Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 481

Esse VC1 ficava bem era dentro da WC.

Colocado por: pguilherme
    Arrefecimento por PRH, mas com complemento de VC. É diferente ;)
    No verão acabam por haver sempre portas a abrir e a fechar, etc, e o PRH precisa de uma ajudinha nesses casos.

Isto é uma das partes do projecto.

A VMC e VC:

Deixar o instalador fazer estes planos de raíz é que não me parece ideia. Não só pq não é fácil comparar preços, mas pq acaba por não ter uma base para saber se o instalador está a inventar. Podem sempre haver afinações, mas já se tem mais controlo.
  2.  # 482

Colocado por: DR1982Já andam todos os profissionais a baixar as calças :)acabo de receber 41k para PRH+BC e VMC (168m2)

Experimente pedir a esta empresa são super profissionais do que fizeram para mim e familiares nada apontar (FT system).
    • DR1982
    • 3 dezembro 2022 editado

# 483

Pronto, tendo isso nas mãos creio aue é fácil confiar a instalação do PRH, basta ue seja alguém que saiba ler o plano.
    Para a VMC também nao me parece que tenha muita dificuldade, tendono projeto…
    Na Suíça fazm assim, ha planos com a localização das bocas, o encaixe do tubo nas bocas é um grampo metálico e já está!
    Perguntei a um aplicador se mediam o tamanho do tubo e ele disse que colocava a boca e depois punha o tamanho de tubo que lhe desse mais jeito, mas outro mostrou me o plano e diz la o tamanho de tubo desde a caixa metálica até cada boca.
    Por isso tendo os projetos também nao é preciso vir a Nasa
  3.  # 484

Colocado por: NTORIONFaltam ai pelo menos 2 rubricas que podem ter ou não grande impacto, as amortizações e os gastos de financiamento.

Sem gastos de financiamento e amortizações negligenciáveis.

Colocado por: NTORIONQual é a atividade real dessa empresa?

Vi vários negócios destes nos últimos anos em imóveis adquiridos à banca/estado/fundos, alguns revendidos em poucos dias pelo dobro. E com valores nas dezenas de milhões

Actividade de construção e não tem nada a ver com o caso que descreve.
    Sem dúvida parece uma gestão financeira e fiscal muito bazaruca, mas este tipo de empresas de construção não são conhecida pelos seus grandes dotes de gestão.

E imagino (mas não tenho a certeza) que nem tudo possa ter sido declarado.

Não percebo é a incredulidade nas margens de alguns construtores. Acreditam mesmo que andam todos a raspar o tacho com 5 ou 10% de margem, como disseram por aqui em tempos?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NTORION
  4.  # 485

Colocado por: DR1982Pronto, tendo isso nas mãos creio aue é fácil confiar a instalação do PRH, basta ue seja alguém que saiba ler o plano.

Tb penso que, desde que tenham brio, com o projecto e os materiais já definidos, não há muito por onde falhar.

Tenho algum receio é no controlo do espaçamento, pq creio que o projecto não estipula que tenham de ser usados aqueles painéis com os caminhos para o tubo passar, ou se os tubos estes ficam presos a uma tela com abraçadeiras, sem grande precisão.

Se fosse só para aquecimento, nem pensava duas vezes. A diferença de preços é muito significativa!
  5.  # 486

Tb penso que, desde que tenham brio, com o projecto e os materiais já definidos, não há muito por onde falhar.

Tenho algum receio é no controlo do espaçamento, pq creio que o projecto não estipula que tenham de ser usados aqueles painéis com os caminhos para o tubo passar, ou se os tubos estes ficam presos a uma tela com abraçadeiras, sem grande precisão.

Se fosse só para aquecimento, nem pensava duas vezes. A diferença de preços é muito significativa!
    também ha o sistema auto adesivo, mas com placas de nódulos parece mais fácil, é uma questão de perguntar ao instalador.
    Depois ha a questão das curvas terem de ser de determinada forma
  6.  # 487

Pois, é isso.

Se for um instalador que não trate da climatização, tenho receio que possa não ter alguma sensibilidade.

As curvas já estão no projecto, ou está a referir-se a outra coisa?
  7.  # 488

Colocado por: pguilhermePois, é isso.

Se for um instalador que não trate da climatização, tenho receio que possa não ter alguma sensibilidade.

As curvas já estão no projecto, ou está a referir-se a outra coisa?
    É este tipo de curvas que não se podem fazer, mas no seu projeto parece que isso ja está acautelado!
    Tem a marca do PRH definida em projeto ou as especificações ?
  8.  # 489

Imagino que não se possam fazer curvas com um determinado raio, mas isso já deve estar nos desenhos do trajecto.

Quanto às marcas e modelos, sim está tudo definido, embora tenha proposta da Daikin para uma solução equivalente de PRH, já que a BC e VC são dessa marca, com um valor igual quase ao cêntimo.

Um dos concorrentes, respondeu só com o preço por capítulo, com, supostamente, tudo o que está no MQT, por 6800€, ou seja quase 1/3 do valor.
    Provavelmente de outra marca, já que o CE admite alternativas equivalentes, mas não dei muito seguimento a isso. Quando a esmola é demais...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rpmmsantos
  9.  # 490

Colocado por: pguilhermeImagino que não se possam fazer curvas com um determinado raio, mas isso já deve estar nos desenhos do trajecto.

Quanto às marcas e modelos, sim está tudo definido, embora tenha proposta da Daikin para uma solução equivalente de PRH, já que a BC e VC são dessa marca, com um valor igual quase ao cêntimo.

Um dos concorrentes, respondeu só com o preço por capítulo, com, supostamente, tudo o que está no MQT, por 6800€, ou seja quase 1/3 do valor.
    Provavelmente de outra marca, já que o CE admite alternativas equivalentes, mas não dei muito seguimento a isso. Quando a esmola é demais...
    Se esses 18864 forem só para o PRH esta puxadito, creio que os 6800 para 250m2 de PRH estejam “na média”
  10.  # 491

Colocado por: NTORIONempresa q comprou 1 imóvel (ou até já o podia ter em balanço com um valor muito baixo) devoluto em lx, recuperou e vendeu ou vendeu ainda sem as obras concluídas.

Que habilidade incrível, já deduziu a operação toda da empresa inclusive o seu local de operação. Até assume ter vendido o prédio sem obras...

Tinha-o em melhor conta do que isso.
  11.  # 492

Colocado por: DR1982Se esses 18864 forem só para o PRH esta puxadito, creio que os 6800 para 250m2 de PRH estejam “na média”

Sim, apenas para para o capítulo de PRH.
    Mas só nas sondas tenho 3k€ e no módulo actuador mais 2k€. No total são 21 itens para o capítulo de PRH.
    Estaremos a falar de sistemas equivalentes?

Equipamentos, Rede e Terminais de Ar são os outros 3 capítulos da climatização.
    • DR1982
    • 3 dezembro 2022 editado

# 493

Sim, apenas para para o capítulo de PRH.
    Mas só nas sondas tenho 3k€ e no módulo actuador mais 2k€. No total são 21 itens para o capítulo de PRH.
    Estaremos a falar de sistemas equivalentes?

Equipamentos, Rede e Terminais de Ar são os outros 3 capítulos da climatização.

Pois se calhar não são sistemas iguais, para solius aquecimento e refrescamento aqui na zona é cerca de 30€m2.

Segundo esse instalador, o tubo do PRH e as placas de isolamento é tudo igual, muda a marca, vale o que vale
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pguilherme
  12.  # 494

E os colectores, sondas, controladores, etc?
    Só tubo e isolamento tb tenho à volta de 6k, pelo que as diferenças devem ser no resto.
    Mas ainda não chegámos à altura de aprofundar estes orçamentos. Quando tiver mais dados partilho
  13.  # 495

Colocado por: pguilhermeE os colectores, sondas, controladores, etc?
    Só tubo e isolamento tb tenho à volta de 6k, pelo que as diferenças devem ser no resto.
    Mas ainda não chegámos à altura de aprofundar estes orçamentos. Quando tiver mais dados partilho
    30€m2 inclui essas coisas todas, provavelmente não será tudo a mesma qualidade claro!
  14.  # 496

Colocado por: DR198230€m2 inclui essas coisas todas, provavelmente não será tudo a mesma qualidade claro!
    tem a certeza???
  15.  # 497

Colocado por: jorgealvestem a certeza???
    certeza de que?
    • SrR
    • 3 dezembro 2022

# 498

30€m2 esta barato
    • SrR
    • 3 dezembro 2022

# 499

E na giacomini existe bastante diferenças no diferentes tipos de controlo
  16.  # 500

Colocado por: SrR30€m2 esta barato
    nesta altura ainda estava mais barato: