Colocado por: Reduto25a maior parte herda e bem
Colocado por: Carvai
O problema sáo aqueles que herdam casas na "terra" que são deixadas ao abandono. Ou entram em litigâncias familiares e igualmente acabem milhares ao abandona. As tais que o Estado quer "nacionalizar".
Na minha opinião pessoal a maior diferença entre gerações são as relações familiares que se alteraram de modo significativo criando problemas financeiros.
Colocado por: CarvaiNa minha opinião pessoal a maior diferença entre gerações são as relações familiares que se alteraram de modo significativo criando problemas financeiros.É muito mais que isso Carvai. Pensando no caso específico da habitação faça o seguinte exercício, para anos distintos
Colocado por: Sandra_ccOs seguros de saúde em Portugal são, por gestão de risco das seguradoras, profundamente limitados em coberturas, aspecto que os seguros norte americanos, por obrigação legal, não podem fazer.então mais não é a Sandra que fala tão bem do privado? não me diga que aquilo afinal só funciona se não estiver de facto doente.
Colocado por: HAL_9000É muito mais que isso Carvai. Pensando no caso específico da habitação faça o seguinte exercício, para anos distintos
- um homem de 30 anos, licenciado, poupando 30% do ordenado quantos meses tem de trabalhar para dar entrada num T3 numa zona típica de classe média?
- Em 1990
- Em 2000
- Em 2023.
Vai ver que para além das relações familiares e, do próprio tipo de família que mudou, o poder de compra desta geração mais jovem foi fortemente degradado.
Colocado por: HAL_9000então mais não é a Sandra que fala tão bem do privado? não me diga que aquilo afinal só funciona se não estiver de facto doente.
Se as coberturas dos seguros de cá são mais limitadas que as dos seguros norte americanos, tb é verdade que preço tb não tem nada a ver
Colocado por: AMG1
Onde é que foi buscar esta ideia?
Embora por impulso de algumas administrações tenha havido fortes intervenções do congresso para eliminar muita cláusula abusiva nas apólices, o que não faltam são limitações nos seguros de saúde dos USA.
Claro que é tudo uma questão de preço, se puder pagar pode ter um seguro de saude muito bom, que lhe pode dar acesso aos melhores tratamentos nos melhores hospitais do país, mas isso sao seguros de milionários, o comum do americano que tem um seguro de saúde razoável (que são carissimos) tem limitações para tudo e um par de botas, nao só quanto ao custo do tratamento, como até quanto ao hospital ou clínica que pode utilizar. Começa logo por nalguns casos, certas coberturas só funcionarem no estado em que o seguro é contratado. Imagine que vivendo no Porto adoecia no algarve e no hospital de Faro lhe diziam, pois com este seguro tem duas opções ou paga ou arranja maneira de chegar ao porto para ser atendido. Claro que nos USA as distâncias são outras, mas também nao faltam limitações até no próprio estado, por exemplo quanto ao hospital.
Apesar de ser um sector muito regulado, a industria seguradora é tradicionalmente um dos maiores litigantes nos tribunais americanos, o que deve dizer alguma coisa sobre o seu comportamento.
Colocado por: powerPThttps://eco.sapo.pt/2023/06/09/com-o-fim-dos-vistos-gold-ha-menos-norte-americanos-a-procurar-portugal/
https://www.bloomberg.com/news/articles/2023-06-08/getting-a-visa-for-portugal-americans-who-made-pandemic-move-are-leaving
Colocado por: Sandra_cc
Há bem mais proteção para os segurados nos EUA que em Portugal. Lembro desde já que quase todos os seguros portugueses têm limite de idade, normalmente até aos 70 ou 75 anos, conta-me pelos dedos os que incluem cobertura oncológica e muitos ainda limitam idade de adesão e pré existências. Os seguros americanos até medicação cobrem, coisa que os portugueses cobrem zero. Cobertura dentária em Portugal é uma apólice complementar, na América é corriqueiro o seguro cobrir dentária. Próteses raramente cobertas em Portugal, nos EUA comum os seguros cobrirem.
Além disso a maioria dos seguros em Portugal nem são verdadeiramente, são sim planos de saúde ainda mais limitados e com mais excepções que os seguros.
O que fala sobre os hospitais nos EUA terem a limitação de rede de cobertura é exactamente idêntica em Portugal. Se subscrever um seguro fica vinculado à rede.
Boa sorte a encontrar esses 'melhores hospitais portugueses' com seguros de milionários.
Agora seguros perfeitos?...isso só na Coreia do norte e na Rússia.
Os preços são bem diferentes, claro, mas lembro que em Portugal é uma redundância já que supostamente todos já pagamos pelo SNS.
Estranho, lendo o seu post inicial fiquei com ideia de que nos USA os seguros eram muito melhores, afinal parece que ha regras em que são iguais.
Ja agora a vinculação à rede em Portugal também nao será assim tao absoluta, mas deixemos isso.
Sem dúvida que estamos perante uma argumentação ímpar, mas a que nao me sinto habilitado a responder, porque nunca tive nenhum seguro na Russia ou na Coreia do Norte.
Mas permita-me uma pergunta, você já teve algum nos USA?
Acho que não me fiz entender, mas nao faz mal, eu repito. Se puder pagar consegue ter um seguro no USA com muito melhores coberturas do que Portugal e provavelmente até do que em qualquer parte do mundo.
A indústria seguradora americana tem muito mais experiencia e maior sofisticação do que a indústria nacional, só isso já os habilita a ter ofertas comerciais melhores do que em Portugal, mas nao era essa a questão, mas saber se essa oferta esta acessível à generalidade da população e é aí que a coisa se torna complicada, porque nao está, nem lá perto. A maioria só consegue pagar coberturas básicas ou então com copagamentos brutais, ate porque o custo da generalidade dos actos médicos é só estratosferico.
Depois, como deve saber, algumas dessas coberturas mais complicadas só sao possíveis devido a programas governamenais, do tipo do obamacare, que na pratica subsidiam o custo das apólices, aos grupos mais vulneráveis, p.e.idosos ou crianças.
Qualquer comparação entre os seguros em Portugal ou nos USA nao pode esquecer o obvio. Os seguros em Portugal, são em regra, complementares aos SNS, enquanto nos USA, são tudo o que há.