Colocado por: AMG1
Proponho-lhe o seguinte exercício. O custo anual "per capita" do SNS, se a memoria não me falha deve andar aí pelos 1000 euros e vamos imaginar que adicionamos a isso um seguro que custa p.e. 4000€.
Agora imagine que tipo de seguro conseguia comprar nos USA com 5000 USD anuais e depois compare aquilo a que tem acesso nas duas situações.
Colocado por: AMG1
Falavamos de seguros, certo?
Colocado por: CarvaiClaro que a minha análise era redutora mas o seu exemplo é esclarecedor . Até ao ano 2000 nenhum homem sózinho comprava uma casa. Só jogadores da bola ou herdeiros ricos.
Antes de 1990 comprei a 1ª casa (T2 3º andar s/ elevador em Queluz) com poucas poupanças mas eu e a minha mulher trabalhávamos e os sogros ajudavam a criar o filho. Em 2000 vendi essa casa e paguei os tais 30% de entrada para um T3 novo na Amadora onde ainda resido. Eu e a minha mulher ganhávamos um pouco acima da média. Por isso pagamos a casa ao fim de 10 anos. Como sempre gastei pouco em automoves - 1 usado para a mulher e carro de serviço para mim e uma mota para umas voltinhas. O filho em colégio privado até ao 12º pago pelos sogros.
Apesar de rendimentos razoáveis nunca me passou pela cabeça ir viver para o centro de Lisboa. Naquela época Mouraria, Bairro Alto e anexos eram pior que um bairro social. Ainda ponderei viver no Estoril pois trabalhei uma altura lá perto mas não era racional para nós. Como não acho racional alguém solteiro ou divorciado compre uma casa. Infelizmente temos um mercado de arrendamento da treta mas isso é outro filme. Mas nada de novo, em 83 quando casei só consegui alugar um T1 na Reboleira com uma cunha.
Colocado por: Sandra_ccPenso que a maioria da população americana não paga ela mesma o seguro de saúde nos EUA. A maioria das pessoas tem cobertura de seguro de saúde através do empregador, quem sai mais barato porque os faz em volume para os trabalhadores e famílias.
De resto nada tenho a opor ao que menciona.
Colocado por: N Miguel Oliveira
Bem, mais ou menos. O empregador até pode comparticipar uma boa parte ou certos tipo de assistência. Mas o sentimento do comum norteamericano está longe de ser o do português comum, e por maus motivos. Por muitas falhas que o SNS tenha, porque as tem, não deixa de ser uma segurança que traz alguma paz de espirito. O comum norteamericano anda boa parte da vida com o coração nas mãos... uma doença muito grave pode levar uma familia à bancarrota com relativa facilidade.
Acho que nem tanto ao mar, nem tanto à terra.
Acho que não deve haver nada pior que estar a tratar de dinheiros e coberturas da apólice, quando aparece um problema. Pelo menos em Portugal, primeiro trata-se do paciente e depois vê-se como paga... e em parte acho bem.
Claro que estamos aqui a generalizar. Pelo tamanho que têm, os US são para comparar com a UE e não apenas com um país como Portugal. É demasiado vasto e há muitas nuances em função do estado.
Os USA têm inumeras coisas melhores que a Europa, mas o sector da saúde não acho que seja uma delas.
Colocado por: spvaleSandra não diga asneiras, o SNS português é mau e tem coisas a piorar mas é um serviço universal e gratuito.
Nos EUA se tem uma doença rara e atinge palfound já foste ou se é fumador e não modifica os seus hábitos tabagicos deixam de comparticipar.
Finalizando os novos medicamentos/ drogas podem custar facilmente 30k.
SNS podia ser bem melhor se o dinheiro fosse melhor gerido mas é uma área onde o orçamento tem sempre que aumentar
Colocado por: rjmsilvaO preço das casas deve estar na mesma. Seguro de saúde não preciso.
Colocado por: Vítor MagalhãesJá tínhamos saudades do regresso à temática da saúde...
Colocado por: Ruipsm
Não, baixaram drasticamente, o tal rebentar da bolha imobiliária que era para o primeiro semestre do ano.
Colocado por: rjmsilvaO preço das casas deve estar na mesma. Seguro de saúde não preciso.
Colocado por: rjmsilvaO preço das casas deve estar na mesma. Seguro de saúde não preciso.
Colocado por: Sandra_cc
O SNS não dá resposta eficiente e atempada a um elevado número de utentes. O SNS não dá resposta em cuidados primários a elevado número de utentes (1.7milhoes).
Estagiei em hospitais americanos. Ninguém atingiu nenhum plafond. Nenhum doente ficou por tratar. Ninguém morreu à porta. Ninguém foi mandado embora antes de ser tratado. Não havia lojistas de espera para cirurgias. Não havia horas de espera na urgência. Não havia listas de espera para consultas. Não havia falta de material cirúrgico. Nada disso corresponde à realidade.
Repito: o sistema suíço, entre muitos outros é idêntico ao norteamericano. Sobre esse ninguém diz que 'morrem à porta'. O sistema alemão também é muito parecido ao americano e os portugueses desse não dizem mal.
Colocado por: spvale
Não sei porque não ficou por lá então visto aqui na tugolandia ser tudo mau...
A grande diferença para a Suíça é que não pode estar na Suíça sem seguro basicamente.
Nos EUA isso já não acontece 😄
Colocado por: Reduto25Albufeira cheia de monhes e já se fala de perseguições a menores até às escolas tentativas de rapto e violações em tvde perfeito
Colocado por: Sandra_cc
Já experimentou pedir devolução de despesas de seguros de saúde fora da rede?