Colocado por: AMG1
Acho que não nos vamos entender de todo.
Onde e que mencionei que a medicina em Portugal é mais avançada do que nos USA?
O que tenho dito é exactamente o contrario, por isso porque razão continua a insistir nisso. Porque carga de agua haveria de um médico americano vir estagiar para Portugal se no hospitalar onde ele aprendeu se pratica uma medicina como eu ja disse "cientifica e tecnologicamente" mais evoluida do que cá?
Agora quanto aos indicadores, como lhe disse pode escolher os que quiser porque o resulado nunca será diferente na maioria deles. Claro que alguns indicadores de saude resultam do meio em que se vive, dos hábitos e de todo um sem numero de coisas, mas o papel da medicina é também ultrapassar essas condições de base.
Permita-me que nao deixa de ser interessante o que pretende fazer: comparar o funcionamento de um sistema público universal, que nem sequer é tido como muito bom, com o sistema americano, wue tinha todas as condições para ser muito, mas mesmo muito melhor e na verdade, naquilo que é o resultado final, nao o é.
Vamos lá entender-nos, qual seria a justificação para haver listas de espera para cirurgias nos USA. Se esse tratamento só se coloca se a pessoa tiver seguro que o cubra ou então que pague. Claro que há sempre disponibilidade, em última análise sobe-se o preço e a procura cai. Nao é asssim em qualquer negócio?
Colocado por: Sandra_cc
Isso não, esses de facto precisam mais e é justo que se ajude, mas a conta que se tem de fazer tem de ser efectiva.
Colocado por: AMG1Ps. Não é totalmente assim, porque também há algumas soluções para indigentes...mas não é nessa medicina de topo, é mais do tipo desenrrasca porque não há melhor.
Nunca.
Mas se quem não paga tambem deve ter cuidados, que custam tanto como daqueles que pagam, como é que querem fazer a conta sem considerar o custo dos cuidados deles?
Vê, um problema que nao existe nos USA. Quem não paga (seja diretamente ou via seguro) não tem e acabou-se a conversa. É muito mais prático!
Ps. Não é totalmente assim, porque também há algumas soluções para indigentes...mas não é nessa medicina de topo, é mais do tipo desenrrasca porque não há melhor.
Compreende-se!
Mas fale com americanos a propósito deste tema e verá que a maioria vive a questão do acesso aos cuidados de saúde com muito maior ansiedade do que se vive na europa e isso não é por acaso.
Colocado por: Carvai
Pois nós conhecemos este tipo de serviço, 12 ou mais horas numa urgência, dias em macas nos corredores, etc. Devemos ter copiado dos americanos...
Colocado por: Sandra_ccFala-se redundantemente do sistema de saúde norteamericano como sendo um inferno e ninguém menciona o sistema suíço, só para dar um exemplo dos muitos que é idêntico ao norteamericano.
Colocado por: N Miguel Oliveira
Olhe, além de Portugal já vivi na Suíça e na California... e se por um lado sei que muita gente abusa do SNS português por ser gratuito, também sei que se evita pedir uma ambulância na Suíça (porque pode custar 800 francos essa brincadeira), ou os dilemas dos norteamericanos com os seguros. Para um mal menor simplesmente não se vai ao hospital mesmo com seguro. Pois vai fazer uma coisita qualquer e a factura chega depressa ao 5 digitos. Claro que não estamos aqui a dicutir a qualidade do serviço, mas o acesso ao mesmo. A saúde sem acesso hospitalar vai-se degradando ano a ano e isso nota-se bem na população. Boa parte das pessoas que conheço aguentam até à última e automedicação antes de ir ao hospital, mesmo o empregador pagando 500-100p$/mês em seguros.
De resto tem razão. Os hospitais são limpos e perfumados. A malta não morre à porta, mas no meio do mato ou no jardim público, onde passaram a noite.
Pois nós conhecemos este tipo de serviço, 12 ou mais horas numa urgência, dias em macas nos corredores, etc. Devemos ter copiado dos americanos...
Colocado por: spvaleou se é fumador e não modifica os seus hábitos tabagicos deixam de comparticipar.
Nao conhece não garanto-lhe. Ate porque que mesmo nesse seu exemplo há uma diferença óbvia. Pode estar 12 hora na maca, mas depois de ser atendido terá os melhores cuidados que o hospital tiver para lhe dar. No caso do indigente americano, a questão começa logo pelo principio, hospital, qual hospital?
Não. Apenas um sitio, melhor ou pior amanhado por uma qualquer associação onde um conjunto de médicos, enfermeiros e outros voluntarios fazem o que podem por quem não conseguiu chegar ao tal "sonho americano".
Ou seja quase igual a alguns paises africanos, daqueles mais pobres.
Colocado por: AMVPOlhem, por aqui tm t3 novo, em regra, já começa em valores acima dos 500.000, não sei a quem os vendem mas vendem.
Isto só para falar do tópico
Está seguro que vai ter o melhor que o hospital pode oferecer?
Tem noção também dos limites de capacidade técnica com que os hospitais do SNS estão há vários anos a lidar?
E atenção, nem sempre podemos esperar 12 horas. Por não haver atendimento pediátrico no Algarve, nem médico de serviço na VMER, 6h de espera foram fatais para uma criança recentemente.
Cuidado com o sonho americano!
Mas cuidado com o sonho de SNS!
Eu tinha ideia que já ninguém a não ser da minha geração em diante quer ir ao Algarve.
Os jovens de hoje não ligam nenhuma, querem é férias fora de Portugal.
Mas continua a trepar...
Pois se calhar temos um problema, os tais 14000 milhões nao chegam para mais...
Sobretudo se quisermos continuar a tratar todos da mesma forma. Isto o melhor seria na triagem avaliarem também os impostos que cada paga e aos que pagavam mais era atribuida uma especie de via verde, enquanto os outros esperavam o que fosse preciso. Porque isto de cuidados de saude bons e atempo e horas, deve ser apenas para quem pode pagar, os outros que fiquem com a sobras e de forma agradecida porque sao tratados de borla.
Assim ja seria mais próximo do sonho americano.
Já é assim, quem paga os 500€ para o SNS e paga mais 100 ou 200€ para um seguro tem uma via verde para dezenas de hospitais privados. Tal e qual como nos USA.
Fui várias vezes aos USA mas felizmente nunca entrei num hospital por lá pelo que não testemunhei nada.