Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 221

Cuidado que o custo total da construção não é só composto pelo preço da cosntrução.
    Normalmente, irá utilizar crédito, e nesse campo as coisas vão piorar muito significativamente nos próximos meses/anos.

O preço de determinada obra no próximo ano pode ser menor em 10%-15%, mas o preço do dinheiro vai comer esse abaixamento e até mais que isso.
  2.  # 222

Colocado por: Bragas VTemos mesmo que procurar bem.. paguei 6 vezes menos que isso..
    Concordam com este comentário:Palmix

é mesmo uma questão de procurement...procurar, procurar, procurar...há sempre quem tenha o mesmo mais barato.
  3.  # 223

Colocado por: carlota74DR1982 mas essa puxada não tem que ser feita obrigatoriamente por uma das empresas autorizadas pela e-redes?
    A ligação do poste ao contador da e-redes sim
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlota74
  4.  # 224

Colocado por: Palmixhá sempre quem tenha o mesmo mais barato.

Colocado por: DR1982 então fiz eu

É mais barato mas não é seguramente o mesmo… como é lógico aliás
  5.  # 225

Colocado por: Joao Dias

É mais barato mas não é seguramente o mesmo… como é lógico aliás
    Nao é o mesmo porque? Algo me esta a falhar :)
  6.  # 226

Colocado por: Bragas Vpaguei 6 vezes menos que isso..

E as baixadas/ramais são todos iguais?
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  7.  # 227

Do feedback que tenho recebido de pessoas ligadas à construção na zona Minho é que o número de novas a construções a iniciar está a diminuir drasticamente, imensos projetos que nem saíram do papel e até algumas construções que simplesmente pararam!
    Não se avisenham tempos fáceis quer aos profissionais da construção quer para quem quer construir!
    Concordam com este comentário: Leonel46
  8.  # 228

Colocado por: DjdasaDo feedback que tenho recebido de pessoas ligadas à construção na zona Minho é que o número de novas a construções a iniciar está a diminuir

Eu não preciso do feedback de ninguém, basta ver as notícias todos os dias.

Colocado por: DjdasaNão se avisenham tempos fáceis quer aos profissionais da construção quer para quem quer construir!

Os tempos vão ser difíceis para todos, ou os preços no supermercado só sobem para os trolhas?
  9.  # 229

Colocado por: Pickaxe
    Não, mas para a mesma baixada (apenas baixada) pediram me 800 e tal euros e 230€ :S
  10.  # 230

Colocado por: DR1982Não, mas para a mesma baixada (apenas baixada) pediram me 800 e tal euros e 230€ :S

Quem é que definiu o cabo para a baixada?
  11.  # 231

Quem é que definiu o cabo para a baixada?
    E redes
  12.  # 232

Colocado por: pguilhermeSem dúvida, o que escreve faz muito sentido.

Só não sei se será expressiva a fatia dos profissionais que terá capacidade para ir para fora (como empresa e não de forma individual) ou passar a promotor.

Sinceramente também não sei. Como disse, acho que a maioria vai passar dificuldades certamente. Depois conheço outros que sempre mantiveram um pé fora. Não duvido da facilidade em alinhavar as coisas, muito mais simples e rápido que em 2012. A minha dúvida prende-se mais se fora não haverá problemas com o mercado também.

Tenho vizinhos que mesmo nestes ultimos anos (em que não faltava procura) preferiram manter certos negocios fora, precisamente para não meter os ovos todos na mesma cesta. Sobretudo para os países que indiquei.

Quanto aos "neo-promotores", imagino mais isso para empresas maiorzinhas, que montam estruturas, pedreiro, e gente ligada aos projectos. Sobretudo porque começará a sobrar tempo se houver falta de trabalho.

Mas mesmo carpintarias e assim, começam a olhar mais para outras coisas, como design de mobiliário e afins. Serralharias idem.

Como diria um grande "sábio" que conheço: "Só não há trabalho para malandros."
  13.  # 233

Colocado por: DjdasaDo feedback que tenho recebido de pessoas ligadas à construção na zona Minho
    Aqui por Lisboa o meu sogro continua a dizer que não há mãos a medir, e a empresa já tem o proximo ano cheio. Suponho que se os portugueses não puderem construir, pelo menos nas grandes áreas urbanas, haverá dinheiro estrangeiro a manter a construção.

Vêm também aí os fundos PRR, que poderão ocupar algumas empresas, e a promessa de investirnão sei quantos milhões em habitação pública (promessa que se faz todos os anos diga-se de passagem).

No interior e zonas mais rurais a construção é capaz de arrefecer um bocado, e daqui a um ano poderá ser boa altura para construir se o DO tiver o dinheiro a desvalorizar.
    O empreiteiro que me fez a casa cobrou chave na mão cerca de 830 eur (iva incluído- sem arranjos exteriores). Na semana passada quando lhe fiz o pagamento final, diz-me que a média da zona por agora está nos 1000 eur (Iva incluído). Portanto mesmo que arrefeça, não sei se descerá até aos valores praticados há 2-3 anos, a não ser que o travão na construção seja brutal.

Lá pela terra por hora, há umas 20 obras em fase de arranque, por isso não consigo prever a evolução. Sei que se fosse eu, a começar hoje, e pelos valores actuais, não tinha começado.
  14.  # 234

Não são caro génio.. mas considerando a descrição do DR.. a minha é mesmo muito parecida..
    - trabalhos necessários;
    - distâncias;
    - etc.
  15.  # 235

Colocado por: N Miguel OliveiraA minha dúvida prende-se mais se fora não haverá problemas com o mercado também.
    Daqui a um ano ou dois, deve haver muito trabalho na Ucrânia .... Aliás penso que os planos são começar a reconstrução imediatamente e não esperar pelo fim da guerra.
  16.  # 236

Colocado por: N Miguel OliveiraA minha dúvida prende-se mais se fora não haverá problemas com o mercado também.

Pois, também isto, evidentemente.
    Mas tantos operários decidiram abrir actividade de construção só porque viram os lucros do patrão quando eram empregados. Essa malta duvido que consiga internacionalizar a empresa. Podem é emigrar, mas isso é outra história.

Colocado por: N Miguel OliveiraMas mesmo carpintarias e assim, começam a olhar mais para outras coisas, como design de mobiliário e afins. Serralharias idem.

Explorar outras vertentes e outros mercados com o mesmo skill set parece-me muito sensato.
    Quem sabe até poderão encontrar maior volume ou rentabilidade de negócio.
    Tb pode sustentar a actividade nos mínimos e quando aparecer um pedido para obra nova terem muito interesse em angariar o cliente...

Colocado por: HAL_9000Aqui por Lisboa o meu sogro continua a dizer que não há mãos a medir, e a empresa já tem o proximo ano cheio. Suponho que se os portugueses não puderem construir, pelo menos nas grandes áreas urbanas, haverá dinheiro estrangeiro a manter a construção.

Não estou a duvidar de HAL_9000 nem do sogro, mas essa conversa de "ter o próximo ano preenchido" é mais velha que o c*gar de cócoras e raramente é verdade.

Acredito que possa estar numa franja onde toda a clientela seja estrangeira e/ou imune à crise, mas isso é o que literalmente todos os empreiteiros e subempreiteiros me dizem antes sequer de ouvir o pedido. Escusado será dizer, que a história nunca acabou aí :)

Colocado por: DR1982era 2000€ abrir e tapar uma vala de 6m mais ou menos, fazer a baixada do poste ao murete dos contadores, tratar do processo na e redes e colocar o contador de obras(contador de obras dos pequenos)

Também não percebi. Fez a baixada do poste ao murete dos contadores? E essa vala de 6m com o cabo é antes ou depois do contador?
  17.  # 237

Colocado por: HAL_9000Vêm também aí os fundos PRR, que poderão ocupar algumas empresas, e a promessa de investirnão sei quantos milhões em habitação pública (promessa que se faz todos os anos diga-se de passagem).

Pode ser que finalmente aconteça e que tenha resultados instantâneos e dramáticos.
    Mas um pouco como quem aponta o dedo a quem está à "espera que a bolha rebente desde 2018" ou assim, também já se fala na bazuka há muito tempo...

Será que vai salvar todo o sector e evitar que tenham de baixar as margens? Veremos.
  18.  # 238

Colocado por: DR1982E redes

Já tem a licença de construção?
  19.  # 239

Colocado por: pguilherme
    Explorar outras vertentes e outros mercados com o mesmo skill set parece-me muito sensato.

Sim, mesmo quando veio o covid ouvi esta mesma ideia de alguns, dedicarem-se a coisas que não necessitem dum cliente directo. Inventar trabalho no fundo.
  20.  # 240

Já tem a licença de construção?
    Tenho caderneta predial

0.0668 seg. NEW