Colocado por: NTORIONo centro de saúde na minha zona é espetacular a desmarcar consultas isso sim, sinceramente tenho pena de quem nao possa recorrer ao privado!
Por acaso as minhas últimas visitas ao centro de saúde e conservatória têm corrido bastante bem. As finanças é um tiro no escuro, confesso, depende do tema e do funcionário... mas tb já reparei que não atendem toda a gente da mesma forma, o que não deixa de ser discriminatório.
Colocado por: pcspinheiroA minha mãe de 84 anos foi a semana passada à câmara entregar cópia das cadernetas prediais A PEDIDO DELES! (vá-se lá saber porquê, devem ter acesso a essa informação). Pois chegou lá e, apesar de aparentemente não haver ninguém à espera, como não fez marcação (que ninguém lhe disse ser preciso) teve que ir embora. Grande serviço ao público...
Colocado por: pcspinheiroNa maioria dos casos o livro de reclamações serve para exactamente nada
Colocado por: pcspinheiroÉ inútil e nunca será dada razão ao reclamante...
Colocado por: buraburamonose formos sinceros muita gente com empréstimos só aprendeu o que é a euribor em 2023.. até fiquei chocado com algumas perguntas que fui vendo por aí.
por outro lado os bancos ofereciam taxa fixa mas era sempre com um prazo máximo de alguns anos, depois era re-negociada ou passava a variável. na realidade acaba por ser uma taxa variável... mas também nunca vi ninguém a queixar-se da falta de oferta nem o BdP pareceu muito preocupado.
é como tenho dito, na crise de 2008 portugal não estava com bolha no imob. apesar de ter sofrido as consequências, ninguém aprendeu com os erros de especulação excessiva porque isso simplesmente não aconteceu.
Colocado por: AMG1
Isto deve ser o chamado milagre dinamarquês;
Carga fiscal na Dinamarca >48% do PIB
Carga fiscal em Portugal 36,4% do PIB
A Dinamarca tem desde ha muitos anos a maior carga fiscal da UE.
Quem ganha pouco, mesmo na Dinamarca também paga pouco. Cá também nao é diferente.
A diferença está no que se ganha e não nos impostos.
A carga fiscal em Portugal é baixa se comparada com os restantes oarceiros europeus, ja o esforço fiscal e dos mais elevados, por uma razão muito simples a carga fiscal está brutalmente mal distribuida,
Colocado por: ferreiraj125
Eu acho incrivel haver pessoas que tomam uma decisão que vai afetar a vida delas nos proximos 40 anos e não se informam minimamente.
O esforço fiscal ser elevado é mera consequencia de os salarios serem baixos.
O pessoal adora cascar na carga fiscal, mas o verdadeiro problema é os salarios serem baixos.
Colocado por: HAL_9000Não é nada, compare lá salários médios e vai ver que mesmo após pagar 48% de impostos sobra mais salário que cá após pagar 37%. Até porque lá investe-se bem os impostos e depois não tem de andar a gastar dinheiro em colégios, creches, infantários, explicações, hospitais privados, etc....
Colocado por: AMG1Claro que muitos dirão que sem impostos baixos não se consegue gerar riqueza
Colocado por: AMG1Porque ao fim do dia o que interessa é com quanto dinheiro fica após pagar impostos, e o que consegue comprar com esse dinheiro, que qualidade de vida consegue ter.
porque "carga de água" é que se continua a falar dos impostos e não dos salários e das razões porque é que eles nao crescem em Portugal?
Colocado por: AMG1Portanto, a grande questão são os nossos salários baixos e demasiado desiguais.
Colocado por: NostradamusE nem falo de salários de 2000 ou 3000 € - aquilo que pessoalmente classifico como classe média.o Ridículo é tanto que, ao definir assim classe média ( e eu também concordo que deveria estar nesta gama de salários) isto deve abranger uns 10% dos trabalhadores. Logo a nossa classe média está reduzida a 10%. Sendo que nestes 10% ainda estão aqueles que são considerados ricos.
Colocado por: HAL_9000o Ridículo é tanto que, ao definir assim classe média ( e eu também concordo que deveria estar nesta gama de salários) isto deve abranger uns 10% dos trabalhadores. Logo a nossa classe média está reduzida a 10%. Sendo que nestes 10% ainda estão aqueles que são considerados ricos.se só 10% recebem esses valores como é que ha tanta casa a ser vendida ou construida?
https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/basta-ganhar-2-000-euros-brutos-por-mes-para-fazer-parte-dos-10-mais-ricos-do-pais
Bardam**da mais a nossa carga fiscal alinhada com a média europeia. A carga fiscal pode estar alinhada com a média europeia quando o salário medido corrigido em paridade de poder de compra também estiver alinhado com a média europeia. Que tal assim?
Colocado por: Nostradamus
O governo actual é hipócrita quando pede às empresas para fazerem um esforço e pagarem melhor aos seus empregados.
Colocado por: DR1982se só 10% recebem esses valores como é que ha tanta casa a ser vendida ou construida?pois como? Créditos a 40 anos, e depois nem le um livro porque o salário é em grande parte gasto na prestação.
Colocado por: pcspinheiroSe os governantes recebessem eles próprios tanto como o Zé povo de classe média, a conversa era outra...se falássemos apenas em termos de salário, não se pode dizer que os deputados ou os ministros ganhem muitos.
Colocado por: HAL_9000pois como? Créditos a 40 anos, e depois nem le um livro porque o salário é em grande parte gasto na prestação.se for a crédito maximo a prestação é de uns 1000€ a passar, por isso tem de ter sempre um salario superior a 3000€ liquidos a entrar em casa…
Mas a verdade é que em termos de salários declarados, quem ganha mais que 2000 euros, pertence de facto aos 10% com salários mais altos, de acordo com o poligrafo