Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 481

Colocado por: DuarteMDe momento tenho é pena de quem vive fora de Lisboa e não pode ter carro.
    Porquê?
    Anda a pé, reduz as emissões de Co2, e ainda melhora o seu estado de saúde o que permite poupar uns cobres ao SNS.
    Pela perspetiva de algumas pessoas, trata-se de uma boa iniciativa.
  2.  # 482

Colocado por: HAL_9000Porquê?
    Anda a pé, reduz as emissões de Co2, e ainda melhora o seu estado de saúde o que permite poupar uns cobres ao SNS.
    Pela perspetiva de algumas pessoas, trata-se de uma boa iniciativa.

Depois com tanta saúde ficam muitos anos reformados a fazer despesa.
    Faltou de referir que ainda poupam muito porque depois não têm tempo de ir ás compras.
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  3.  # 483

Colocado por: TyrandeSe realmente as coisas aconteceram conforme foi noticiado, é compreensível (embora reprovável) que a mãe das crianças tenha agido como agiu.
    Atenção, não estou a dizer que ela esteve bem! Basicamente desceu ao nível da outra. Mas compreendo a sua atitude. Quem é que não ficava de cabeça quente ao ver alguém a dizer que os filhos são pretos imundos.

https://visao.sapo.pt/atualidade/sociedade/2022-08-03-alegado-caso-de-racismo-contra-os-filhos-de-giovanna-ewbank-e-bruno-gagliasso-esta-a-ser-investigado-pelo-ministerio-publico/?fbclid=IwAR35GsjBmR5Lyjf0qbJCjIAvN2RO_XyZsaA4XirUiQCDGsaAqKFJ-oz1BXk

Por acaso o video até é bem perceptível.
  4.  # 484

Colocado por: NTORION

https://visao.sapo.pt/atualidade/sociedade/2022-08-03-alegado-caso-de-racismo-contra-os-filhos-de-giovanna-ewbank-e-bruno-gagliasso-esta-a-ser-investigado-pelo-ministerio-publico/?fbclid=IwAR35GsjBmR5Lyjf0qbJCjIAvN2RO_XyZsaA4XirUiQCDGsaAqKFJ-oz1BXk

Por acaso o video até é bem perceptível.

O que é bem percetível? A suposta racista a ser chamada de **** e que merecia umas bofetadas na cara?
    Esse vídeo já tá farto de correr as redes sociais. Não vem acrescentar nada de novo à discussão.

Não sejam hipócritas. Se fossem os vossos filhos e serem insultados, não iam fazer muito melhor figura.
  5.  # 485

Colocado por: Tyrande

O que é bem percetível? A suposta racista a ser chamada de **** e que merecia umas bofetadas na cara?
    Esse vídeo já tá farto de correr as redes sociais. Não vem acrescentar nada de novo à discussão.

Não sejam hipócritas. Se fossem os vossos filhos e serem insultados, não iam fazer muito melhor figura.

Não vou defender uma, nem acusar a outra...

O que vejo é alguém embriagado a chamar uns nomes e oferecer pancada.

Se isso desculpa o alegado racismo? claro que não. Mas tb n conheço o que se passou em concreto, nem o comportamento que os pais permitiram aos miúdos (15!?) ter num espaço público. Mas secalhar tb "era compreensível (embora reprovável)".... mas n para mim, em ambos os casos.

Acho que é mais 1 caso de puro sensacionalismo de jornalixo, é a minha opinião.
  6.  # 486

Alguém já viu o filme "Shaft" de 2019? É das coisas mais racistas pelos padrões que se vão vendo actualmente.
    No entanto não há barulho nenhum sobre ele, porque será...

PS: para mim o filme é tranquilo...
  7.  # 487

Não vou defender uma, nem acusar a outra...

O que vejo é alguém embriagado a chamar uns nomes e oferecer pancada.

Se isso desculpa o alegado racismo? claro que não. Mas tb n conheço o que se passou em concreto, nem o comportamento que os pais permitiram aos miúdos (15!?) ter num espaço público. Mas secalhar tb "era compreensível (embora reprovável)".... mas n para mim, em ambos os casos.

Acho que é mais 1 caso de puro sensacionalismo de jornalixo, é a minha opinião.

Embriagado? De onde surgiu esta?

Eu não vejo ninguém embriagado. Vejo uma mulher irritada, a beirar perder o controle das suas emoções.
    Se isto se passou num almoço, acho muito difícil acreditar que as pessoas estariam "embriagadas" com um copinho de vinho que pudessem ter tomado no restaurante. Ainda por cima quando dito almoço foi interrompido pela ocorrência.

E o que pra si era "compreensível, embora reprovável"?
    Chamar aos putos pretos imundos e mandar bocas pra voltarem pra sua terra porque estão a fazer algazzarra num restaurante (nem sei se estavam mesmo).

Boa. Da próxima vez que apanhar crianças a fazer um escabexe na caixa do supermercado também vou me sentir empoderada para insultar as crianças e os pais. Mas pelo menos vou compreender se os ditos pais depois quiserem me fazer a folha.
  8.  # 488

Colocado por: TyrandeEmbriagado? De onde surgiu esta?

Não é difícil de perceber.

Colocado por: Tyrandecompreensível, embora reprovável

Estas foram palavras da Tyrande, no seu comentário inicial, eu apenas referi que não concordo, em nenhuma das situacoes com isso. E não, não ia chamar preto, nem mandar para a terra deles, como não ia oferecer porrada... Falava diretamente com os pais.
  9.  # 489

Não é difícil de perceber.

Estas foram palavras da Tyrande, no seu comentário inicial, eu apenas referi que não concordo, em nenhuma das situacoes com isso. E não, não ia chamar preto, nem mandar para a terra deles, como não ia oferecer porrada... Falava diretamente com os pais.

Não é difícil de perceber? A mulher está fora de si e para si já está embriagada? Ridículo. Queria ver se acontecesse o mesmo com os seus filhos se ia ter sangue de barata e mantido a compostura.

Eu sei que foram as minhas palavras. E digo e volto a repetir. Eu compreendo perfeitamente a atitude da mãe em chamar **** à outra que insultou os seus filhos. É reprovável? Sim. É compreensivo? Para mim, nessas circunstâncias, SIM.

Mas eu assumo a minha opinião.

Já você, da forma como colocou, quer dar a entender que é compreensível que a outra tenha chamada pretos imundos às crianças. Reprovável, mas compreensível.

E isso meu caro, é ser racista.
    Concordam com este comentário: palmstroke
  10.  # 490

Colocado por: TyrandeNão é difícil de perceber? A mulher está fora de si e para si já está embriagada? Ridículo. Queria ver se acontecesse o mesmo com os seus filhos se ia ter sangue de barata e mantido a compostura.

Estavam as duas embriagadas, mas a que ofendeu estava bem mais.

Colocado por: TyrandeJá você, da forma como colocou, quer dar a entender que é compreensível que a outra tenha chamada pretos imundos às crianças. Reprovável, mas compreensível.

Quer dar a entender a quem? Eu não entendi nada disso.

Colocado por: TyrandeE isso meu caro, é serracista.

Haverá maiores racistas que aqueles que vêm racismo em todo o lado, a toda a hora. Até no snooker pelo facto de ser a bola branca a bater na preta.
    Até a Rita Pereira é racista por usar tranças africanas....enfim.
    A única coisa que pode ser preta são os bichos, pretos e de raça!

O Tonho Preto se começa a ler estas coisas na net ainda deixa de ser meu amigo. Lol
    Concordam com este comentário: NTORION, RCF
  11.  # 491

Colocado por: TyrandeNão é difícil de perceber? A mulher está fora de si e para si já está embriagada?

Em Portugal temos um ditado, "o maior cego é o que não quer ver", conhece?

Talvez por gostar de beber uns copos e passar um bom bocado com os amigos identifico bem esse estado.

Colocado por: TyrandeJá você, da forma como colocou, quer dar a entender que é compreensível que a outra tenha chamada pretos imundos às crianças. Reprovável, mas compreensível.

E isso meu caro, é serracista.

Eu tb assumo tudo o que escrevi, pelo q aos seus olhos sou racista, sem problema. Se isso significa respeitar deveres e direitos...
  12.  # 492

Meus caros, porque vocês não se chegam à frente e dizem com as letras todas que até concordam que a outra tenha chamado pretos imundos às crianças e que tenha dito para voltarem para a terra deles?

Porque não assume que, na vossa ótica, é até justificado?

Uma coisa é haver canalha a fazer barulho e alguém chamar a atenção. Outra coisa é insultar as pessoas. E, pasme-se, a pessoa que causou isto tudo nem sequer estava a almoçar no mesmo restaurante...ia a passar e resolveu fazer aquilo!!!

Se fosse um casal português, branco com crianças brancas que estivessem a fazer ****, a senhora que ia a passar e se sentiu muito ofendida (!!) ia chama-los de pretos imundos e dizer aos pais pra voltarem pra sua terra? Não pois não? Se calhar, quando muito, dizia que eram uns mal-educados.

Mas o que fez ela? Partiu logo para a ofensa e humilhação.

Já disse uma vez, repeti e volto a repetir.

Eu acho PERFEITAMENTE compreensível a reação da mãe. E se tivesse lhe dado um bofetada a sério e não tivesse ficado pela ameaça, também não ia piscar os olhos.
    • smart
    • 4 agosto 2022 editado

# 493

hum..
    um dos meus melhores amigos é afrodescendente.
    pois se disser preto, vao-me rotular de racista
    quer-me parecer nos dialogos, que a definição de racismo está misturada com quem toma considerações ofensivas á honra e dignidade.
    portugal é um dos paises do mundo que melhor recebe os visitantes e imigrantes.
    são necessários e importantes a diversos niveis, desde a cultura até ao mercado de emprego
    se eu considerar "tira daqui estes brancos imundos", estarei a ser racista? e se eu for afrodescendente a dizê-lo? já serei?
    se fossem crianças brancas a correr á volta das mesas não teria a autora proferido expressão identica?
    as pessoas não têm de concordar com a bitola nem correntes de pensamento ?
    cada ser tem o seu caracter e intentos
    não gostar de forasteiros ou proferir a expressão em questão, poderá não se enquadrar em racismo
    agora tomada de considerações ou preferencias com base na cor, ideiais, religião e outros pressupostos, será diferente.
    se a zuca me dissesse que eu era um branquela imundo, seria ela racista?
    pois...
    entretanto, as pessoas esperam mais de 24 h nas urgencias com pulseira vermelha/laranja, a economia esta a autodestruir-se, existe risco de fome e desemprego e o povo anda preocupado em ser modelo...

Racismo consiste no preconceito e na discriminação com base em percepções sociais baseadas em diferenças biológicas entre os povos. Muitas vezes toma a forma de ações sociais, práticas ou crenças, ou sistemas políticos que consideram que diferentes raças devem ser classificadas como inerentemente superiores ou inferiores com base em características, habilidades ou qualidades comuns herdadas. Fonte: wikipedia
  13.  # 494

Em Portugal temos um ditado, "o maior cego é o que não quer ver", conhece?

Talvez por gostar de beber uns copos e passar um bom bocado com os amigos identifico bem esse estado.

Eu tb assumo tudo o que escrevi, pelo q aos seus olhos sou racista, sem problema. Se isso significa respeitar deveres e direitos...

Vá lá, pelo menos tem tomates no sítio pra o admitir.

*slow clap*
  14.  # 495

Quer dar a entender a quem? Eu não entendi nada disso.

Citando o NTORION:
    Mas tb n conheço o que se passou em concreto, nem o comportamento que os pais permitiram aos miúdos (15!?) ter num espaço público. Mas secalhar tb "era compreensível (embora reprovável)".... mas n para mim, em ambos os casos.

Ao menos ele já se assumiu. Vá, agora só falta você meu caro.
  15.  # 496

Colocado por: TyrandeMeus caros, porque vocês não se chegam à frente e dizem com as letras todas que até concordam que a outra tenha chamado pretos imundos às crianças e que tenha dito para voltarem para a terra deles?

Ora aqui está um bom exemplo daquilo que disse sobre "verem racismo em todo o lado e toda a hora".

Colocado por: TyrandeEu acho PERFEITAMENTE compreensível a reação da mãe. E se tivesse lhe dado um bofetada a sério e não tivesse ficado pela ameaça, também não ia piscar os olhos.

Quando ouvir "piadinhas" sobre alentejanos vou-se lembrar disso.
    Aqueles grupos de jovens afro descendentes que agridem e insultam a polícia têm exatamente o mesmo tipo de discurso que o seu. Agora é esperar para que o jovem que matou o senhor de idade em Odivelas com um soco diga também que o fez porque o velho era racista...e assim fica tudo bem.
  16.  # 497

hum
    então,
    se eu disser que o falecido é politico e deputado concelhio do Chega, conforme veiculado na comunidade local, facto que não me lembro de ser relatado nos OCS, muito se poderia especular...
  17.  # 498

A Tyrande tem problemas por resolver, é por ai que tem de começar. A sociedade não é perfeita, muitas vezes é injusta, provavelmente já sofreu na pele casos destes e por isso sente as dores como suas.
  18.  # 499

Colocado por: NTORIONA Tyrande tem problemas por resolver, é por ai que tem de começar.

Se mandar alguém para a sua terra não é racismo, o que que é considerado racismo?
  19.  # 500

Colocado por: Sasapo
    Se mandar alguém para a sua terra não é racismo, o que que é considerado racismo?

Mas onde é que eu defendi isso, ou algo semelhante?
    É que nem editei os meus comentários (apenas para acrescentar a n alterar conteúdo).

Colocado por: NTORIONE não, não ia chamar preto, nem mandar para a terra deles, como não ia oferecer porrada... Falava diretamente com os pais.

0.1224 seg. NEW