Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: spvale180 R. Joaquim de Azuaga
    https://maps.app.goo.gl/RiKDMAyBQtdXauLd9
    Até dá gosto viver aqui.
    Onde eles estavam terreno privado
    1 Largo Heróis de Monsanto
    https://maps.app.goo.gl/WFnH5MgZ74nnDLs57
    A 200 m de distância

Eles nem tem de se deslocar. Constroem mesmo ao lado das suas antigas vivendas. Isto sim é um luxo. E é para isto que usam os nossos impostos eheh com jeitinho querem também alguém que lhes vá limpar janelas e escadas e metam fatura ao estado ahaha
  2. Colocado por: spvaleIsso é uma inflação global não é só Portugal que sofre desse mal mas sou a favor de medidas que ajudem a diminuir esse aumento semelhante ao Canadá, limitar compra de casas a estrangeiros nas grandes cidades...

As medidas tem que mais que isso, não são só os estrangeiros que tem grande poder de compra.
    Tem que se desincentivar o investimento no imobiliário e criar outras forma de investimento que tenham o mesmo ou mais retorno, para as pessoas deixarem de ver o imobiliário como forma de ganhar dinheiro fácil.
  3. Colocado por: rxpt

Claramente neste fórum estamos a discutir o facto de que imensos agregados familiares mesmo a trabalhar e a fazer sacrifícios não conseguem comprar/alugar casa ou conseguem mas com imensa dificuldade devido aos preços absurdos que o imobiliário está.

Ninguém está a defender que mesmo os que não querem trabalhar devem ter uma casa, certo? Não vamos distorcer as coisas.
    construir studios de 20m2 ou de 9m2, para solteiros ou um casal chega, ou pelo menos em paises como França e Suíça chega, t1 pouco maiores, t2 com 50m2 ou t3 com 70m2, nesses países que falei atrás chega, mas provavelmente muitos que reclamam e que querem que o estado crie condições nao se contentam com casas dessas…
    • rxpt
    • 28 maio 2024 editado
    construir studios de 20m2 ou de 9m2, para solteiros ou um casal chega, ou pelo menos em paises como França e Suíça chega, t1 pouco maiores, t2 com 50m2 ou t3 com 70m2, nesses países que falei atrás chega, mas provavelmente muitos que reclamam e que querem que o estado crie condições nao se contentam com casas dessas…

9m2 até me parece muito. Já ouvi dizer que na China vivem em gavetas, acho que 2m2 é mais que suficiente, mas sempre é preferível a uma tenda debaixo da ponte :D
    Concordam com este comentário: pedrodmsousa
  4. Colocado por: DR1982construir studios de 20m2 ou de 9m2, para solteiros ou um casal chega, ou pelo menos em paises como França e Suíça chega, t1 pouco maiores, t2 com 50m2 ou t3 com 70m2, nesses países que falei atrás chega, mas provavelmente muitos que reclamam e que querem que o estado crie condições nao se contentam com casas dessas…

T2 com 50m2? Gostava de ver ahah De preferência sem janelas que o alumínio e vidro está caro :)

Colocado por: rxpt

9m2 até me parece muito. Já ouvi dizer que na China vivem em gavetas, acho que 2m2 é mais que suficiente, mas sempre é preferível a uma tenda debaixo da ponte :D
    Concordam com este comentário:pedrodmsousa

Ou isso, camaratas ahah Os jovens andam muito exigentes hoje em dia...
    • rxpt
    • 28 maio 2024 editado
    "Em Portugal, o tamanho médio de uma cela de prisão varia, mas geralmente segue os padrões estabelecidos por regulamentos europeus e nacionais. De acordo com as normas do Conselho da Europa, o espaço mínimo recomendado para uma cela individual é de cerca de 6 metros quadrados.

Para celas compartilhadas, este espaço deve ser maior. Por exemplo, para duas pessoas, o tamanho mínimo recomendado é de aproximadamente 10 metros quadrados. Além disso, as celas devem ter acesso adequado à luz natural, ventilação e instalações sanitárias."

Isto foi uma resposta do ChatGPT, por isso carece de confirmação de fonte oficial. Mas parece-me que os criminosos tem direito a studios melhores do que supostamente os jovens :D
  5. Colocado por: pedrodmsousaO Miguel diz e bem que é preciso deixar os carros, os transportes e passar a usar bicicletas.

Se tivesse tido mais atenção teria visto as analogias. O meu foco naquele comentário era precisamente a ecologia na construção. Regra geral, vejo muito pouca gente interessada nisso, no momento de definir a casa que quer, os materiais a aplicar, etc...

O outro foco é o ordenamento do território. As pessoas respondem aos estimulos que lhes dão, ou à falta deles. Que um casal viva numa cidade e ambos precisem de carro, para mim é absurdo. Não é culpa deles só por sí, mas dum ordenamento do território deficiente. Ainda assim, isso não invalida que na gestão doméstica da vida quotidiana do casal, não se possam coordenar e viver com um carro apenas, ou nenhum mesmo.

Isto para mencionar, que queixámo-nos que a vida está cara para tudo... mas não vejo malta a colocar como opção "espera lá, e se vendermos um dos carros, menos um seguro por ano, combustivel, acidentes, etc..."
    Há muitas coisas que assumimos que tem que ser assim e acabou a discussão. Na construção isso é a coisinha mais comum... até por este fórum vejo isso.

Veja-se o tópico aqui ao lado, em que a câmara quer que se façam garagem, para que não se vejam os carros frente às casas...
  6. Colocado por: ferreiraj125Ora, se os imoveis encarecem 20000 € por ano, quantos portugueses conseguem ter taxas de poupança que permitam poupar mais de 20000 € por ano?

Eu já ganho mais que a esmagadora maioria, e mesmo assim é uma corrida dificil de ganhar.

Terei sempre de recorrer ao banco, e quanto mais tarde, pior.

Entendo e respeito a opinião.

Pórem, não há limite quanto aos rendimentos tampouco. Pode sempre criar negócio, prestar serviços fora, ou emigrar e juntar isso em 4 ou 5 meses... Já sei que não é solução aceitável a muito boa gente, mas que ela existe, existe.
  7. Colocado por: spvale180 R. Joaquim de Azuaga
    https://maps.app.goo.gl/RiKDMAyBQtdXauLd9
    Até dá gosto viver aqui.
    Onde eles estavam terreno privado
    1 Largo Heróis de Monsanto
    https://maps.app.goo.gl/WFnH5MgZ74nnDLs57
    A 200 m de distância

O dono do terreno tem alguma ferramenta legal para voltar a ter posse do mesmo rapidamente ou é daquelas coisas que demora anos em tribunal?
  8. Colocado por: N Miguel Oliveira

Isto para mencionar, que queixámo-nos que a vida está cara para tudo... mas não vejo malta a colocar como opção "espera lá, e se vendermos um dos carros, menos um seguro por ano, combustivel, acidentes, etc..."
    Há muitas coisas que assumimos que tem que ser assim e acabou a discussão. Na construção isso é a coisinha mais comum... até por este fórum vejo isso.

Então caso os dois necessitem de utilizar carro porque trabalham em sítios distintos com deficiente oferta de transportes públicos porque vivem onde é possível €€€ ou seja, fora das grandes cidades... Devem vender um carro e o outro faz HomeOffice a vender Oriflame.

Se de facto existe tanto parque automóvel (exagerado é um facto) é devido às sucessivas falhas do Governo em estabelecer vias de comunicação efetivas entre cidades assim como investir em transportes públicos sustentáveis que não fosse 2 camionetas por dia em certas zonas.

Falar que as pessoas deviam procurar mais e melhor é muito fácil quando se luta para sobreviver nesta selva. E eu, sou um priveligiado.

Só consegui comprar casa em Lousada porque os preços até estão mais acessíveis. Mas pela sua ótica deveria estar a pagar 1000/1200€ por T1 (alugado) no centro do Porto degragado porque assim já não precisava de carro e nem tinha um crédito Às costas :)

O que se reflete nestes últimos tempos é a falta de planeamento e ordenamento de território em Portugal. Não culpem o pessoal que se tenta fazer à vida.
    Concordam com este comentário: sisu
  9. Colocado por: N Miguel Oliveira

Entendo e respeito a opinião.

Pórem, não há limite quanto aos rendimentos tampouco. Pode sempre criar negócio, prestar serviços fora, ou emigrar e juntar isso em 4 ou 5 meses... Já sei que não é solução aceitável a muito boa gente, mas que ela existe, existe.

Já agora também se podia pedir Às mulheres para se prostituirem, é um negócio bem rentável... Mas pouco aceitável a muito boa gente.

Fazer vida em Portugal é um luxo de acordo com o Miguel, e deveríamos todos abandonar o barco.
  10. Colocado por: pedrodmsousafora das grandes cidades

Está dificil!
    Lendo com atenção, verá lá que me refiro à cidade. Isto nos dias de hoje é claro.

Porque mesmo no campo do futuro, fora da cidade, se houver vontade e visão, a ferrovia poderia facilitar a eliminação dum dos carros também. Veja a Suíça. Bem sei que Portugal não é a Suíça, mas tampouco vejo vontade alguma em querer sê-lo (nesta vertente ecologica). Curiosamente essa tampouco é plana, e não faltam comboios ou bicicletas. Não precisa de ser Amsterdão. Veja o caso de Vitória no País Basco por exemplo... San Francisco, etc...
  11. Colocado por: N Miguel Oliveira

Está dificil!
    Lendo com atenção, verá lá que me refiro à cidade. Isto nos dias de hoje é claro.

Então se vive ou trabalha pelas grandes cidades, sabe que as garagens de prédios são curiosamente ocupadas pelos que vêm para cá trabalhar todos os dias. Cada vez menos o pessoal tem carro e anda de metro e BUS (e muito bem). Gostava de fazer o mesmo. Não me cansava todas as manhãs e fins de dia.

No entanto até fora das grandes cidades os preços estão a ficar de tal forma elevados, primeiro porque só se constrói condomínios de luxo (piscina, campo de padel, futebol, etc) e depois porque não há habitação à venda ou para alugar a preços aceitáveis face à qualidade que oferece.

Bem vejo apartamentos a cair de podres, cheios de fungos e humidades a serm alugados a preço de ouro eheh
  12. Colocado por: MiguelSF

O dono do terreno tem alguma ferramenta legal para voltar a ter posse do mesmo rapidamente ou é daquelas coisas que demora anos em tribunal?

Isto andou anos para se resolver mas mesmo mais de 15/20 anos eram várias famílias.
    A foto que coloquei era mais antiga retroceder no Google maps, eles actualmente já se encontram no 1 link
  13. Colocado por: rxpt

Concordam com este comentário:pedrodmsousa
    em França vi vários studios de 9m2 para alugar, eu vivi em 16m2 onde consegui ter quarto, wc, um pequeno open space.
  14. Colocado por: pedrodmsousaOs jovens andam muito exigentes hoje em dia...
    Nao são só os jovens, arrisco a dizer que são os portugueses em geral no que a casa diz respeito.
  15. .
  16. E agora é mau ser exigente em ter uma melhor qualidade de vida?!

Ora você viveu em 16m2, os outros também têm que viver?
    Não consigo mesmo perceber estes "argumentos".
  17. Colocado por: pedrodmsousa

Então porque vai construir uma moradia majestosa? :)

Conseguir sobreviver num beco de 16m2 não é a mesma coisa que comprar casa para viver, digo eu.
    porque felizmente tenho possibilidades para o fazer. E mesmo assim não considero 160m2 úteis uma moradia “majestosa”.

Cada um é livre para fazer como quer, de momento que não seja através do suor de outros.

7.5261 seg. NEW