Colocado por: AMG1
Ou seja, esta a confirmar a suspeita que já levantei de que o indicador de presos estrangeiros não serve sequer para o fim que lhe querem dar: provar que os imigrantes são a fonte do aumento da criminalidade.
Colocado por: dmanteigasNo entanto quando se coloca na balanca o saldo entre positivo e negativo, para o cidadao comum continua a ser um beneficio liquido negativo...
Colocado por: dmanteigasTem sorte....
Colocado por: nunogouveiaAcho que há um fator pouco considerado (nõo sei se já falaram aqui - não li tudo):
Colocado por: dmanteigas
Nao foi 2020-2023, foi final de 2022 ate fins de 2023. E arrefeceu sim senhora... em Portugal tivemos uma quebra jeitosa no numero de transacoes. Simplesmente nao tivemos tambem quebra no valor das transacoes, mas o ritmo a que subiu foi substancialmente inferior.
Por isso e que fico parvo quando vejo alguem a criticar as medidas da isencao do IMT ou credito a 100% para jovens, que alem de terem impacto fraquissimo nos precos beneficiam quem realmente sofre com o problema da habitacao.
Colocado por: N Miguel OliveiraIsto para terminar dizendo que... a do beneficio liquido para o cidadão ser negativo ou positivo tem muito que se lhe diga... Dizer que estamos piores agora quanto à habitação mas temos trabalho e sectores que prosperam... "só" é pior para os que procuram comprar ou construir casa basicamente.
Colocado por: jg231o crédito a 100% leva ao aumento dos preços, ainda no outro dia me disseram que a filha com o namorado queria ver se conseguia comprar um T1 com o crédito a 100%, se tiver um problema qualquer está o caldo entornado. Claro que percebo que é melhor mete-lo ali, que paga aí 2x menos de crédito do que de renda, e ainda pode contar com a valorização do imóvel
Colocado por: dmanteigasTudo o que relatei importa mas para quem esta na mesma situacao que eu. Cidadaos sem casa propria, essencialmente jovens. Para os 70% de proprietarios nao ha crise da habitacao. Ha uma valorizacao significativa do patrimonio. E para muitos, ate permitiu fazer um upgrade de habitacao a preco contido.
Colocado por: AMG1O que será habitação a "preços moderados"?
Como é que será operacionalizado um conceito destes?
Colocado por: dmanteigasDeve ter passado ao lado de muita gente, mas o Expresso esta semana tinha uma pequena noticia de rodape acerca do volume de credito a habitacao concedido a estrangeiros (imigrantes).
Em 2023 e primeiro semestre de 2024, 18% dos creditos a habitacao foram concedidos a estrangeiros. Sensivelmente 1 em cada 5 CH.
Para aqueles que gostam de tapar os olhos e os ouvidos e dizer 'lalalalala' quando se diz que a imigracao descontrolada contribui para agravar o problema da habitacao... Em apenas 1 ano e meio o stock de CH a estrangeiros passou de 6.9 para 8.2 do total com tendencia a aumentar substancialmente.
Nao foi por acaso que o mercado imobiliario abrandou ou contraiu ligeiramente em muitos paises da Europa quando subiram os juros e o mesmo nao se observou em Portugal. Porque nos ultimos 2 anos e meio a procura aumentou brutalmente