Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 461

Colocado por: marteloescopro

Do que espera para montar já a sua construtora? É uma mina de ouro. Não vai deixar escapar esta oportunidade.

Bons olhos o vejam. Que tal esse preço do ferro que ia bater no tecto?
  2.  # 462

Já andam todos os profissionais a baixar as calças :)acabo de receber 41k para PRH+BC e VMC (168m2)
  3.  # 463

Colocado por: DR1982Já andam todos os profissionais a baixar as calças :)acabo de receber 41k para PRH+BC e VMC (168m2)

Qual era a estimativa anteior que tinha?
    • mica
    • 2 dezembro 2022

# 464

Colocado por: Sasapo

Penso que o DR está a ser irónico.
  4.  # 465

Colocado por: Sasapo
    a minha previsão eram gastar cerca de 20k (15+5 ou 16+4) por volta disso
  5.  # 466

Colocado por: DR1982a minha previsão eram gastar cerca de 20k (15+5 ou 16+4) por volta disso

E consegue isso.. sem marcas de topo..

Para Daikin, acrescente mais 5k.
  6.  # 467

Eu por acaso recebi recentemente uma revisão de uma proposta para climatização um pouco mais barata que a original e a própria estimativa orçamental.

Um subempreiteiro de águas insistiu em apresentar tb proposta para a "esparguete". Apesar dos detalhes que chamámos à atenção, fez um valor tão baixo, que desconfiei e não vou adjudicar, embora fique na dúvida: há muito para falhar em espalhar tubo e isolamento, seguindo o que está no projecto?

Estou curioso quanto à caixilharia, contudo. Li por aqui, não há muito tempo, que a Sosoares iria baixar os preços, mas os preços que recebi agora não parecem ter sofrido grande descida...
  7.  # 468

Colocado por: Bragas V

E consegue isso.. sem marcas de topo..

Para Daikin, acrescente mais 5k.
    sim, é mais ou menos isso!
  8.  # 469

Colocado por: pguilhermeembora fique na dúvida: há muito para falhar em espalhar tubo e isolamento, seguindo o que está no projecto?
    quem fez o projeto? Especifica o trajeto do tubo?
  9.  # 470

Colocado por: DR1982sim, é mais ou menos isso!

Já com IVA 25k PRH e BC tudo Daikin consegue, arriscava a dizer que talvez até por menos.
    Concordam com este comentário: RUIOLI
  10.  # 471

Colocado por: pguilhermeEu por acaso recebi recentemente uma revisão de uma proposta para climatização um pouco mais barata que a original e a própria estimativa orçamental.

Um subempreiteiro de águas insistiu em apresentar tb proposta para a "esparguete". Apesar dos detalhes que chamámos à atenção, fez um valor tão baixo, que desconfiei e não vou adjudicar, embora fique na dúvida: há muito para falhar em espalhar tubo e isolamento, seguindo o que está no projecto?

Estou curioso quanto à caixilharia, contudo. Li por aqui, não há muito tempo, que a Sosoares iria baixar os preços, mas os preços que recebi agora não parecem ter sofrido grande descida...
    adjudiquei esta semana a minha quase 3k a menos que o orçamento que tinha há meio ano. Nem pensei duas vezes
  11.  # 472

Colocado por: DR1982quem fez o projeto? Especifica o trajeto do tubo?

DR
    quem fez o projeto especificou tudo, desde traçado, diametros, potencias etc, etc e marcas tambem de tudo.
  12.  # 473

Colocado por: André Pimenta
    Já com IVA 25k PRH e BC tudo Daikin consegue, arriscava a dizer que talvez até por menos.
    Concordam com este comentário:RUIOLI
    sim eu sei, tenho orçamentos nessa ordem com iva incluído BC+ PRH + VMC.
    Recebi ontem um de Daikin e Zhender de 41K
  13.  # 474

Colocado por: marco1
    DR
    quem fez o projeto especificou tudo, desde traçado, diametros, potencias etc, etc e marcas tambem de tudo.
    sendo assim eu não me preocupava muito com o instalador do PRH, o pior já está feito!
    •  
      marco1
    • 3 dezembro 2022 editado

# 475

??? o pior
    quer explicar?
  14.  # 476

Colocado por: marco1??? o pior
    quer explicar?
    o manual de instruções está feito, agora “qualquer um” coloca o tubo em cima das placas de isolamento, se ainda para mais se bem me lembro o arrefecimento será por VC’s…
  15.  # 477

compreendo, ainda assim não pode ser qualquer um.
    • DR1982

# 478

Colocado por: marco1compreendo, ainda assim não pode ser qualquer um.

Pode não ser prática comum por Portugal, mas em França por exemplo é comum ser o DO a aplicar PRH sem ser da área.
    Quem vende o kit faz uma coisa destas, é só seguir o papel
    •  
      NTORION

# 479

Colocado por: pguilherme
    Uma das empresas que me deu orçamento.

Traduz-se num lucro anual total de 240% (e não apenas numa obra de forma isolada).
    Se em algumas obras tiveram um lucro inferior, significa que em outras tiveram superior.
    E não sabemos se algumas das compras de material foram facturadas já em 2022.

Tb tem acesso a informações empresariais, ou está a basear-se num feeling?

Faltam ai pelo menos 2 rubricas que podem ter ou não grande impacto, as amortizações e os gastos de financiamento.

De qq forma isso é a DR típica de uma empresa q comprou 1 imóvel (ou até já o podia ter em balanço com um valor muito baixo) devoluto em lx, recuperou e vendeu ou vendeu ainda sem as obras concluídas.

Qual é a atividade real dessa empresa?

Vi vários negócios destes nos últimos anos em imóveis adquiridos à banca/estado/fundos, alguns revendidos em poucos dias pelo dobro. E com valores nas dezenas de milhões
  16.  # 480

Colocado por: DR1982se ainda para mais se bem me lembro o arrefecimento será por VC’s…

Arrefecimento por PRH, mas com complemento de VC. É diferente ;)
    No verão acabam por haver sempre portas a abrir e a fechar, etc, e o PRH precisa de uma ajudinha nesses casos.

Isto é uma das partes do projecto.

A VMC e VC:

Deixar o instalador fazer estes planos de raíz é que não me parece ideia. Não só pq não é fácil comparar preços, mas pq acaba por não ter uma base para saber se o instalador está a inventar. Podem sempre haver afinações, mas já se tem mais controlo.

0.1242 seg. NEW