Colocado por: N Miguel Oliveira
Curioso você ter mencionado Braga, Maia/Matosinhos, Porto e Barcelona... todos sítios onde vivi.
Colocado por: AMVPIsso tb ja ocorre. Ocorre em quem arrenda "camas" é mesmo quem ja opta pela aquisicao de6um imovel em conjunto, mesmo nao sendo um casal mas por ser a forma que tem de o fazer.
Colocado por: N Miguel OliveiraJá Lisboa ainda observa muita "moradia" por esses subúrbios fora, em que cada município parece olhar só para o seu canteiro.
Colocado por: AMVPComo é viver em Barcelona?É extraordinário. Mas acho que opinião idêntica teria de Madrid ou Lisboa também. Depende, não se pode ter tudo.
Madrid para mim como é interior tenho menos interesse, este tb é um factor de escolha é olhe que eu nem gosto de ir a praia
Colocado por: N Miguel OliveiraAcho que o fundamental é que exista uma visão geral, maior discussão entre os municípios, empresas municipais, transportes, etc... para ver que caminho se segue.
Colocado por: AMVPDesculpe o comentario, mas lembre-se que este é o pais que anda ha 50 anos a discutir onde fazer um aeroporto. Um dia um PM duz-nos que so ha um local possivel. Noutro dia um ministro anuncia "tres" é agora dizem-nos que ha quadro locais.
Colocado por: N Miguel OliveiraPor outro lado, a própria população encara os departamentos de urbanismo das câmaras como um mero antro de favores, cunhas e sorvedouro de taxas altamente inflacionadas (para me deixarem fazer o meu barraco no meu terreno), e não deve andar muito longe disso não. (
Colocado por: AMVPEu ja tenho pensado que o mercado imobiliario tb nao dispoe das tipologias de habitacao adequadas a muitas familias é o estado tb podia facilitar a coisa pela via fiscal, por exemplo.
Por exemplo, crescemos e queremos sair da casa dos pais. Decidimos que compramos um t1, nao precisamos de mais e assim fica-se financeiramente mais seguro.
Anos mais tarde planeamos ou temos filhos, é pronto la modamos para um t3. Pagamos imt mas nao Pagamos mais valias, pois reinvestimos.
Anos mais tarde, os filhos sairam de casa é la estamos num t3. Pensamos em mudar o-nos para um t1. Passamos a ter um problema, para alem do imt temos de pagar mais valias, la ficamos no t3.
É aqui que penso que o estado podia ajudar, talvez abdicando das mais valias quando a mudanca era mesmo para uma casa mais adequada a dimensao da familia é que seriam tributas em caso de voltarem a comprar uma casa maior.
Repare que assim, conseguiamos local para mais pessoas, pois um t3 ocupa mais terreno do que um t1.
Quanto ao mercado imobiliario, por exemplo no concelho onde resido devo ter visto para ai 2 apartaentos t0 a venda e os t1 tb sao uma raridade. Tendo em conta que ha cada vez mais agregados familiares com apenas 1 elemento, os custos de construcao estao muito elevado, os rendimentos nao acompanham o aumento de preços faz sentido continuar a construir sobretudo t3? Zero t1, t0 sera ofencivo é t4 alguns.
Colocado por: Jose_BMPara mim nem devia ser legal construir t0 e quiçá t1..
Colocado por: Jose_BM
Cada vez mais se constroem mais t0 e t1, na decada de 80-90 eram muito raros.
Para mim nem devia ser legal construir t0 e quiçá t1..
Colocado por: HAL_9000Em locais onde não se ganha o suficiente para pagar essas propriedades em conta, logo no fundo vai dar ao mesmo, e a taxa de esforço deve ser semelhante.
Nem todos são nomadas digitais, ou têm trabalhos que permitem o teletrabalho
Colocado por: DR1982Eu ja vivi em casas pequenas, mas pequenas mesmo do género 16m2 onde tinha sala, cozinha, quarto e wc.
Mas sozinho, com familia temos neste momento 75m2 uteis e metade da sala com brinquedos de criança, o sofa vai avançando em relação à TV cada vez mais:)
Naonsou defensor de quartos com 40m2, mas as casinhas de bonecas também não são muito agradáveis de viver por uma familia…
Para uma pessoa sozinha ou casal sem filhos qualquer coisa serve, opiniões…
Colocado por: NMGShttps://www.idealista.pt/news/imobiliario/habitacao/2022/09/19/54123-bce-preco-das-casas-vai-cair-ate-9-e-o-investimento-outros-15-com-a-subida-de-juros
BCE e a quebra no imobiliário