Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 201

O facto é que o PIB dos outros países regrediu e muito graças aos confinamentos causados pelo vírus chinês, em termos relativos a China foi o país que mais cresceu em 2020.

Colocado por: J.Fernandes
    Errado. O ano de 2020 foi o ano em que a China menos cresceu em décadas. Outra coisa não seria de esperar, se é verdade que vendeu mais uns tostões em ventiladores e máscaras, deixou de vender milhares de milhões em 1001 bugigangas, produtos de eletrónica, carros, etc., etc., que tiveram uma baixa acentuada de procura.

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/01/18/economia-da-china-se-recupera-e-fecha-2020-com-crescimento-de-23percent.ghtml
    Concordam com este comentário: JotaP
  2.  # 202

Colocado por: Casa da HortaVamos todos ter um pouco de paciência. Não tarde está aí a vacina portuguesa que são duas gotinhas na boca, não custa nada e a não vai ter na bula tremoços e minis como contraindicação ;-)

Contraindicação? Eu quando fui vacinado, ingeri umas sagres, meia dúzia? e uns tintois ao jantar, foi remédio sagrado. Não tive efeitos colaterais, pelo menos!!!!
  3.  # 203

Colocado por: carlosj39Impulsionou fortemente a economia chinesa

Se você acha que passar de um crescimento do PIB de 6% ou 7% em 2019, para 2,3% em 2020 é impulsionar fortemente a economia, estamos conversados.
  4.  # 204

Colocado por: wuxing

1º Informa-se. A empresa pode fazer isso? É legal?
    2º Consoante reposta à 1º questão decidir o que fazer.

Uma imagem vale mais do que mil palavras:

Sim sim, legalidades, problemas imediatos na vida, e enquanto a coisa se resolve ou não cai na desgraça à espera que os que lhe disseram que devia levar a sua adiante lhe ponham pão na mesa. Nenhum aparecerá. A verdade é que no mundo real é cada um por si 80% das vezes.

Quanto ao resto:
    Bla bla wishkas saquetas, imagens da net, conversa. O mundo real é bem diferente e na hora H ninguém, ninguém vai largar da sua vida calma e serena pra entrar em guerra. Tínhamos que estar em maioria na desgraça pra de forma coletiva e mundial nos "revoltarmos". Ninguém ta pra isso, nem eu nem você nem ninguém que todos os dias com mais restrição menos restrição faz a sua vida. Só quem está desesperado é capaz de ir ao extremo. Nem eu nem você nem a maioria do planeta está no estado de desespero.
  5.  # 205

Colocado por: wuxing1º Informa-se. A empresa pode fazer isso? É legal?

2º Consoante reposta à 1º questão decidir o que fazer.

1. Sim, pode fazê-lo.
    Na reunião da empresa, essa pergunta foi feita por um dos “crazy ones”, levou com um comunicado do departamento jurídico, que menciona que aquando a data limite para renovar o contrato a empresa pode decidir desvincular-se do funcionário, sem qualquer justificação.
    Contas feitas e “malas” arrumadas.

2. A vida é feita de escolhas … e pela rapidez da mudança de atitude de alguns, as “convicções” têm um preço.

É triste, que tenha que se chegar a este ponto, para que as pessoas tenham noção do seu papel, aquando integrados numa sociedade.
    Apoio totalmente o individualismo mas NUNCA á conta do bem estar dos outros.

Não querem participar nesta “experiência” chamada sociedade … são livres de ir viver numa ilha …até lá, para usufruírem das vantagens de viver num coletivo, tem de perceber que existem deveres para com este.
  6.  # 206

Colocado por: Quilleutelevou com um comunicado do departamento jurídico

Quem não tem cão...

O que a empresa quer é evitar baixas por doença. Portanto, promove um win-win.

Já estive numa empresa que pagava enfermeiros no local e vacinas da gripe (para quem quisesse).
    • RCF
    • 2 julho 2021 editado

# 207

Colocado por: AMVP

Está a dizer que posso colocar uma mesa, cadeira na minha rua e beber a minha limonada?

Não. Pelo contrário.
    A sua liberdade para fazer isso, termina onde começa a minha liberdade de poder circular livremente na via pública, sem que existam cadeiras e mesas a obstaculizar a minha circulação.
  7.  # 208

wuxing, o que é que tem feito, para além de partilhar e difundir teorias de conspiração na internet? Isto é, tem feito realmente alguma coisa "palpável" como sair à rua e realmente fazer-se ouvir, ou é só à frente do monitor? É que se assim for, não mais do que é aquilo que a desofiapedro tem escrito.

Colocado por: desofiapedro(...)
    O mundo real é bem diferente e na hora H ninguém, ninguém vai largar da sua vida calma e serena(...)

Como gosta de imagens deixo-lhe aqui uma, para pensar 😏

Concordam com este comentário: desofiapedro
  8.  # 209

Colocado por: RCF
    A tal democracia levada ao limite, a que atrás aludi...

Levado ao limite? Levado ao limite é comprimir direitos básicos individuais por motivos simbólicos, só porque alguém acha que "mal não faz" e justificações do género.
  9.  # 210

Não. Pelo contrário.
    A sua liberdade para fazer isso, termina onde começa a minha liberdade de poder circular livremente na via pública, sem que existam cadeiras e mesas a obstaculizar a minha circulação.

O mesmo se aplica às vacinas.
  10.  # 211

Entretanto.... mais restrições, agora com recolher entre as 23h e as 5h, nem sei onde há enquadramento legal para isto mas tb julgo que já ninguém quer saber.

A verdade, é que quando o vírus passar, ou melhor, quando aceitarmos viver naturalmente com o mesmo devemos acordar para um mundo bem diferente, em termos económicos e em termos de funcionamento da democracia. Mas pronto... está tudo bem.
    • RCF
    • 2 julho 2021 editado

# 212

Colocado por: luisvvLevado ao limite?

"democracia levada ao limite", porque estou a ser benevolente.
    Desobediência, mesmo na nossa democracia, constitui crime.

Colocado por: luisvvLevado ao limite é comprimir direitos básicos individuais por motivos simbólicos, só porque alguém acha que "mal não faz" e justificações do género.

Não se esqueça que esse "alguém" foi eleito democraticamente.
    Há todo o direito para discutir todos os assuntos. Há todo o direito para ter opinião própria e diferente sobre todos os assuntos. Em democracia, não há o direito de desobedecer a ordens legítimas. Por isso, é punível com pena de prisão. Esse direito existe em anarquia, a ditadura do caos.
    • RCF
    • 2 julho 2021

# 213

11.  # 214

"democracia levada ao limite", porque estou a ser benevolente.
    Desobediência, mesmo na nossa democracia, constitui crime.

A desobediência civil é um direito (um dever, até..).
    E mesmo que não fosse, não faltam exemplos de leis imorais e iníquas que hoje envergonham quem não se lhes opôs: a "Solução Final" era legal, a discriminação racial era legal, etc.

Não se esqueça que esse "alguém" foi eleito democraticamente.

Ser eleito democraticamente não significa que tenha ou deva ter poder para ultrapassar os limites da própria democracia. Uma democracia liberal ocidental como a nossa funda-se na liberdade individual, não em delírios colectivistas.

Há todo o direito para discutir todos os assuntos. Há todo o direito para ter opinião própria e diferente sobre todos os assuntos. Em democracia, não há o direito de desobedecer a ordens legítimas. Por isso, é punível com pena de prisão. Esse direito existe em anarquia, a ditadura do caos.

Legítimas. É aí que está o ponto...
  12.  # 215

Colocado por: RCFE por ser algo de interesse comum, aqui ficam as novas regras:
    https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/166302778/details/maximized?serie=I&day=2021-07-01&date=2021-07-01

"Artigo 41.º-A

Limitações à circulação em municípios de risco elevado

Em municípios de risco elevado, diariamente, no período compreendido entre as 23:00 h e as 05:00 h, os cidadãos devem abster-se de circular em espaços e vias públicas, bem como em espaços e vias privadas equiparadas a vias públicas, e permanecer no respetivo domicílio, sem prejuízo das exceções previstas no artigo 11.º do Decreto n.º 9/2020, de 21 de novembro, as quais são aplicáveis com as necessárias adaptações."

Fazendo jus à cobardia, mentiras, incompetência e falta de respeito pelos cidadãos que este governo todos os dias demonstra, o que ontem era uma proibição de circular depois das 23h, hoje no DR é algo dúbio, pouco claro, que mais parece ser uma recomendação. Não se querem comprometer com algo que é, obviamente, inconstitucional.
    Pela minha parte vou fazer o possível para estar na rua depois das 23h, é hora de as pessoas imporem limites às proibições que lhes querem impor.
  13.  # 216

Colocado por: AMVPmais restrições, agora com recolher entre as 23h e as 5h, nem sei onde há enquadramento legal para isto mas tb julgo que já ninguém quer saber.

Não há. E se ler a lei, nem sequer é obrigatório e nem sequer a autoridade tem ferramentas para fazer cumprir...

Respondendo meio solto... assustador aquela do "vacinas ou contrato acaba".
    China que cresceu poucochinho... quando com esse pouco os outros se ultra endividaram e regrediram...
    A mesa na via pública, à luz da lei atual é impedir que o RCF esteja covid-seguro ao passar, mesmo que estejam ambos vacinados...
    Separadores, 3 metros de distância? :D Estou desde Novembro de 2020 numa formação. Somos 26 numa sala com 28 cadeiras. Estou agora mesmo a menos de 1metro do elemento da frente, outro atrás e outro à direita, à mesma distância.

A sala no inverno estava "selada" a nivel de portas e janelas pois não existe aquecimento. Agora estamos com umas janelas abertas...já não é mau.

desofiapedro nua na rua - quando e onde? :D

Escusam de tentar encontrar legalidade em medidas que restringem estes direitos, liberdades em garantia, sem estarmos em estado de sitio ou de emergência...que mesmo quando estivemos, algumas não foram consideradas legais, ao chegar a tribunal...agora muito menos.
  14.  # 217

Colocado por: JotaP

desofiapedro nua na rua - quando e onde? :D

Pahahahhahaha comporte-seeee kkkkkk
    Concordam com este comentário: JotaP
  15.  # 218

https://expresso.pt/politica/2021-06-10-So-37-dos-portugueses-rejeitam-lider-politico-autoritario-e06f2396

Só 37% dos portugueses rejeitam líder político autoritário

E é por isto que se vai aceitando tudo e mais um par de botas - porque na verdade muita gente saliva a pensar na ideia de alguém que lhe diga o que fazer e/ou que ponha os "outros" na ordem. Quando descobrirem que os precedentes hoje criados permitem justificar maneiras de viver um bocado mais desagradáveis, bem podem limpar as mãos à parede.
  16.  # 219

Colocado por: J.Fernandes

"Artigo 41.º-A

Limitações à circulação em municípios de risco elevado

Em municípios de risco elevado, diariamente, no período compreendido entre as 23:00 h e as 05:00 h,os cidadãos devem abster-se de circular em espaços e vias públicas, bem como em espaços e vias privadas equiparadas a vias públicas, e permanecer no respetivo domicílio, sem prejuízo das exceções previstas no artigo 11.º do Decreto n.º 9/2020, de 21 de novembro, as quais são aplicáveis com as necessárias adaptações."

Fazendo jus à cobardia, mentiras, incompetência e falta de respeito pelos cidadãos que este governo todos os dias demonstra, o que ontem era uma proibição de circular depois das 23h, hoje no DR é algo dúbio, pouco claro, que mais parece ser uma recomendação. Não se querem comprometer com algo que é, obviamente, inconstitucional.
    Pela minha parte vou fazer o possível para estar na rua depois das 23h, é hora de as pessoas imporem limites às proibições que lhes querem impor.

Você teve diplomaa destes a sairem com essas imprecisões. Chegava ao cúmulo de dizer de forma clara (vamos imaginar) que não podia ter uma garrafa de cerveja aberta e que era crime de desobediência se não se livrasse dela, mas depois o desrespeitar reiterado do DEVER de recolhimento já era algo que cada polícia e comarca, interpretou à sua maneira.
    • RCF
    • 2 julho 2021

# 220

Colocado por: luisvvA desobediência civil é um direito (um dever, até..).

explique lá isso melhor, por favor

0.0223 seg. NEW