Colocado por: RCF
Em termos práticos, especialmente no que respeita a impostos, quais são as diferenças?
Colocado por: N Miguel Oliveiratendência e alinhamento com os países ricos.Isso quer dizer que somos um país mais rico, é isso?
Colocado por: HAL_9000Aos mais jovens fatuamente sofreram uma degradação do poder de compra no que à habitação diz respeito.
Colocado por: N Miguel OliveiraA questão geracional não está só nos rendimentos, está também nos gastos que se fazem hoje que não se faziam antes, no modo como se encara o trabalho e outros pormenores tipo:
https://expresso.pt/sociedade/2023-05-11-Metade-das-criancas-vai-todos-os-dias-de-carro-para-a-escola-especialista-diz-que-pais-portugueses-tem-medo-pelos-filhos-ebec371c
Colocado por: AMVPQuanto a colegas de trabalho, alguns até na universidade transportam os filhos de carro.
Colocado por: N Miguel OliveiraPor outro lado, não deixa de ser interessante que onde a construção está de facto muito cara, a percentagem de proprietários é menor.Jacques de Chabannes não diria melhor. Óbio que onde a construção é mais cara a % de proprietários é menor. Daqui a 10 anos Portugal tb não terá os 78% de proprietários.
Não creio que seja coincidência.
Colocado por: N Miguel OliveiraA questão geracional não está só nos rendimentos, está também nos gastos que se fazem hoje que não se faziam antes, no modo como se encara o trabalho e outros pormenores tipo:Bem, isto também é inegável. De facto existe hoje um padrão de consumo que muitas vezes não está em linha com os rendimentos.Não é toda a gente, longe disso, mas é inegável.
Colocado por: HAL_9000Moro a 40Km do local de trabalho e venho de transportes. Tenho colegas que moram a 4km e vêm de carro,
Colocado por: RCFJá quem vive a apenas 4 km, se calhar ficaria mais caro se andasse de transportes públicos...Não fica porque há a questão do estacionamento, e o para arranca do trânsito. Mas mesmo que gastasse apenas os mesmos 30 euros do passe, para mim é completamente incompreensível usar o carro para fazer 8km, r ir entupir o trânsito, numa cidade que tem transportes.
Colocado por: N Miguel Oliveira
Desconheço.
Ainda assim, se esse valor fosse tipo 40 ou 50%, o Hal iria ver aí um problema face aos mais velhos, eu iria ver uma tendência e alinhamento com os países ricos.
O nosso problema advém mais do fraco mercado de arrendamento e pouca oferta onde "todos" querem viver, associado ao velhinho conceito de "casa para a vida" e do "deixar que herdar".
Colocado por: ferreiraj125Nos paises mais ricos as pessoas podem dar-se ao luxo de arrendar porque têm maior poder de compra,
Colocado por: Reduto25Ultimamente tem me aparecido no youtube canais estrangeiros a mostrar vender casas terrenos herdades em varias zonas de Portugal ,sigo vários casais que se dedicam a mostar o seu dia a dia numa quinta/casa no campo em Portugal.
Colocado por: N Miguel OliveiraPerfeito, mais dinheiro a entrar na economia.
Tanto espaço há no interior... e tanto barraco a cair. Venham eles!
Colocado por: HAL_9000sigo vários casais que se dedicam a mostar o seu dia a dia numa quinta/casa no campo em Portugal.
Basicamente compram velho, renovam e fazem hortas biológicas, e vivem das receitas do YouTube e teletrabalho. Já aprendi bastante com alguns, e até ver acho bastante positivo o trabalho que fazem, revitalizam o interior do país.
Agora claro, se isto vira moda……nem no interior consegue comprar uma quintinha para a velhice.