Iniciar sessão ou registar-se
    • MS_11
    • 20 março 2023 editado

     # 121

    A inflação vive de um racio Oferta/procura.

    Economicamente não há modelo que possa influenciar a oferta... só podem atuar do lado da procura.

    Concordo com o ultimo paragrafo, mas quando durante o COVID falava que andar a meter dinheiro na rua sem produção de produtos/serviços ia gerar inflação "metiam-me na equipa do parvos".

    Agora estamos a pagar a parvoice isso e 7 anos de taxas irracionalmente baixas e de compra de divida aos estados em barda...

    Esperemos todos que as taxas baixem, mas nunca abaixo de 1,5% na Euribor a 12 meses, qq valor abaixo disso é estimulo artificial ao consumo.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  1.  # 122

    Colocado por: HAL_9000A questão é: A inflação neste momento não está a ser sustentada por nenhum aumento de procura. Você não consegue reduzir a procura na alimentação por exemplo. O aumento de juros aqui pouco efeito tem na procura, apenas provocam miséria e criação de subsídios que uns pagam para não deixar os outros morrerem de fome.


    Volto a dizer, se aumentar os juros era a única solução, agora voltam a injetar capital? Isto não é um contrassenso?

    Ainda ontem estive a ouvir um economista que defendia que o aumento de juros era única solução. Qual é que era a solução dele para as pessoas que estavam a passar necessidades? Explicar-lhes porquê que tinham de ficar mais pobres, e porquê que não havia alternativa...Se as pessoas percebecem, aceitavam :)- "olhe você vai passar fome, mas não há alternativa. Aguente que doi menos".

    Com isto não estou a dizer que não concordo com o aumento das taxas de juros.
    Efectivamente elas tinham de ser normalizadas por todos os motivos e mais alguns. Agora contesto é a velocidade a que foi feita a normalização, e o uso da subida das taxas de juros como "única solução". Aliás está a vista no que está a resultar a única solução, a inflação continua alta, a inflação adjacente idem, o sistema bancário começa a tremer das perninhas. Vamos ver....


    A velocidade até devia ter sido mais brusca, estamos atrasados perante o mercado americano que é só o maior mercado em que as commodities são trocadas na moeda que está no mercado americano isto quer dizer que se não acompanharmos vamos importar mais inflação é tão simples quanto isso.

    As mesmas pessoas que andam a passar fome e a pedinchar por subsídios são as mesmas que votam em partidos que acham que o dinheiro nasce nas árvores e levaram-nos a esta situação, não se precaveram e agora estão de calças nas mãos.. eu por mim não tenho pena nenhuma, abrissem o olho.

    Esta crise tem muito por onde se pegar, despejaram dinheiro como se não houvesse amanhã, pararam de produzir por causa do COVID, naõ estavam a espera da guerra que veio ajudar ainda mais, agora estamos num buraco que a única solução é mesmo aumentar os juros doa a quem doer, o governo só tem de ajudar quem realmente precisa e não tentar andar a dar rebuçados a todos porque isso só vai perpetuar a inflação
    Concordam com este comentário: MS_11, N Miguel Oliveira
  2.  # 123

    Colocado por: xiripitiAs mesmas pessoas que andam a passar fome e a pedinchar por subsídios são as mesmas que votam em partidos que acham que o dinheiro nasce nas árvores e levaram-nos a esta situação,
    Então a solução é criar ainda mais fome e mais dependentes de subsídios, porque assim de certeza que vão votar em outros partidos.



    Colocado por: xiripitiagora estamos num buraco que a única solução é mesmo aumentar os juros doa a quem doer,
    então e o FED já começou a patinar com essa solução porque?



    Colocado por: xiripitivelocidade até devia ter sido mais brusca, estamos atrasados perante o mercado americano
    se me dissesse que devíamos ter começado mais cedo, concordo. Agora aumentar a uma velocidade ainda mais brusca? Era ótimo se quiser fazer política de terra queimada. Destruir tudo, para ver se o que nascer a seguir nasce melhor.




    Colocado por: xiripitiEsta crise tem muito por onde se pegar, despejaram dinheiro como se não houvesse amanhã, pararam de produzir por causa do COVID, na
    De facto foi um erro. Mas se desvalorizaram a moeda, então os rendimentos teem de aumentar na mesma proporção, aí a inflação já no teria efeitos tão gravosos, nem era preciso subsídios.


    Ajudar quem realmente precisa, isso é quem? Quem está a passar fome? Quem não consegue pagar a renda/prestacao? Quem nunca se preocupou em fazer poupanças e agora não tem para onde se virar? Quem nunca ganhou o suficiente para fazer poupanças? Quem não sabe fazer contas e gasta mais do que consegue pagar? Quem ganha até x?

    Eu até lhe dizia, o português médio que ganha 19,3 mil euros anuais, tendo em conta está inflação, pode perfeitamente ser um dos que "realmente precisa" e sinceramente eu acho má política aumentar ainda mais o número de pessoas dependente de ajuda do estado, quando os que pagam essa ajuda são cada vez menos.
  3.  # 124

    HALL "De facto foi um erro. Mas se desvalorizaram a moeda, então os rendimentos teem de aumentar na mesma proporção, aí a inflação já no teria efeitos tão gravosos, nem era preciso subsídios."

    Criando ainda mais inflação... esse ciclo já se viu em demasiados locais.

    Há temas em que nem é preciso saber de economia, basta saber de história ou ler uma qq publicação económica argentina...
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  4.  # 125

    Colocado por: MS_11Criando ainda mais inflação... esse ciclo já se viu em demasiados locais.

    Há temas em que nem é preciso saber de economia, basta saber de história ou ler uma qq publicação económica argentina...

    Então podemos dizer que temos 1 governo analfabeto?
    Afinal criou o incentivo fiscal para que se aumentem os salários acima de 5,1%... E não é um incentivo pequeno

    A Lei n.º 24-D/2022, de 30 de dezembro, que aprovou o Orçamento do Estado para 2023, criou um benefício fiscal de majoração de 50% com gastos relacionados com o aumento salarial (de pelo menos 5,1% face ao ano anterior e acima da remuneração mínima mensal garantida) de trabalhadores com contrato por tempo indeterminado ..
  5.  # 126

    Da primeira frase não há duvidas.

    Num entanto o esse valor é ainda inferior ao da inflação. Está ai o ponto em parte.

    Por outro lado e não aumentado o volume monetário em circulação era possível ao governo com o aumento de income via impostos (IVA principalmente), podia fazer cair os impostos sobre rendimento aumentando a capacidade financeira da empresas com o mesmo volume de moeda em circulação.
    Concordam com este comentário: ferreiraj125, N Miguel Oliveira
  6.  # 127

    Colocado por: NTORIONEntão podemos dizer que temos 1 governo analfabeto?
    Afinal criou o incentivo fiscal para que se aumentem os salários acima de 5,1%... E não é um incentivo pequeno
    .

    Muito pelo contrário. Portugal uma vez mais mostra que é bom aluno. Ai aumentar salários provoca espiral inflacionista? Então ok.. não se aumenta. A espiral inflaccionista só deve ser um problema em Portugal como é óbvio. Nem é preciso saber economia.
    "Custo do trabalho aumenta 5,7% na Zona Euro. Portugal com subida de 1,1%
    No último trimestre de 2022, o custo do trabalho aumentou 5,7% na Zona Euro e 5,8% na União Europeia, em comparação com o mesmo período do ano passado, divulgou esta sexta-feira o Eurostat."

    https://www.google.com/amp/s/www.jornaldenegocios.pt/empresas/amp/custo-do-trabalho-aumenta-57-no-quarto-trimestre-na-zona-euro
  7.  # 128

    Colocado por: MS_11Criando ainda mais inflação... esse ciclo já se viu em demasiados locais.

    Há temas em que nem é preciso saber de economia, basta saber de história ou ler uma qq publicação económica argentina...
    fiquei com uma curiosidade relativamente ao seu ponto de vista.

    Se é legítimo castrar o aumento de salários para nao provocar uma espiral inflacionista ( e eu percebo a teoria). Não é legítimo também limitar as margens das empresas, exatamente pelo mesmo motivo?


    O BCE, que não me conatra que seja inimigo das empresas, indicou que neste momento o que está a pressionar a inflação é o aumento de margens das empresas e não a pressão dos salários.
    Pelo que perante isto das duas uma, ou se limitam uns, ou tem de se aumentar os outros correndo o risco de daqui a um ano termos metade da população dependente de um vale para poder ir ao arroz.
  8.  # 129

    AS margens que se mantiveram e em alguns casos até desceram...

    Aconselho a leitura de relatórios de contas da maioria dessas empresas.
  9.  # 130

    Colocado por: MS_11AS margens que se mantiveram e em alguns casos até desceram...
    sim eu sei, e no entanto é inegável que há 3 sectores com lucros Record desde que começou a crise inflacionista, isto acontece porque? Se em 2022 o consumo aumentou cerca de 6,5-7%, como é que os lucros aumentaram mais de 20%?

    Ah espere aí, já sei: investimentos estratégicos, aumento da dimensão da operação, etc...:).

    Porquê que o BCE indica que são as margens e os lucros das empresas que estão a pressionar a inflação se "AS margens que se mantiveram e em alguns casos até desceram.." ?

    De qualquer forma o que lhe fiz foi uma pergunta hipotética, apenas por curiosidade em saber a sua opinião: Se forem os lucros das empresas que estão a sustentar a inflação, é legítimo intervir no sentido de o limitar da mesma maneira que se quer limitar a subida de salários?
  10.  # 131

    Colocado por: HAL_9000Então a solução é criar ainda mais fome e mais dependentes de subsídios, porque assim de certeza que vão votar em outros partidos.



    então e o FED já começou a patinar com essa solução porque?



    se me dissesse que devíamos ter começado mais cedo, concordo. Agora aumentar a uma velocidade ainda mais brusca? Era ótimo se quiser fazer política de terra queimada. Destruir tudo, para ver se o que nascer a seguir nasce melhor.




    De facto foi um erro. Mas se desvalorizaram a moeda, então os rendimentos teem de aumentar na mesma proporção, aí a inflação já no teria efeitos tão gravosos, nem era preciso subsídios.


    Ajudar quem realmente precisa, isso é quem? Quem está a passar fome? Quem não consegue pagar a renda/prestacao? Quem nunca se preocupou em fazer poupanças e agora não tem para onde se virar? Quem nunca ganhou o suficiente para fazer poupanças? Quem não sabe fazer contas e gasta mais do que consegue pagar? Quem ganha até x?

    Eu até lhe dizia, o português médio que ganha 19,3 mil euros anuais, tendo em conta está inflação, pode perfeitamente ser um dos que "realmente precisa" e sinceramente eu acho má política aumentar ainda mais o número de pessoas dependente de ajuda do estado, quando os que pagam essa ajuda são cada vez menos.


    Não, a solução passa por criar mais emprego ou pelos menos não ser um empata F como o governo o é.

    O FED em crise? Assim que a economia dos EUA morrer morremos todos nós, os bancos que caíram não tinham supervisão porque um banco médio para eles é um banco sistémico para nós e assim o decidiram não supervisionar bancos como os que caíram.

    Eu disse mais brusca porque começamos tarde de mais e agora vamos sair da inflação muito mais tarde.

    Não, os aumentos nunca podem ser iguais a inflação, isto está nos livros de história e dos malucos que tentaram fazer isso é só ir procurar.

    Em Portugal somos basicamente todos pobres, o pior é que muitos vivem de subsídios porque o estado assim o quer, isto não é mais do que uma política de manter todos iliterados em termos de finanças pessoais e quando lhes dão um rebuçadinho fazem "Alá é grande" e ajoelham-se.. depois para sustentar isto tudo alguém tem de pagar daí termos das maiores cargas fiscais, isto só vai lá com grandes reformas e com uma grande viragem da mentalidade portuguesa.. não é por acaso que muitos portugueses ainda têm pensamento comunista e acham que os maus são mesmo os capitalistas nojentos
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, ANC
  11.  # 132

    Colocado por: palmstrokecomo é normal nas sociedades, aqueles com mais espírito conseguem viver melhor


    espirito é aquela coisa que se apanha no berço, não é?
  12.  # 133

    Colocado por: MS_11HALL "De facto foi um erro. Mas se desvalorizaram a moeda, então os rendimentos teem de aumentar na mesma proporção, aí a inflação já no teria efeitos tão gravosos, nem era preciso subsídios."

    Criando ainda mais inflação... esse ciclo já se viu em demasiados locais.

    Há temas em que nem é preciso saber de economia, basta saber de história ou ler uma qq publicação económica argentina...


    Isso não é verdade.

    Salarios correspondem, em media, a apenas metade dos rendimentos das familias portuguesas.

    Aumentar salarios não aumenta a inflação na mesma proporção porque, não só não aumenta os rendimentos das familias portuguesas na mesma proporção, visto que apenas metade do rendimento advém de salarios, como não aumenta os custos dos produtos na mesma proporção, visto que os salarios não são 100% dos custos dos bens e serviços.
    • AMG1
    • 20 março 2023

     # 134

    Colocado por: palmstroke

    No limite, se são pessoas desprovidas de alternativa, por vicissitudes da vida ou por suas propias condicionantes mentais, têm mesmo de ir viver para a rua. A % de pessoas sem qualquer alternativa, dentro do universo total, seria baixa, é um preço a pagar para não sustentar o insustentável,


    É quando eu leio coisas destas que fico descansado por viver nesta parte do mundo. Onde, apesar da má vontade de alguns, a maioria continua a achar que todos devemos um tecto em cima da cabeça, mesmo aqueles que pelas suas "condicionantes mentais" não o conseguem ter sem ajuda dos demais.
    Os sitios onde a maioria vive melhor, não sao aqueles onde os mais frágeis sao abandonados a sua sorte. Sao aqueles onde se procura nao deixar ninguém para trás.
    Concordam com este comentário: ferreiraj125
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ferreiraj125
  13.  # 135

    Colocado por: HAL_9000Certo, não discordo disso. A questão é começou a pedir 200 porque?
    - poucos oferta disponível, logo os preços foram aumentando de forma gradual e constante.
    - a política monetária implementada a partir de 2012 estimulava de facto ao endividamento.
    - Falta de alternativas melhores.


    Certo, ainda assim, acrescentaria aquele que seria o único ponto sob o controlo do DO/comprador:

    -200 porquê? Normalizou-se o pedir o que se "precisa" para construir/comprar o que se quer... Vi muito pouco DO pedir valores na ordem de grandeza do que acontecia antes... 50, 100k, 150k... e com base nisso construir o que se "podia" e não o que se "queria".
    É apenas a minha percepção com base nos projectos, e nas tipologias. Pouca diferença vejo, quando comparo com 2010, 2012. Não houve controlo nesse sentido acho eu... mas pronto, como diria um colega: "no caso de habitação, não existe lógica, é paixão e emoção". Por vezes, parece que queremos ter tudo sem mexer uma palha no que assumimos como mínimo, como aceitável, como digno. E este aumento dos preços, também alimentado pelo "dinheiro barato" levou à inflação e às nuvens negras que se avizinham para quem se endividou demasiado.
  14.  # 136

    Colocado por: HAL_9000O Teaser parece interessante. Vou ouvir.


    Achei graça a esse por ser conterrâneo.
    Mas escute os restantes podcasts também, não se vai arrepender.
    Eram pessoas assim que deveriam estar a governar...
    Gostei muito do da advogada por exemplo.
  15.  # 137

    Colocado por: HAL_9000Por exemplo, uma das senhoras que nos dá apoio aos laboratórios esta semana teve de pedir férias porque tem de mudar de casa. O senhorio não quis renovar o contrato, apenas aceitava fazer um novo contrato por + 100 euros.


    Claro. A mim interessa-me mais perceber quanto a mais pede o senhorio e o porquê... Pois a vida deve estar mais cara para esse também. Se o seu rendimento advém das rendas... Não podemos defender apenas que se defenda os salários de uns... e não os rendimentos de outros. O problema maior é mesmo a instabilidade, pois imagino que o aumento que pede será maior até que a própria inflação.

    Ou que fará o laboratório para manter uma funcionária em situação iminente de mudar de sitio... se não quer saber da funcionária, eventualmente virá alguém para a substituir pelo mesmo preço... ou não (pois para esse novo funcionário a habitação também será cara)...
  16.  # 138

    Colocado por: HAL_9000Quando disse que não tinha a visão enviesada, foi por o Miguel basicamente sugeriu que as pessoas se endividaram mais e mais e isso é que feZ disparar os preços, mas não referiu a brutal redução da oferta. Pergunto novamente, qual era a alternativa se o mercado de arrendamento é o que é, e não havia construção?
    Não digo que não havia alternativas, apenas tenho interesse em saber quais as alternativas que o Miguel considera aceitáveis.


    Hal, sobre as alternativas dos DO/compradores já o enunciei inúmeras vezes neste e noutros tópicos.
    Quando à falta de oferta idem, também há soluções para isso, não são é da noite para o dia... e tudo começa pelo sistema de ensino.

    Nenhum destes problemas é novo. Não era é habitual em Portugal.
    • AMVP
    • 21 março 2023

     # 139

    Colocado por: AMG1ajuda dos demais.
    Os sitios onde a maioria vive melhor, não sao aqueles onde os mais frágeis sao abandonados a sua sorte. Sao aqueles onde se procura nao deixar ninguém para trás.

    Então tem de procurar outro país, o que mais se faz por aqui é ir-se deixando pessoas para trás ao longo do crescimento ,mas tem razão vamos criando medidas para nos enganarmos de que a nossa sociedade da oportunidade a todos para.nao ficarem para trás.
  17.  # 140

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Certo, ainda assim, acrescentaria aquele que seria o único ponto sob o controlo do DO/comprador:

    -200 porquê? Normalizou-se o pedir o que se "precisa" para construir/comprar o que se quer... Vi muito pouco DO pedir valores na ordem de grandeza do que acontecia antes... 50, 100k, 150k... e com base nisso construir o que se "podia" e não o que se "queria".
    É apenas a minha percepção com base nos projectos, e nas tipologias. Pouca diferença vejo, quando comparo com 2010, 2012. Não houve controlo nesse sentido acho eu... mas pronto, como diria um colega: "no caso de habitação, não existe lógica, é paixão e emoção". Por vezes, parece que queremos ter tudo sem mexer uma palha no que assumimos como mínimo, como aceitável, como digno. E este aumento dos preços, também alimentado pelo "dinheiro barato" levou à inflação e às nuvens negras que se avizinham para quem se endividou demasiado.


    No mundo real em Portugal nos anos 90 e não em artigos de opinião e redes sociais(porque não existiam), as pessoas iam comprar casa, tinham financiamento a 100%, compravam casas maiores do que "queriam" e boa parte das vezes mais uns milhares para a compra de carro novo e mobilar a casa, tudo agarrado ao CH com multiopções.

    Agora a partir de 2012 é que as pessoas passaram a comprar o que podiam e não o que queriam, por o dinheiro ser barato, "sois muito novos".
 
0.0332 seg. NEW