Colocado por: AMG1Assim esta garantia do Estado, facilita sobretudo a vida a quem já podia comprar, que assim fica dispensado da entrada. O efeito disto no mercado deve vir a ser proximo de zero.
Colocado por: MLopes_Em caso de incumprimento, o Estado só é responsável pelos 10% da garantia: 20.000€.
Colocado por: AMG1Assim esta garantia do Estado, facilita sobretudo a vida a quem já podia comprar, que assim fica dispensado da entrada. O efeito disto no mercado deve vir a ser proximo de zero.
Colocado por: reg
E o que acontece em caso do incumprimento? Ficamos com salários penhorados etc?
Colocado por: PedroNunes24Mas o sinal de 10% é obrigatório? Tanto quanto sei pode sinalizar a casa pelo preço que o vendedor quiser.
Colocado por: PedroNunes24Mas o sinal de 10% é obrigatório? Tanto quanto sei pode sinalizar a casa pelo preço que o vendedor quiser.
Colocado por: N Miguel OliveiraEnfim, quando temos o próprio Estado a fomentar o endividamento, o futuro só pode ser "bom".
Se cada vez mais, podemos ter acesso a mais dinheiro, sem ter trabalhado sequer... o preço das casa só pode subir.
Se posso conseguir 300k dum dia para o outro junto dum banco... o promotor, constructor, agente imobiliário passa a alinhar os preços por esse tecto orçamental.
Enfim. Parece que não aprendemos nada...
Colocado por: MLopes_
Certo, penhora de rendimentos e património, entrega de imóvel, etc... até à insolvência do executado.
Colocado por: regEntão a solução é não emprestar e fazer subir os preços ainda mais?
Colocado por: N Miguel Oliveira
Como é que não emprestando faz subir os preços?
As casas custam o que custam... porque a malta pode/consegue pagá-las.
Assim de simples.
Se eu sei que vendo um bem escasso, e sei que você por muito que chore consegue pagar X... acha que vou fazer misericórdia?
Quando empresta sem contrapartidas... sem garantias... cria o caldo para que havendo uma gripe vá tudo ao charco de novo.
Colocado por: regSem empréstimos quase ninguém consegue comprar então preços das rendas vai subir até à lua. Qual a dificuldade?
Colocado por: regquase ninguém consegue comprar
Colocado por: N Miguel OliveiraSe posso conseguir 300k dum dia para o outro junto dum banco... o promotor, constructor, agente imobiliário passa a alinhar os preços por esse tecto orçamental.
Colocado por: N Miguel OliveiraE aqui vai mais um prego no caixão...
Colocado por: N Miguel Oliveira
A diferença entre uma renda e uma prestação, sobre um imóvel idêntico é muito grande hoje em dia.
Há espaço para trabalhar no intermédio.
Permitindo a viavibilidade em pedir um crétido... mas limitando o alcance orçamental.
Por outro lado, a prestação ao banco é cada vez maior também porque as casas custam muito mais que antes... e porque você em vez de pedir 50 ou 60%... já pode pedir 100%.
Se facilita demasiado o crédito... o que vai acontecer é que as casas custarão mais, pelo simples facto do promotor não querer saber se você se vai endividar 30 anos em vez de 15... Isso é problema seu.
Colocado por: dmanteigasN Miguel... eu nao sei em que pais vive, mas em Portugal ninguem consegue 300k de um dia para o outro junto de um banco.
Um casal onde ambos ganhem o ordenado medio (1640e brutos) nao tem capacidade para fazer emprestimo nesse valor, para dar algum contexto. Se pegarmos no ordenado mediano entao... Para dar algum contexto, para obter um financiamento de 300k e considerando apenas a taxa de esforco/DSTI, para pedir um emprestimo de 300k e necessario que um casal ganhe cada um pelo menos 2000e brutos... e o mais provavel e ficarem tao no limite que metade dos bancos vao recusar na mesma. Uma pessoa a titulo individual precisa de pelo menos 3500 a 4000e brutos e tambem fica ali no limite para esse valor. Vai depender muito de como os bancos calculam o rendimento disponivel...
Isto para explicar que nao e 'qualquer um' que consegue 300k de credito.
Colocado por: dmanteigasmas em Portugal ninguem consegue 300k de um dia para o outro junto de um banco.
Colocado por: dmanteigaseu nao sei em que pais vive, mas em Portugal