Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Colocado por: HAL_9000Então mas não era você o especialista em política económica? Pelo menos estava a espera que soubesse um pouco mais da coisa que o gajo que "parece não querer compreender". É que se for com base em bitaites...pá parece pouco sério, para algo que mexe com o bem estar social.


    Um dia vais perceber que quanto mais sabemos, mais sabemos o que não sabemos. ;)

    Colocado por: HAL_9000sendo o NB da área bancária (ou eu tenho essa ideia), gostava de "ouvir" a dele. Tão simples quanto isso.

    E ele vai dizer-te o mesmo que eu: não é possivel adivinhar o futuro.


    Como eu te expliquei (novamente, eu sei, sou burro, ainda não percebi que é uma total perda de tempo explicar-te o quer que seja), a Euribor reflete a expectativa em relação às ações do BCE nos 12 meses seguintes, e ninguém adivinha o que o BCE vai fazer.
  2.  # 62

    Colocado por: ferreiraj125não é possivel adivinhar o futuro.
    Eu que sempre pensei que o ferreiraj125 que diligentemente explica tudo a toda a gente, e que sabe perfeitamente que não há alternativas ao aumento agressivo dos juros, conseguisse prever o que aí vinha, porque afinal se está a fazer o que tem de ser feito.


    Afinal parece que percebe tanto disto como eu. Oh.

    Eu não confundo uma normalização das taxas de juro, que teria sempre se ser feita, com uma cavalgada cega.

    Quer ver outra coisa engraçada: O BCE decide os juros para a zona euro, de forma igual não é? Mas já reparou que depois o custo da mão de obra (o tal que ia gerar uma espiral inflaccionista), é muito diferente entre os vários países:
    "No último trimestre de 2022, o custo do trabalho aumentou 5,7% na Zona Euro e 5,8% na União Europeia, em comparação com o mesmo período do ano passado,(....)Em Portugal, o custo horário da mão-de-obra aumentou, no quarto trimestre, 1,1%, face ao período homólogo de 2021. Aliás, Portugal (1,1%), Malta (2,8%) e Luxemburgo (3,0%) foram os Estados-membros onde os custos da mão-de-obra por hora menos aumentaram."
    https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/custo-do-trabalho-aumenta-57-no-quarto-trimestre-na-zona-euro

    Colocado por: ferreiraj125Euribor reflete a expectativa em relação às ações do BCE nos 12 meses seguintes,
    Ai muito obrigado, imagine lá que eu nem sabia o que é a euribor.
  3.  # 63

    Só na ultima semana, para safar os bancos, o FED desfez o progresso dos ultimos 4 meses no que toca ao controlo da inflação.
    Concordam com este comentário: HAL_9000, ferreiraj125
  4.  # 64

    Também fico deveras curioso com esta maneira de actuar. Então por um lado não há alternativas a aumentar os juros porque existe "excesso de liquidez", impõe-se sacríficios desmesurados às famílias, transfere-se capital de quem está dependente dos rendimentos do trabalho para uma minoria que acumula capital, porque lá está: não há alternativa.

    De repente um banco dá um espirro, e pronto toca a ligar novamente as impressoras porque lá está o "todos temos de ficar mais pobres", não é bem todos, todos...

    Agora quê? aumenta-se mais os juros ainda, para voltar a compensar?
  5.  # 65

    Colocado por: HAL_9000Também fico deveras curioso com esta maneira de actuar. Então por um lado não há alternativas a aumentar os juros porque existe "excesso de liquidez", impõe-se sacríficios desmesurados às famílias, transfere-se capital de quem está dependente dos rendimentos do trabalho para uma minoria que acumula capital, porque lá está: não há alternativa.

    De repente um banco dá um espirro, e pronto toca a ligar novamente as impressoras porque lá está o "todos temos de ficar mais pobres", não é bem todos, todos...

    Agora quê? aumenta-se mais os juros ainda, para voltar a compensar?


    Nem eles sabem.

    Não só isso, mas os próprios comentários do BCE são assustadores:

    Se a turbulência no setor bancário se agudizar, o BCE pode fazer uma pausa nos juros pois a própria crise se encarregará de pressionar a inflação em baixa.

    É precisamente o oposto. Para safar a crise bancária, recorrendo à injeção de capital, a inflação vai subir!

    https://eco.sapo.pt/2023/03/17/bce-abre-a-porta-a-fim-de-ciclo-na-subida-de-juros/
  6.  # 66

    Colocado por: PedroNunes24recorrendo à injeção de capital
    Eu não diria que pausar as subidas dos juro, seja exactamente o mesmo que fazer injeções de capital. Já houve uma normalização das taxas, continuar a cavalgada ás cegas, como se está a ver pode não ser a melhor opção.

    Se querem controlar a inflação, Os governos europeus, de forma concertada, têm de arranjar maneira de acalmar as empresas que na sua cegueira pelo capital, estão claramente a aproveitar a situação para aumentar margens. Se não o conseguirem fazer, então o BCE manda mais umas cartuchadas com a luz a pagada, e reza para não acertar em ninguém (a estratégia parece ser mais ou menos esta).
  7.  # 67

    Colocado por: ferreiraj125Acabei de explicar que compreender como as coisas funcionam
    A questão é que na verdade o ferreiraj125 não percebe (apenas vive nessa ilusão). O Powell aparentemente tb não, dado que numa semana diz que vai mais além que o infinito no desiderato de aumentar as taxas de juro se assim for preciso, porque para a frente é que é o caminho. Na semana seguinte decide que afinal bom mesmo é voltar a ligar a impressora.
    A Lagarde apesar de ter sido mais consistente (também com o pré anúncio que fez há um mês, agora não tinha alternativa), nota-se que tb não percebe muito bem o que fazer a seguir (aliás, a Lagarde, com o historial que tem, não deixa de ser notável como é que está a presidir o BCE).
    • AMG1
    • 17 março 2023

     # 68

    Colocado por: PedroNunes24

    Economia é astrologia com matemática.


    Dito desta maneira até parece uma coisa inócua para a vida de cada um. Infelizmente não o é, porque muitas vezes essa "astrologia" suporta decisões bem nocivas para as nossas vidas.
    Concordam com este comentário: HAL_9000
    • AMG1
    • 17 março 2023

     # 69

    Colocado por: buraburamonostiglitz é um banana como muitos outros prémios nóbeis da economia. assim como o comparsa krugman que em 2021 dizia que a inflação não ia ser um problema.

    resultado:https://www.nytimes.com/2022/07/21/opinion/paul-krugman-inflation.html

    o bernanke também é prémio nobel e foi ele percursor do plano de QE dos USA que imprimiu triliões. como resultou isso?

    a europa tem que lutar contra a inflação com energias limpas???? este pessoal anda a dormir??? não viram o resultado de sobreinvestimento em energias limpas e subinvestimento em energias fósseis durante este conflicto da europa? (quer se queira ou não o mundo ainda depende delas).


    Quanto as opiniões do "banana" Stiglitz e "comparsa" Krugman suspeito que lhe devem merecer a si o mesmo respeito que a mim merecem boa parte das opiniões de muitos do "génios" ultraliberais que pupulam o espaço publico. Mas adiante porque isso nao leva a nada.

    Quanto aos triliões do Bernanke, há quem assuma que foi isso que evitou que os EUA mergulhassem naquela que seria a mais profunda crise da sua história, mas claro que esses devem ser os "bananas" e seus "comparsas" que acharam que deixar implodir o sistema financeiro americano, talvez nao fosse boa ideia para o mundo.

    Óbviamente que boa parte da situação actual decorre do remédio encontrado na altura, mas isso nao diminue a validade da solução encontrada, até porque houve muito tempo para fazer o "desmame" do sistema, se não o fizeram foi por opção politica e nao por racionalidade economica.
    • AMG1
    • 17 março 2023

     # 70

    Colocado por: buraburamono

    a europa tem que lutar contra a inflação com energias limpas???? este pessoal anda a dormir??? não viram o resultado de sobreinvestimento em energias limpas e subinvestimento em energias fósseis durante este conflicto da europa? (quer se queira ou não o mundo ainda depende delas).


    Portanto, salvo no caso da noruega, uma vez que e produtora de petróleo, o que você propõe é que a europa reinvista no carvão é isso?
    • AMG1
    • 17 março 2023

     # 71

    Colocado por: buraburamono
    bancos centrais são essencialmente agentes de comunicação que tentam atenuar a volatilidade dos mercados.


    se for ver os meus comentários passados eu argumentei em início de 2022 que aumentar os juros não ia resolver grande coisa porque a inflação na altura estava a ser importada através da energia, agora contaminou tudo o resto. não sei de nenhuma solução genial para o caldo entornado e nunca aceitaria um cargo um banco central por isso mesmo. se os paineleiros nóbeis acham que conseguem resolver, então que se candidatem!


    Estou tentado a achar que é uma pena que não esteja disponivel para aceitar um lugar à frente do BCE ou da FED, com opiniões sobre a origem e propagação da inflação quase tão fortes como as que tem sobre os "paineleiros" dos nóbeis, talvez fosse a nossa salvação.
  8.  # 72

    Esta história está a deixar-me confuso. Desde que o SVB rebentou começou a ver-se dúvidas nas subidas das taxas ainda + depois do Credit Suisse. Parece-me que os senhores dos bancos centrais não sabem bem o que andam a fazer ...

    Peço a vossa opinião, tenho um credito hab com cerca de 85k em divida que tendo em conta o que se passava a 1 semana atrás estava a pensar liquidar antecipadamente, para não gastar dinheiro exagerado em juros. Ainda fico com algum pé de meia mas não muito.

    Mantinham a decisão ou aguardavam?
  9.  # 73

    Colocado por: PortegeEsta história está a deixar-me confuso. Desde que o SVB rebentou começou a ver-se dúvidas nas subidas das taxas ainda + depois do Credit Suisse. Parece-me que os senhores dos bancos centrais não sabem bem o que andam a fazer ...

    Peço a vossa opinião, tenho um credito hab com cerca de 85k em divida que tendo em conta o que se passava a 1 semana atrás estava a pensar liquidar antecipadamente, para não gastar dinheiro exagerado em juros. Ainda fico com algum pé de meia mas não muito.

    Mantinham a decisão ou aguardavam?


    Isso depende de muita coisa, tem esse dinheiro investido em produtos que podem render tanto ou mais que do que o que está a pagar de juros? Fica descapitalizado se liquidar o crédito? Se a resposta for não nas duas perguntas, liquidar talvez seja uma boa opção. Também pode liquidar apenas parte do crédito, não precisa de ser todo, para não ficar muito descapitalizado.
    Concordam com este comentário: ferreiraj125, HAL_9000
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Portege
  10.  # 74

    Colocado por: AMG1


    Óbviamente que boa parte da situação actual decorre do remédio encontrado na altura, mas isso nao diminue a validade da solução encontrada, até porque houve muito tempo para fazer o "desmame" do sistema, se não o fizeram foi por opção politica e nao por racionalidade economica.


    Concordo a 100%. Aliás, até com o fim do padrão ouro de '71. No papel é uma medida ridicula, mas quem sabe o que teria acontecido na altura se não o tivessem feito?
  11.  # 75

    Colocado por: AMG1

    Quanto as opiniões do "banana" Stiglitz e "comparsa" Krugman suspeito que lhe devem merecer a si o mesmo respeito que a mim merecem boa parte das opiniões de muitos do "génios" ultraliberais que pupulam o espaço publico. Mas adiante porque isso nao leva a nada.

    Quanto aos triliões do Bernanke, há quem assuma que foi isso que evitou que os EUA mergulhassem naquela que seria a mais profunda crise da sua história, mas claro que esses devem ser os "bananas" e seus "comparsas" que acharam que deixar implodir o sistema financeiro americano, talvez nao fosse boa ideia para o mundo.

    Óbviamente que boa parte da situação actual decorre do remédio encontrado na altura, mas isso nao diminue a validade da solução encontrada, até porque houve muito tempo para fazer o "desmame" do sistema, se não o fizeram foi por opção politica e nao por racionalidade economica.


    Colocado por: AMG1

    Portanto, salvo no caso da noruega, uma vez que e produtora de petróleo, o que você propõe é que a europa reinvista no carvão é isso?


    Colocado por: AMG1

    Estou tentado a achar que é uma pena que não esteja disponivel para aceitar um lugar à frente do BCE ou da FED, com opiniões sobre a origem e propagação da inflação quase tão fortes como as que tem sobre os "paineleiros" dos nóbeis, talvez fosse a nossa salvação.


    3 comentários, 0 conteúdo. 👌
  12.  # 76

    Colocado por: AMG1
    Stiglitz, como sempre, uma voz lúcida e destemida, a mostrar o velho lema de que são as pessoas e o seu bem estar que devem estar no centro das decisões.
    Empenhado como muitos da sua geração. Talvez peque por algum excesso de militantismo, mas até nisso dá uma lição a quem pensa que a ciência não combina com ideario politico, porque nao se esconde atrás do paleio pseudo-cientifico para mostrar que (ainda) quer mudar mundo.


    Uma voz lúcida e destemida que não se esconde atrás do paleio pseudo-científico, e quem em 2002 publicou um artigo a avaliar o risco no Fannie Mae (disponível aqui: https://citeseerx.ist.psu.edu/document?repid=rep1&type=pdf&doi=82a6e720d31d2b57d91b534f7b0da793090e3589 )~

    Conclusão: This analysis shows that, based on historical data, the probability of a shock as severe as embodied in the riskbased capital standard is substantially less than one in 500,000 – and may be smaller than one in three million.


    Os contributos que ele deu em 2021? Despedir o Powell.
    https://www.project-syndicate.org/commentary/fed-chair-jerome-powell-must-go-by-joseph-e-stiglitz-2021-11?

    parece-me realmente extremamente humilde e um belíssimo candidato para meter a economia a 5 estrelas.

    enfim, se vai continuar a responder aos meus comentários com argumentos ad hominem deixe estar e não ocupe espaço no tópico.
    • AMG1
    • 18 março 2023

     # 77

    Colocado por: buraburamono





    3 comentários, 0 conteúdo. 👌


    So procurei estar a altura do seu post. Parece que consegui.
    • AMG1
    • 18 março 2023

     # 78

    Colocado por: buraburamono

    Uma voz lúcida e destemida que não se esconde atrás do paleio pseudo-científico, e quem em 2002 publicou um artigo a avaliar o risco no Fannie Mae (disponível aqui:https://citeseerx.ist.psu.edu/document?repid=rep1&type=pdf&doi=82a6e720d31d2b57d91b534f7b0da793090e3589)~

    Conclusão: This analysis shows that, based on historical data, the probability of a shock as severe as embodied in the riskbased capital standard is substantiallyless than one in 500,000 – and may be smaller than one in three million.


    Os contributos que ele deu em 2021? Despedir o Powell.
    https://www.project-syndicate.org/commentary/fed-chair-jerome-powell-must-go-by-joseph-e-stiglitz-2021-11?

    parece-me realmente extremamente humilde e um belíssimo candidato para meter a economia a 5 estrelas.

    enfim, se vai continuar a responder aos meus comentários com argumentos ad hominem deixe estar e não ocupe espaço no tópico.


    Afinal sempre parece que o homem para banana até parece ter opiniões fortes sobre muita coisa.
    Você nao gosta delas, e está no seu pleno direito, mas lamento informá-lo que só isso não as torna erradas.
    Mas concordo consigo numa coisa, em materia de humildade ele nao ficou a dever nada ao criador, mas isso é o que nao falta, até por aqui.
  13.  # 79

    Colocado por: buraburamonostiglitz é um banana como muitos outros prémios nóbeis da economia. assim como o comparsa krugman que em 2021 dizia que a inflação não ia ser um problema.

    resultado:https://www.nytimes.com/2022/07/21/opinion/paul-krugman-inflation.html

    o bernanke também é prémio nobel e foi ele percursor do plano de QE dos USA que imprimiu triliões. como resultou isso?

    a europa tem que lutar contra a inflação com energias limpas???? este pessoal anda a dormir??? não viram o resultado de sobreinvestimento em energias limpas e subinvestimento em energias fósseis durante este conflicto da europa? (quer se queira ou não o mundo ainda depende delas).
  14.  # 80

    Por acaso teve piada :)

    Mas tb fiquei curioso, se um economista "seguidor" do Adam Smith receber visitas inesperadas para o jantar, como faz?
 
0.0700 seg. NEW