Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: ferreiraj125Eu acho que os impostos para as empresas devem ser o minimo possivel.

O pessoal esquece-se que as empresas geram riqueza e que só temos a ganhar em atrair o maximo de empresas.

Desde que seja distribuído o dinheiro pelo trabalhadores😄
  2. Colocado por: ferreiraj125Eu acho que os impostos para as empresas devem ser o minimo possivel.
    Já eu acho que deve existir um limite razoável.

Nem o mínimo possível que as desobrigue de contribuir para o funcionamento de infraestruturas e do bem estar social ( de que beneficiam). Nem demasiado elevado que as desmotivem a investir.

Quando temos os rendimentos do trabalho a ser taxados a mais de 30%, não faz sentido que as empresas sejam taxadas nos seus lucros a percentagens muito baixas...se não qualquer dia o seu trabalho não vale nada

Colocado por: spvaleDesde que seja distribuído o dinheiro pelo trabalhadores😄
    olhe aí está uma boa ideia, isentar fiscalmente a % de lucro distribuída pelo trabalhadores. Trabalhadores contentes e produtivos e o objetivo da redistribuição cumprido.
    • argo
    • 26 junho 2023
    Quase todas, senao todas as empresas do psi20 tem sede na holanda. Agora o estado social para garantir que os trabalhadores são produtivos, é a holanda que providência? Concordo com o mercado livre e concorrência liberal mas quando há deturpação que criam desequilíbrios fracturantes há que regular ou corrigir. Para mim, este é um que ja devia ter sido corrigido há muito.
    Os suecos corrigiram o casos dos reformados em Portugal.
    • RCF
    • 26 junho 2023
    Colocado por: HAL_9000Quando temos os rendimentos do trabalho a ser taxados a mais de 30%, não faz sentido que as empresas sejam taxadas nos seus lucros a percentagens muito baixas...se não qualquer dia o seu trabalho não vale nada

Não se pode é esquecer que, por detrás dessa taxação ao trabalho, estão empresas, entidades empregadoras.
    Quando falamos em impostos pagos pelas empresas, parece que apenas pensamos em IRC, mas elas começam desde logo por pagar segurança social para cada um dos trabalhadores e potenciam o pagamento de outros vários impostos pelos seus trabalhadores.
    Por isso, não é que eu concorde que as empresas não devam pagar impostos, nomeadamente IRC, mas temos de ser cautelosos naquilo que lhe exigimos e ter em conta que, mesmo antes do IRC e independentemente dele, elas já têm um papel muito relevante para a economia. Não é por acaso que, por exemplo, Portugal faz de tudo para cá manter a Autoeuropa... e não, não será pelo IRC que paga...
    Concordam com este comentário: ferreiraj125, Carvai
  3. Colocado por: xiripitiContinuo a não perceber essa da Irlanda, chama se livre comércio de bens e serviços, se as empresas não querem ser chuladas em impostos como fazem em Portugal estão mais do que no seu direito ou afinal vivemos numa espécie de república das bananas comunistas?

O problema é que lucram a partir de atividades feitas noutros paises ao mesmo tempo que têm sede nos paises em que pagam menos impostos.
    Concordam com este comentário: eu
  4. Colocado por: spvale
    Desde que seja distribuído o dinheiro pelo trabalhadores😄

O lucro da empresa pode ser reinvestido no crescimento do proprio negocio (gerando mais empregos, eventualmente exportando mais, etc), ou pode ser dado aos acionistas através de dividendos, que são tributados.

O pessoal não percebe que o IRC tributa a propria empresa, que é apenas uma entidade, não é uma pessoa. Os donos da empresa não podem tirar dinheiro da empresa sem que tal seja tributado no seu IRS.
    Concordam com este comentário: Carvai
  5. Colocado por: HAL_9000Já eu acho que deve existir um limite razoável.

Nem o mínimo possível que as desobrigue de contribuir para o funcionamento de infraestruturas e do bem estar social ( de que beneficiam). Nem demasiado elevado que as desmotivem a investir.

Quando temos os rendimentos do trabalho a ser taxados a mais de 30%, não faz sentido que as empresas sejam taxadas nos seus lucros a percentagens muito baixas...se não qualquer dia o seu trabalho não vale nada

olhe aí está uma boa ideia, isentar fiscalmente a % de lucro distribuída pelo trabalhadores. Trabalhadores contentes e produtivos e o objetivo da redistribuição cumprido.

Mas porquê taxar a empresa quando tu já taxas o dinheiro que os seus acionistas ganharem através da empresa?

Se eu tiver ações duma empresa, os dividendos que esta me pagar já serão taxados em 28%. Se eu vender essas ações, também sou taxado em 28% no "lucro" que tive.

Eu prefiro que se prefira criar e fazer crescer empresas em Portugal, porque assim vais ter crescimento economico que acaba por se traduzir em mais impostos.

Pensa na empresa como uma couve: podes cortar logo uma folha antes de ela crescer, ou podes deixá-la crescer e depois só taxas à pessoa que colhe a folha já grande. Acabamos todos por ficar a ganhar.
  6. Colocado por: argoQuase todas, senao todas as empresas do psi20 tem sede na holanda. Agora o estado social para garantir que os trabalhadores são produtivos, é a holanda que providência?

Cito o seu comentário, mas é apenas 1 dos que refere a mesma coisa que não é verdade. As vantagens de ter a sede na Holanda são outras para além dos impostos, o IRC devido cá, é pago cá.

Podem ver os primeiros artigos do código do IRC.

Artigo 4.º

Extensão da obrigação de imposto

1 — Relativamente às pessoas colectivas e outras entidades com sede ou direcção efectiva em território português, o IRC incide sobre a totalidade dos seus rendimentos, incluindo os obtidos fora desse território.

2 — As pessoas colectivas e outras entidades que não tenham sede nem direcção efectiva em território português ficam sujeitas a IRC apenas quanto aos rendimentos nele obtidos.

3 — Para efeitos do disposto no número anterior, consideram-se obtidos em território português os rendimentos imputáveis a estabelecimento estável aí situado e, bem assim, os que, não se encontrando nessas condições, a seguir se indicam
    • argo
    • 26 junho 2023
    A Jerónimo Martins pode pagar cá o irc, mas a teia de transações acaba com a maioria dos lucros na holding mãe.
    Acho que a prática devia ser o que está na teoria desse artigo 4°
    Concordam com este comentário: eu
  7. Colocado por: argoA Jerónimo Martins pode pagar cá o irc, mas a teia de transações acaba com a maioria dos lucros na holding mãe.
    Acho que a prática devia ser o que está na teoria desse artigo 4°

A Jerónimo Martins em Portugal não sei qual a atividade que tem. Se se refere ao pingo doce, pagará cá o IRC devido, os lucros vão para os acionistas, dos quais a Jerónimo Martins que essa sim deverá ter sede nos Países baixos onde será tributada pelo seu lucro.
  8. Colocado por: ferreiraj125

O lucro da empresa pode ser reinvestido no crescimento do proprio negocio (gerando mais empregos, eventualmente exportando mais, etc), ou pode ser dado aos acionistas através de dividendos, que são tributados.

O pessoal não percebe que o IRC tributa a propria empresa, que é apenas uma entidade, não é uma pessoa. Os donos da empresa não podem tirar dinheiro da empresa sem que tal seja tributado no seu IRS.

Acredita mesmo nisso, basicamente trabalho numa fundação e as tromoias que fazem para sacar o dito lucro é de rir, visto que uma fundação tem que reinvestir o lucro/não pode dar lucro.
    Nas suas hipóteses podia parte das acções serem pagas aos funcionários nas grandes empresas era espetacular...
  9. Colocado por: spvale

Acredita mesmo nisso, basicamente trabalho numa fundação e as tromoias que fazem para sacar o dito lucro é de rir, visto que uma fundação tem que reinvestir o lucro/não pode dar lucro.
    Nas suas hipóteses podia parte das acções serem pagas aos funcionários nas grandes empresas era espetacular...

Cherry picking.
    • AMG1
    • 27 junho 2023
    Colocado por: ferreiraj125

Mas porquê taxar a empresa quando tu já taxas o dinheiro que os seus acionistas ganharem através da empresa?

Se eu tiver ações duma empresa, os dividendos que esta me pagar já serão taxados em 28%. Se eu vender essas ações, também sou taxado em 28% no "lucro" que tive.

Eu prefiro que se prefira criar e fazer crescer empresas em Portugal, porque assim vais ter crescimento economico que acaba por se traduzir em mais impostos.

Pensa na empresa como uma couve: podes cortar logo uma folha antes de ela crescer, ou podes deixá-la crescer e depois só taxas à pessoa que colhe a folha já grande. Acabamos todos por ficar a ganhar.

Cherry picking
  10. Colocado por: AMG1

Cherry picking

Nop, estou a falar de empresas comuns.

Falar em fundações é que é desconversar.

Aliás, quanto IRC pagam as fundações?
    • Ruipsm
    • 27 junho 2023 editado
  11. Colocado por: RuipsmEstá bom está (irony mode)
    Talvez o FMI possa traçar um plano de ação para a Alemanha, França e Itália como que o traçou para Portugal em 2011. Ouvi dizer que eles ao menos não cometem erros de avaliação.
  12. A inflação está a demorar mais que o previsto porque somos uma manta de retalhos onde cada país toma as suas medidas governamentais a pensar apenas na sobrevivencia das urnas.

Por outro lado a America onde todos remam para o mesmo lado a inflação já está abaixo dos 4% e a caminho dos 2% até ao final do ano...
    • eu
    • 27 junho 2023
    Colocado por: JosebaPor outro lado a America onde todos remam para o mesmo lado

Está a falar daquele País que esteve quase a declarar default porque Democratas e Republicanos não se entendem?
    Concordam com este comentário: Ruipsm
    • AMVP
    • 27 junho 2023
    Mais uma subida em julho

0.6185 seg. NEW