Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: N Miguel OliveiraO que você tende a fazer é comprar o "Classe B" (nem sei se isso existe, mas assumindo que é mais barato), e vai montando as portas e os vidro ao fim de semana, porque é um hobby que você tem que até dá jeito
    Ahah, bem mandada. Mas sim, foi o que fiz basicamente.
    Só não tenho a certeza se nessa analogia os 45K davam para o classe B, ou se dariam mesmo só para o Punto. Esse era o ponto da minha argumentação no que concerne à relação área/preço.

Colocado por: N Miguel OliveiraO tipo aquele comercial do Peugeot 206 com os indianos, conhece? :)
    Penso que não.
  2. Colocado por: HAL_9000Só não tenho a certeza se nessa analogia os 45K davam para o classe B, ou se dariam mesmo só para o Punto. Esse era o ponto da minha argumentação no que concerne à relação área/preço.

Aqui está o ponto. Acho que muitas das vezes, a questão prende-se de que a malta não sabe o que custam as coisas, que trabalho dá fazê-las, quanto tempo leva, que ferramentas necessita, etc.

Como no seu caso das 3 semanas que afinal foram 4 (+33%) pagos à hora. Na volta foi levado de paleio (sabendo eles que iriam demorar mais), na volta foi "relaxamento" deles por verem oportunidade em engonhar mais um bocado. O Hal decidiu que o tempo parecia correcto, com base em quê? E isso que foi um biscate, agora imagine numa construção inteira...
  3. Colocado por: N Miguel OliveiraO Hal decidiu que o tempo parecia correcto, com base em quê?
    No orçamento que o empreiteiro me tinha dado. Fiz contas por alto e vi que poupava algum, e no pouco conhecimento que tenho das obras, tenho mais ou menos noção do tempo que demoram as coisas.

Eu tinha apontado para 3-4 semanas mentalmente tb. Foram 4 semanas e 2 dias.
  4. Colocado por: AMVPA solução
    https://sicnoticias.pt/olhares-pelo-mundo/2023-05-09-Impressora-gigante-com-tinta-de-cimento-esta-a-construir-um-predio-em-3D-d73e076e?utm_term=Autofeed&utm_medium=Social&utm_source=Facebook#Echobox=1683621768
    Estas pessoas agradeceram este comentário:NLuz

A otimização de custos e de meios na construção tem que passar por novos métodos. Este é um exemplo disso.
  5. Colocado por: AMVPhttps://tvi.iol.pt/noticias/programa-regressar/ministerio-das-financas/beneficiarios-do-regime-fiscal-regressar-quase-triplicam-entre-2019-e-2021/20230509/6459e822d34ef47b8753a445

Um total fracasso. Em 3 anos, só conseguiram atrair 2703 à regressar! Provavelmente, muitos, deveriam de estar desempregados no país onde estavam, porque senão, esse número seria ainda menor.
  6. Colocado por: sfamoreiraSera o inicio?
    Durante dois anos estas vendas estiveram suspensas ou altamente limitadas devido à pandemia.
    Este aumento este ano ainda não é indicativo de nada, provavelmente tratam-se de penhoras que acumularam durante esse período.
  7. Colocado por: vmontalvao
    Um total fracasso. Em 3 anos, só conseguiram atrair 2703 à regressar! Provavelmente, muitos, deveriam de estar desempregados no país onde estavam, porque senão, esse número seria ainda menor.

Provavelmente, mas a questão maior é não criar condições para que se fique por aqui e depois andar a inventar, até pq depois as pessoas criam a sua vida/família e claro que é sempre mais difícil voltar, para já não falar na injustiça da medida.
    Concordam com este comentário: vmontalvao
  8. as pronto, vamos continuar a crescer

https://www.publico.pt/2023/05/09/economia/noticia/fmi-duplica-previsao-crescimento-portugal-2048983?utm_source=notifications&utm_medium=web&utm_campaign=2048983

Claro em turismo, é só aprendermos, todos, a fazer camas, limpar casas, servir cafés, cozinhar, conduzir tuck tucks, etc, etc. Se pensarmos bem, tudo isto tem biologia, física e até IT.
  9. Colocado por: AMVPas pronto, vamos continuar a crescer

https://www.publico.pt/2023/05/09/economia/noticia/fmi-duplica-previsao-crescimento-portugal-2048983?utm_source=notifications&utm_medium=web&utm_campaign=2048983

Claro em turismo, é só aprendermos, todos, a fazer camas, limpar casas, servir cafés, cozinhar, conduzir tuck tucks, etc, etc. Se pensarmos bem, tudo isto tem biologia, física e até IT.

O espantoso é no espaço de um mês a previsao do FMI sobre crescimento económico em Portugal passar de 1% para 2,5%.
    Alguém deve andar a precisar de alterar os modelos em uso no FMI.
    Concordam com este comentário: sky3205
  10. Colocado por: N Miguel Oliveirahttps://expresso.pt/economia/economia_imobiliario/2023-05-11-Proprietarios-fogem-das-rendas-e-comecam-a-vender-casas-cb4b15b1
    Será?

Estudos cujos resultados corroboram a opinião do interessado, são como os pareceres jurídicos para os processos judiciais, sao assim a modos que a vontade do freguês.
    Se publicassem a ficha técnica ainda se podia perceber alguma coisa, assim serve para quem quiser usar, agora se tem alguma adesão com a realidade, ninguém sabe.
    Eu diria que se em tres meses chegassem aos mercado 20% das casas que estavam no arrendamento, algum impacto deveria haver nos preços. Depois também me parece estranho que estes milhares de casas pudessem ficar livres em tão curto espaço de tempo, pode ser que sejam casas que estavam devolutas, e nesse caso afinal eram sempre eram muitas, mas mesmo assim onde está o acréscimo de vendas?
    Eu diria que isto deve ser mais um daqueles estudos em que se confunde opinião com avaliação da realidade, mas enfim, pode ser que apareçamais informação.
  11. Colocado por: AMG1Eu diria que isto deve ser mais um daqueles estudos em que se confunde opinião com avaliação da realidade, mas enfim, pode ser que apareçamais informação.

Trata-se de um inquérito efetuado por uma Associação de proprietários mas podiam responder qualquer proprietário como foi o meu caso. Aliás está tudo explicado na noticia - 770 inquiridos.
    Não falo pelos outros mas eu já tomei a minha decisão. Uma das casas vou vender quando sair o inquilino mas não deve ser breve.
    A outra em Lisboa cujo inquilino já me avisou que vai sair em breve (é divorciado e arranjou nova companheira com casa) vou retirar do arrendamento tradicional. Já consultei uma empresa que aluga a estrangeiros em trabalho temporário em Portugal e as condições interessam-me. Um Estado aldrabão e que muda as regras conforme o vento eleitoral sopra não merece confiança.
    • RCF
    • 13 maio 2023
    Colocado por: Carvaivou retirar do arrendamento tradicional. Já consultei uma empresa que aluga a estrangeiros em trabalho temporário em Portugal e as condições interessam-me.

Em termos práticos, especialmente no que respeita a impostos, quais são as diferenças?
  12. .
  13. Colocado por: N Miguel Oliveira.
      FB_IMG_1684013895324.jpg
    Sabe se foi feita alguma estatística para "Home ownership" apenas considerando as pessoas entre os 25-40 anos?

Penso que a crise habitacional que se fala, afetará mais essa faixa etária que outra qualquer.
  14. Colocado por: Carvai
    Trata-se de um inquérito efetuado por uma Associação de proprietários mas podiam responder qualquer proprietário como foi o meu caso. Aliás está tudo explicado na noticia - 770 inquiridos.
    Não falo pelos outros mas eu já tomei a minha decisão. Uma das casas vou vender quando sair o inquilino mas não deve ser breve.
    A outra em Lisboa cujo inquilino já me avisou que vai sair em breve (é divorciado e arranjou nova companheira com casa) vou retirar do arrendamento tradicional. Já consultei uma empresa que aluga a estrangeiros em trabalho temporário em Portugal e as condições interessam-me. Um Estado aldrabão e que muda as regras conforme o vento eleitoral sopra não merece confiança.

Agora s questão é saber se o "estudo" nao considera que as suas duas casas ja sairam do mercado de arrendamento e foram vendidas, porque pelo que diz, mantém-se as duas na mesma situação em que estavam antes do anuncio da nova regulamentação.
    E de qualquer forma, se as casas que estão no mercado de arrendamento forem vendidas, na prática pouco muda, porque reduzem a oferta de arrendamento, mas aumentam a oferta para venda.
    Sinceramente acho isto tudo uma enorme tempestade para nada. Em qualquer mercado livre compete ao proprietário procurar rentabilizar ao maximo o seu activo. Se o faz alugando a portugueses ou estrangeiros ou o vende, é uma decisão dele dentro das contingências existentes no mercado.
    O nosso problema de habitação resolve-se com mais casas, nao com a utilização que se dá aquelas que ja existem, porque essas, ou ja estão no mercado ou nao, mas nesse caso é uma decisao do proprietário.
    Eu p.e. tenho dois apartamentos fechados há uns 8 anos, porque me fartei de gastar em obras o valor das rendas que me pagavam.
    Se o Costa os quiser para alugar a quem ele entender, me garantir as rendas e a devolução em bom estado, para mim é uma bênção.
  15. Colocado por: HAL_9000Sabe se foi feita alguma estatística para "Home ownership" apenas considerando as pessoas entre os 25-40 anos?

Penso que a crise habitacional que se fala, afetará mais essa faixa etária que outra qualquer.

Desconheço.
    Ainda assim, se esse valor fosse tipo 40 ou 50%, o Hal iria ver aí um problema face aos mais velhos, eu iria ver uma tendência e alinhamento com os países ricos.

O nosso problema advém mais do fraco mercado de arrendamento e pouca oferta onde "todos" querem viver, associado ao velhinho conceito de "casa para a vida" e do "deixar que herdar".

0.4829 seg. NEW