3? Esta dinâmica é que só a acho possivel em Portugal porque ao contrário do que muitos pensam há a disponibilidade financeira para isso. Não acredito que se os estrangeiros fora pudessem construir maior não o fizessem também. Acho que se o custo e espaço fossem um detalhe, todos construiriam palacetes, independetemente da cultura ou modo de viver.

Ainda hoje falei com um familiar que vive noutro país, construiu casa há 3 anos, num loteamento, o terreno onde construiu tem apenas 90m2 imagine.
  8. Colocado por: HAL_9000A média salarial atual deve rondar os 1500 e o salário mínimo está nos 700

E ainda vai com sorte. Ainda há uns meses saiu um noticia do JN anunciando que um Arq. ganha em média 800 e tal paus, média a incluir os Sizas desta vida veja lá. Pelo que se a sua anda nos 1500 já não é nada mau.

Ainda assim, a escolha duma profissão não é desculpa para nada. Há tantas profissões condenadas socialmente ao fracasso, mas ainda assim não falta quem leve o barco a bom porto.
    Acho bem pior escolher uma profissão apenas focado na remuneração... mas uma vez mais, é apenas a minha opinião.
    • AMVP
    • 25 setembro 2022
    Colocado por: HAL_9000. A média salarial atual deve rondar os 1500 e o salário mínimo está nos 700. Ou seja passou-se de uma relação de 4:1 para uma de 2:1.

Esse é o problema de terem transformado Portugal num pais de salario minimo quando a economia, ao contrario do que dizem, nao cresceu para pagar esse salario. Em resultado, o salario Medio é o minimo estao cada vez mais proximos com a agravante de quem ganha o salario medio nao dispor dos mesmos beneficios sociais de quem ganha o salario minimo. Mas mais uma vez nao vi ninguem na rua a protestar contra o que estava a ser feito.

Colocado por: HAL_9000
    O problema é que o modo como está estruturado o nosso mercado de trabalho, a progressão salarial é extremamente difícil

Pq chamar ao trabalho em Portugal mercado de trabalho é só mesmo uma questao psicologica, nao temos mercado de trabalho, temos uns postos de trabalho. O que quero dizer com isto é que a dimensao é tao reduzida que nao chega a ser um mercado. Em resultado da dimensao, nao funciona é o prejudicado é o trabalhador pq tem pouca margem para se mudar para melhor. E quantas mais qualificacoes se tem a coisa tende a ser pior.
    Concordam com este comentário: pguilherme
    • AMVP
    • 25 setembro 2022
    Colocado por: HAL_9000Aqui o que não falta são exemplos de casas construídas nas décadas de 40, 50, 60, 70 que são minúsculas. Casas grandes construíram-se essencialmente depois da década de 90.

No meio rural que eu conheco, Guarda, as casas comecaram a ser construida na decada de 80. Os emigrantes queriam mostrar o seu sucesso é entao comecaram a construir casaroes, para compensar os buracos onde viviam o ano inteiro. Hoje ja nao pensam assim, para bem deles é claro. Mas nao é so nao pensar é que com o euro deixaram de ter vantagem com a diferenca cambial é pronto acabaram - se os milhoes franceses, é uma zona sobretudo de emigracao para franca
    • AMVP
    • 25 setembro 2022
    Colocado por: HAL_9000É que eu na AML tb moro num T2 de 65m2, e é relativamente vulgar por aqui.

Depende da época de construcao, a partir, talvez, do meio da década de 90 nao é e proximo do ano de 2000 entao passaram a ser raridade, é pelos vistos nem podem ter so essa area.
    • AMVP
    • 25 setembro 2022 editado
    Colocado por: N Miguel OliveiraE ainda vai com sorte. Ainda há uns meses saiu um noticia do JN anunciando que um Arq. ganha em média 800 e tal paus, média a incluir os Sizas desta vida veja lá. Pelo que se a sua anda nos 1500 já não é nada mau.

E no entanto a media de entrada em arquitetura é elevadissina. Para que? Gosto? Mas depois, por regra, temos que pagar as contas e essas nao se pagam com gosto. Nem sei se é uma profissao facil para se emigrar, caso se queria. Embora seja5uma profissao que permite estar em Portugal e trabalhar para o estrangeiro, mas como isto tb é global concorrencia é muito elevada.
  9. Colocado por: HAL_9000O problema é que há zonas do país, onde não existem rendas por um valor confortável.

Aqui concordo. Se a isto somar os altos impostos pior ainda. É obsceno.

Talvez isso ajude a explicar que em comparação com os vizinhos ricos europeus, Portugal tenha uma tendência para comprar/construir bem mais vincada.

Faltam promotores, gente com disponibilidade para investimento no mercado do arrendamento.
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  10. Colocado por: AMVPPara que? Gosto?

Pois, para mim é a melhor profissão do mundo. Acho que estando consciente do que se quer, não é obstáculo algum.
    • AMVP
    • 25 setembro 2022
    Colocado por: N Miguel OliveiraFaltam promotores, gente com disponibilidade para investimento no mercado do arrendamento.

Pq é um pais que odeia os senhorios é como tal partido que queiram ganhar eleicoes tem de ter leis contra os senhorios é estes ultimos nunca sabem ate quando sao "donos" das suas casas. Assim é dificil resolver o problema do arrendamento.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, pguilherme, HAL_9000
    • AMVP
    • 25 setembro 2022
    Colocado por: N Miguel Oliveira

Pois, para mim é a melhor profissão do mundo. Acho que estando consciente do que se quer, não é obstáculo algum.

Sabe, eu sou mais da folha de excel (da area das financas) entao comeco logo a fazer contas e acabo sempre com a mesma questao : para que? :)
  11. Colocado por: AMVPSabe, eu sou mais da folha de excel (da area das financas) entao comeco logo a fazer contas e acabo sempre com a mesma questao : para que? :)

A minha mulher também é da sua área, mas nem sempre ganha a lógica ou a matemática. Arq. é como outra coisa qualquer, de pouco adianta estar a chorar, é decidir o que se quer fazer e ganhar e fazer com que isso aconteça.

A minha irmã já é de artes plásticas e acha o mesmo que eu. São áreas que lhe abre muito o horizonte. Formou-se, nunca precisou de patrão, o mercado é global, da Califórnia à Austrália. A arq. não é bem assim, mas quase.

O desenho é linguagem universal.
    • AMVP
    • 25 setembro 2022 editado
    Colocado por: N Miguel Oliveira

A minha mulher também é da sua área, mas nem sempre ganha a lógica ou a matemática. Arq. é como outra coisa qualquer, de pouco adianta estar a chorar, é decidir o que se quer fazer e ganhar e fazer com que isso aconteça.

A minha irmã já é de artes plásticas e acha o mesmo que eu. São áreas que lhe abre muito o horizonte. Formou-se, nunca precisou de patrão, o mercado é global, da Califórnia à Austrália. A arq. não é bem assim, mas quase.

O desenho é linguagem universal.

Claro que sim, so expliquei a minha pergunta e a pergunta é mesmo por curiosidade de entender os outros, pois a minha estrutura mental é outra. Apenas isto, nada mais.
    Quanto ao mundo ser global, ja o tinha referido mas isso tb aumenta a concorrencia.
  12. Colocado por: N Miguel OliveiraO que justifica que PT seja diferente dos demais?

Apenas o mercado.
    Enquanto os DO em Portugal estiverem mais inclinados para meter mãos à obra do que pagar desproporcionalmente por um serviço (não me estou a referir a preços de materiais e matéria prima), duvido que esse seja o caminho.

Por sua vez, os promotores apostam em mercados concretos e sabem que não podem pedir grandes fortunas por T1, caso não tenham outras valências de grande peso (localização, especialmente).

Convém não esquecer que os preços já são muito caros para a população em geral.
    Talvez até estejamos em paridade com outros países, no que diz respeito no rácio entre o preço das casas e vencimentos médios.
  13. Colocado por: HAL_9000Aliás nos EUA, e de acordo com as paletes de programas de remodelações em casas americanas que a nossa TV nos oferece, as casas tb n parecem nada, mas mesmo nada pequenas.

Sem dúvida.
    Em muitos países, as moradias nos subúrbios são grandes e contrastam com os apartamentos citadinos convencionais, que podem ser muito reduzidos.
    Isto não só nos EUA, mas também por toda a nossa Europa.

Por vezes esquece-se que aqui a malta fala de construções de moradias nas periferias, fora dos centros urbanos e até mesmo em zonas de interior profundo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rguerreiro79

0.8484 seg. NEW