Colocado por: HAL_9000
Aí está a Alemanha a entrar em recessão, e os juros ainda só estão a metade da inflação.
Colocado por: Ruipsm
Ferreira, admiro a sua paciência...
Post do ferreira:
Se tens dinheiro que não conseguiste capitalizar a pelo menos 7% no ultimo ano, perdeste poder de compra.
Percebes isto?
Post do AMG1:
O que o leva a afirmar como certa a premissa de que se eu emprestar hoje 100k a uma taxa de 3,5% a 30 anos, o resultado desse negócio é negativo para mim?
Eu tenho seguido este tópico, não me lembro de ninguém afirmar isso nem estou a defender ninguém, apenas a louvar a paciência do Ferreira, contudo, o AMG1 percebe que no último ano e respondendo à sua pergunta, "perdeu" dinheiro. Agora respondendo tendo em conta os próximo 30 anos, vai depender da taxa de juro e da inflação. Tal e qual como a discussão que aqui houve acerca das taxas fixas, não discutindo o facto de a taxa fixa ser um descanso, pois sabe que vai pagar o mesmo por mês todo o empréstimo, só no final do empréstimo sabera se economicamente foi a escolha acertada em detrimento da taxa variável.
Colocado por: PedroNunes24Se já entre economistas é complicado... (principalmente de escolas de pensamento diferentes)Nem é preciso serem de escolas de pensamento diferentes. Se normalmente nem conseguem acertar uma previsão quanto mais chegar a um consenso :).
Colocado por: HAL_9000
Aí está a Alemanha a entrar em recessão, e os juros ainda só estão a metade da inflação.
Colocado por: AMG1precisam de subir muito mais, apesar da inflação se manter muito acima dos miticos 2%.
Colocado por: PedroNunes24
...Se já entre economistas é complicado... (principalmente de escolas de pensamento diferentes)
Colocado por: AMG1
Em meu entender, o problema nao é a diversidade de visões sobre a realidade, porque isso é e sempre foi o mais natural e intrínseco a todas as ciências sociais e porventura será até nisso que reside boa parte do essencial desse conhecimento. O problema está na ideia, a meu ver absurda, de certas "escolas de pensamento" em querem atribuir à economia um papel que nao é (só) seu na explicação da realidade.
Mas isso era já outra discussão.
Colocado por: bukowskiisto está é para o pico ser atingido, como se dizia, no final deste verão e depois as descidas da euribor serem lentas, lentinhas...
Colocado por: pcspinheiroPara que tem a prestação a ser revista em breve, tá mau...Se a prestação duplica, há um aumento de 100% certo?
Colocado por: HAL_9000Era uma ótima altura para que se estudasse a sério as razões para a taxa variável ser a taxa de eleição em Portugal em contra corrente com o que se passa na maioria dos países europeus,
Colocado por: RCFe acha que vale a pena estudar as razões...? Não me parece justificar grande estudo...Sinceramente acho.
Colocado por: HAL_9000Eu aponto algumas razões:
- Baixa literacia financeira
- Rendimentos anedóticos face ao custo da habitação...logo não ha grandes margens para escolhas mais racioinais
- A oferta competitiva dos nossos bancos em termos de taxa fixa sempre foi praticamente nula, salvo raras exepções.
Colocado por: RCFMas, eu até acho que a causa é mais profunda. Os portugueses têm tendência, na generalidade, a ver tudo a curto prazoMas se a principal causa é essa, tem de se perceber o porquê de ser assim. É cultural? Tem a ver com os baixos rendimentos? Os portugueses são mais burros que o europeu médio?
Colocado por: HAL_9000Mas se a principal causa é essa, tem de se perceber o porquê de ser assim. É cultural? Tem a ver com os baixos rendimentos? Os portugueses são mais burros que o europeu médio?
Não há maneira de mudar isso?
Colocado por: RCFOs portugueses têm tendência, na generalidade, a ver tudo a curto prazo. Aplicam demasiado os princípios do "quem vier a seguir, que feche a porta", mesma que seja o próprio a vir a seguir, e o "depois, logo se vê"...
Colocado por: RCFQual a razão de, por exemplo, apesar de sabermos ser impossível manter o atual sistema de pensões, se continuar a adiar alterar alguma coisa, sabendo-se que, quanto mais tarde se alterar, maior irá ser o corte...?Pois...isso foi discussão que tb já foi tida aqui pelo fórum muitas vezes, e mesmo com colegas meus..Na verdade, constato que para a maioria das pessoas continua a prevalecer a fezada que o sistema se aguenta...Talvez na questão da taxa variável seja o mesmo..N sei.