Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: euMas, para conter a inflação, que alternativas existem à subida da taxa diretora ?
    Estimular a poupança,
    Desincentivar (fiscalmente se preciso for) o aumento de margens além das necessárias para compensar a inflção.
    Criar mecanismos para "incentivar" as empresas a trasmitir ao cliente final a redução de custos das matérias primas, da mesma maneira que se apresssarm a transmitir os aumentos.

O próprio BCE deveria ter mecanismos para recolher os lucros estupidamente brutais que os bancos estão a ter e transferi-los para os bancos centrais de cada pais que os daria sob a forma de lucro aos governos que os usariam para apoiar os que ficam mais desamparados com o processo inflacionista.

Agora assim? Assim estão a tirar dinheiro ao zé trolha, para o manel banqueiro acumular. Tão simples quanto isto.
    • RCF
    • 23 junho 2023
    Colocado por: HAL_9000transferi-los para os bancos centrais de cada pais que os daria sob a forma de lucro aos governos que os usariam para apoiar os que ficam mais desamparados

Isso provoca, precisamente, inflação.
    Ao dar-se dinheiro às pessoas, potencia-se o consumo. Dá-se condições para as pessoas poderem pagar mais do que pagariam sem esse apoio.
    Concordam com este comentário: NB_Viseu
    • RCF
    • 23 junho 2023
    Colocado por: Vítor MagalhãesReduzir o incentivo ao consumo.

esse é, precisamente, o efeito pretendido com o aumento das taxas de juro.
    Aumenta-se as taxas de juro, para que as pessoas consumam menos, pretendendo-se que, com essa redução da procura, a oferta ajuste os seus valores, baixando os preços
    Concordam com este comentário: ferreiraj125, NB_Viseu
  2. Mas não sendo a inflação actual gerada por consumismo, mas pela ganância dos grandes grupos (porque a treta do aumento dos custos de energia já passou há muito), tirar dinheiro ao povo serve de quê? Só serve precisamente para engordar os grandes grupos bancários, de distribuição, etc! Se os factores que ditaram a inflação já eram, porque não subsidem os preços altos e voltam a perto do que eram antes?? Por que dá jeito o lucro extra, claro! O povo tem que comer, deslocar-se para o trabalho, usar o forno e o esquentador e aqui não tem como fugir. Fosse a inflação afectar o preço dos OLEDs, dos combinados XPTO com internet ou outros bens supérfluos e ninguém se queixava porque há alternativas. A inflação ataca onde dói e a quem menos pode e não tem como dela fugir.
    Não defendo que se dê dinheiro às pessoas, até porque muitas quanto mais tem de maneira fácil menos querem fazer, mas defendo que não se tire!
    Concordam com este comentário: HAL_9000, desofiapedro
    • eu
    • 23 junho 2023
    Colocado por: HAL_9000Estimular a poupança,

Então, mas a subida das taxas de juro é isso mesmo que faz.

Colocado por: HAL_9000Desincentivar (fiscalmente se preciso for) o aumento de margens além das necessárias para compensar a inflção.

E concretamente como é que faz isso ?

Colocado por: HAL_9000Criar mecanismos para "incentivar" as empresas a trasmitir ao cliente final a redução de custos das matérias primas, da mesma maneira que se apresssarm a transmitir os aumentos.

Mais uma vez, como faz isso? O que está a propor é impossível de colocar no terreno.
    Concordam com este comentário: Sasapo, NB_Viseu
  3. Colocado por: RCFcom essa redução da procura, a oferta ajuste os seus valores, baixando os preços

Mas o princípio é estúpido porque a inflação "bate" mais onde menos se pode cortar; no que eu disse em cima. E por outro lado estamos em Portugal, os preços tipicamente circulam em estradas de sentido único...
  4. Colocado por: RCF
    esse é, precisamente, o efeito pretendido com o aumento das taxas de juro.
    Aumenta-se as taxas de juro, para que as pessoas consumam menos, pretendendo-se que, com essa redução da procura, a oferta ajuste os seus valores, baixando os preços

Certo, mas depois vêm os Costas e...

https://www.bportugal.pt/comunicado/credito-habitacao-entraram-em-vigor-medidas-para-mitigar-efeitos-do-aumento-das-taxas-de
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 23 junho 2023
    A única alternativa que eu vejo é pelo lado da oferta, ou seja, o estado promover o aparecimento de novos players na produção e distribuição.

É um bocado utópico, claro...
    • RCF
    • 23 junho 2023
    Colocado por: Vítor Magalhães

Certo, mas depois vêm os Costas e...

https://www.bportugal.pt/comunicado/credito-habitacao-entraram-em-vigor-medidas-para-mitigar-efeitos-do-aumento-das-taxas-de

É verdade... e é por isso que a UE já chamou à atenção para isso. A UE (mal ou bem) está a aplicar o remédio (aumento das taxas de juro) e alguns Governos estão a dar o antídoto (apoios) para esse remédio.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, NB_Viseu
  5. Colocado por: euA única alternativa que eu vejo é pelo lado da oferta, ou seja, o estado promover o aparecimento de novos players na produção e distribuição.

É um bocado utópico, claro...

E vai continuar a estimular a economia, aliás, a economia é a única que tem que ser protegida, e para isso interessa é consumir por isso acham que existe mesmo vontade de reduzir a inflação por parte do governo?
    • RCF
    • 23 junho 2023
    Colocado por: pcspinheiro

Mas o princípio é estúpido porque a inflação "bate" mais onde menos se pode cortar; no que eu disse em cima. E por outro lado estamos em Portugal, os preços tipicamente circulam em estradas de sentido único...

Não há crise nenhuma que não afete mais os mais fracos/pobres, porque são quem menos tem como se defender e menos margem tem...
  6. Colocado por: RCF
    Não há crise nenhuma que não afete mais os mais fracos/pobres, porque são quem menos tem como se defender e menos margem tem...

Há pois. Se houvesse uma crise na produção de ecrãs OLED, ou baterias para veículos eléctricos, ou chips para séries 7 ou classe S ;-)

Brincadeira, claro, mas é bem verdade que estas coisas afectam sempre mais quem menos tem...
  7. Colocado por: RCFDá-se condições para as pessoas poderem pagar mais do que pagariam sem esse apoio
    Se as pssoas ficarem sem dinheiro para comprar comida, efectivamente reduzem o consumo. Aí dou-lhe razão.
  8. Colocado por: euEntão, mas a subida das taxas de juro é isso mesmo que faz.
    Onde é que posso por as minhas poupanças a render 3,75 % que o BCE paga aos bancos?

Colocado por: euE concretamente como é que faz isso ?
    Isso é com os economistas. Não vejo ninguém a perguntar a um cirurgião como é que se faz um transplante.

Mas o facto de eu não lhe indicar o caminho técnico não quer dizer que não perceba que têm de haver alternativas e soluções, até porque quando os calos apertam em determinados sectores, essas alternativas e soluções aparecem. Imagino que em 1900 alguém dissesse deveria haver um subsídio de desemprego ou uma reforma para a velhice, muitos economistas diriam também : isso é impossível, não há alternativa.

Colocado por: euA única alternativa que eu vejo é pelo lado da oferta,
    Esta inflação não foi provocada por excesso de procura, e não será resolvida por aumento de oferta. Neste momento ela é persistente precisamente porque existe um aproveitamento dos agentes económicos para aumentar margens em áreas onde a procura é pouco elástica.

Colocado por: Vítor MagalhãesCerto, mas depois vêm os Costas e...

Aqui só me questiono uma coisa, se os juros resolvesse a inflação assim de forma tão direta, os países onde o CH indexado à taxa variável é mais alta deveriam a este momento ter niveis de inflação bastante inferiores aqueles onde a taxa fixa é prevalente.
    Concordam com este comentário: smart
    • RCF
    • 23 junho 2023
    Colocado por: HAL_9000Se as pssoas ficarem sem dinheiro para comprar comida, efectivamente reduzem o consumo. Aí dou-lhe razão.

É apenas para comprar comida e a quem não tem dinheiro para tal, que têm sido dados apoios...?
    Se fosse...
  9. Colocado por: RCF
    Essa comunidade não representa, certamente, 35% do PIB, nem é responsável por todo, nem sequer por grande parte, do mercado paralelo.
    Mas, essa comunidade, são apenas 50.000 pessoas?! Creio serem mais... em Lisboa há bairros (sociais) inteiros deles...

é só procurar os dados.
  10. Colocado por: RCFNão há crise nenhuma que não afete mais os mais fracos/pobres, porque são quem menos tem como se defender e menos margem tem..
    Por isso mesmo é que a spçução "sem alternativa" não pode basear-se somente em transferir o dinheiro desses para quem acumula capital.

Neste momento temos algumas pessoas cujo património é superior ao PIB de alguns países. Vai-me dizer que a economia não tem maneira de corrigir isto? Não tem alternativa?
    • eu
    • 23 junho 2023
    Colocado por: HAL_9000Onde é que posso por as minhas poupanças a render 3,75 % que o BCE paga aos bancos?

De uma forma geral, as taxas pagas pelas contas poupança subiram. Não tanto como desejaríamos, claro...

Colocado por: HAL_9000Isso é com os economistas.

Então, mas não são eles que dizem que a receita é subir as taxas de juro?

Colocado por: HAL_9000Esta inflação não foi provocada por excesso de procura, e não será resolvida por aumento de oferta

Os preços são sempre definidos pela relação entre oferta e procura. Sempre !
    • RCF
    • 23 junho 2023
    Colocado por: HAL_9000Por isso mesmo é que a spçução "sem alternativa" não pode basear-se somente em transferir o dinheiro desses para quem acumula capital.

Neste momento temos algumas pessoas cujo património é superior ao PIB de alguns países. Vai-me dizer que a economia não tem maneira de corrigir isto? Não tem alternativa?

Se fosse fácil de corrigir, acredito que já estaria corrigido...
    Mas, olhe que há países com PIB's muito pequenos... e há fortunas pessoais plenamente justas (na minha opinião)
  11. Colocado por: RCFÉ apenas para comprar comida e a quem não tem dinheiro para tal, que têm sido dados apoios...?
    Eu também não concordo com alguns dos apoios que estão a ser dados. Então estedas rendas acho uma estupidez completa, e por mais que o governo mais uma vez tenha sido habilidoso, concordo com a correção feita à forma de cálculo.
    Abomino subsídios. Uma pessoa que trabalha a tempo completo, tem de ganhar o suficiente para ter uma vida muito regrada é certo, mas digna. Tem de conseguir pagar uma casa modesta, alimentação, eletricidade, gás, etc...o básico.
    Se o rendimento não o permite, então o país tem um problema de rendimentos, e é pelos rendimentos que se resolve, não através de subsídios.

Depois vamos à questão da comida. Mesmo que o estado apenas dê apoios para comprar comida, sendo este um dos sectores onde a inflação foi e é mais preponderante, como é que se vai resolver a inflação neste sector se não se pode encolher a procura? A não ser que deliberadamente se proponha que o objetivo é que as pessoas passem necessidades alimentares...Mas se assim for que se diga diretamente: ´
    - Olhem a solução para resolver a inflação é 1 milhão de pessoas passarem fome, para que 10 bancos possam lucrar muito.

0.4588 seg. NEW