Colocado por: euMas, para conter a inflação, que alternativas existem à subida da taxa diretora ?Estimular a poupança,
Colocado por: HAL_9000transferi-los para os bancos centrais de cada pais que os daria sob a forma de lucro aos governos que os usariam para apoiar os que ficam mais desamparados
Colocado por: Vítor MagalhãesReduzir o incentivo ao consumo.
Colocado por: HAL_9000Estimular a poupança,
Colocado por: HAL_9000Desincentivar (fiscalmente se preciso for) o aumento de margens além das necessárias para compensar a inflção.
Colocado por: HAL_9000Criar mecanismos para "incentivar" as empresas a trasmitir ao cliente final a redução de custos das matérias primas, da mesma maneira que se apresssarm a transmitir os aumentos.
Colocado por: RCFcom essa redução da procura, a oferta ajuste os seus valores, baixando os preços
Colocado por: RCF
esse é, precisamente, o efeito pretendido com o aumento das taxas de juro.
Aumenta-se as taxas de juro, para que as pessoas consumam menos, pretendendo-se que, com essa redução da procura, a oferta ajuste os seus valores, baixando os preços
Colocado por: Vítor Magalhães
Certo, mas depois vêm os Costas e...
https://www.bportugal.pt/comunicado/credito-habitacao-entraram-em-vigor-medidas-para-mitigar-efeitos-do-aumento-das-taxas-de
Colocado por: euA única alternativa que eu vejo é pelo lado da oferta, ou seja, o estado promover o aparecimento de novos players na produção e distribuição.
É um bocado utópico, claro...
Colocado por: pcspinheiro
Mas o princípio é estúpido porque a inflação "bate" mais onde menos se pode cortar; no que eu disse em cima. E por outro lado estamos em Portugal, os preços tipicamente circulam em estradas de sentido único...
Não há crise nenhuma que não afete mais os mais fracos/pobres, porque são quem menos tem como se defender e menos margem tem...
Colocado por: RCFDá-se condições para as pessoas poderem pagar mais do que pagariam sem esse apoioSe as pssoas ficarem sem dinheiro para comprar comida, efectivamente reduzem o consumo. Aí dou-lhe razão.
Colocado por: euEntão, mas a subida das taxas de juro é isso mesmo que faz.Onde é que posso por as minhas poupanças a render 3,75 % que o BCE paga aos bancos?
Colocado por: euE concretamente como é que faz isso ?Isso é com os economistas. Não vejo ninguém a perguntar a um cirurgião como é que se faz um transplante.
Colocado por: euA única alternativa que eu vejo é pelo lado da oferta,Esta inflação não foi provocada por excesso de procura, e não será resolvida por aumento de oferta. Neste momento ela é persistente precisamente porque existe um aproveitamento dos agentes económicos para aumentar margens em áreas onde a procura é pouco elástica.
Colocado por: Vítor MagalhãesCerto, mas depois vêm os Costas e...Aqui só me questiono uma coisa, se os juros resolvesse a inflação assim de forma tão direta, os países onde o CH indexado à taxa variável é mais alta deveriam a este momento ter niveis de inflação bastante inferiores aqueles onde a taxa fixa é prevalente.
https://www.bportugal.pt/comunicado/credito-habitacao-entraram-em-vigor-medidas-para-mitigar-efeitos-do-aumento-das-taxas-de
Colocado por: HAL_9000Se as pssoas ficarem sem dinheiro para comprar comida, efectivamente reduzem o consumo. Aí dou-lhe razão.
Essa comunidade não representa, certamente, 35% do PIB, nem é responsável por todo, nem sequer por grande parte, do mercado paralelo.
Mas, essa comunidade, são apenas 50.000 pessoas?! Creio serem mais... em Lisboa há bairros (sociais) inteiros deles...
Colocado por: RCFNão há crise nenhuma que não afete mais os mais fracos/pobres, porque são quem menos tem como se defender e menos margem tem..Por isso mesmo é que a spçução "sem alternativa" não pode basear-se somente em transferir o dinheiro desses para quem acumula capital.
Colocado por: HAL_9000Onde é que posso por as minhas poupanças a render 3,75 % que o BCE paga aos bancos?
Colocado por: HAL_9000Isso é com os economistas.
Colocado por: HAL_9000Esta inflação não foi provocada por excesso de procura, e não será resolvida por aumento de oferta
Colocado por: HAL_9000Por isso mesmo é que a spçução "sem alternativa" não pode basear-se somente em transferir o dinheiro desses para quem acumula capital.
Neste momento temos algumas pessoas cujo património é superior ao PIB de alguns países. Vai-me dizer que a economia não tem maneira de corrigir isto? Não tem alternativa?
Colocado por: RCFÉ apenas para comprar comida e a quem não tem dinheiro para tal, que têm sido dados apoios...?Eu também não concordo com alguns dos apoios que estão a ser dados. Então estedas rendas acho uma estupidez completa, e por mais que o governo mais uma vez tenha sido habilidoso, concordo com a correção feita à forma de cálculo.