Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 24 julho 2021

     # 861

    Colocado por: JotaP
    Há também do lado da balança dos ditos cientistas, outra questão - eles não querem o nosso mal, mas têm no topo das prioridades o lucro,

    Ser cientista é talvez uma das formas menos rentáveis de aproveitar a inteligência. Uma pessoa inteligente que queira enriquecer, certamente que não vai para cientista.

    Não deixa de ser triste que, em pleno Séc. XXI, coloquem a Ciência em causa.
    Concordam com este comentário: nortenho66
  1.  # 862

    Colocado por: JotaP
    Como é lógico o que vai acontecer será uma vacinação anual ou bi anual. Eu que sou propenso a problemas de rinites e faringites, até de beber uma cerveja gelada, nunca tive gripe. Qual o único ano que apanhei uma gripe? Quando me vacinei :D :D :D


    Se calhar tem que levar 4 doses para a gripe e resistente , e injetar ate cair para o lado
  2.  # 863

    Colocado por: JotaPSaberá então como o IPO (pelo menos o de Lisboa) está a funcionar e as restrições que teve.

    Não sei se foi o seu caso, mas casos houve que era uma complicação para o acompanhante estar por lá.


    Ainda não tive esse problema de forma que considere gravosa, sempre que existiu algo sério, pude acompanhar o meu filho.
    Já houve situações que nos pedem para evitar acompanhamento e acedemos sempre, até porque não vamos fazer nada a não ser ocupar espaço.
    Levo-o ao pavilhão e fico cá fora á espera .
    Se é esse o sacrifício que posso fazer para evitar aglomerações no serviço … assim seja.
    Desde que a quimio seja feita, e a segurança deste esteja assegurada.

    Colocado por: JotaPAí mesmo no IPO houve pessoas que não conseguiam uma biópsia em tempo útil, uma consulta em tempo útil, o inicio de uma quimio em tempo útil. Esses adiamentos, em nada estavam relacionados com os casos concretos de Covid.


    Nunca me aconteceu, nenhum procedimento “importante” foi adiado.
    Houve resultados que demoraram a chegar ou pediram para fazer exames 1 semana depois , mas nenhum que fosse comprometer a entrega dos resultados quando fossem necessários.

    O SNS é para mim vital, sem ele o mais certo era já não estar vivo, quando vejo alguém a menosprezar, até trepo ás paredes.
    Dai a minha resposta mais “ríspida”.

    E sim, existem pessoas sem qualquer noção a recorrer a este, entupindo-o até à exaustão e depois queixam-se dos tempos de espera e criticam o pessoal que se esforça para o manter a funcionar.

    Só gostaria mesmo que as pessoas entendessem o quão fulcral é a vacinação.
    Sei que defendo este conceito de forma “as vezes exageradamente viva” , mas damn it, não vejo nenhuma outra solução que nos tire desta situação.
  3.  # 864

    Colocado por: eu
    Ser cientista é talvez uma das formas menos rentáveis de aproveitar a inteligência. Uma pessoa inteligente que queira enriquecer, certamente que não vai para cientista.

    Não deixa de ser triste que, em pleno Séc. XXI, coloquem a Ciência em causa.



    Sim claro muito triste , vindo de uma comunidade que defende que o mundo se originou numa explosão originada numa combinação de gases , que 0+0=1 , sendo contraditório com a sua primeira lei da termodinâmica. De facto e triste.

    De facto olhar para tudo o que o rodeia e dizer que foram gases que desenharam e criaram tudo o que existe hoje parece de extrema inteligência.
  4.  # 865

    Colocado por: martinina. Não desvalorizo dados, desvalorizo as medidas a serem tomadas em relação aos dados.


    Ora la está, eu não as desvalorizo … posso não concordar com elas ou não compreender os objectivos por detrás destas , mas sou humilde o suficiente para admitir que não sou especialista na área , devo confiar em quem o seja e sei que a intenção por detrás delas é de evitar a transmissão de uma doença.

    Se as medidas em questão tiverem contribuído para evitar mortes ou internamentos … assim seja.
  5.  # 866

    Colocado por: Reduto25De facto olhar para tudo o que o rodeia e dizer que foram gases que desenharam e criaram tudo o que existe hoje parece de extrema inteligência.


    Off topic, mas por favor valorizem igualmente a nossa educação.
    Isto acontece a quem não prestou atenção a CN e FQ ( entre outras disciplinas)
  6.  # 867

    Colocado por: eu
    Ser cientista é talvez uma das formas menos rentáveis de aproveitar a inteligência. Uma pessoa inteligente que queira enriquecer, certamente que não vai para cientista.

    Não deixa de ser triste que, em pleno Séc. XXI, coloquem a Ciência em causa.
    Concordam com este comentário:nortenho66


    Tem razão e expliquei mal - quem paga aos cientistas, quer lucro.

    Você está a por palavras na minha boca, para alem do que acima esclareci ter mal expressado - não coloco a ciência em causa. Estou a colocar em causa o uso que fazem dela, depois do trabalho produzido.
  7.  # 868

    Colocado por: QuilleuteE sim, existem pessoas sem qualquer noção a recorrer a este, entupindo-o


    Como por exemplo uma simples tosse, que depois é tratada como uma doença terminal, limitando toda uma triagem...epa, não vou bater mais no ceguinho, as diferentes experiências de cada um ditam o que debatemos.

    Você tem tido a sorte, no meio desse percalço de vida, de ter tudo atempadamente. O pai do meu melhor amigo, por exemplo, devido a sucessivos adiamentos, perdeu parte da capacidade motora, à espera, à espera e à espera do IPO "por causa do Covid".
  8.  # 869

    Colocado por: JotaPVocê tem tido a sorte, no meio desse percalço de vida, de ter tudo atempadamente. O pai do meu melhor amigo, por exemplo, devido a sucessivos adiamentos, perdeu parte da capacidade motora, à espera, à espera e à espera do IPO "por causa do Covid".


    Tenho, mas também poderá que seja em parte por ser na área pediátrica.
    Certas áreas devem ter sido ( quase de certeza ) colocadas como prioritárias em óbvio detrimento de outras áreas.

    Acima de tudo, só espero ( seriamente ) que se invista mais … mas mesmo muito mais no SNS, aliás para mim é um ponto fulcral a cada eleição …seja qual for o lado para qual a balança pende….

    Só sei que a vacinação, vai aliviar a carga nos meios humanos do SNS, daí defendê-la tão afincadamente.
    Depois de controlado , focarmo-nos em recuperar o que se perdeu ( e para muitos, será tarde demais ) e finalmente, deixarmo-nos de palhaçadas e haver um investimento considerável na saúde em Portugal.

    Mas é preciso controlá-lo , senão irão continuar a existir casos tão lamentáveis e semelhantes á sua situação, todos os dias.
    • AMVP
    • 24 julho 2021

     # 870

    Colocado por: QuilleuteAcima de tudo, só espero ( seriamente ) que se invista mais … mas mesmo muito mais no SNS, aliás para mim é um ponto fulcral a cada eleição …seja qual for o lado para qual a balança pende….

    Sei que se vai chatear cmg mas vou dizer na mesma.

    Concordo com investimento no sns, mas com isso mesmo que Concordo e nao com o gastar dinheiro no sns. Mais, e necessario controlar os gastos pq senao fica insustentavel.
    Por fim termino dizendo que os ipo, por regra, nao sofrem de falta de financiamento.
  9.  # 871

    Colocado por: AMVPMais, e necessario controlar os gastos pq senao fica insustentavel.


    Não fico de todo chateado, é uma realidade.
    É preciso parar de se gastar indevidamente, nunca poupar a nível de prestação de cuidados, investigação, meios humanos etc , mas sim no nível administrativo ( chefias ) , eliminação de certos postos de chefias administrativo então …era das primeiras coisas.
    Um salário de um administrador mais secretaria ( as) , dará para quantos enfermeiros? 3 ? Arrisco se calhar 5 .
    Se os colocarmos nos quadros ( que é o correcto ) se calhar 4 .
    Desburocratizar…

    Daí o meu voto vai invariavelmente para quem aplicar ( não prometer ) mais investimento na saúde e educação.
    Sou inflexível nisto.


    Se existe algo que valorizo é o SNS , não os tachos que existem dentro do sistema ..

    Colocado por: AMVPtermino dizendo que os ipo, por regra, nao sofrem de falta de financiamento.


    Quem me dera, que assim fosse, desde que ando neste meio frequentemente, descobri desde “redução de quotas” nas quimios a falta de medicação … ( uma espécie de …poupança ) .

    Só para lhe dar um exemplo, no internamento já sei trabalhar com as máquinas doseadoras de medicação , assim sou eu a fazer o trabalho de ligar , parar , mudar torneiras etc.
    Todos nós ( país ) é quase obrigatório aprender alguns procedimentos, senão a pobre coitada da enfermeira que tem uns 20 putos para seguir , não para .
    Devido obviamente a redução de custos…
    Por acaso, o piso torna-se uma família e ajudamos-nos uns aos outros, senão não dá. A equipa não aguenta.

    Há uns tempos (pré-covid ) que já se andava a cortar na oncologia.

    Realidades, que só damos conta quando nos toca a nós, infelizmente.
  10.  # 872

    Peço desculpa mas desconhece completamente o sns teve 1 experiência positiva mas isso representa a excepção e não a norma.
    ocê está pintar o sns de outro país.
    • AMVP
    • 25 julho 2021

     # 873

    Colocado por: Quilleuteeliminação de certos postos de chefias administrativo então …era das primeiras coisas.

    Não teria qualquer impacto nos gastos do SNS, embora seja uma boa medida.



    Colocado por: QuilleuteUm salário de um administrador mais secretaria ( as) ,


    Nenhum hospital poderá funcionar sem administração, e até lhe digo ganham muito pouco para a responsabilidade que têm e nas condições em que têm de a exercer. Na minha opinião deveria-se aumentar a remuneração da direção de alguns hospitais e diminuir a de algumas empresas públicas.



    Colocado por: QuilleuteQuem me dera, que assim fosse, desde que ando neste meio frequentemente, descobri desde “redução de quotas” nas quimios a falta de medicação … ( uma espécie de …poupança ) .


    Uma coisa é a má gestão, outra é o financiamento. Acredito os IPOs são os que menos sofrem com o subfinanciamento da saúde. Agora.. se calhar não temos dinheiro para prestar todos os cuidados de saúde nas condições ideais a toda a população, nisso concordo plenamente consigo.

    Colocado por: QuilleuteHá uns tempos (pré-covid ) que já se andava a cortar


    Há uns anos atrás, quando da intervenção da troika, cheguei a um centro hospitalar de 1ª linha, portanto o de recurso para o país inteiro em algumas especialidades, no dia 15 do mês, os serviços financeiros tinham 19.000 euros para gastar até ao final do mês, isto se fossem cumprir as regras da despesa pública, como é obvio não as cumpriam pois não consta que alguma vez tenha fechado as portas e deixado de atender as pessoas. A responsável pelas compras era ameaçada todos os dias por doentes pq não tinha determinados medicamentos para lhes dar.
    Não gostaria que voltassemos a passar pelo mesmo mas olho para a trajetória da despesa do SNS e infelizmente não sei ...
    Talvez devemos estar mais atentos a despesa no SNS e sermos mais interventivos até para ajudar na gestão do mesmo face a muitas pressões que há neste negócio.
    Quanto aos IPOs, digo-lhe que de facto são hospitais com condições de financiamneto muito melhores do que os restantes embora entenda que na prática possa não ser o suficiente.
    Concordam com este comentário: Quilleute
  11.  # 874

    O SNS depende da especialidade e sector. Não há pior, quanto a mim, que certas urgências. A minha mãe teve no Santa Maria um tratamento de excelência. Faleceu lá no dia que teve vaga numa clinica de paliativos e no entanto quando caía na urgência, mesmo tendo lá todo o historial dela, sofria mais do que quando ficava internada, fosse na pneumologia ou nas medicinas.
  12.  # 875

    Tenho acompanhado este tópico porque me interesso pelo assunto das vacinas para a covid e vou lendo as diversas opiniões. Entendo todas as visões, todas as argumentações, mas não entendo como conseguem saber que um dos participantes passa de momento por um dos maiores dramas de uma vida e não se desfazem em lágrimas! É de uma falta de empatia que me impressiona.

    Que Deus ajude o Quillete e a família. Pouca coisa imagino na vida mais doloroso que ter um filho doente oncológico. Vou deixar de ler porque fico com um nó na garganta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Quilleute
    • AMVP
    • 25 julho 2021

     # 876

    Colocado por: Casa da Hortamas não entendo como conseguem saber que um dos participantes passa de momento por um dos maiores dramas de uma vida e não se desfazem em lágrimas!

    Pela parre que me diz respeito, pq os casos mais proximos que tive contacto com doentes oncologicos nenhum queria ser tratado como coitadinho nem que as pessoas tivessem tristes a volta deles. Sempre lidei com as pessoas como com as restantes, sempre numa perspectiva do dia seguinte, do que se iria fazer e falei sempre em assuntos agradaveis para as pessoas. Mesmo quando estavam a minha frente com todas as marcas do processo pelo qual estavam a passar. Numa situacao apanhei um susto no ambiente de trabalho em que uma senhora me ia falecendo nas maos. Recuperou e pediu - me reserva, assim o fiz e custou ver a senhora ir com dificuldade em se manter em pe e a andar agarrada a parede. Mas nao tinha o direito de nao respeitar a decisao que ela tinha tomado.
    Tenho um amigo que um dia me telefona as 9 da manha e me diz que tinha 2 noticias para me dar, uma e que a esposa estava gravida de 3 meses a outra e que ia ser operado no dia seguinte pq tinha um cancro. Fiquei sem saber o que dizer. Ele percebeu e disse-me que nao tinha de dizer nada apenas me queria dar as noticias.
    Quanto ao user em questao, na minha perspectiva, a participacao no forum sera benefica para se distrair da fase complicada que vive. Se ainda fosse falar sobre a situacao em concreto na minha opiniao estaria a contribuir para que pensasse mais no assunto. Se estiver enganada peco desculpa ao Quillete mas tb acrescento que nao tenho ideia d que se possa dizer numa situacao com a que vive.
    Por fim, nao somos todos iguais a lidar com as situacoes e nao deveriamos fazer julgamentos sem sabermos o que esta na cabeca de cada um.
  13.  # 877

    Colocado por: AMVPPela parre que me diz respeito, pq os casos mais proximos que tive contacto com doentes oncologicos nenhum queria ser tratado como coitadinho nem que as pessoas tivessem tristes a volta deles.


    Não vou mentir, é a mais pura da verdade.
    O meu filho com 15 anos, após alguns dos tratamentos, a pior coisa que lhe podem fazer é perguntar como ele está ou fazer comentários relativo á situação.

    É estranho de facto, reparei que estas crianças tornam-se … fortes psicológicamente … ( mecanismos de defesa , talvez )

    Lida como … “ é algo que eu posso resolver ? Não ? Então siga em frente e fazer o que me mandam”.
    Não é uma idade fácil, mas o meu filho é mais “equilibrado” do que eu … mantém-se animado e desenvolveu o gosto pela área, quando precisa de ficar internado acompanha a enfermeira, ajuda em algumas tarefas.
    Tenho um futuro enfermeiro na família… 😉

    A nós… bem, confesso que ainda não lido bem com a situação ( com a EM, o equilíbrio emocional é difícil ) mas respeito a atitude dele quando estou com ele e o bem estar dele é o mas importante para mim.
    Nada como o trabalho para nos aliviar a alma.

    Resta-nos aguardar, foi detectado cedo ( graças a uma professora ), óptimas perspectivas ( segundo os médicos ).

    Mais uma pedra no caminho … há 43 anos que aprendi o que fazer com elas.
    Concordam com este comentário: AMVP, 21papaleguas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
    • AMVP
    • 25 julho 2021

     # 878

    Colocado por: QuilleuteÉ estranho de facto, reparei que estas crianças tornam-se … fortes psicológicamente … ( mecanismos de defesa , talvez )

    Todos ficam mais fortes, ate os medicos sao diferentes. Os melhores medicos a que se pode ir e aqueles que em algum momento da sua vida passaram pelo ipo. Sao medicos muito atentos ao mais pequeno pormenor.
    Concordam com este comentário: JotaP
    • AMVP
    • 25 julho 2021

     # 879

    EU nao conheco crianças com doencas oncologicas, so adultos. Tive uma colega, com uma forca incrivel, que lhe foi diagnostico de cancro nos ossos e lhe deram 6 meses de vida. Na cama do hospital, decidiu continuar com o processo de divorcio e com o inicio do curso superior. Tinha uma filha de 4 anos a data, continuou a trabalhar e a estudar a noite. Tirou o curso, fez estagio na area e iniciou a sua carreira na area. Fazia tratamentos e ia trabalhar, por regra. Uma forca da natureza. O meu amigo, continua a acompanhar o crescimento do filho, manteve-se a trabalhar e os exames de acompanhamento dizem que esta bem.
    Tudo a correr muito bem com o seu filho.
  14.  # 880

    Colocado por: Casa da Hortapor um dos maiores dramas de uma vida e não se desfazem em lágrimas! É de uma falta de empatia que me impressiona.


    Manifestei a minha solidariedade. Como é lógico o forum também é um escape da vida e não será diferente para o user em causa. As lágrimas ficam deste lado e não devemos transmitir "pena". Se um dia a vida nos cruzar caminhos, essa empatia será seguramente passada por um forte abraço...mas a sua observação não fez muito sentido, com respeito o digo.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
 
0.2456 seg. NEW