Iniciar sessão ou registar-se
  1. E num Buffete é comida à DISCRIÇÃO.

descrição é descrever como é feita e os ingredientes. 🫡 Ok?

Boa!
  2. Colocado por: Palhava1500€?

Vergonhoso de 3 mil sobrar só isso.
    Concordam com este comentário:setaevra

estou a falar do custo total, um salário de 3k custa à empresa 3.712,50. Destes 3712 o empregado recebe 1.968€ o que não é metade mas quase.

ainda bem que me vou puder reformar aos 80 para usufruir dessa grande reforma 🤡
  3. Colocado por: AMG1

Sera que percebi bem?
    Na sua opinião a desigualdade salarial, que resulta em muitos casos do acesso, ou não, a determinadas funções, só depende das escolhas de cada um?
    Dizendo de outra forma, a descriminação negativa, como é ilegal não existe ou se existe é por escolha de quem é vítima dessa descriminação.
    Na ultima empresa em que trabalhei as mulheres representavam cerca de 60% dos funcionários. No CA havia quatro, nenhuma executiva. São as necessárias para cumprir a quota estabelecida.
    Entre os diretores de primeira linha eram menos de um terço e +/- o mesmo acontecia na maioria das funções de enquadramento, apenas com algumas excepções nos mais baixas.
    Segundo a sua opinião tudo isto só acontece por escolha das minhas colegas.
    Já agora, trata-se de uma empresa com cerca de 4000 funcionários, num sector de actividade com alguma visibilidade e exposição publica, onde a mão de obra é razoavelmente qualificada. Abaixo dos 40 anos serão raros os casos sem formação universitária.

Engraçado que eu sofri o contrário, têm de cumprir cotas, por isso passam à frente dos homens, viva a discriminação positiva 😇
    • spvale
    • 29 dezembro 2024 editado
    Colocado por: Palhava

Com essa idade?
    Já não dá por causa do seguro de vida...

Além dissoo Estado leva à volta de 50% a quem aufere desses rendimentos em sede de IRS e SS.

Só sobram 7500€.
    Concordam com este comentário:setaevra

Se ficar lá 4 anos ganha 360k limpos no mínimo, acha mesmo que o problema vai ser o seguro de vida para essa gentalha...
  4. Sim o Sócrates até teve casa em Paris a pronto.
  5. 360k limpos no mínimo

Muita boa gente que faz esse valor ou superior num ano, e não trabalham para o setor publico.

É assim mesmo, maior a responsabilidade, menos trabalho, mais responsabilidade, mais preocupações, portanto mais dinheiro.
    • AMG1
    • 30 dezembro 2024
    Colocado por: PedroNunes24

Sim. Em média não acredito que haja diferença de competências entre homens e mulheres, por isso em média salarial a diferença está nas escolhas entre os sexos. As mulheres no geral preferem trabalhar menos tempo e em profissões que são menos remuneradas. Isso não tem nada a ver com escolher ser vítima de descriminação negativa, como lhe chama.

Dou-lhe o meu exemplo, que garanto ser real. Eu sou engenheiro numa equipa de 10 pessoas onde só existem duas mulheres. Uma delas é a minha chefe, que obviamente ganha mais que qualquer um de nós, simplesmente porque é a mais competente e indicada para o trabalho. Eu para além de não considerar ter competência para subir mais, prefiro dedicar mais tempo aos meus filhos recém nascidos e optei até por reduzir o meu horário de trabalho para abdicar de ter de os meter numa creche, recebendo obviamente menos.

Na opinião do AMG1, o que é que causa a diferença salarial? O patriarcado e a descriminação? Nessa empresa que indica, acha que estão voluntariamente a escolher um homem para o cargo de maior responsabilidade quando há mulheres mais competentes que ele?

Obviamente que tal como entre os homens, também existem mulheres mais ou menos competentes, ou que preferem dar mais relevancia a familia do que a carreira. Isso são escolhas ou limites inerentes à capacidade de cada um, não é aí que a questão se coloca.
    A questão é saber se em igualdade de vontade e competência, as organizações acabam por beneficiar um deles, em função do género.
    Para mim é claro que os critérios utilizados na maioria das organizações acaba por preterir as mulheres. Evidentemente que não são regras escritas que estabelecem essa preferência, são os valores e muitas vezes os preconceitos que acabam por fazer isso, muitas vezes até o conseguem fazer de forma indolor para os intervenientes.
    Numa grande organização os processos de recrutamento são, em geral, sob a forma de pequenos "degraus", que se vão subindo ao longo do tempo, raramente são ascensoes meteóricas. É nessa escalada lenta e por vezes difusa (passos em frente, para o lado e até alguns para trás), que a selecção se vai operando e fazendo com que quem chega ao topo sejam maioritariamente homens.
    Você chama a isso o resultado das escolhas de cada um e seguramente que em parte também o são, mas como sabe, as escolhas que fazemos também são ditadas por uma infinidade de coisas que nos condicionam.
    A maternudade é muitas vezes um processo que leva a alguma redução da envolvente profissional e isso é uma limitação exclusiva das mulheres. E certo que hoje ja há muitos homens como o PedroNunes24, que escolhe dedicar-se à familia, mas na minha geração não era assim e mesmo hoje estou em crer que serão ainda poucos os casais em que as tarefas de acompanhamento e educação dos filhos é efectivamente partilhada a sério.
    Para mim é muito claro que a vida profissional é, em geral, muito mais fácil para os os homens do que para as mulheres. A propria dinâmica organizacional previligia frequentemnete atributos que são mais comuns entre os homens do que nas mulheres e tudo isso acaba por ditar para elas uma progressão mais lenta e consequentemente uma base recrutamento muito menor para acesso ao topo das organizações.
    Claro que há mulheres que ultrapassam todas estas condicionantes e chegam ao topo, mas um homem com as mesmas caracteristicas e vontade teria seguramente uma vida bem mais simplificada.
    Para mim é claro que ainda existe uma efectiva desigualdade de oportunidades em função do género e vi isso, em maior ou menor grau, em todas as organizações em que trabalhei.
    • AMG1
    • 30 dezembro 2024
    Colocado por: setaevra

É assim mesmo, maior a responsabilidade, menos trabalho, mais responsabilidade, mais preocupações, portanto mais dinheiro.

Que importa quanto é que cada um ganha se o faz de forma honesta e pagando o tributo que a sociedade lhe exige (impostos).
    O facto é que a inveja continua a ser uma grande instituição nacional.
    O estranho neste caso é que alguém que ganha este valor possa ser nomeado e vá ser subordinado de quem só ganha muito menos. Algo não está bem nesta situação, mas disso pouco se fala e aponta-se o dedo ao homem que afinal, só vai continuar a ganhar o mesmo que já ganhava no BdP, porventura agora até com maiores responsabilidades e escrutínio. Enfim!
    • AMG1
    • 30 dezembro 2024
    Colocado por: jg231

Engraçado que eu sofri o contrário, têm de cumprir cotas, por isso passam à frente dos homens, viva a discriminação positiva 😇

A existência de quotas nestas matérias, sejam em função do género ou qualquer outro atributo que não a competência, sempre potenciam a possibilidade de situações de injustiça relativa, mas não foi preciso a existencia de quotas para que eu tambem já tivesse sentido que nalgumas situações fui preterido injustamente e para outros homens.
    Ou seja a possibilidade de haver injustiças não nasceu com as quotas.
  6. Colocado por: PedroNunes24Em média não acredito que haja diferença de competências entre homens e mulheres, por isso em média salarial a diferença está nas escolhas entre os sexos.

Mesmo a media não explica tudo.

Os homens e as mulheres têm a mesma inteligencia media, mas os homens têm um maior desvio padrão, i.e., há mais homens no espectro mais baixo de inteligencia do que mulheres, mas também no espectro mais alto.

O problema é que adoramos olhar para os cargos de topo e em como as mulheres estão sub-representadas, mas ninguém olha para o facto de, por exemplo, a maioria dos sem-abrigo serem homens...

E depois, também não podemos esquecer que também existem trabalhos mais bem remunerados por serem mais perigosos ou requererem mais força fisica, e que os homens em media são menos aversos ao risco e têm mais força que as mulheres.

Eu não digo que não possa haver discriminação salarial de mulheres.

No entanto há demasiadas variaveis em jogo para podermos apenas olhar para os rendimentos e tirar conclusões.

Até porque podemos encontrar disparidades numa imensidão de factores que queiramos olhar que não apenas o genero.

Por exemplo, os homens mais altos ganham, em media, mais que os homens mais baixos. Porque é que ninguém fala disso?

Os meus dois centimos: vivemos num mundo capitalista de mercado "livre" que tende a aproveitar as ineficiencias. Se as mulheres ganham menos que os homens para o retorno economico que dão para a empresa, é de esperar haver empresas a explorar isso, contratando mulheres para assim conseguirem reduzir os custos em mão de obra, o que aumenta a procura por trabalhadores mulheres, o que eleva os seus salarios até um ponto de equilibrio.

Por isso, acredito mais que uma possivel desigualdade seja mais uma consequencia da procura e oferta, poder de negociação, apetencia e competencia para certos cargos, do que as empresas de todo o mundo serem machistas e decidirem serem menos eficientes optando por pagar mais aos homens quando poderiam contratar mulheres com a mesma competencia por um preço mais baixo.
  7. Colocado por: PalhavaPor favor 🙏

DISCRIMINAÇÃO é com I.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:PedroNunes24,AMG1

dlscriminação? 😋
  8. Acho que está aqui um tópico excelente para apanhar o(s) clone(s) do reduto... 🙃
  9. Quem era esse Reduto25?
    Desapareceu?
  10. "Cerca de um terço dos cidadãos nascidos em Portugal com idade entre os 15 e os 39 anos vive fora"

https://maisliberdade.pt/artigos/onde-estao-2-milhoes-de-portugueses/?fbclid=IwY2xjawHfjUlleHRuA2FlbQIxMQABHVZK8a9h_C0-71jLiBokkJmVlVAq2Dwa4hEgOFD48PDmmirMcmDbHre1og_aem_zsqRrzBW3oCjnFxTwfxYug
    (isto já é de Julho, mas só agora vi, tem dados interessantes sobre a Emigração)
  11. Sobre as disparidades de salário entre homens e mulheres, acho que há ainda outro detalhe.

Ambos estudam mais, começam a trabalhar mais tarde, acabam por casar/constituir família mais tarde... ora, sobram menos anos para ter filhos... Ora, precisamente naqueles poucos anos que sobram para a maternidade... a mulher muitas vezes tem que estar afastada do trabalho, fisicamente e emocionalmente. Está mais desconectada.

Por outro lado, o homem estará por ventura na idade ideal para dar o salto... em que já tem experiência suficiente para almejar outros voos, com outros salários...
    Acho que é nesse momento que se dá o gap entre o salário de ambos... Ele salta, ela fica para trás.

Depois, é pura matemática, se há um que tem que abdicar do tempo no trabalho, esse será por ventura aquele que ganha menos. Nessa fase da vida, a diferença pode ser considerável... e apartir daí, o fosso tenderá a aumentar.

Ainda assim quer-me parecer que felizmente os jovens cada vez se interessam menos pelo dinheiro no dia a dia (até porque muitos vivem fora ou têm rendimentos advindos doutras paragens)... e procuram uma situação mais igualitária... cuidando dos filhos, para que as mulheres possam também abrir as asas. O próprio trabalho remoto veio melhorar isso.

"Ajudar" é uma palavra errada. Cuidar dos filhos, da casa, da comida, das limpezas, é uma obrigação de ambos, de igual modo.

Agora, machismo "haverá sempre". Muitas das vezes, praticado pelas próprias mulheres. Não vale a pena tapar o sol com a peneira.
    Concordam com este comentário: setaevra
  12. Colocado por: ferreiraj125

dlscriminação? 😋

Não consigo chegar lá.

🤯
    • AMG1
    • 30 dezembro 2024
    Colocado por: Palhava

Não consigo chegar lá.

🤯

A palavra descriminação também existe, embora neste contexto faça mais sentido utilizar discriminação.
  13. Colocado por: AMG1descriminação

Descriminalização

É para mim uma palavra melhor do que Descriminação.
  14. Colocado por: Palhava

Não consigo chegar lá.

🤯

No tipo de letra do forum a letra 𝐿 e a letra 𝐼 são indistinguiveis.
  15. Eu acho que a melhor forma de lutar contra a desigualdade salarial é ir para o Luxemburgo. Como um homem ganhas 4x mais e é o único pais do mundo onde as mulheres recebem mais, portanto, vais receber 4x e ainda vais lutar pela igualdade ;) E com jeitinho ainda compras uns apartamentos em Lisboa para alugar, todos nós conhecemos alguém que fez isso.

Além de que na minha faixa etária 20-30, conheço umas quantas com €€€ que não conseguem arranjar um namorado que não tenham de sustentar. Algumas desistiram e entraram em relações em que são elas a pagar a casa (por exemplo)

3.6962 seg. NEW