Colocado por: HAL_9000Hoje acho muito difícil alguém com rendimentos médios conseguir pagar um empréstimo médio de 150k a 10 anos.A questão é, que tipo de vida é que isso implica?
Colocado por: AMG1O sistema que temos pode e deve ser adaptado às novas realidades, mas que garantias temos de que as alternativas são melhores?EU não defendo necessariamente um sistema totalmente diferente deste, se é isso que está a pensar. Apenas defendo a reformulação do mesmo o quanto antes.
Colocado por: AMG1A diversificação das fontes de financiamento pode traduzir-se em impostos, ou nao, e mesmo que seja por aí, isso não significa necessariamente que sejam impostos sobre o rendimento.POis não, só que todos nós sabemos muito bem como funciona este país, quando for necessário aumentar os impostos para financiar a SS, não tenho grandes dúvidas que os impostos sobre os rendimentos não serão excluídos.
Colocado por: AMG1A pensão media anda pelos 550 euros, o que representa ja um tx de conversão muito baixa mesmo em relação ao salario minimo.E quem recebe essa pensão descontou sempre sobre o ordenado mínimo numa carreira contributiva normal (30-40 anos), ou serão aqueles que descontaram 15 anos, e o valor mínimo exigível?
Colocado por: AMG1Como sabe, o nosso sistema tem, desde 2007, uma regra que faz deslocar a idade da reforma em função da esperança media de vida aos 65 anos.Bem sei, mas receio que quando os boomers se reformarem, se a sustentabilidade da SS se vir muito afetada...a idade da reforma aumente para uma idade onde uma pessoa se reforma quando já não tem nem condições físicas nem de saude para ter o mínimo de qualidade de vida. Se não houver dinheiro, não há milagres.
Colocado por: AMG1Agora você pode vir a ter razão, se o sistema for alterado por quem tenha como objectivo ideológico acabar com ele,O mesmo se passará se se continuar a empurrar com a barriga e esperar para ver no que dá, diria eu.
Colocado por: AMG1quase que parece desejarem que apareça alguém e diga já que e necessario cortar pensões,Quem é que deseja isso em Portugal? Só se for a meia dúzia de jovens que pensa nisso.
Colocado por: AMG1á falta pouco, os últimos estarão reformados daqui por uns 5/6 anos e o valor actual desse fundo creio que só estava previsto para 2028.Continuo a achar que a quantidade de pessoas que agora está na casa dos 57-67 anos, e que simultaneamente têm salários médios muito mais altos que as gerações seguintes, quer na FP, quer no privado, quando se reformar terá um impacto brutal no fundo da SS e na evolução do mesmo. Isso pode ser atenuado se entretanto o financiamento do fundo for reformulado, se não for...espero sinceramente que seja eu a estar totalmente enganado.
Colocado por: CarvaiJá tive oportunidade noutros tópicos o meu trajeto de vida depois de em 1975 ter saído da tropa com 7 contos no bolso e um País em completa balburdia.Não estava a querer fazer nenhum juizo de valor, até porque não conheço o seu percurso de vida. Perguntei porque referiu especificamente o ano de 1991 e taxa de juros de 20%. Ora o meu pai construiu a casa em 1991, e pagou-a em 3 anos sem ter grandes fundos quando a iniciou. Eu era bastante pequeno, mas lembro-me muito bem o que possibilitou isso. Os juros eram % sim, mas houve anos em que o salário dele duplicou (tb emigrou durante meio ano, o que naquela altura fez uma diferença brutal.
Colocado por: CarvaiMas o meu filho que comprou um T3 semi-novo há 10 anos vai acabra de o pagar em Julho. Tem 2 filhos, começou a trabalhar num call center e andou 1 ano no Técnico. Nunca lhe saiu o Totoloto (nem joga) nem herdou nada ainda. Em plena crise financeira de 2009 despediu-se de uma grande multinacional e criou uma pequena Empresa com um colega que continua a funcionar bem. Mesmo na altura que a Euribor era 0 sempre utilizou prémios e devoluções do IRS para amortizar a casa.Sem tirar ponta de mérito ao seu filho, ainda para mais se criou a própria empresa, há fatores a ter em consideração:
Colocado por: DR1982A questão é, que tipo de vida é que isso implica?
O que são rendimentos médios ?
Colocado por: DR1982Um casal com dois filhos e 2500€ limpos mes, a pagar 750€ de casa acho que ja tem de se preocupar é em viver inves de sobreviver, quaseNão disse que não dava para viver. Disse é que era dificil pagar a casa em 10 anos. Dará para as despesas normais e para alguma poupança se morarem numa zona onde consigam ter acesso às creches "grátis" do costa.
Colocado por: HAL_9000Não disse que não dava para viver. Disse é que era dificil pagar a casa em 10 anos. Dará para as despesas normais e para alguma poupança se morarem numa zona onde consigam ter acesso às creches "grátis" do costa.nao me parece que a poupança seja muita, mesmo nao pagando cresces acho que se chegarem ao fim do mes com 200/300€ ja é bom, se tiver uma avaria no carro por exemplo ja vai ao vermelho
Se pagarem 2 creches....já muda de figura
Colocado por: DR1982nao me parece que a poupança seja muita, mesmo nao pagando cresces acho que se chegarem ao fim do mes com 200/300€ ja é bom, se tiver uma avaria no carro por exemplo ja vai ao vermelhoMais razão me dá. Daí eu ter enfatizado "Com uma vida muito regrada em termos de gastos,".
Colocado por: HAL_9000Mas diria que o DR até deve saber bem que isto é assim, por isso é que emigrou :)eu só trabalhei 6 meses em Portugal, com 16 anos, a 3€ hora 😀
Colocado por: HAL_9000
Quando afirmei:
"Hojeacho muito difícil alguém com rendimentos médios conseguir pagar um empréstimo médio de 150k a 10 anos." referia-me mesmo ao dia de hoje, com as condições actuais. Sobretudo quem comprou depois de 2016, em pleno boom imobiliário, e não teve a benesse de tantos anos de juros baixos. Quem compou em 2017 está pior de quem o fez em 2016, quem comprou em 2018 está pior do que quem o fez em 2017, e por aí adiante...
Colocado por: PedroNunes24Por isso é que a melhor estratégia continua a ser fixar a taxa durante o período que se pretende pagar a casa.Se conseguir conciliar o valor da prestação com os rendimentos sim. Mas verdade seja dita a oferta que temos de taxa fixa é péssima.
Colocado por: PedroNunes24Entre 2017 e 2022, que é provavelmente o pior período para os bancos oferecerem taxa fixa, comprei 3 apartamentos, pelo que estive regularmente a estudar o mercado. Ofertas de taxa fixa não faltaram, e a ultima que fiz em 2022 foi mista a 0,45 durante 10 anos (período que vou demorar a pagar o empréstimo).Arrisco-me a dizer o PedroNunes24 não se confundirá com o cliente tipo de CH. Duvido que alguém que queira comprar um apartamento para HPP sem mais nada para hipotecar a não ser o próprio apartamento tenha acesso a essas condições.
Colocado por: PedroNunes24o que nos dá a sensação de que os bancos são uns mauzões ou que "lá fora as coisas são diferentes".Não é nada disso. Não há mauzões nem bonzões, há constatação de factos. A oferta de taxa fixa por pá, é efetivamente menos competitiva que na maioria dos países europeus. Agrava-se pelo facto de termos um problema crónico de falta de concorrência no nosso país- Os grandes players dentro de cada área específica limitam-se a apresentar as mesmas condições num template gráfico diferente.
Colocado por: DR1982eu só trabalhei 6 meses em Portugal, com 16 anos, a 3€ hora 😀É uma pena para o país. Mas para si, foi o que fez melhor:).
Colocado por: PedroNunes24Ofertas de taxa fixa não faltaram, e a ultima que fiz em 2022 foi mista a 0,45 durante 10 anos (período que vou demorar a pagar o empréstimo).Ja agora, se não for indiscrição, que banco é que lhe fez taxa fixa a 0,45% a 10 anos em 2022? E sobretudo, em que condições?
Arrisco-me a dizer o PedroNunes24 não se confundirá com o cliente tipo de CH. Duvido que alguém que queira comprar um apartamento para HPP sem mais nada para hipotecar a não ser o próprio apartamento tenha acesso a essas condições.
Por outro lado tendo um perfil de investidor, opera no mercado com outro conhecimento de causa, terá rendimentos que lhe permitam outro tipo de ofertas, etc.
Se bem me recordo de outros tópicos o PedroNunes24 ainda é um jovem, daí a curiosidade.
Colocado por: HAL_9000Ja agora, se não for indiscrição, que banco é que lhe fez taxa fixa a 0,45% a 10 anos em 2022? E sobretudo, em que condições?
Parece-me algo mesmo muito distante do cliente tipo.
Ou foi 0,45 + spread?
Portanto no seu entender o português é mais analfabeto a nível financeiro que a maioria dos europeus, é isso? Eu acho que é simplesmente mais pobre. As duas coisas podem estar (e provavelmente estão) relacionadas.
Colocado por: DR1982Uma coisa que nunca percebi é como funciona bem isso, mesmo comprando para arrandar para ter crédito a taxa de esforço é calculado sobre a totalidade dos creditos e as rendas recebidas nao contam para a taxa de esforço certo?