Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 481

Colocado por: NTORION
    Por acaso as minhas últimas visitas ao centro de saúde e conservatória têm corrido bastante bem. As finanças é um tiro no escuro, confesso, depende do tema e do funcionário... mas tb já reparei que não atendem toda a gente da mesma forma, o que não deixa de ser discriminatório.
    o centro de saúde na minha zona é espetacular a desmarcar consultas isso sim, sinceramente tenho pena de quem nao possa recorrer ao privado!
    Mas mais uma vez é a minha experiência pessoal
  2.  # 482

No centro de saúde onde vou não tenho queixas. Pelo contrário, o atendimento geralmente é de louvar. Por isso não devemos generalizar que é tudo mau. Mas estamos muito longe de ser tudo bom.
    • RCF
    • 21 abril 2023

# 483

Colocado por: pcspinheiroA minha mãe de 84 anos foi a semana passada à câmara entregar cópia das cadernetas prediais A PEDIDO DELES! (vá-se lá saber porquê, devem ter acesso a essa informação). Pois chegou lá e, apesar de aparentemente não haver ninguém à espera, como não fez marcação (que ninguém lhe disse ser preciso) teve que ir embora. Grande serviço ao público...

Aconteceu-me mais ou menos isso há uns meses num Banco (privado). E não só não havia ninguém à espera, como nem sequer a ser atendido. E mais, uns dias antes ainda liguei para o número geral do Banco e perguntei se para o assunto em causa (alteração de titularidade de conta de condomínio) era necessário marcação, ao que me responderam que não.
    Estavam três funcionários ao balcão, todos livres e dizem-me que para esse assunto teria de agendar... e por mais argumentos que apresentasse, não se afastaram disso. Tive de me ir embora, não sem antes pedir o livro de reclamações, mas que de nada valeu
  3.  # 484

Na maioria dos casos o livro de reclamações serve para exactamente nada. Aqui há umas semanas cobraram-me quase 2h de mão de obra na Opel por um teste de compressão, que nunca demoraria mais de 30 min a fazer. Depois do que eu lhes expliquei que já tinha diagnosticado era só o que era preciso fazer, como aliás disse a quem recebeu o carro. Reclamei por escrito e a resposta foi que "estiveram a fazer diversos diagnósticos e que não fizeram só o teste de compressão". Como é que alguém vai contra-argumentar? Ninguém filmou o que foi feito na oficina para provar que estiveram esse tempo com o carro. É inútil e nunca será dada razão ao reclamante...
    • RCF
    • 21 abril 2023

# 485

Colocado por: pcspinheiroNa maioria dos casos o livro de reclamações serve para exactamente nada

Colocado por: pcspinheiroÉ inútil e nunca será dada razão ao reclamante...

Não partilho, pelo menos totalmente, dessa opinião.
    Muitas vezes, estou do outro lado e respondo a reclamações e, por vezes, apesar de não dar razão ao reclamante e contra-argumentar, faço-o para defender a entidade que represento, mas não deixo de "registar" quem são os funcionários envolvidos e de lhes fazer ver que há procedimentos a melhorar.
  4.  # 486

Sim, concordo. Estava a referir-me especificamente ao meu caso.
  5.  # 487

Colocado por: buraburamonose formos sinceros muita gente com empréstimos só aprendeu o que é a euribor em 2023.. até fiquei chocado com algumas perguntas que fui vendo por aí.
    por outro lado os bancos ofereciam taxa fixa mas era sempre com um prazo máximo de alguns anos, depois era re-negociada ou passava a variável. na realidade acaba por ser uma taxa variável... mas também nunca vi ninguém a queixar-se da falta de oferta nem o BdP pareceu muito preocupado.

é como tenho dito, na crise de 2008 portugal não estava com bolha no imob. apesar de ter sofrido as consequências, ninguém aprendeu com os erros de especulação excessiva porque isso simplesmente não aconteceu.

Eu acho incrivel haver pessoas que tomam uma decisão que vai afetar a vida delas nos proximos 40 anos e não se informam minimamente.

Colocado por: AMG1

Isto deve ser o chamado milagre dinamarquês;
    Carga fiscal na Dinamarca >48% do PIB
    Carga fiscal em Portugal 36,4% do PIB
    A Dinamarca tem desde ha muitos anos a maior carga fiscal da UE.
    Quem ganha pouco, mesmo na Dinamarca também paga pouco. Cá também nao é diferente.
    A diferença está no que se ganha e não nos impostos.
    A carga fiscal em Portugal é baixa se comparada com os restantes oarceiros europeus, ja o esforço fiscal e dos mais elevados, por uma razão muito simples a carga fiscal está brutalmente mal distribuida,

O esforço fiscal ser elevado é mera consequencia de os salarios serem baixos.

O pessoal adora cascar na carga fiscal, mas o verdadeiro problema é os salarios serem baixos.
  6.  # 488

Colocado por: ferreiraj125

Eu acho incrivel haver pessoas que tomam uma decisão que vai afetar a vida delas nos proximos 40 anos e não se informam minimamente.

O esforço fiscal ser elevado é mera consequencia de os salarios serem baixos.

O pessoal adora cascar na carga fiscal, mas o verdadeiro problema é os salarios serem baixos.

claro, o problema é mesmo esse
    • AMG1
    • 22 abril 2023

# 489

Colocado por: HAL_9000Não é nada, compare lá salários médios e vai ver que mesmo após pagar 48% de impostos sobra mais salário que cá após pagar 37%. Até porque lá investe-se bem os impostos e depois não tem de andar a gastar dinheiro em colégios, creches, infantários, explicações, hospitais privados, etc....

Certamente viu que eu escrevi que o problema não eram os impostos altos, mas os salários baixos, ou se quiser a diferença entre os rendimentos lá (mais elevados) face aos de cá (muito nais baixos). Ora se este é o problema, porque "carga de água" é que se continua a falar dos impostos e não dos salários e das razões porque é que eles nao crescem em Portugal?
    Mas vamos lá aos impostos. Eu não sei sequer se existe algum dinamarquês que pague 48% de impostos sobre o salário, creio que será dificil que isso aconteça. O que eu sei é que a carga fiscal (impostos+taxas/PIB)é muito mais elevada do que a nossa, mas isso pode ser conseguido com um mix muito diferente do nosso, p.e. a tributação sobre património nos nórdicos é muito mais elevada do que ocorre entre nós. Ainda ha pouco se falava noutro tópico sobre os impostos no preco final dos automoveis, pois é também na Dinamarca que eles sao os mais elevados de toda a UE.
    Agora você tem razão quem ganhar o salário medio dinamarquês vive lá bastante melhor do que quem ganha o salario médio português, mas convém nao esquecer que o custo de vida lá é muito mais elevado do que cá. Nao julgue que um salário médio dinamarquês dá para mais do que uma vida sem apertos, mas simples e sem extravagâncias. Depois também tem de contar que aquela gente tem, ao invés de nós, caracteristicas culturais que se traduzem por habitos de alguma sobriedade, mesmo no caso em que têm posses para muito mais.
    Ainda quanto aos salários, os nossos não só sao mais baixos como são muito dispares entre si. Ainda ha pouco tempo andou aí um estudo que dava conta que nas 100 maiores empresas nacionais os salários mais altos chegam a ser 20x, 30x e até mais do que o salário mais baixo. Ora esta dispersao nao existe na dinamarca, o leque salarial é muito mais apertado? O que também implica uma maior distribuição da tributação e consequentente a diminuição do esforço fiscal de cada um dos contribuintes.
    Portanto, a grande questão são os nossos salários baixos e demasiado desiguais. A nossa preocupação deveria ser como é que vamos fazer crescer os salários e introduzir mais justiça na sua fixação em vez de andarmos a perder tempo a dizer inverdades sobre os nossos "altos" impostos.
    Claro que muitos dirão que sem impostos baixos não se consegue gerar riqueza, a esses é que eu recomendava que vissem o exemplo da Dinamarca e da Suécia, dois paises com os impostos mais elevados da UE e, já agora, também com mais funcionarios publicos mas simultaneamente economias robustas e competitivas a escala global.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  7.  # 490

Colocado por: AMG1Claro que muitos dirão que sem impostos baixos não se consegue gerar riqueza

Poderia ser um modo de alavancar certos negócios. Ao passo que se poderia eliminar gorduras no Estado devido à menor receita fiscal.

Acho que o problema dos impostos nem é tanto por serem altos, é mais pela qualidade dos serviços prestados. Pela pouca productividade e por vezes por não se vislumbrar nenhuma mais valia em termos determinados serviços.

Creio que é mais isso.

Os serviços públicos prestam um serviço a um cliente/accionista (contribuinte). Não fazem nenhum favor.
    Um mau funcionário público provavelmente aguenta-se mais no cargo do que se fosse no privado. Os bons funcionários públicos, sem connects, não progressam na carreia como deveriam. É pouco atrativo para quem ambiciona mais.

Isto a meu ver leva a que os melhores saiam, e os menos bons se acomodem sem grande problema...

Eu preferia que em vez de se disperçar tanto, o Estado se concentrasse nos sectores essenciais, e o que fizesse, fizesse bem, rápido e barato (não é o que queremos todos dum prestador de serviços privado?).

Sobre a productividade, não basta culpar os patrões. Cada um tem a sua quota parte da responsabilidade, seja patrão, empregado, consumidor, estado, etc...
    Concordam com este comentário: Nostradamus, AMG1
  8.  # 491

Colocado por: AMG1

porque "carga de água" é que se continua a falar dos impostos e não dos salários e das razões porque é que eles nao crescem em Portugal?
    Concordam com este comentário:N Miguel Oliveira
    Porque ao fim do dia o que interessa é com quanto dinheiro fica após pagar impostos, e o que consegue comprar com esse dinheiro, que qualidade de vida consegue ter.

Na verdade quando se critica a elevada carga fiscal em Portugal. O que se está a criticar é o elevado esforço fiscal, e esse é de facto muito elevado. Ainda para mais se tiver em conta a qualidade dos serviços que depois tem acesso.
    Concordam com este comentário: Nostradamus, rui.fern
  9.  # 492

Colocado por: AMG1Portanto, a grande questão são os nossos salários baixos e demasiado desiguais.

E de que forma ao aumentar estes salários baixos, resolveria o problema? A carga fiscal dispara com salários mais elevados.

Aumentar salários, com as tabelas actuais, sem as actualizar, é o jackpot total para o estado.

E nem falo de salários de 2000 ou 3000 € - aquilo que pessoalmente classifico como classe média.

https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/il-estado-fica-com-metade-do-aumento-de-um-salario-de-800e-para-900e-brutos

O governo actual é hipócrita quando pede às empresas para fazerem um esforço e pagarem melhor aos seus empregados.
  10.  # 493

Colocado por: NostradamusE nem falo de salários de 2000 ou 3000 € - aquilo que pessoalmente classifico como classe média.
    o Ridículo é tanto que, ao definir assim classe média ( e eu também concordo que deveria estar nesta gama de salários) isto deve abranger uns 10% dos trabalhadores. Logo a nossa classe média está reduzida a 10%. Sendo que nestes 10% ainda estão aqueles que são considerados ricos.

https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/basta-ganhar-2-000-euros-brutos-por-mes-para-fazer-parte-dos-10-mais-ricos-do-pais

Bardam**da mais a nossa carga fiscal alinhada com a média europeia. A carga fiscal pode estar alinhada com a média europeia quando o salário medido corrigido em paridade de poder de compra também estiver alinhado com a média europeia. Que tal assim?
    Concordam com este comentário: Nostradamus
  11.  # 494

Colocado por: HAL_9000o Ridículo é tanto que, ao definir assim classe média ( e eu também concordo que deveria estar nesta gama de salários) isto deve abranger uns 10% dos trabalhadores. Logo a nossa classe média está reduzida a 10%. Sendo que nestes 10% ainda estão aqueles que são considerados ricos.

https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/basta-ganhar-2-000-euros-brutos-por-mes-para-fazer-parte-dos-10-mais-ricos-do-pais

Bardam**da mais a nossa carga fiscal alinhada com a média europeia. A carga fiscal pode estar alinhada com a média europeia quando o salário medido corrigido em paridade de poder de compra também estiver alinhado com a média europeia. Que tal assim?
    Concordam com este comentário:Nostradamus
    se só 10% recebem esses valores como é que ha tanta casa a ser vendida ou construida?
    Acho que atualmente ninguém constroi nada abaixo dos 200k, comprar tambem é tudo dai pra cima…
  12.  # 495

Colocado por: Nostradamus
    O governo actual é hipócrita quando pede às empresas para fazerem um esforço e pagarem melhor aos seus empregados.

Quando ele próprio congelou carreiras publicas, algumas há décadas a receber quase o mesmo! Se os governantes recebessem eles próprios tanto como o Zé povo de classe média, a conversa era outra...
  13.  # 496

Colocado por: DR1982se só 10% recebem esses valores como é que ha tanta casa a ser vendida ou construida?
    pois como? Créditos a 40 anos, e depois nem le um livro porque o salário é em grande parte gasto na prestação.

Mas a verdade é que em termos de salários declarados, quem ganha mais que 2000 euros, pertence de facto aos 10% com salários mais altos, de acordo com o poligrafo
  14.  # 497

Colocado por: pcspinheiroSe os governantes recebessem eles próprios tanto como o Zé povo de classe média, a conversa era outra...
    se falássemos apenas em termos de salário, não se pode dizer que os deputados ou os ministros ganhem muitos.
    Se reparar um ministro ganha menos que um catedrático. Eu pelo menos não queria ser ministro pelo ordenados base.

O problema sao as Xico espertices para duplicar o salário, são as portas giratórias para empresas debaixo do controlo do estado, etc..que faz com que eles tenham rendimentos interessantes.

Aliás parte dos nossos deputados nunca trabalhou na vida fora do ecossistema dos horas, de modo que acabam por nunca ter bem noção do quão difícil é a vida de quem não se movimenta nesses circuitos selectos.
  15.  # 498

salários

16.  # 499

Colocado por: HAL_9000pois como? Créditos a 40 anos, e depois nem le um livro porque o salário é em grande parte gasto na prestação.

Mas a verdade é que em termos de salários declarados, quem ganha mais que 2000 euros, pertence de facto aos 10% com salários mais altos, de acordo com o poligrafo
    se for a crédito maximo a prestação é de uns 1000€ a passar, por isso tem de ter sempre um salario superior a 3000€ liquidos a entrar em casa…
  17.  # 500

O DR parte do principio que quem constrói tem 0 € no banco.

O que não falta por aí é malta nos seus 20-30 anos, ainda a viver em casa dos pais a pouparem entre 300-500€ por mês. Basicamente poupam o valor de uma renda.

Isto permite em 10 anos poupar entre 30 a 50 mil €.

Se forem os 2 do casal a fazerem isto são 100 000€ garantidos.

0.2348 seg. NEW