Iniciar sessão ou registar-se
    • donn
    • 25 junho 2023

     # 1

    Claro. O programa não é só nos EUA mas também no Canadá.

    Obviamente os valores são sempre de 1, 2 e 3 milhões. Mas o mais curioso não é propriamente isso, mas o facto desses valores estarem claramente ao alcance de classe média.
    Concordam com este comentário:Reduto25


    Eu vim de lá. Acabamos de vender a nossa casa - a preço que não podemos pagar. Naquela cidade na costa oeste do país, sim, 1, 2, e 3 milhões, mas é fenómeno relativamente recente, quando chegava muitos trabalhadores em high tech e a população crescia de mais de 2% por ano. Muito dinheiro, pouca casa. Por nós a vida ali era boa, mas por muitos era impossívelmente cara. Não só a casa, tudo muito caro.

    Agora estou no centro, cidade boa mas não muito procurada. O preço da casa seria pelo menos o dobro em Lisboa, não é? E o igual todo lado. Na cidade onde nasci nos EUA, pode comprar razoável casa, pronto a habitar, a menos que $300. Penso que poucos queria morar lá, a não ser que gosta tanto de caçar.

    Eu não sei se nós Americanos são ricos, ou se nesta época é uma classe global que acha-se nos EUA mas também em Europa e Asia - os trabalhadores high tech atrás referidos chegaram comumente de Índia, por exemplo, e as empresas são globais. Com isso fica difícil comparar a prosperidade geral, entre países.

    E lá nos EUA, e provavelmente também aqui, preço de imobiliária nunca voltará a nível razoável sem que houver um regime contra investimento industrial, quero dizer o tipo que imobiliária fica propriedade de corporação e vendido de capital como ações.
  1.  # 2

    Colocado por: Reduto25
    Não digo que e o seu caso não conheço , mas o status econômico não me aquece nem arrefece

    Há coisas que o dinheiro não compra
    Concordam com este comentário:Sandra_cc


    Pelo menos no final disse bem ao comentar que não me conhece, pois em nenhum momento lhe disse que dinheiro ou status econômico dava alguém o direito de se considerar um lorde ou o que quer que seja.

    Entrei neste ponto para dizer que nem todo estrangeiro vem cá fazer o errado, e que muitos, assim como eu, estão cá por escolha e não por única opção. O que não me faltam são convites de emprego e recolocação em outros países (Irlanda, Holanda, Alemanha entre outras) mas a minha resposta sempre é "obrigado, mas estou muito bem cá em Portugal ".

    E sim, há o famoso jeitinho brasileiro que permea aquela sociedade; todavia, cá a diferença é que a maioria da malta faz as coisas como se devem, porém há o jeitinho português.

    Não foram poucos os profissionais portugueses que contatei (e ainda contato) para solicitar informações sobre terrenos, lotes ou imóveis para reabilitação, e ouço cada absurdo que se fosse um juiz eu mandaria prender o cidadão.

    Tentam vender terrenos rústicos em área floresta ou agrícola dizendo que "dá-se um jeito com a Câmara para construir alguma coisa". Ou então ruínas como se fossem passíveis de serem reabilitadas sendo que a moradia já foi condenada e terá se ser apresentado projetos, e que nem ao menos possuem licença de habitação ou até mesmo saneamento (!) sendo vendidas a preços escandalosos.

    Outros dizem "dentro da vossa casa alteras como bem quiser, não necessitas de projetos ou aprovações junto a câmara".

    Até a simples instalação de estores no RC e Piso "tomei ma cabeca" pois ao conversar com a vendedora e tratar tudo (2 mil e não sei quantos euros) a instalação não contemplava os comandos/interruptores (!??), sendo que havia solicitado orçamento para instalação completa dos materiais e serviços mesmos (chave na mão)...

    Hoje, após anos vivendo cá, aprendi como se fazem negócios, e que acima de tudo por ser estrangeiro, terei sempre de ter o dobro do cuidado para não ser ludibriado nos assuntos os quais não domino.

    Em resumo: todos os países têm dos seus malandros, a diferença é que felizmente cá em Portugal essa quantidade parece ser a menor parcela da sociedade. Mas que há isso é fato!
    Concordam com este comentário: Carvai, tronchudas, palmstroke
    • AMG1
    • 25 junho 2023

     # 3

    Como é que dizia o Agostinho da Silva?
    Acho que era mais ou menos isto:

    "Um brasileiro é só um português à solta"

    Portanto, tudo o que somos de bom e de menos bom esperem em dose gigante.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Exodus
    • MOC
    • 25 junho 2023

     # 4

    Colocado por: CarvaiAs vendas a caírem mais de 20% mas "no passa nada"

    https://www.idealista.pt/news/imobiliario/habitacao/2023/06/22/58375-venda-de-casas-cai-21-no-inicio-de-2023-e-precos-desaceleram#at_medium=email&at_emailtype=retention&at_campaign=1062&at_creation=news_weekly_20230623&at_send_date=20230623&at_link=m-2-titular-node-58375&at_recipient_id=62028009214&at_recipient_list=3&utm_medium=email&utm_campaign=1062&utm_term=m-2-titular-node-58375


    Depende dos subúrbios, pouca gente se queixa da Linha do Estoril.
    Eu toda a vida adulta vive em Queluz e depois Amadora e nunca senti vontade (e dinheiro) para viver em Lisboa. Como já disse noutro post no "meu tempo" Bairro Alto, Alfama, Mouraria, etc eram autênticos guetos. Só comecei a frequentar o Bairro Alto quando abriu o Papa'Açorda.


    Mas se não tinha trabalho e/ou família em Lisboa, porque haveria de sentir "vontade" de ir viver para Lisboa?

    Nestes debates vê-se sempre este estigma para com quem sempre viveu e gostava de continuar a viver em Lisboa. Como se fosse um capricho alguém querer continuar a viver onde tem as suas raízes, onde tem a sua família (a quem dá apoio). Querer continuar a viver em Lisboa, na esmagadora maioria dos casos, não é uma questão de "glamour" ou "prestígio" como querem fazer parecer (nem percebo este tipo de pensamento, mas é o que noto em imensos comentários deste género).
  2.  # 5

    Colocado por: pguilherme
    A sério?! A culpa é de quem empresta?
    Estamos a falar de adultos, responsáveis por lidarem com as suas próprias finanças ou de crianças que sacodem a responsabilidade para outro qualquer?

    Se acha que a responsabilidade é de quem empresta, então deveria entregar a gestão das suas finanças a quem tem essa responsabilidade.


    na maioria dos países europeus (por onde passei), os governos impoem limite maximo aos emprestimos dos bancos de acordo com o rendimento anual, mas ele é que devem estar errados.
    Concordam com este comentário: ferreiraj125
  3.  # 6

    Colocado por: HAL_9000E acha que comprou a preço justo ou também foi um dos portugueses disposto a pagar um preço inflacionado? ( Independentemente se se endividou ou não).

    se paguei é porque achei justo, caso contrario nao comprava.
  4.  # 7

    Colocado por: Reduto25o que incomoda são as maneiras de estar , aquilo que chamam jeitinhos brasileiros , manias , e como resolvem problemas .


    exactamente o que me incomoda no tuga, o chamado pato bravo.
    • eu
    • 25 junho 2023

     # 8

    Colocado por: Reduto25Há coisas que o dinheiro não compra


    "O dinheiro não compra a felicidade. Mas a pobreza não compra porra nenhuma."

    Millor Fernandes
    Concordam com este comentário: Sasapo
  5.  # 9

    Um pobre pode ser feliz
    Concordam com este comentário: eu
    • AMVP
    • 25 junho 2023

     # 10

    Colocado por: MOCNestes debates vê-se sempre este estigma para com quem sempre viveu e gostava de continuar a viver em Lisboa. Como se fosse um capricho alguém querer continuar a viver onde tem as suas raízes, onde tem a sua família (a quem dá apoio). Querer continuar a viver em Lisboa, na esmagadora maioria dos casos, não é uma questão de "glamour" ou "prestígio" como querem fazer parecer (nem percebo este tipo de pensamento, mas é o que noto em imensos comentários deste género).

    Tem toda a razão. A conversa sempre foi a mesma, se és de lisboa, em sentido até da aml, não tens terra. Ora não há afirmação mais parva. A partir daí tudo se desenrola, parece que agira o direito a se querer viver onde se nasceu terá de ser à vez, pq há outros, sabe-se lá porquê, querem lá viver.
    Mas tb é verdade que tb há um fator status, tb não se pode negar.
  6.  # 11

    Colocado por: Reduto25Um pobre pode ser feliz


    Pode, mas tem menos probabilidade.
    Concordam com este comentário: ferreiraj125
  7.  # 12

    Colocado por: MOC

    Mas se não tinha trabalho e/ou família em Lisboa, porque haveria de sentir "vontade" de ir viver para Lisboa?

    Nestes debates vê-se sempre este estigma para com quem sempre viveu e gostava de continuar a viver em Lisboa. Como se fosse um capricho alguém querer continuar a viver onde tem as suas raízes, onde tem a sua família (a quem dá apoio). Querer continuar a viver em Lisboa, na esmagadora maioria dos casos, não é uma questão de "glamour" ou "prestígio" como querem fazer parecer (nem percebo este tipo de pensamento, mas é o que noto em imensos comentários deste género).


    Actualmente o protugues não quer verdadeiramente viver em Lisboa ou Porto, mas sim mas suas áreas limitrofes preferenciais. Estoril, Cascais, Oeiras, Matosinhos...estas são as reais zonas de eleição.
  8.  # 13

    Colocado por: MOC
    Mas se não tinha trabalho e/ou família em Lisboa, porque haveria de sentir "vontade" de ir viver para Lisboa?

    Errado, Trabalhei cerca de 8 anos na Av. Liberdade e a minha mulher trabalhou toda a vida na mesma Av.
    O meu filho andou 12 anos num Colégio em Lisboa.
    Vivi nos subúrbios e nunca trabalhei a menos de 10Km de casa. Mas também tive sempre carro de serviço e a mulher também teve quase sempre carro próprio. Só nos últimos 10 anos de trabalho passou a ter Metro á porta.
  9.  # 14

    O metro d hoje em dia não tem nada a ver com o que era nem que me pagassem , eu até e diria que e uma desvantagem neste momento ter metro a porta
    • eu
    • 25 junho 2023

     # 15

    Colocado por: Reduto25Um pobre pode ser feliz

    Pelo menos tem que ter o essencial: casa, comida, saúde, família, amigos.
  10.  # 16

    Parece que 48 anos de miséria, corrupção e 1 milhão de mortos numa guerra civil trouxeram a felicidade a alguns...
  11.  # 17

    Colocado por: eu
    Pelo menos tem que ter o essencial: casa, comida, saúde, família, amigos.


    Não concordo
    • AMVP
    • 25 junho 2023

     # 18

    Colocado por: Reduto25eu até e diria que e uma desvantagem neste momento ter metro a porta

    Pq diz isso?
  12.  # 19

    Colocado por: AMVP
    Pq diz isso?


    Leva com ambiente indesejado de outras zonas principalmente com a extensão das linhas
    Concordam com este comentário: Sandra_cc, ferreiraj125
    • AMVP
    • 25 junho 2023

     # 20

    Colocado por: Reduto25

    Leva com ambiente indesejado de outras zonas principalmente com a extensão das linhas

    Entendo.
 
0.8712 seg. NEW