Colocado por: pguilherme
Arrefecimento por PRH, mas com complemento de VC. É diferente ;)
No verão acabam por haver sempre portas a abrir e a fechar, etc, e o PRH precisa de uma ajudinha nesses casos.
Isto é uma das partes do projecto.
A VMC e VC:
Deixar o instalador fazer estes planos de raíz é que não me parece ideia. Não só pq não é fácil comparar preços, mas pq acaba por não ter uma base para saber se o instalador está a inventar. Podem sempre haver afinações, mas já se tem mais controlo.
Colocado por: DR1982Já andam todos os profissionais a baixar as calças :)acabo de receber 41k para PRH+BC e VMC (168m2)
Colocado por: NTORIONFaltam ai pelo menos 2 rubricas que podem ter ou não grande impacto, as amortizações e os gastos de financiamento.
Colocado por: NTORIONQual é a atividade real dessa empresa?
Vi vários negócios destes nos últimos anos em imóveis adquiridos à banca/estado/fundos, alguns revendidos em poucos dias pelo dobro. E com valores nas dezenas de milhões
Colocado por: DR1982Pronto, tendo isso nas mãos creio aue é fácil confiar a instalação do PRH, basta ue seja alguém que saiba ler o plano.
Colocado por: pguilhermetambém ha o sistema auto adesivo, mas com placas de nódulos parece mais fácil, é uma questão de perguntar ao instalador.
Tb penso que, desde que tenham brio, com o projecto e os materiais já definidos, não há muito por onde falhar.
Tenho algum receio é no controlo do espaçamento, pq creio que o projecto não estipula que tenham de ser usados aqueles painéis com os caminhos para o tubo passar, ou se os tubos estes ficam presos a uma tela com abraçadeiras, sem grande precisão.
Se fosse só para aquecimento, nem pensava duas vezes. A diferença de preços é muito significativa!
Colocado por: pguilhermePois, é isso.É este tipo de curvas que não se podem fazer, mas no seu projeto parece que isso ja está acautelado!
Se for um instalador que não trate da climatização, tenho receio que possa não ter alguma sensibilidade.
As curvas já estão no projecto, ou está a referir-se a outra coisa?
Colocado por: pguilhermeImagino que não se possam fazer curvas com um determinado raio, mas isso já deve estar nos desenhos do trajecto.Se esses 18864 forem só para o PRH esta puxadito, creio que os 6800 para 250m2 de PRH estejam “na média”
Quanto às marcas e modelos, sim está tudo definido, embora tenha proposta da Daikin para uma solução equivalente de PRH, já que a BC e VC são dessa marca, com um valor igual quase ao cêntimo.
Um dos concorrentes, respondeu só com o preço por capítulo, com, supostamente, tudo o que está no MQT, por 6800€, ou seja quase 1/3 do valor.
Provavelmente de outra marca, já que o CE admite alternativas equivalentes, mas não dei muito seguimento a isso. Quando a esmola é demais...
Colocado por: NTORIONempresa q comprou 1 imóvel (ou até já o podia ter em balanço com um valor muito baixo) devoluto em lx, recuperou e vendeu ou vendeu ainda sem as obras concluídas.
Colocado por: DR1982Se esses 18864 forem só para o PRH esta puxadito, creio que os 6800 para 250m2 de PRH estejam “na média”
Colocado por: pguilherme
Sim, apenas para para o capítulo de PRH.
Mas só nas sondas tenho 3k€ e no módulo actuador mais 2k€. No total são 21 itens para o capítulo de PRH.
Estaremos a falar de sistemas equivalentes?
Equipamentos, Rede e Terminais de Ar são os outros 3 capítulos da climatização.
Colocado por: pguilhermeE os colectores, sondas, controladores, etc?30€m2 inclui essas coisas todas, provavelmente não será tudo a mesma qualidade claro!
Só tubo e isolamento tb tenho à volta de 6k, pelo que as diferenças devem ser no resto.
Mas ainda não chegámos à altura de aprofundar estes orçamentos. Quando tiver mais dados partilho
Colocado por: DR198230€m2 inclui essas coisas todas, provavelmente não será tudo a mesma qualidade claro!tem a certeza???
Colocado por: jorgealvestem a certeza???certeza de que?
Colocado por: SrR30€m2 esta baratonesta altura ainda estava mais barato: